Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: TEAM SCA - VOLVO OCEAN RACE - INVASÃO MAGENTA
Candidato: Duo Turismo
Cliente: SCA
Segmento: Eventos
Estado: SC
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A ECCO EVENTOS

Nosso objetivo diário é buscar soluções inovadoras que transformem eventos e campanhas de incentivo em experiências únicas para sua empresa.

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TEAM SCA VOLVO OCEAN RACE – A INVASÃO MAGENTA

A SCA participa da Volvo Ocean Race anualmente com sua equipe de regata em um circuito que inclui diversas cidades do mundo. A SCA patrocina uma das embarcações que se destaca por ser 100% feminina. Integram a equipe 12 mulheres de diversas nacionalidades, de suecas a norte-americanas. Uma das participantes, Carolijn Brouwer, é natural da Holanda mas morou por 13 anos no Brasil e fala com fluência o português. Esta é a primeira e única equipe feminina da competição.

Na etapa de Itajaí, no Brasil, a empresa aproveitou para realizar diversas ações de relacionamento e ativações com o público local para divulgar a presença da marca na competição e lançar novos produtos da sua linha Tork.

Foi realizado um verdadeiro evento dentro do evento, com foco no esporte, qualidade de vida, bem-estar e saúde.


FICHA TÉCNICA DO EVENTO

TÍTULO: TEAM SCA – VOLVO OCEAN RACE
TEMA: INVASÃO MAGENTA – TEAM SCA
NÚMERO DE PARTICIPANTES
LOCAL: Itajaí, Santa Catarina, Brasil
DATA: 3 a 19 de abril de 2015
PERIODICIDADE: anual
ABRANGÊNCIA: nacional

Conceito:
Reforçar a presença da marca SCA na Volvo Ocean Race, realizando uma invasão magenta em Itajaí, de modo a atrair público para a regata, gerar mídia espontânea e expandir o awareness da marca e, ainda, aproveitar a ocasião e o impacto da ação para lançar a Linha Tork, produtos de higiene voltados para empresas.

Vídeo


BRIEFING

A SCA possui em seu portfólio os principais produtos voltados para o setor de fraldas descartáveis, principalmente para adultos, tais como a linha Tena, Biofral, Biocare e Baby Fral. Porém, a marca SCA ainda não era reconhecida pelo grande público como a empresa por trás de todos esses produtos. O objetivo principal era se aproveitar da presença da equipe da SCA na Volvo Ocean Race para realizar ativações que marcassem a presença da marca no evento e gerassem mídia espontânea.

A SCA patrocina uma das embarcações que se destaca por ser 100% feminina. Integram a equipe 12 mulheres de diversas nacionalidades, de suecas a norte-americanas. Uma das participantes, Carolijn Brouwer, é natural da Holanda mas morou por 13 anos no Brasil e fala com fluência o português. Esta é a primeira e única equipe feminina da competição.

SOLUÇÃO

A Ecco Eventos propôs realizar uma verdadeira invasão magenta em Itajaí. A ideia foi realizar inúmeras atividades em conjunto com a atuação da equipe na competição esportiva para colocá-la em evidência e garantir retorno de imagem para a SCA.

Antes, durante e depois do evento, foram realizadas inúmeras ações, de modo a “pintar” a cidade da principal cor da marca. Muitas das ações tiveram cunho social e ambiental, reforçando o compromisso da marca com a sociedade com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar.

Foram realizadas tantas ações que pesquisas indicaram que a marca mais lembrada foi a SCA e não a marca realizadora do evento esportivo.

ROTEIRO

A SCA realizou um verdadeiro evento dentro do evento Volvo Ocean Race, com foco na qualidade de vida, bem-estar e responsabilidade social e ambiental.

Dentro do stopover da Volvo Ocean Race, foi montado o estande da SCA em Itajaí de cerca de 80 m² por andar, no total de dois andares, onde ocorreram diversas ativações e relacionamento com os clientes. Para ativar a marca neste espaço e em outros, foram criados diversos materiais de comunicação, tais como 200.000 fitinhas do Bonfim, 15.000 bexigas, 3.000 mãozinhas, 10.000 mini-bandeiras e 3.050 Folhetos para colorir Ella.

Além disto, foram realizadas diversas blitzes com promotoras uniformizadas no stopover e na cidade distribuindo o material promocional desenvolvido.
Aproveitando-se do lançamento de Tork no Brasil, linha de produto de higiene pessoal para empresas, foi realizado ativação nos banheiros de todo o Stopover da Volvo Ocean Race com os produtos da marca. Também foram exibidos no espaço 4 blimps das marcas SCA e TORK, além de windbanners, roller-banners, bandeirões e diversos outros materiais.

Durante todo o período, foi oferecido aulas de fortalecimento do Assoalho Pélvico de 10 minutos durante dez dias de atividade durante o evento. O objetivo foi desenvolver a saúde das participantes
Para oferecer uma experiência do impacto do efeito da idade sobre as pessoas e divulgar a marca Tena, foi criada uma ativação simulando as dificuldades que as pessoas da terceira idade enfrentam no dia a dia. Essa simulação foi realizada com a ajuda de uma vestimenta especial criada para simular esse avanço da idade.

Reforçando a responsabilidade social da SCA, foi realizado o Elderly Day no dia 7 de abril , além de fraldas geriátricas terem sido doadas ao Asilo Dom Bosco, em Itajaí, um grupo de idosos acompanhados de suas famílias foi convidado a visitar o espaço e participar de palestras com a consultora Maria Alice sobre "Incontinência Urinária" dentro do estande da SCA.

Dia 8 de abril, foi dedicado às crianças das escolas públicas de Itajaí: em uma parceria com a Prefeitura, foram convidadas a plantar árvores no Parque da Atalaia e com a participação especial de algumas velejadoras da SCA. Após a atividade no parque, as crianças seguiram para o estande da SCA onde ganharam folhetos Ella com explicativos de higiene das mãos para colorir e aprender ao mesmo tempo.

Nos dias 11 e 18 de abril foi realizado um grande desfile com a Filarmônica de Itajaí e seu corpo coreográfico, que atraíram o público desde o estande da SCA até a frente do palco principal, levando a onda Magenta do começo ao fim. No próprio dia 11, foi convidada a DJ “Vovó” para pilotar a cabine no palco principal da Vila Regata na cidade.

Além das ativações com o público da cidade e do evento, houveram diversas ações de relacionamento com clientes. Uma seleção de clientes brasileiros e chilenos da SCA foi convidada a participar de uma experiência única: assistir as competições dos velejadores antes de partirem para a próxima etapa de Newport – USA, direto da água, em embarcações exclusivas.

Foram 4 dias intensos na cidade que começaram no dia 16/4 com jantar no Hotel Infinity Blue. No dia 17/4, a SCA apresentou a coleção da marca Tork no Castelo Montemar, que oferece uma vista 360º para a cidade e a Vila da Regata. Terceiro dia, 18/4, após as competições Pro AM na Vila, a escolha foi o restaurante Águas da Brava. Finalizando no dia 19/4 com a saída das velejadoras em uma grande festa na Vila da Regata e um luau no deck do Hotel Infinity Blue.

O próprio lançamento de Tork merece um capítulo à parte. Primeiro foi realizado uma ação de relacionamento no Kartódromo Internacional do Beto Carrero World, um dos mais importantes do sul do país, com competição entre os clientes e premiação no final. Na noite, os participantes seguiram para o Castelo Montemar, ponto turístico que oferece uma vista única da cidade, e a marca Tork foi apresentado aos clientes com um grande reveal da Liga dos Mágicos, unindo mágica e tecnologia em uma apresentação onde os principais features do produto foram valorizados em um show roteirizado do início ao fim.

Durante o evento, a cidade de Itajaí também foi pintada de magenta, marcando a presença da SCA na cidade. Lugares como o Mercado Velho ao lado da Vila da Regata, os restaurantes onde aconteceram um dos jantares de imprensa, o restaurante Chez Raymond e também os três jantares dos convidados VIPs da SCA nos espaços Infinity Blue, Sala Safira (16/4), Castelo Montemar (17/4), Águas da Brava (18/4) e para finalizar o luau no deck do Infinity Blue (19/4).

Galeria de imagens
Estande Ação Aging
ESTANDE STOPOVER
AÇÃO AGING
AÇÃO AGING
Ativação Tork
Aula Pilates Fortalecimento
Caminhada Tree Plant
Atividade Crianças
Peça
Festa DJ Sonia Abreu
Filarmonica SCA
Onda Magenta Mercado Velho
Volvo Kart
 

 

O principal desafio foi alcançado: conseguir se destacar entre todas as equipes e empresas patrocinadoras do evento, realizando uma verdadeira onda magenta durante o período inteiro do evento Volvo Ocean Race. Foram realizadas diversas ativações no Stopover e em toda a cidade de Itajaí, com distribuição de 200.000 fitinhas do Bonfim, 15.000 bexigas, 3.000 mãozinhas, 10.000 mini-bandeiras e 3.050 Folhetos para colorir Ella.

Além deste objetivo macro, houveram diversas ações que valorizaram a marca SCA pelos seus valores e responsabilidade social, o que tornou o evento de participação da marca muito além de uma simples ação promocional, mas uma verdadeira ativação com propósito e alinhada aos valores da empresa. Uma delas foi a ativação da marca Tena, onde os participantes utilizavam uma roupa especial onde sentiam os efeitos da idade sobre os idosos, tais como mobilidade e visão reduzida. A ação teve a participação de crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Destacamos também a realização do Elderly Day no dia 7 de abril que, além de fraldas geriátricas terem sido doadas ao Asilo Dom Bosco, em Itajaí, um grupo de idosos acompanhados de suas famílias foi convidado a visitar o espaço e participar de palestras com a consultora Maria Alice sobre "Incontinência Urinária" dentro do estande da SCA, chamando público ao espaço e agregando valor a marca.

As oficinas de fortalecimento do assoalho pélvico e a ação com os alunos das escolas públicas, em parceria com a Prefeitura, complementam o caráter de propósito e valores que a iniciativa teve, indo muito além de uma simples ativação da marca.
Foi organizado ainda um desfile com a Filarmônica de Itajaí nos dias 11 e 18 de abril de 2015( um dia antes do encerramento das atividades) com o corpo de baile com figurino , balões e fumaça colorida magentas, valorizando a cultura local e realizando uma “SCA PARADE”.

Além disso, os clientes e parceiros da marca foram ativados através de ações de relacionamento, com jantares e eventos durante todo o Volvo Ocean Race. Dentre eles, destacam-se o lançamento da marca Tork, que contou com uma competição no kartódromo e jantar de lançamento no castelo Monte Mor, com um show que unia mágica e tecnologia, revelando objetos a partir de tablets, telas e celulares que tinham relação com os features do produto.

Galeria de imagens
Invasão Magenta
Torcida
Aging Simulator
Aging Simulator
Corpo de Baile Filarmônica Itajaí
Desfile Filarmônica + Corpo de Baile
Ativação Karts Clientes SCA
Tree Plant
Lançamento Tork Castelo Monte Mar
Festa Stopover Volvo Ocean Race
Crianças Stopover
       

 

A satisfação do cliente com a ação foi completo. O objetivo foi mais do que alcançado, foi superado, afinal a SCA conseguiu mais awaraness durante o evento do que a marca patrocinadora da regata. A marca conseguiu mostrar a partir das ações listadas sua responsabilidade social e propósito, como uma empresa que valoriza a terceira idade, o meio-ambiente e a sustentabilidade.

Em e-mail , o Rafael Leitão, Coordenador de Marketing expressou seu contentamento afirmando que “mais do que o sucesso de todos os KPIs, eu estou feliz em saber que temos um grande parceria pela frente.”
A equipe SCA fez tanto sucesso que obteve mídia espontânea na mídia local e na Revista Cláudia com matéria intitulada "Divisor de Águas" de quatro páginas descrevendo a história do time e das competidoras citando inclusive a marca e sua trajetória inédita na montagem da equipe exclusivamente feminina competindo contra todas as outras equipes masculinas da modalidade, permitido no regulamento, porém nunca antes patrocinado por outra marca.

Galeria de imagens
matéria Revista Cláudia
Matéria Revista Cláudia 2
Matéria Revista Cláudia 3
Matéria Revista Cláudia 4
         

 

 

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