Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ARNOLD CLASSIC SOUTH AMERICA
Candidato: Savaget
Cliente: Excalibur & Savaget Promoções e Eventos
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa

Jim Lorimer é uma verdadeira lenda nos Estados Unidos. Foi astro de futebol americano na escola, serviu a Marinha dos Estados Unidos na segunda Guerra Mundial, atuou no FBI após deixar a universidade e foi prefeito de sua cidade. Porém, entre tantos atributos, o famoso promotor de eventos esportivos é uma pessoa que adora ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos. E uma dessas pessoas foi ninguém menos que Arnold Schwarzenegger.
Após vencer o Mr. World, nos Estados Unidos, em 1970, o jovem Schwarzenegger foi até Jim, que organizara a competição, para dizer que gostaria de ser seu sócio quando se aposentasse das competições de bodybuilding. Sua meta era expandir o esporte pelo o mundo. Dito e feito. Anos depois, se encontraram em Columbus, Ohio, e apertaram as mãos para formalizar a união. Assim nasceu Arnold Classic, em 1989. De lá para cá, o evento só cresceu. Em 1991, os sócios notaram a possibilidade de ampliar os horizontes além do bodybuilding e incluíram mais modalidades para criação do Arnold Classic Sports Festival.
Desde 2011 o evento ultrapassou fronteiras e realizou sua primeira edição na Espanha. Após o grande sucesso e repercussão, resolveram ter uma EXPO em cada continente do mundo, promovendo a expansão em massa do esporte, nutrição, fitness e saúde que cresceram juntos com a Expo.
Em 2013, Arnold e Jim vieram até o Brasil para escolher a empresa que realizaria a feira na América do Sul. Foi nesse momento que a Savaget & Excalibur - reconhecida no mercado há mais de 25 anos, com experiência na realização e promoção de eventos, feiras e congressos - recebeu o convite para ser sócia-parceira.
Após o convite, uma das principais metas da empresa era se tornar o maior ponto de referência em eventos esportivos, com foco na nutrição esportiva, fitness, saúde e qualidade de vida.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO

TÍTULO: Arnold Classic South America
TEMA: Feira de nutrição esportiva e esportes multiesportivos
NUMERO DE PARTICIPANTES: 60 mil
LOCAL: São Paulo–Transamérica Expo Center
DATA: 21,22 e 23 de Abril de 2017
PERIODICIDADE: Anual
ABRANGÊNCIA: Internacional
ATIVIDADES PARALELAS: Arnold Conference,Arnold Business Lunch, Healthy Pavilion, Cycling in the air, Bodybuilding Profissional e Amador com diversas competições que acontecem simultaneamente
PROMOTORA: Savaget & Excalibur
CONCEITO: Feira de negócios para lojistas, profissionais do setor e publico final com diversos eventos paralelos acontecendo concomitante, congresso técnico, degustação entre outros.

Galeria de imagens
2013 - Abertura Arnold Classic Brasil
2013- Arnold na coletiva de imprensa
2013 - Arnold com a sócia Ana Paula Leal
2013- Sócios na coletiva e presidente da IFBB Internacional
2013 - Arnold, Rafael Santoja e Ana Paula Leal
2013 -Arnold e Sócios/parceiros
2014 - Preparação da Coletiva
2014 - Jim e Arnold na Coletiva
2014 - Sócios Arnold, Ana Paula e Felipe Bonilha
2014 - Sócios Jim, Arnold, Ana Paula e Felipe Bonilha
2014 - Entrevistando atleta no palco BBPRO
2015 - Ana Paula e Felipe Bonilha
2015 - Ana Paula com Bob em visita técnica
2015- Sócios
2015 - Arnold e Ana Paula
2015 - Festa do BBPRO com os sócios
2016- Sócios
2016- Arnold fazendo Self
2016- Coletiva de imprensa
2016-
2016- Arnold
2017- Felipe Bonilha e Ana Paula Leal
2017- Sócios Felipe Bonilha, Jim Lorimer, Ana Paula Leal e Bob Lorimer
2017- Sócios Arnold e Ana Paula Leal
2017- Sócios Arnold e Felipe Bonilha
2017- Arnold e seus sócios da América do Sul
2017- Arnold e Jim Lorimer
217- Estátua na entrada da EXPO
2017- Entrada Lojista
2017- Entrada da Expo
2017- Programação Expo 2017
       

 

Vídeo


São Paulo foi a cidade escolhida para receber a quinta edição do Arnold Classic South América, o maior evento multiesportivo do mundo. A estreia do evento na cidade superou todas as expectativas; recebemos visitantes do Brasil e do exterior que prestigiaram a EXPO que teve patrocínio Diamond das maiores empresas do mercado de nutrição esportiva como Atlhetica Nutrition, BlackSkull, Integralmedica, Max Titanium e Midway.
O Arnold Model Search, maior concurso de beleza fitness do mundo em eventos esportivos, teve os mesmos patrocinadores e promoveu em São Paulo a segunda edição da etapa brasileira em um dos palcos da Expo. Tatiele Polyana e Gaston Zuniga foram eleitos os mais belos e como um dos prêmios, vão para Ohio em 2018. O próximo desafio da dupla será repetir o feito de Rafael Ferreira e Juliete de Pieri, vencedores da edição anterior, que levaram o 1º lugar da etapa internacional em Ohio.
Uma das competição mais amadas pelo Arnold Schwazernegger é o Bodybuilding Profissional, isso porque aos 15 anos, quando entrou no mundo dos esportes, começou a participar de competições de Bodybuilding e viu sua vida modificar rapidamente com o reconhecimento e visibilidade. Após suas vitórias, se tornou um astro do cinema com fama internacional e um político de sucesso. E sempre foi visto por ele, como um legado que o esporte lhe deixou. A retribuição é sempre em busca de difundir o esporte e a saúde com incentivo e palavras de força aos atletas.
Essa competição é um show a parte que acontece a noite e é assistido integralmente pelo astro, que gosta de fazer self, entrevistar os atletas para saber e mostrar a todos como foi a preparação e entregar pessoalmente os troféus. Essa competição teve patrocínio da BlackSull, Integralmedica e Midway. Os atletas precisam montrar um corpo em X, cintura fina, ombros largos e coxas grandes para ter mais chances nessa grande disputa. Além disso, o volume muscular, definição, simetria, tom de pele e coreografia são os critérios de avaliação para estabelecer o grande vencedor com o melhor “shape”.
Na categoria “Figure Pro” a simetria, definição, beleza e desenvoltura são os quesitos mais importantes. As atletas que exibem o corpo em Y, de frente e de costas também conquistam pontos a mais na disputa de beldades.
Em 2017, tivemos a apresentação de Whitney Jones e a linda e emocionante despedida da Brasileira Regiane da Silva no Fitness Pro
O Powerlifting, patrocinado pela New Millen, reuniu os 16 melhores atletas masculinos e femininos na divisão RAW (sem uso de equipamentos), que depois de uma acirrada disputa premiou como campeões, no feminino, a também campeã Mundial Ana Rosa Castellain e no masculino, Henrique Sinihur. O evento contou com uma plateia entusiasmada, que incentivou os atletas do começo ao fim.
Uma das competições mais “fair Play” é o Desafio Internacional de Luta de Braço Brasil x Suécia, que foi muito aguardado pelo público e acompanhada de perto pelo próprio Arnold Schwarzenegger que vibrou com elas no palco. Nesta edição, novamente, as brasileiras Gabriela Vasconcelos e Tatiane Faria ganharam e deixaram o título aqui no Brasil. O evento foi gravado, com exclusividade, pela Rede Globo para o programa Esporte Espetacular, dando mais repercussão em todo o território nacional.
A competição “Arnold Pro Strongman World Series” acontece em todos os Arnold Classic pelo mundo e reúne os melhores atletas de Strongman em provas variadas de força, resistência, velocidade e habilidade para levantar, arrastar e transportar diferentes objetos. Tivemos transmissão da Sportv e contamos com a participação de 7 atletas internacionais e 1 brasileiro. A final, realizada no palco principal, contou com a presença dos 6 melhores disputando a prova Dumbell. Rauno Heinla da Estônia foi o vencedor dessa grande batalha, Jerry Pritchett dos EUA, ficou em segundo, e Mateusz Kieliszkowski da Polônia, em terceiro.
Reunindo os melhores profissionais com mais de 200 atletas inscritos de muitos países das Américas, como Venezuela, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile e Peru, além do Brasil a 3ª Copa Pan-Americana realizada pela Federação Brasileira de Pole Dance com patrocínio da PCS, teve uma competição acirrada para ganhar o troféu de melhor atleta de Pole Dance das Américas que ficou na categoria profissional com Victoria Rame e Leonardo Perez, ambos da Argentina.
O Brasil tem uma particularidade: é o único evento a oferecer atividades paradesportivas. A Arena Inclusão é um espaço destinado a proporcionar a experimentação do esporte Paralímpico, assistindo e vivenciando cada modalidade. Pessoas com e sem deficiência puderam experimentar basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futebol de cinco e tênis em Cadeira de Rodas. Além disso, o evento contou com a “I Exposição minha foto na Arnold”, que tinha como tema “Atividade Física é para Todos”, e foi composta por fotos enviadas pelo público, com imagens de momentos de atividade física de pessoas com deficiência que também foi incentivado pela marca Wilson que foi um grande parceiro dessa arena que é amada por todos os visitantes.
Entre as novas atividades, o Cycling In The Air ofereceu aos participantes a oportunidade de pedalar nas alturas. Bicicletas ergométricas instaladas no heliponto do Tower Bridge Corporate, deu ao evento a união da sensação de liberdade, emoção, inovação e esportividade por meio do Spinning Outdoor. Foi uma aventura única, aliada à performance com suporte técnico da BodyTech a todos os participantes e patrocínio da ON, o astro Arnold Schwazernegger foi conferir de pertinho e incentivou ainda mais a todos.
Dentre as mais variadas competições tivemos a Arena Fitness, Bodybuilder Amador, Wushu Forma, Luta Olímpica, MMT, Muay Thai, Pebolim, Wushu Sanda, Street Workout, Jiu Jitsu, Judô, Jump Rope, Karatê, Strong Amador, Remo Indoor, Sambô, Xadrez e as novidades de 2017 que aumentaram ainda mais o número de competições, o Mas Wrestling e o cubo mágico, que trouxeram um novo público para a esfera esportiva vibrando nas 37 competições que aconteceram nos 3 dias de eventos.
O “Arnold Business Lunch” foi mais uma novidade que a EXPO acrescentou no seu conteúdo. Estar perto de Arnold Schwarzenegger é o sonho de 10 entre 10 pessoas que visitaram o Arnold Classic South America, porém, para um seleto grupo de empresários e parceiros convidados, foi mais que realidade. Isso porque tiveram a oportunidade de participar do almoço de negócios com a presença do empresário e ator de Hollywood. O atleta e empresário Gustavo Borges foi o anfitrião e fez perguntas na intenção de obter estratégias e troca de experiências entre os empresários, amantes do esporte, da saúde e do bem estar, todos juntos em prol de entender os segredos de um grande homem de sucesso.
E nessa mesma visão, criamos o healthy Pavilion que é uma área de exposição destinada à divulgação e promoção de empresas e serviços ligados à saúde, qualidade de vida e sustentabilidade. O evento recebeu o público do congresso, reunindo expositores ligados à produção e comercialização de produtos naturais, veganos, vegetarianos, diet/light, probióticos, nutrição esportiva, fitoterápicos, gluten free/lactose free.
O “Arnold Conference”, que está em sua quarta edição, é um grande sucesso sendo um dos maiores congressos de nutrição esportiva e esse ano, o evento contou com uma nova estrutura, inovando e apresentando ao público um mega palco de 360 graus com capacidade para 1.200 pessoas. Foram diversas palestras e workshops sobre os temas mais atuais do cenário de nutrição, esporte e fitness, com os profissionais mais conceituados da área.

Galeria de imagens
Melhores Momentos
Arnold com as crianças do Jump Rope
Competição de Cubo Mágico
Competição de Mas Wrestling
Aula de Pilates
Arnold jogando com as crianças na arena de Xadrez
Competição de Muay Thai
Competição de Biquini - BBAmador
Palco 360 do Conference
 

 

Todo ano traçamos metas e desafios para estimular o novo, aliando com as inovações tecnológicas dos novos parceiros e estratégias, pois assim conseguimos dar ao público fiel do evento a experiência de vivenciar uma Arnold diferente a cada edição.

Esse ano criamos o “Arnold Boulevard”, onde o conceito era ser ao ar livre e virar o cartão de boas vindas aos visitantes, tendo uma recepção com muito entretenimento e nessa ideia construímos, com os nossos patrocinadores, uma mega estrutura em 975m2 no estacionamento do transamérica Expo Center.
Lá tivemos uma estátua do Arnold em tamanho real, bandas de rock ao vivo, apresentação do Globo da morte e para os mais corajosos, um bungee jump com 45 metros de altura, tudo isso de forma gratuita a quem quisesse. Foi um sucesso a parte, pois nesse momento conseguimos inovar, fazendo a experiência dos 5 sentidos humanos em um só local.

A mudança de Estado também trouxe alguns desafios, a Savaget e todos os profissionais que organizam e realizam a expo, são 100% do Rio de Janeiro e sabíamos a dificuldade que teríamos em levar o evento para um pavilhão novo, sendo em outro estado e, além disso, produzir um evento maior que a edição anterior. Tivemos inúmeras reuniões e viagens a São Paulo em busca de novos parceiros comprometidos em fazer dessa EXPO ainda melhor e mais atrativa que nos anos anteriores.
A estratégia de mudar a sede para São Paulo seguiu junto com o Schwarzenegger. Queríamos estender as fronteiras para o nível continental, a fim de atender de forma mais ampla aos países da América do Sul. São Paulo foi escolhida, pois é considerada o coração financeiro do País, com R$16,3 bilhões ao ano gerados por feiras de negócios. A alteração do nome se rendeu a essa mudança que passou de Arnold Classic Brasil para Arnold Classic South America, fomentando ainda mais o evento.
Com a expansão do Arnold Classic no Brasil, veio o desafio da inclusão social no esporte, sendo o único continente, até hoje, a ter uma “arena inclusão”. Nessa estrutura, o público é convidado a participar e vivenciar a experimentação do esporte paralímpico. Essa inclusão faz do Arnold Classic South América um evento único e especial, pois assim deixa um legado do Brasil para o mundo.
A Arnold tem como uma de suas marcas registradas a diversidade esportiva, e em 2017, novas competições estrearam nas arenas , tais como: o Shidokan , skate e Cubo mágico, trazendo um novo público, que não é totalmente do esporte de força física e sim força mental para conhecer e vivenciar a Arnold, assim conseguimos desmistificar um pouco mais a imagem do Arnold Schwarzenegger que é muito relacionada ao Fisiculturismo e fortalecer a imagem dele como um incentivador do esporte e da prática de atividades esportivas como um todo, seja no esporte de apresentação, força física ou mental. Também conseguimos aumentar o número de participação de crianças, criando categorias infanto juvenis e de competições com desafios internacionais, foram 4 no total, Arnold Pro Strongman World Series, com os homens mais fortes do mundo, Desafio Internacional de Luta de Braço Brasil x Suécia , a 3ª Copa Pan-Americana de Pole Dance e o Open Internacional de Karate.

Desde 2013 temos o Arnold Conference, com a extensão para América do Sul, realizamos o primeiro e maior congresso internacional do setor, no total, esse evento paralelo teve mais de 100 palestras, ministradas por 107 renomados profissionais e os mais capacitados dentro de suas respectivas áreas no Brasil, Estados Unidos e Europa. A novidade tecnológica desse ano foi um palco 360* onde os palestrantes conseguiam interagir com todos em sua volta, além disso, para que todos pudessem ver as ilustrações durante as apresentações, foram instalados telões acima do palco, que podiam ser visualizado em todos os ângulos pelos os alunos, facilitando a comunicação.

Houveram mais dois palcos que sofreram alterações tecnológicas. Foram instalados telões de LED com 4 metros de altura em toda a extensão dos 18 metros de comprimento do palco principal, para que o público presente não perdesse nenhum detalhe das apresentações dos melhores bodybuilding do mundo. O outro palco foi do pole dance que teve 8 metros de comprimento tambem com 4 metros de altura passando os melhores momentos das apresentações.

A Expo vem crescendo em todos os sentidos, tanto na relação tecnológica, estrutural, participação de expositores e marcas, quanto no aumento significativo de visitação de lojistas e profissionais do setor; Criamos um horário específico, na Feira, das 10:00 às 14:00 somente para lojistas e profissionais do setor, sob credenciamento prévio em nosso site, com acesso gratuito. Este ano foram mais de 4.500 lojistas, um aumento de quase 50% comparativo a edição anterior.

Galeria de imagens
Visão geral dos pavilhões da Expo e o Arnold Boulevard
Arnold Boulevard- Globo da morte
Arnold Boulevard - Estátua Arnold em tamanho real
Arnold Boulevard - Bungee Jump 45mt de altura
 

 

O maior evento multiesportivo da América Latina em 2017 consumiu R$10 milhões de reais em investimento com geração de R$ 100 milhões de negócios gerados. A mudança para a capital Paulista proporcionou o crescimento de 30% na área de exposição em relação ao ano passado, ocupando 100 mil metros quadrados do Transamérica Expo que recebeu mais de 60 mil visitantes e teve 150 marcas expositoras, o que impactou positivamente na economia da capital paulista com a criação de 5 mil empregos diretos e indiretos durante o período da EXPO.

O número de lojistas participantes foi recorde, foram 4.520 profissionais em busca de novidades e produtos, quase 50% a mais que 2016, além disso no Conference, que é voltado para a educação continuada também contamos com um numero expressivo de 4.700 inscrições de profissionais como: Educadores físicos, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas entre outros, onde 70% dos inscritos foram de fora de são Paulo, com mais de 100 palestras o que contabilizou para a ocupação dos quartos terem subido em mais de 1.500 por dia.
Foram 580 jornalistas cadastrados gerando mais de 50 milhões em centimetragem de retorno de mídia espontânea, 34 reportagens televisivas, 992 matérias em blogs e sites e 61 reportagens em mídias impressas. Já na internet contabilizamos nos canais oficiais 226 mil seguidores no Instagram, 724.610 mil seguidores no Facebook e recebemos a visitação de 97 mil pessoas no site durante o evento. Foram 12.296 pessoas usando a #arnoldclassicsouthamerica2017, 100.262 pessoas usando #arnoldclassicsouthamerica e 7.914 na #acsa2017, o que totalizou durante o período o total de 120.472 pessoas interagindo com # no evento em tempo real.
Os patrocinadores do Arnold Classic South América comemoraram o número de contratos fechados nos três dias do evento.
Para a Atlhetica Nutrition, foram superadas todas as expectativas com o Arnold Classic South America 2017. Os executivos da empresa avaliam que o evento tornou-se um importante espaço para os negócios e, também, para o contato com o público e fãs. O gerente nacional de Vendas, Eduardo Henrique Caruzo, e o gerente nacional de Novos Negócios, Jefferson Silva, confirmam que o volume de negócios foi 50% maior do que no Arnold do ano passado, com 1.500 clientes atendidos. O diretor de Marketing, Eduardo Mondini, destacou a organização do estande, dividido em três espaços: de negócios, o Palco Best Whey e o Hard Core Gym, que recebeu milhares de visitantes.
"Esta foi a maior feira de todos os tempos. O ano de 2017 é um marco: a Black Skull fez muito negócios. Estamos saindo daqui com mais de um milhão de dólares em negócios realizados. Trabalhamos incessantemente para fomentar o evento por meio de muitas ações, como as bandas de rock e atletas internacionais. Ele vai auxiliar ainda mais na recuperação do mercado de nutrição esportiva, que vem se mantendo apesar da crise. Em 2016 cresceu 9% e, para este ano, prevejo 18%, especialmente em função dos resultados do Arnold Classic South America", garantiu Marcelo Bella, presidente da Black Skull.
"Desde que chegou ao Brasil, o Arnold Classic sempre foi uma grande oportunidade para receber nossos consumidores e parceiros comerciais. Aqui em São Paulo batemos recorde no atendimento a clientes, além de interagir com o cliente final, sempre ávido por novidades, degustação de produtos e em conhecer celebridades. O Arnold Classic South America foi excelente para a Max Titanium. São Paulo é polo de negócios e, comparado ao Rio de Janeiro, fechamos muito mais", disse Mariana Morelli, sócia-proprietária que atua como diretora comercial da Max Titanium.
"Da nossa parte, O Arnold Classic South America foi muito positivo. Fizemos inúmeros contatos e realizamos incontáveis negócios. Ainda vamos fechar o balanço, mas posso afirmar com tranquilidade que a Midway superou todas as metas de vendas nessa primeira edição da feira em São Paulo", analisou Julio Colle, vice-presidente da empresa Midway.
“Para nós da Integralmedica, o Arnold South América 2017 foi sucesso total! Batemos recordes históricos de faturamento em vendas, recebemos um número enorme de consumidores em nossos dois estandes, onde conseguimos proporcionar experiência única com degustação de produtos lançamentos, contato com atletas, distribuição de kits e ações especiais que fizeram o consumidor Integralmedica se sentir parte da marca e inseridos no universo fitness. O evento em SP com certeza foi assertivo e proporcionou crescimento, onde ficou claro aos fabricantes, clientes e consumidores todo o potencial do Arnold Classic South América. Aguardamos ansiosos a próxima edição em 2018.” Falou Felipe Bragança, CEO da Integralmedica

Galeria de imagens
Divulgação e mídias
Logistas por região
Dados do Arnold Conference
Retorno de investimento
Algumas competições
Depoimentos
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube