Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: COPA DORITOS 2014
Candidato: Portal Publicidade
Cliente: Pepsico Brasil
Segmento: Eventos
Estado: BA
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Evento Corporativo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Ficha Técnica
Título: Copa Doritos 2014
Tema: Copa Doritos – Futebol de Praia
Participantes: 30 pessoas
Local: Hotel Transamérica Comandatuba
Data: 05 a 07 de novembro de 2014.
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: PepsiCo Brasil
Público: Equipes comerciais dos distribuidores PepsiCo.

Portfólio da Portal Publicidade - Planejada desde o início para atuar como uma agência de Comunicação Integrada, oferece as ferramentas necessárias para uma estratégia eficaz de propaganda, marketing e live marketing. Uma das preocupações da Portal sempre foi desenvolver e reter talentos, considerados uma das peças-chaves para atingir resultados e crescimento. Os frutos desse trabalho já são colhidos: a Portal Publicidade está há cinco anos entre as Melhores Agências para se trabalhar em todo o Brasil, de acordo com pesquisas realizadas pela Great Place To Work (GPTW), especializada em ambiente de trabalho.

Portfólio da PepsiCo Brasil: Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER ®, TODDY ®, MÁGICO ®, TODDYNHO ® , ELMA CHIPS ® , LUCKY ®, TORCIDA ®, RUFFLES ®, DORITOS ®, CHEETOS ®, FANDANGOS® e FOFURA ®, EQLIBRI ™ e MABEL, GATORADE®, LIPTON ®, KERO COCO ® e TROP COCO ®, H2OH! ® e PEPSI-COLA ® .

No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA - USP).
A agência correspondeu às expectativas do cliente em relação ao briefing por promover uma dinâmica de premiação ousada e inovadora, além do cuidado no tratamento com os nosso público, por tratar-se de uma premiação.

Galeria de imagens
Banner de Boas Vindas
E-mail marketing teaser
E-mail marketing lembrete
E-mail Marketing de agradecimento
Brinde - chinelo personalizado
         

 

Vídeo


BRIEFING: Foi solicitado à agência o envio de conceito, desenvolvimento de dinâmica esportiva relacionada a futebol, opções de brindes, bem como materiais de apoio e proposta financeira para a realização de um evento de premiação que possibilite uma nova experiência aos ganhadores.

Resumo e Objetivos: A Pepsico Brasil é hoje uma das principais empresas brasileiras alimentícias com filiais e fábricas em todo o território nacional. Como parte importante da sua cadeia de negócios, os Distribuidores são os responsáveis por levar os produtos PepsiCo até os lojistas e concretizando as vendas para o consumidor final. Os distribuidores na PepsiCo são tidos como verdadeiros parceiros de negócios e por serem fundamentais para os negócios, são sempre submetidos a campanhas de incentivo.
A Copa Doritos é um campeonato de futebol, realizada há vários anos pela Pepsico e é um evento muito esperado pelos distribuidores. Normalmente é realizado em importantes estádios de futebol, mas como uma inovação, a edição de 2014 trouxe o futebol de areia como desafio para os jogadores. Como pré-requisito de elegibilidade, os Distribuidores deveriam atingir a meta total de Venda Rua (Tons) de Janeiro a Outubro de 2014. Os objetivos de positivação foram definidos pela PepsiCo através do cadastro potencial de cada distribuidor, considerando também o potencial de Distribuição Numérica definidos de acordo com a área Nielsen de atuação (Plano de Negócio dos Distribuidores).

Conceito Promocional
Com base no nome no histórico da ação e na nova proposta do campeonato em realiza-lo à beira mar, o nome passou a ser Copa Doritos – Futebol de Areia. Para tornar o evento de premiação ainda mais especial e ainda mais condizente com a proposta, escolhemos um dos resorts mais renomados do Brasil e muito famoso por sua beleza natural. O Hotel Transamérica Comandatuba foi a arena da Copa Doritos 2014.
Para que os convidados pudessem ter o máximo proveito desta experiência, transformamos o evento em uma viagem de premiação, com uma programação completa para disfruto dos convidados. Assim, de certa forma, todos seriam premiados.

Histórico
A campanha de incentivo aos Distribuidores – Copa Doritos acontece anualmente e com grande expectativa do público. Para a edição de 2014, os desafios foram ainda maiores, pois não queríamos ser mais um evento de futebol em ano de Copa do Mundo, até porque o evento foi realizado após a Copa do Mundo, e também seria difícil propor algo tão surpreendente quanto às edições anteriores que levaram os participantes para o Maracanã ou La Bombonera na Argentina. Então, frente a estes desafios, tínhamos que ousar e propor algo totalmente inovador como o futebol de areia.
Por experiências anteriores, sabemos que estes programas de incentivo são suficientes para alavancar vendas e motivar as equipes comerciais. As campanhas PepsiCo são sempre bem recebidas e possuem grande aderência pelas equipes. Devido a muitos distribuidores não serem exclusivos PepsiCo, existe um grande esforço em criarmos dinâmicas inovadoras e realmente criativas, fazendo com que tenhamos mais destaque que os programas de outras empresas concorrentes.

Canais de Comunicação
A principal ferramenta de comunicação da PepsiCo com os distribuidores é o Portal dos Distribuidores, ferramenta de controle de vendas e que serve também como canal de comunicação. A campanha Copa Doritos – Futebol de Areia, foi também comunicada através de e-mail marketing e o regulamento da campanha, foi enviado como um broadside a todos os participantes. Como material de suporte na comunicação, foram desenvolvidos também banners, cartazes e diversos brindes que foram enviados ao longo da campanha.

ESTRATÉGIA
Com o propósito de transformarmos a premiação em uma experiência, transformamos toda a dinâmica em uma viagem de premiação, já que os premiados residem em várias localidades do Brasil.
Após a divulgação dos premiados pela Pepsico, iniciamos os preparativos para o evento. Os convidados foram contatados por uma equipe de RSVP e receberam também um e-mail marketing com informações básicas e o Manual do Jogador, com todas as informações sobre a viagem e as regras do campeonato.
Após 10 dias, os convidados embarcaram de suas localidades para a tão esperada Copa Doritos. Ao chegarem no Aeroporto de Ilhéus, foram recepcionados pelos coordenadores de traslados e seguiram de ônibus fretado para Uma, onde fica o cais de onde partem as barcas para o Hotel Transamérica. Depois de usufruírem do passeio de barco na travessia do rio, os convidados foram recepcionados no Hotel transamérica em ritmo de festa, por uma típica e trajada baiana, com rendas e colares. Antes de seguirem para o check in puderam usufruir de um welcome drink ao ar livre em meio ao coqueiral.
No credenciamento, todos os convidados receberam seus welcome kits contendo: uniformes para o jogo, tornozeleiras, chinelos e bonés personalizados.
Na manhã do dia seguinte, após o café da manhã, os participantes foram convidados pela equipe de recreação a se dirigirem para a Arena PepsiCo para inciarmos o campeonato.
Foi utilizada uma área externa do hotel, próxima ao mar, onde tratamos a areia e preparamos o terreno para receber de forma segura o campeonato. Já divididos e uniformizados, os times foram apresentados aos árbitros do campeonato, entre eles a árbitra Ana Paula. Então, receberam as instruções de jogos e deu-se início à competição.

Durante toda a disputa, os jogadores puderam desfrutar de um super brunch com produtos PepsiCo que ajudaram a amenizar o calor e ficaram livres para fazer fotos e gravar vídeos com a árbitra Ana Paula Oliveira.

Ao final do campeonato, os participantes puderam usufruir toda a estrutura de lazer do hotel com sistema All Inclusive.

A premiação do Campeonato aconteceu durante o jantar, realizado no Bar do Porto á beira do Rio Una. A entrega de medalhas e o troféu ao time campeão foi feita pela árbitra Ana Paula Oliveira e a comemoração ficou por conta de uma banda local que garantiu a animação dos convidados.
No dia seguinte, após o café da manhã, os convidados fizeram o check out e seguiram ao aeroporto de Ilhéus para o retorno.

DESCRIÇÃO TÉCNICA GERAL DO EVENTO
Contamos no evento com uma equipe de quatro produtores de eventos e uma equipe local de 8 recreadores esportivos que nos auxiliaram com a dinâmica da premiação.
Como material de suporte na identidade do evento, foram usados painéis backdrop, prismas de campo, banners, faixas, bandeirões e uniformes para toda a equipe esportiva do evento.

Galeria de imagens
Receptivo no aeroporto
Traslados
Mensagem de boas vindas no apartamento
Embarque no cais para a travessia de barco
Travessia de barco
Receptivo no Hotel
Welcome Drink
Credenciamento no hotel
Preparação para o campeonato
Arena PepsiCo
Competidores
Regras do jogo - Árbitro Ana Paula Oliveira
Competição
Árbrito Ana Paula Oliveira
Competição
Competição
Jantar de Premiação
Medalhas
Troféu
Ganhadores
Ganhadores
Comemoração
     

 

Após o evento, durante o check out, todos os participantes foram convidados a preencherem uma Pesquisa de Satisfação manual, na qual apontassem se estavam satisfeitos ou não com o evento:

A Pesquisa foi recolhida e a tabulação apresentou o seguinte resultado:

Informações e detalhamento do evento – 100% Muito bom
Recepção no aeroporto de Ilhéus – 100% Muito bom
Traslados – 85% Muito bom; 10% Bom; 5% Ruim
Hotel – Apartamento e Alimentação – 93% Muito bom; 7% Bom
Campeonato de Futebol de Areia - 95% Muito bom; 4% Bom e 1% Ruim
Organização Geral – 97% Muito bom; 3% bom
Atração (Ana Paula) – 95% Muito bom; 5% bom
Equipe de Produção e Organização – 100% Muito bom
Avaliação Geral do Evento – 90% Muito bom; 9% Bom e 1% Ruim

Conseguimos medir o sucesso do evento também através de comentários deixamos nas pesquisas:
“Muito bom o novo formato do evento com futebol de areia”
“A combinação de praia com futebol ficou perfeita!”
“Hotel maravilhoso e equipe 100%”
“Ótima organização. Não poderia ser melhor.”

“A Equipe Portal, nosso muito obrigado pela dedicação e empenho neste evento. Foi um sucesso!” (Gustavo Alves – Trade Marketing da PepsiCo).

 

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