Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: SODIÊ: UM JEITO MAIS DOCE DE EXPOR
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Sodiê Doces
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais. 
Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.
Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.



De 24 a 27 de junho de 2015
Das 13h às 21h e Sábado: das 11h30 às 18h30
Estande com 60M²
Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco - São Paulo /SP
A ABFranshising tem como objetivo oferecer ao público oportunidades de investimento em praticamente todos os segmentos da economia nacional, da alimentação à locação de veículos. Divulgar o sistema de franchising como um todo e sua importância para o cenário e desenvolvimento econômico do país. A ABF Franchising Expo 2015 recebeu cerca de 60 mil visitantes. O público foi formado por empresários, empreendedores e investidores altamente qualificados, o que na opinião dos organizadores, reforça ainda mais o desejo que o brasileiro tem de investir no próprio negócio.

A SODIÊ DOCES
Junte uma mulher simples, trabalhadora, determinada, justa, perseverante e dedicada com uma grande vontade de vencer. Misture tudo e coloque em uma assadeira, untada com amor e paixão pelo que faz, antes de levar ao forno. A Sodiê Doces foi criada pela empresária de sucesso Cleusa Maria da Silva, idealizadora e fundadora da Rede. A Sodiê Doces é uma rede especializada em bolos artesanais, com mais de 13 anos de existência e mais de 126 lojas atualmente. Surgiu no interior de São Paulo, na cidade de Salto, e avança para todo o Brasil, já presente em cinco estados. Composta por um mix de mais de 80 variedades de sabores, os bolos são elaborados a base de pão de ló, matéria prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas, capaz de conquistar todos os paladares, e com preço muito acessível.

Foi o segundo ano de parceria com a Sodiê, desta vez, a confiança em nosso trabalho foi colocada à mesa logo no primeiro contato para agendarmos o inicio do processo criativo para a ABF 2015. O Cliente nos deu uma enorme responsabilidade de nós mesmos desenvolvermos o brief pra ele. A única informação vinda do cliente era que a área do estande e as necessidades seriam exatamente os mesmos do ano anterior. Deram-nos um prazo de duas semanas para entregar o primeiro conceito de projeto.
Juntos com o setor criativo da Surreal e iniciamos um brainstorming, e logo a ideia surgiu de forma tão consistente que seria irresistível não ceder e querer vê-lo logo executado e pronto para receber os clientes. O conceito seria levar a loja Sodiê à uma nova “cidade”. Sabemos que a franquia se adapta à arquitetura do ponto locado, adequando a fachada ao seu manual de marca. No ano anterior fizemos uma loja com a cara da cidade grande, então, desta vez, optamos por levar a franquia pra uma atmosfera de bistrô. Uma loja aconchegante, simpática, inspirada da arquitetura grega e mais retrô, uma loja que poderia ser encontrada em alguma praça da cidade e interior. O desafio então seria colocar esse conceito no 3D, respeitando as normas da feira e somando as necessidades do cliente que consistiam em uma sala de reunião, um deposito com copa integrada, um bar de cafés e bolos e bistrôs para degustação.

Galeria de imagens

 

Com o conceito do estande definido, demos inicio ao projeto, cuidando para que o projeto ficasse coerente com a ideia e com um custo x beneficio atraente.
A fachada foi criada no pé direito máximo, utilizamos uma estrutura imitando tijolinho à vista para preencher esse pé direito, dando a impressão de ser um sobrado antigo. O formato foi sextavado para remeter a arquitetura mais clássica, somando as colunas no estilo grego, distribuídas pela frente do estande que além de bonitas, serviam de sustentação. Na parte interna dispomos bistrôs e a vitrine de bolos com um fundo em adesivos que imitam azulejos antigos junto com uma pequena bancada de café Nestlé. Ao fundo, dividimos o deposito com copa e uma pequena sala de reunião. O espaço ficou bem resolvido. À frente do estande acabamos criando um pequeno recuo por conta do desenho sextavado da testeira. Para preencher esse espaço, criamos um pequeno jardim, com postes de luz retrô, plantas naturais e grama sintética. A sensação era de que o estande estava localizado em uma praça. O cliente poderia dar um “passeio” e se depararia com a loja da Sodiê de portas abertas para recebê-los de forma muito elegante e aconchegante.
E como citado acima, a ideia era irresistível, tanto quanto o projeto pronto! Apresentamos a defesa criativa para o cliente e assim como no ano anterior, a decisão foi unanime e naquele momento aprovamos mais um estande para a Sodiê na ABF 2015. E para que o conceito de construir a franquia dentro da feira fosse 100%, a cliente forneceu alguns itens que fariam toda a diferença: A fachada luminosa colocada no estande foi exatamente a mesma usada nas franquias, assim como a vitrines de bolos, que foi trazida de uma loja e o acabamento dos balcões e rodapés foram feitas em mármore travertino. Esse processo permitiu a aproximação nossa com o cliente e seus fornecedores, pois nós cuidamos de todo o processo com os fabricantes da franquia para que tanto a fachada como o balcão vitrine, fossem construídos de acordo com o nosso projeto de estande. O trabalho desde projeto até a execução foi muito intenso e focado, resultando numa réplica perfeita das lojas Sodiê no Expo Center Norte.

O estande da Sodiê foi um grande sucesso na feira, as metas do cliente de quantidade de degustações foram alcançadas. O estande da Sodiê geralmente fica tão cheio a ponto dos clientes fazerem fila para provar de suas delicias. Além disso, a solicitação para novas franquias que foram geradas dentro da feira foi bem maior do que o esperado, fazendo com que se criasse fila de espera para algumas regiões. Um ponto extremamente positivo foi o lay out proposto por nós fez com que a degustação se mantivesse dentro do estande de forma organizada e centralizada, assim era uma forma fácil de abordagem, sendo possível alcançar a todos os passantes para uma conversa mais focada.
Pra nós o retorno será a longo prazo, consolidamos uma parceria com uma grande marca, trouxe mais um estande para o nosso portfólio na área de A&B e abriu portas para trabalhos na área de Franshising. O feedback desse trabalho, foi extremamente positivo, a cliente ficou muito satisfeita com a imagem gerada pelo estande junto com a marca e com todo o serviço prestado em função dessa parceria.
A ABF assinou diversos acordos com bancos nacionais que oferecem um relacionamento melhor com os franqueados e franqueadores. Ainda neste ano foram renovados o convênio com a Apex-Brasil, cujo projeto já está em sua 6ª fase, estimulando o crescimento da exportação do franchising brasileiro. Outro acordo renovado foi a parceria com o Sebrae que atenderá potenciais franqueados e franqueadores.
No cenário internacional, a ABF se destaca por seu perfil empreendedor

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube