Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: LPR MONTA OS ESTANDES DA FEIRA DO EMPREENDEDOR E BATE RECORDE DE ÁREA UTILIZADA
Candidato: GL events Brasil
Cliente: SEBRAE
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Para receber o maior evento de empreendedorismo do país, é preciso uma estrutura de porte. Em meio a uma concorrida licitação, a LPR, que já tem expertise na montagem de grandes eventos, foi a empresa escolhida pelo Sebrae-RJ para montar a Feira do Empreendedor de 2014, um evento gratuito para o público que já é ou quer ser empreendedor.
Foram centenas de estandes em uma feira que contou com diversas atrações para que micro e pequenos empresários aprendessem sobre franquias, indústria, varejo, além de poder participar de consultorias e palestras.

A LPR está entre as maiores montadoras de estandes do Brasil e tem como diferencial a experiência em grandes eventos combinada ao atendimento personalizado. A companhia opera com escritório central no Paraná e mantém filiais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2012, a companhia foi incorporada pela GL events, passando a contar com o suporte de um dos maiores grupos de eventos do mundo.

A LPR dedica sua expertise à criação de ferramentas que proporcionam agilidade a todo processo de montagem dos grandes eventos. Com o uso de tecnologias avançadas e design diferenciado, a LPR oferece soluções completas para estandes padrão, mistos, construídos e externos. A empresa está preparada para elaborar desde o projeto até a instalação de todos os materiais, oferecendo um amplo leque de serviços e ferramentas otimizam o tempo de montagem dos eventos. A empresa também disponibiliza mobiliários e acessórios, permitindo composições ajustadas a cada projeto. Além disso, oferece um sistema online de locação de equipamentos e móveis de design e pode ser acessado por qualquer cliente. São mais 100 mil produtos em estoque, de aproximadamente 200 modelos: armários, balcões, TV, DVD, refrigeração, bancos, banquetas, cadeiras, mesas, poltronas, puffs e sofás. Anualmente, são mais de 3 mil locações.

Galeria de imagens
Vista aérea
         

 

As Feiras do Empreendedor são promovidas pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. O Circuito das Feiras do Empreendedor é considerado o maior evento presencial de empreendedorismo do Brasil, com mais de 160 edições e a marca de, aproximadamente, 2,5 milhões de visitantes. E, como não poderia deixar de ser, a Feira do Empreendedor RJ é um evento que já está consolidado nesta agenda nacional de empreendedorismo. Em 2014, aconteceu em um dos pavilhões do Centro de Convenções Riocentro, que é administrado pela operação brasileira da GL events.
Na feira, os empreendedores e empresários tiveram auxílio para iniciar, expandir e diversificar seus negócios, fazendo da feira um importante instrumento para o processo de desenvolvimento econômico e social da região.
Durante a abertura, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavitta, afirmou que a feira é uma grande vitrine e oportunidade para quem quer investir. “O microempreendedor é fundamental para a cadeia produtiva do país, de modo que a missão pública deve ser a de facilitar os caminhos de quem ousa arriscar, investir, produzir; gerando emprego e renda para a sociedade”, afirmou o secretário.

Galeria de imagens
         

 

Nos Espaços Temáticos montados pela LPR para o Sebrae-RJ, os empreendedores encontraram ideias de negócios e receberam atendimento de técnicos do Sebrae-RJ:
Área de Capacitação
Salas dedicadas à educação e a orientação coletiva, por meio de palestras, seminários e oficinas.
Atendimento Empresarial
Destinado a orientar os visitantes com informações sobre gestão financeira, planejamento, legalização e mercado. Os visitantes puderam tirar dúvidas com os Orientadores de Negócios e sair com o Plano de Desenvolvimento de suas empresas.
Economia Setorial do Rio
Local onde estiveram reunidos os projetos sobre Gestão do Conhecimento, Turismo, Moda, Economia Criativa, Grandes Empreendimentos e Startups.
Espaço Conhecimento
Área onde os visitantes puderam obter informações sobre os programas Sebrae Mais, Na Medida, SEI, Consultoria Empresarial, Começar Bem, Conciliação, Energia, Mercado, Prêmio MPE, Prêmio Mulher Empreendedora e projetos.
Espaço Empreendedorismo Infantil
Um espaço especial com programação para os menores que estavam acompanhando seus responsáveis na feira. A proposta foi iniciar as crianças na experimentação de comportamentos empreendedores.
Maratona de Negócios Sociais
Grupos de empreendedores sociais tiveram acesso a uma intensa programação de palestras, capacitação específica, atendimento personalizado e espaço de trabalho coletivo. Os finalistas participaram de uma banca de avaliação que premiou os seis melhores. Neste espaço também houve apresentação das experiências de empreendedores das Comunidades Pacificadas do Rio de Janeiro.
Mercado Digital
Espaço destinado à inclusão digital das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual.
Oportunidades de Negócios
Área de exposição de máquinas, equipamentos, produtos, serviços e franqueadoras (franquias) e venda porta a porta.
Redes de Negócios
Ambiente múltiplo onde aconteceram as rodadas de negócios, as clínicas tecnológicas e os encontros estaduais do Empretec, SebraeMais, Mulher de Negócios e MPE Brasil.
Serviços Financeiros
Destinado a instituições financeiras, informações sobre acesso e recuperação de crédito, além de jogos interativos e área para minipalestras.
Para montar todos estes espaços, incluindo os estandes com cenografia, a LPR demorou 4 dias. Para desmontar, apenas 2 dias.

Galeria de imagens
         

 

O evento foi executado 100% pela LPR, sendo:
- 10.000 m² de montagem, sendo 60% customizada (cenografia);
- 12.000 m² de aplicação de passadeira em carpete;
- 8.000 m² de impressão de imagens de alta resolução;
- 12.500 itens de mobiliários instalados.
Resultados para o cliente*
Público visitante: 32 mil
350 eventos de capacitação, palestras e oficinas
600 formalizações de empresas
130 empresas expositoras
47% dos visitantes tinham nível superior
76% dos expositores consideram que tiveram resultados positivos
Os resultados da feira foram tão animadores que Armando Clemente, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae/RJ, afirmou que a feira irá ocupar dois pavilhões do Riocentro no próximo ano. Ou seja, na edição de 2015 o evento irá dobrar de tamanho!
* Quantidade de visitantes: fonte Riocentro. Outros dados: fonte Sebrae-RJ
Ouro no Circuito da Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor RJ ganhou Ouro no Concurso Feira do Empreendedor, que é uma parceria entre a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) e o SEBRAE Nacional. Este prêmio avalia todas as Feiras do Empreendedor promovidas pelos SEBRAE Estaduais (são 14 feiras anuais) e valoriza as melhores práticas de gestão dos circuitos, promovendo a excelência nos eventos.
Sucesso das palestras
Um dos momentos mais aguardados na Feira do Empreendedor foi a palestra com o executivo do Facebook, Juliano Kimura. Segundo Kimura, 88% das empresas brasileiras preferem usar plataformas sociais e o Facebook é o mais popular entre essas, sendo usado por 3/4 das companhias mundiais. O executivo recomendou aos empresários originalidade, transparência, humanização e busca pelo público-alvo correto para ter sucesso no uso do Facebook.
Outro momento muito esperado foi a palestra com o jogador de vôlei Nalbert, que deu uma aula de empreendedorismo. Nalbert deu várias dicas para quem quer investir em um negócio: liderança, foco, determinação, sonho, paixão, busca pela excelência, trabalho em equipe e facilidade de comunicação são as características que podem fazer do indivíduo um atleta ou um empreendedor de sucesso.

Galeria de imagens
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube