Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: EMBELLEZE NO CARIBE
Candidato: Fuego Incentivos
Cliente: Embelleze
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
EMBELLEZE NO CARIBE

Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em marketing de incentivo. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feiras, eventos corporativos e capacitação para profissionais em Marketing de Varejo e Vendas.

Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Em seu portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores. (www.fuegoincentivos.com.br)

A Embelleze é uma empresa brasileira que há 45 anos se tornou conhecida nacional e internacionalmente por transformar as vidas das mulheres através da beleza.
No seu portfólio traz algumas das principais marcas de produtos para os cabelos do mercado brasileiro, tanto profissional, quanto varejo, com destaque para o creme de tratamento Novex e para a tintura Maxton. Sua família de produtos conta com mais de 500 itens entre tratamentos, tinturas, shampoos e pós-shampoos, além de produtos de transformação.

Semestralmente ela realiza um evento para celebrar as conquistas e parcerias com seus clientes distribuidores. Em cada edição o projeto possui um nome, para se trabalhar a essência da transformação presente no DNA da empresa.

Neste evento, trabalhou-se muito a ideia de inovação x empreendedorismo. Um mix que já fez muitas organizações mundialmente conhecidas, cases de sucesso absoluto, como o Club Med e o Cirque du Soleil.

A empresa já realizou eventos de relacionamento para este público em diversos países. E sem dúvida é um grande diferencial e visto como vitrine pelos distribuidores do mercado de cosméticos no Brasil, pois consegue unir o proposito da Embelleze ao interesse dos convidados em se ter um mix de aprendizado, entrosamento, lazer, entretenimento e negócios. Já que acreditamos que o relacionamento gera confiança e a confiança gera negócios.

A Fuego Incentivos é responsável por todo conceito, planejamento, comunicação visual, organização, logística e execução do projeto.

TÍTULO: EMBELLEZE NO CARIBE
PARTICIPANTES: 50 convidados
LOCAL: PUNTA CANA/REPÚBLICA DOMINICANA
DATA: de 25 a 30 de Junho de 2015.
PERIODICIDADE: Semestral
ABRANGÊNCIA: Nacional
CONCEITO DO EVENTO: Fortalecer o relacionamento e a parceria com os melhores players (clientes).

O projeto Embelleze no Caribe teve como proposta reunir os principais clientes da Embelleze para celebrar as conquistas e brindar o sucesso da parceria, pautado na possibilidade de inovação e empreendedorismo que cada empresa convidada ali presente possui.
Buscou-se levar o público executivo a uma realidade diferente de todos os demais projetos já feitos pela empresa. Sempre em feira de negócios.
O diferencial aqui, foi falar de negócios em um lugar paradisíaco e com elementos surpreendentes e novos. Poder fazer com que os convidados vivenciassem um serviço de alto padrão e com constante motivação e inovação em toda a atenção aos detalhes, e ao mesmo tempo ser possível levar algo deste aprendizado para dentro de seus negócios.

A comunicação visual do evento foi desenvolvida e personalizada com elementos que trouxeram referência ao universo feminino da Embelleze, bem como a todo o paraíso que é o Caribe e também ainda com pitadas de elementos que remetessem ao Cirque du Soleil. Conceito bem defendido no vídeo deste link: www.youtube.com/watch?v=7VvTahgwIc8

PROGRAMAÇÃO
24/06/2015
Voos domésticos até Guarulhos;
Sala VIP em Guarulhos;

25/06/2015
Embarque a Punta Cana;
Agradável noite a bordo;
Chegada em Punta Cana;
Recepção pela equipe local e traslado ao Resort em veículo executivo;
Check in;
Almoço de boas vindas;
Tempo livre para descanso e primeiros contatos com o Resort;
Coquetel com boas vindas da presidência da Embelleze;
Jantar de boas vindas em espaço reservado no Restaurante Samana;
Entretenimento noturno;

26/06/2015
Café da manhã;
Manhã dedicada a palestras no centro de Convenções La Cana;
Coffee break pós-palestras;
Tarde livre;
Jantar em local reservado do Restaurante Hispaniola;
Entretenimento noturno;

27/06/2015
Café da manhã;
Pela manhã, Team Building Creactive by Cirque du Soleil;
Dia livre para descanso e aproveitar a estrutura All Inclusive do Resort;
Jantar em local reservado do Restaurante Hispaniola;
Traslado do Resort a Boate Coco Bongo;
Retorno ao Resort;

28/06/2015
Café da manhã;
Manhã livre para aproveitar a estrutura All Inclusive do Resort;
À tarde encontro no lobby do hotel para saída ao Tour Nado com Golfinhos;
Retorno ao hotel no final da tarde;
Jantar em local reservado do Restaurante Hispaniola;
Entretenimento noturno;

29/06/2015
Café da manhã;
Tour em Yatch privativo com almoço de lagostas em alto mar;
Retorno ao Resort;
Jantar de despedida.
Entretenimento noturno;

30/06/2015
Café da manhã;
Manhã livre;
Check out no Resort;
Traslado privativo para o aeroporto com destino ao Brasil;
Voo ao Brasil.

Na manhã de palestras, os convidados tiveram acesso a diversos conteúdos:
- Presidência e Diretoria da Embelleze que apresentou todos seus lançamentos de produtos, diretrizes, resultados e metas da empresa;
- Palestra com a Chef du Village Club Med Punta Cana falando sobre este grande case de empreendedorismo e serviço diferenciado no mundo. Os convidados puderam vivenciar a história desde a formação do empreendimento, bem como todo o conceito de excelência em serviço, também toda a estrutura de recrutamento, seleção e treinamento para garantir os padrões de qualidade que superam as expectativas de todos que ali se hospedam. A palestra foi traduzida simultaneamente para os convidados.
- Palestra com a coordenadora de entretenimento do Cirque du Soleil, que falou sobre a formação da empresa e a visão de seus formadores para reinventar o circo e serem vistos hoje como referência de inovação no mundo. O Cirque du Soleil representa claramente o que é tratado no livro: Oceano Azul. Onde um negócio consegue navegar sozinho em águas onde a concorrência não conseguirá copiar no curto prazo. A palestra foi traduzida simultaneamente para os convidados. Após a palestra todos ganharam o livro.


O grande diferencial competitivo deste evento foi sem dúvida a possibilidade dos convidados vivenciarem em primeira mão a união de estratégia de duas empresas mundialmente conhecidas: Club Med e Cirque du Soleil.
Quando foi apresentado o briefing para a agência, nos foi pedido que o projeto apresentasse algo de inovador. Se possível algo bem exclusivo. O desafio foi realizar um evento em um lugar tão conhecido por ter apenas Resorts All Inclusive, praia e muito sol, e propor algo totalmente fora da caixa e que possibilitasse uma experiência única ou quase única.
Com isso, buscamos um local onde houvesse a possibilidade de oferecer ao convidado, além de lazer e entretenimento, um pouco de conhecimento de maneira bem consistente.

O grande diferencial competitivo deste evento foi sem dúvida a possibilidade dos convidados vivenciarem em primeira mão a união de estratégia de duas empresas mundialmente conhecidas: Club Med e Cirque du Soleil.

Como o projeto seria realizado no mês de Junho, propomos fazer o evento no Club Med Punta Cana, pois no dia 15 de Junho seria inaugurado o espaço Creactive by Cirque du Soleil.
O Club Med, líder mundial em sistema de férias com tudo incluído, uniu forças com o Cirque du Soleil para inventar o CREACTIVE. Um espaço onde o convidado pudesse experimentar até 30 atividades acrobáticas e artísticas diferentes e inspiradas nos diversos shows do Cirque du Soleil pelo mundo. Desde bungee acrobático, tecido acrobático, corda bamba, trapézio, cama elástica, malabarismo, dança, pintura máscara, palafitas, e muito mais! Tudo sob a supervisão da equipe de especialistas treinados pelo Cirque du Soleil.

Confira o site do evento em: www.embellezenocaribe.com.br .

Veja vídeos do projeto creactive nos links:
www.youtube.com/watch?v=nqnhg8mwV-4

Este case deve vencer como melhor serviço de infraestrutura de apoio e logística para eventos, pois realizou com excelência todos os requisitos necessários para a execução e operação do evento, juntamente com todos os parceiros contratados. A ação da Embelleze já faz parte do calendário de eventos do mercado de distribuição de cosméticos brasileiro, e possibilitou a Embelleze aumentar em 110% sua presença nos estabelecimentos de venda de produtos cosméticos no Brasil, bem como um significativo aumento de venda para o segmento farma, que até então era pouco explorado pela marca.

Galeria de imagens

 

O desenvolvimento do evento e sua estrutura começaram a ser desenvolvidos em Janeiro de 2015, quando a equipe da Fuego Incentivos fez uma visita técnica em Punta Cana para ver as possibilidades e buscar algo que tivesse a característica de exclusividade. Nesta visita já tínhamos conhecimento sobre o espaço Creactive by Cirque du Soleil no Village do Club Med de Punta Cana e também fomos até lá para visualizar a obra do espaço.
Após conversas com os executivos do Club Med no Brasil, tivemos a certeza de que o evento deveria ser realizado lá, pois pudemos fazer um link entre o entretenimento elazer, com a história de empreendedorismo, inovação e qualidade que os negócios Club Med e Cirque du Soleil possuem. Gerando assim, um conteúdo bem atrativo aos empresários (clientes) que ali estivessem durante o evento. Uma forma de se ter um outro olhar do todo e poder levar algo a ser aplicado em seus negócios.

A Fuego Incentivo enviou a Punta Cana 1 coordenador 3 dias antes do evento para verificar o andamento de todos os serviços contratados e também organizar a chegada do grupo. Algo que é padrão na Fuego Incentivos. Durante todo o evento havia uma secretaria no lobby principal do Resort com a equipe da Fuego para auxiliar os convidados. O STAFF da Fuego para este evento foi de 4 pessoas.

A logística do evento começou a partir do momento em que a Fuego Incentivos recebeu a lista de convidados para o evento. Com isso deu início ao contato com cada convidado por meio de: telefone e e-mail. Posteriormente foi enviado um e-mail marketing contendo login e senha para cadastro de informações no site que corresponderia à confirmação de presença no evento.

Diante do número final de participantes do evento e tendo em mãos todos os dados de confirmação de presença foram emitidos todos os bilhetes aéreos, bem como os seguros de viagem. Havia um bloqueio aéreo reservado há 5 meses para o grupo.

Foi reservada para o grupo uma sala VIP em Guarulhos para que os convidados aguardassem confortavelmente o horário do voo, sempre acompanhados pelo staff da Fuego.

Ao chegar em Punta Cana o grupo foi recepcionado pela equipe de terra que já estava pronta para levar todos ao hotel. Um confortável ônibus de luxo foi contratado para este traslado. Também no trajeto foram distribuídas as chaves dos quartos, que já haviam sido preparados pela equipe de coordenação. As malas foram entregues nos apartamentos para a maior comodidade dos convidados.
Como o grupo chegou no hotel já por volta de 14h00, tiveram o famoso ritual de recepção no Club Med e foram conduzidos pela equipe da Fuego e de GOs para o restaurante Hispaniola para o almoço.
Ao chegar aos apartamentos os convidados encontraram um gift de boas vindas contendo: caixa de chocolates típicos da região e um cartão. Toda a programação foi minunciosamente revisada com a equipe de governança do hotel e o procedimento se repetiu durante todos os dias do evento, pois havia outros gifts a serem entregues nos quartos como: kit de produtos de lançamento da Embelleze, Kit da linha CHIC para manicure e pedicure, foto oficial do grupo, cartões e água mineral todos os dias para os convidados.

Para a alimentação e bebidas do grupo tivemos o sistema de All Inclusive fantástico do Club Med, onde todos os convidados puderam aproveitar ao máximo. Fora do que oferecia este serviço foram contratados: 1 coffee break para a manhã de palestras, que foi servido no deck do centro de convenções e com uma vista maravilhosa da praia privativa do Club Med de Punta Cana. Também foi contratado um coquetel para ser servido na primeira noite como boas vindas do grupo. Tudo no bom estilo caribenho, com direito a boa música e claro a impressionante paisagem do Resort Club Med Punta Cana.

Para o evento foi utilizada uma inovadora ferramenta digital para interação e controle dos convidados durante o evento. O app tinha como principal função eliminar as gigantescas listas que a organização precisava carregar para a contagem de convidados durante a programação. Os participantes foram cadastrados na base de dados do aplicativo e após este cadastro foi gerado um QR Code, no qual todos os convidados ganharam um crachá com seu respectivo QR Code, e através deste era feito a contagem de cada um durante os passeios e programação. Esta ferramenta facilitou e agilizou a saída e chegada dos lugares, pois apenas com a leitura do QR Code o passageiro já poderia entrar no ônibus ou espaço. Caso o convidado não estivesse com seu crachá, o mesmo podia ter sua leitura através do smartphone, desde que o convidado tivesse baixado o aplicativo e acessado o seu perfil.

O kit de viagem deste evento foi totalmente inovador. Cada convidado recebeu em sua residência uma caixa personalizada contendo: etiquetas de bagagem, porta documentos, vouchers, bilhetes, seguro de viagem e uma câmera e filmadora Multilaser Sportcam.
O objetivo foi de que todos os participantes pudessem não só registrar seus melhores momentos durante o evento, mas sobretudo que pudessem filmar suas aventuras enquanto estivesse participando das atividades circenses do espaço Creactive by Cirque du Soleil no Resort. Tivemos a preocupação de que todos os kits chegassem a tempo na residência de cada convidado e tudo foi minunciosamente coordenado e rastreado pela equipe da Fuego Incentivos no escritório.

A instrução era de que todos os vídeos feitos por eles fossem entregues para a coordenação do projeto, para que fosse compilado em um vídeo pós-evento contendo além de seus registros, também seus depoimentos de superação, quebra de paradigmas, etc.
Conseguimos com louvor executar esta tarefa e tudo foi coordenado entre a Fuego Incentivos e os convidados para que diariamente todos os vídeos feitos fossem entregues na secretaria da recepção para que no pós-evento os convidados tivessem tudo compilado em um CD na sua própria residência.

Para as palestras foi utilizada uma sala do Centro de Convenções em formato de auditório para 50 pessoas, um telão de 4 x3 metros e sistema de sonorização. Por estamos em um Resort no Caribe (Punta Cana), fizemos a questão de ressaltar isso aproveitando a beleza do local, pois na sala havia portas de vidro que, uma vez abertas as cortinas, evidenciavam a beleza dos coqueiros e do mar cristalino da paisagem.
Nada mais aconchegante para se falar de negócios de uma maneira não muito usual e totalmente descontraída.

A equipe de foto e vídeo do evento acompanhou o grupo desde o embarque no Brasil registrando todos os momentos. Esta equipe contava com 2 cinegrafistas e 2 fotógrafos.
Ao voltar ao Brasil, os convidados receberam um kit com CD e DVD de todas as fotos e vídeos de entrevistas do evento, em um lindo kit que estava em uma caixa personalizada e com um copo de acrílico com a logo do evento e uma deliciosa receita de Mojito.

Momentos marcantes como o passeio para nadar com Golfinhos, foi algo que jamais os convidados esquecerão. Todos na recepção esperando o traslado e de repente chegam dois caminhões com a cabine aberta, bancos e uma música caribenha absurdamente animada e uma equipe mais animada ainda para buscar a todos para o passeio.
Aquilo já encantou a todos e pela nossa surpresa e da Embelleze, pudemos ver empresários, até então, super-reservados e sérios, cantando e dançando no trajeto do hotel até o parque e o tanque onde se encontravam os golfinhos.
Simplesmente um momento de muita interação, confiança, desapego das máscaras sociais que criamos nas empresas e certamente uma oportunidade que foi muito aproveitada pela Embelleze para ser aproximar de todos os convidados.

Era preciso fechar com chave de ouro este evento e claro, com toda descontração e informalidade que o Caribe pede. Foi oferecido um passeio em dois Yacths exclusivos para o grupo saindo da praia privada do Club Med Punta Cana. Os Yatchs partiram por volta de 11h00 do Resort, navegando pelas belíssimas águas do Caribe, com paradas para mergulhos de superfície, visita a ilhas e um fabuloso almoço de lagostas, além da presença de um barman exclusivo preparando drinks a todo o momento. Todos viram o Pôr-do-Sol naquela paisagem sem limites para a descrição de sua beleza.

Toda a parte de segurança do evento foi contratada pelo Club Med, bem como adequação e adaptação a procedimentos de bombeiros, legislação, etc para o dia de palestras. Para a realização do evento foi contratado com o hotel um seguro contra incêndio, acidentes com prestadores de serviços durante a montagem e desmontagem, atendimento de unidade móvel de saúde para emergências (visto que todo o grupo possuía cartão de assistência de viagem).
Toda a logística do evento como bilhetes aéreos, reservas de hotel, tours e experiências foram de responsabilidade da Fuego Incentivos, bem como toda a gestão e organização de detalhes do evento. O STAFF da Fuego Incentivos estava representado por 4 colaboradores.

Galeria de imagens

 

Para esta edição do evento, houve um investimento de R$650.000,00 para os 50 convidados, o evento teve o seu objetivo alcançado, os convidados retornaram as suas casas mais uma vez esperando pela próxima edição do evento. Resultado este, que consolida à Embelleze um incremento de vendas gerado no relacionamento com seus clientes, que os tornam cada vez mais próximos da indústria ao longo dos anos.

Após o evento a equipe comercial da Embelleze conseguiu uma proximidade fantástica diante dos clientes. A venda de produtos como Maxton (tintura de cabelo) teve sua base aumentada em 110% e a empresa cresceu 30% e os clientes em média 60% em relação ao período pré-evento. Certamente uma notória expansão da base de negócios da empresa.

O principal desafio deste projeto era conseguir atrair o interesse dos clientes (distribuidores de cosméticos do Brasil) para a viagem ao Caribe. Pois sabíamos que estes mesmos clientes já foram convidados a viagens incríveis e com experiências muito memoráveis. No entanto, conseguimos com 100% de êxito garantir a todos que vivenciariam uma experiência inédita e muito prazerosa. Conseguimos que a Embelleze fosse a primeira empresa brasileira a levar seus clientes para viverem a experiência do espaço Creactive by Cirque du Soleil no Club Med Punta Cana. Todos os relatos e feedbacks dos convidados no final da viagem foram de que com certeza nunca na vida pensariam em vivenciar uma experiência como essa: participar de atividades circenses, assistidos por profissionais treinados e do Cirque du Soleil, em meio a natureza e paisagens exuberantes do caribe. Isso marcou positivamente a marca da Embelleze na memória destes convidados.

Mais de 200 profissionais diretos e indiretos estiveram presentes no Embelleze no Caribe, somando vinte e quatro horas de trabalho para que todo o planejamento do evento fosse realizado com excelência. No Club Med Punta Cana, foram necessários 35 quartos para hospedar os 50 convidados, presidência e diretoria da Embelleze e o STAFF da organização do evento, foram servidos mais de 1.100 refeições durante os dias do evento.

Em uma constante preocupação com a sustentabilidade, a Fuego Incentivos contratou para este evento parceiros que além de realizar um trabalho excepcional também se preocupa com a sustentabilidade, e no Club Med não poderia ser diferente:
• Contribuir para o desenvolvimento local;
• Preservar o meio ambiente (uso consciente da água, gestão de resíduos, energia renovável, preservação da biodiversidade, promover gestos ecológicos na equipe e visitantes);
• Cultivar a diversidade;

No final do evento todos os convidados responderam a uma pesquisa de satisfação de toda a estrutura, programação e detalhes do evento. A Fuego Incentivos obteve o resultado de 99% com nota excelente e 1% com nota bom.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube