Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CAPTAÇÃO DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA PLÁSTICA
Candidato: Recife Convention & Visitors Bureau
Cliente: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP
Segmento: Eventos
Estado: PE
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Captação do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

O Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 03 de abril de 2001, que visa promover o turismo de Pernambuco e suas atividades inerentes e congrega empresas e entidades ligadas aos setores de turismo, transportes, comércio, indústria e serviços. A função do Convention Bureau é fomentar o turismo de eventos e suas atividades inerentes, atraindo novas oportunidades de negócios para seus associados; fortalecendo a imagem de Pernambuco, nacional e internacionalmente. Hoje a entidade conta com quase 200 empresas no seu quadro associativo. As principais ações desenvolvem-se a partir do apoio à atração de feiras e congressos para o Estado, desde sua captação até a promoção do evento, e no fortalecimento de novos produtos e segmentos turísticos.

Em 2014 o Recife CVB apoiou o processo de captação do 55º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. Evento nacional que em 2013 teve sua edição comemorativa de 50 anos. Itinerante já aconteceu em todas as regiões do Brasil, as últimas edições aconteceram em 2014 na Bahia, 2013 no Rio de Janeiro, 2012 em Porto Alegre, 2011 em Goiânia.

Pernambuco recebeu a edição de 2006 e voltará a receber o congresso 12 anos depois, o 55º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em 2019.

Tema: Congresso voltado médicos e pesquisadores na área de cirurgia plástica.
Número de participantes: o evento reúne em média de 2.500 a 3.000 pessoas, provenientes de todo o Brasil.
Cidade Candidata: Recife
Cidade Concorrente: São Paulo
Local da Captação: Costa do Sauípe – Bahia – Brasil, durante a edição do congresso de 2014 - 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica.
Data: 12 a 16 de novembro de 2014
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Sociedade Promotora do Evento: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Sociedade Proponente: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Pernambuco (SBCP PE)
Entidade Apoiadora da Captação: Recife Convention & Visitors Bureau

A escolha da cidade sede do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica acontece por votação de diretoria. Portanto as estratégias definidas foram voltadas para articulações políticas e comprovação técnica.

A defesa de candidatura acontece durante a reunião do Conselho Deliberativo da SBCP, que acontece durante o Congresso Brasileiro.

O Recife CVB faz uma pesquisa anual em seu banco de dados onde há eventos cadastrados de diversas áreas. Analisando as características dos eventos como público, periodicidade, histórico e entidade promotora, são selecionados os eventos que te potencial para acontecer em Pernambuco. Dentro do processo de pesquisa é analisando o interesse das entidades local em serem anfitriãs dos eventos no estado.

O processo de captação do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica iniciou em 2012, com a sensibilização da SBCP PE, e a primeira proposição de candidatura em assembleia.

Desde esse ano o Recife CVB acompanhou a entidade com reuniões e elaboração de matérias para as candidaturas, nos anos de 2012 e 2013 as candidaturas foram feitas como estratégica política, uma vez que o congresso desejado pela SBCP PE só poderia ser captado em 2014, 04 anos antes da realização.

Em 2012 o processo foi apenas um apontamento de que Recife iria entrar em processo de captação. Já em 2013 o processo de captação foi executado em todos os pontos (inscrição de candidatura, visita técnica, campanha e defesa), mas se abriu mão durante a reunião do conselho para a cidade de Florianópolis, gerando o apoio do sul do país para a candidatura de Pernambuco. A intenção de iniciar a captação com tanta antecedência foi entrar em uma fila de cidades sedes, e ir articulando as parcerias com outras regionais como Florianópolis.

Foram realizadas algumas reuniões entre o Recife CVB e SBCP PE para alinhar as estratégias de candidatura. Houve também reuniões entre o Recife CVB e seus parceiros institucionais para que se envolvessem no processo. A candidatura recebeu apoio institucional da Secretaria de Turismo de Pernambuco; EMPETUR – Empresa Pernambucana de Turismo e Secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife.

Galeria de imagens
Carta de candidatura da SBCP PE
Carta de apoio Secretaria de Turismo de Pernambuco
Carta de apoio EMPETUR – Empresa Pernambucana de Turismo
Carta de apoio Recife Convention & Visitors Bureau
 

 

Recife CVB presta uma consultoria em todo o processo de captação de eventos, para a captação do 55º Congresso Brasileiro de Cirurgia, foram seguidas as seguintes estratégias de ação:

1. Inscrição formal da captação
A inscrição foi realizada através do envio da proposta oficial de candidatura (bidding book) para a SBCP, desmontando o interesse da Regional Pernambuco em receber o congresso de 2018. A proposta seguiu os pré-requisitos básicos solicitados:

1.1. Dossiê de Candidatura (Bidding Book)
Conta com informações gerais de Pernambuco, informações do aeroporto e voos nacionais e internacionais, capacidade hoteleira, infraestrutura do centro de convenções e demais informações relevantes para a realização de um evento em Pernambuco.

1.2. Estimativa de Orçamento
Parte da proposta foi o orçamento para a realização do evento, para a candidatura foi orçado o Centro de Convenções de Pernambuco e os possíveis hotéis oficiais.

2. Validação da candidatura através da visita de inspeção oficial
Representantes da diretoria da SBCP, realizaram uma visita de inspeção em Recife, para avaliar infraestrutura da cidade para receber o evento, seguindo os pré-requisitos já informados na proposta de candidatura. A visita foi organizada pelo Recife CVB, que preparou o roteiro e os agendamentos para recebê-los. Os principais pontos avaliados foram o centro de convenções, a rede hoteleira e o aeroporto.

3. Campanha de candidatura durante o 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, ações:
• Montagem de estande com materiais de divulgação e informações turísticas, produtos ligados à cultura da cidade como sombrinhas de frevo, bolo de rolo, nego bom, cachaça Cervalheira.
• Distribuição de materiais e folhetos sobre Pernambuco.
• Colagem de bottons, em quem aderia a campanha.
• Apresentação de frevo com a passista contratada para ajudar na ação.
• Placas para tirar fotografias com frases do tipo “Eu vou para Pernambuco”.
• Toda a equipe usou camiseta com o logo da candidatura

4. Apresentação de defesa de candidatura durante a reunião do Conselho Deliberativo da SBCP, ações:
• Entrega de um kit com brindes diferenciados aos votantes, incluindo um bolo de rolo (patrimônio imaterial de Pernambuco).
• A apresentação foi feita pelo presidente da SBCP PE e representante Recife CVB.
• Um Power Point especialmente preparado foi apresentado, incluindo os pré-requisitos da candidatura, sugestão de local, hotel oficial, custos e opções de turismo.

5. Defesa de Candidatura e diferencias
Recife foi a segunda cidade a apresentar sua proposta, seguida de São Paulo. A votação ocorreu por votos abertos dos conselheiros, que definiram por Recife como cidade sede.
A candidatura de Recife não era a primeira vez que aparecei, foi feito os processos em 2013 e 2014, onde o presidente da SBCP PE abriu mão dos eventos para construir um apoio político com as outras regionais. Foi um diferencial na defesa o tempo que o congresso não acontecia em Pernambuco, a campanha com o público geral também ajudou com que os membros das regionais demonstrassem aos seus conselheiros qual a cidade que gostariam de ir. E com o conjunto de todas as ações foi confirmado para acontecer, depois de 12 anos, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica vai acontece em Pernambuco.


Galeria de imagens
Representantes da SBC PE e Recife CVB, durante a campanha de captação
Representantes da SBC PE e Recife CVB e Passista de Frevo, durante a campanha de captação
Passista de Frevo e congressista, com as placas de fotos
Passista de Frevo e congressista, com as placas de fotos
Passista de Frevo e congressista, com as placas de fotos
Bottons personalizados para a campanha de captação
Equipe Pernambuco, antes da defesa de candidatura
Presidente da SCBP PE, Dr. Fábio Dias, e a Passista de Frevo
Sala da reunião do Conselho Deliberativo da SBCP, com o kit do Recife CVB
Representante do Recife CVB fazendo a apresentação de defesa
         

 

Hoje o turismo de negócios e eventos representam 30% do fluxo de turistas que desembarcam na capital pernambucana. Devido ao desenvolvimento desse segmento turístico, vários investimentos em infraestrutura têm sido realizados no Estado.

Analisando o perfil socioeconômico através das pesquisas aplicadas pelo Recife CVB, sabemos que em 2014 o gasto médio do turista de negócios e eventos em Pernambuco foi de R$ 459,84 por dia o que representa o triplo do gasto de um turista de lazer. O segmento proporciona um equilíbrio na sazonalidade, mantendo com o calendário de eventos a ocupação dos equipamentos turísticos durante todo o ano, movimentando toda a cadeia produtiva e gerando empregos diretos e indiretos para o estado.

É relevante também o desenvolvimento profissional e a geração de negócios no segmento do congresso. Os eventos técnicos científicos promovem o intercâmbio de informações e apresentam avanço de tecnologias na área. Também profissionalizam os participantes, e geral a integração da comunidade médica local com a nacional. Ainda vários negócios são gerados através das férias realizadas em paralelo os congressos.

O impacto econômico em Pernambuco com a realização do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica é estimado em R$ 6.897.600,00.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube