Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: BRASIL GAME CUP
Candidato: Brasil Game Show
Cliente: Brasil Game Show
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Brasil Game Cup (BGC) é uma competição nacional de esportes eletrônicos (e-Sports) que visa fortalecer ainda mais o cenário de games e e-Sports no país. O campeonato aconteceu dentro da Brasil Game Show (BGS), maior feira do setor na América Latina e, em 2016, realizou sua terceira edição.

Em sua primeira edição, em 2014, a Brasil Game Cup começou sua jornada com o maior torneio de Dota2 da América Latina com uma premiação total de R$60.000, trazendo 8 dos melhores times nacionais e internacionais para o palco da BGC. Após 4 dias de competição, a equipe Brasileira paiN Gaming desbancou as demais, sendo a primeira equipe a levantar o troféu Ralph Baer. A paiN Gaming recebeu a premiação no equivalente a R$40.000 e marcando seu nome no troféu em segundo lugar a equipe Argentina Isurus Gaming R$15.000 e terceiro lugar a equipe brasileira KeyD Stars. A Brasil Game Cup também contou com Luciano Amaral como apresentador. A equipe de narradores e comentaristas foi composta por Rafael "12:51" Hermeto, Fábio"Sardão"Santos, Daniel "Mussi" Artioli e Thiago Figueiredo.

O mercado de esportes eletrônicos, comumente chamado e-Sports, tem crescido substancialmente e a BGC foi uma forma de consolidar este mercado em ascensão.

Um enorme telão transmite as partidas e os visitantes podiam acompanhar de perto cada detalhe. Mas quem não teve a oportunidade de participar presencialmente também pode conferir todos os detalhes, já que o campeonato é transmitido nos canais oficiais da BGC no YouTube, Twitch e Hitbox em 4 idiomas: português, inglês, espanhol e russo.

A BGC acontece uma vez ao ano, sempre dentro da Brasil Game Show - A Maior Feira de Games Da América Latina.

Em 2016, a Brasil Game Cup aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de Setembro, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo-SP. Foram mais de 5000 participantes em qualificatórias online. Nas finais presenciais, foram mais de 20 jogadores brasileiros premiados, divididos entre os torneios.

Vídeo


Em 2016, a Brasil Game Cup chegou à sua terceira e maior edição, quando, pela primeira vez, foram realizados três torneios: um inédito campeonato oficial de Clash Royale no Brasil, uma competição de Counter- Strike: Global Offensive e o já tradicional campeonato de Dota 2.

No total, foram distribuídos R$ 90 mil em prêmios. Ao longo do ano, etapas classificatórias online definiram os jogadores e times que seguiram na competição para disputar presencialmente no palco da BGC.
No sábado (3), João Paulo Vinhal, conhecido como “Mandrake”, se tornou o primeiro campeão de Clash Royale do Brasil, levando R$ 7 mil para casa. O vice-campeão foi Alan Ribeiro, que recebeu R$ 2 mil. Felipe Barreto foi o 3o colocado e levou a premiação de R$ 1 mil.

No domingo, foi a vez da final de Counter-Strike: Global Offensive, vencida pela Remo Brave, que derrotou a CNB por 2 a 1 e levou R$ 15 mil. A CNB levou o prêmio de R$ 5 mil. Por fim, na segunda-feira (5), a paiN Gaming comemorou o tricampeonato do torneio de Dota 2 da BGC ao derrotar a TShow por 3 a 0 e faturou R$ 35 mil. Segunda colocada, a TShow ganhou R$ 13 mil.


Além disso, Showmatches do game Hearthstone, da Blizzard, foram realizados no palco da BGC e os visitantes puderam conferir de perto algumas partidas com jogadores reconhecidos e personalidades do cenário.

Galeria de imagens
         

 

A Brasil Game Cup chegou em 2016 ainda maior do que na sua edição de estreia, em 2014. O campeonato nasceu devido à forte demanda de eventos focados em eSports.

Para seguir esse aumento de representatividade e mercado em expansão, a Brasil Game Cup tem como objetivo principal fomentar o cenário de esportes eletrônicos, que por sua vez, aumenta a quantidade de equipes profissionais, gerando novas vagas de trabalho e visibilidade para todos as pessoas que trabalham direta e indiretamente com eSports.

Foram mais de R$ 90.000 em premiação para os quatro campeonatos disputados. O canal de TV Fechada, Esporte Interativo realizou a transmissão ao vivo de todos os campeonatos, além das transmissões via internet, para diversos países, através das principais plataformas de streaming de vídeo do mundo focados em games e os canais oficiais da BGC, no Twitch e Hitbox.

Essa iniciativa consolidou a Brasil Game Cup (BGC) como um dos principais campeonatos nacionais de esportes eletrônicos e demonstrou a força do cenário brasileiro no âmbito internacional.

Diversas marcas se envolveram na iniciativa e muitos visitantes do evento, que buscavam outras coisas na feira, tiveram uma relação mais próxima com o mundo dos e-Sports por causa da BGC, o que ajuda ainda mais a disseminar o cenário e incentivar novos times e jogadores.

Galeria de imagens
         

 

A Brasil Game Cup (BGC) 2016 apresentou números surpreendentes e muito satisfatórios. Além dos mais de 300 mil visitantes que passaram pelo evento Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, onde foi realizado o campeonato, mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo assistiram às competiçõs pela internet nos canais oficiais da BGC no YouTube, Twitch e Hitbox em 4 idiomas (português, inglês, espanhol e russo). O fato de ser transmitido em outras línguas e outros países permite que o conteúdo seja compartilhado com um número muito maior de pessoas, multiplicando ainda mais seu alcance. O torneio de Clash Royale foi transmitido para a Europa através de canais no Youtube de diversos jogadores. Os mais de 2 milhões de visualizações representa mais de 20% em relação ao ano de 2015.

Desta forma, o campeonato torna-se ainda mais forte no cenário e as marcas envolvidas ganham mais visibilidade. Esta é também uma iniciativa de extrema importância para o mercado nacional, que se fortalece e se torna conhecido diante dos outros países, além de mostrar nossa competência para a realização de grandes campeonatos. Além disso, a competição torna-se uma grande vitrine para os times, jogadores e profissionais envolvidos.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube