Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CARNAVAIS DOS OUROS: XVII ENCONTRO DE CORRETORES OURO TOKIO MARINE EM ANGRA DOS REIS
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Alternativa F Eventos:
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Immaginare:
Empresa fundada por Edgar Werblowsky, que respira o turismo de alta qualidade há 30 anos, desde que pioneirou no mercado brasileiro com a Freeway. Uma empresa premiada diversas vezes por seu compromisso com o social, e pela excelência de seus serviços.

Neste ambiente nasceu em 2005 a Immaginare, empresa de Incentivo, Eventos e Experiências, para atender os clientes empresariais em suas ações de marketing, relacionamento, premiações e campanhas de incentivo.

O Evento:
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Desta forma, a Alternativa F Eventos e a Immaginare foram contratadas para desenvolver uma viagem de incentivo para o Club Med Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Cuidando de todo pré, durante e pós da viagem. Desenvolvemos todo conceito, logística, hospedagem, transporte, A&B, cenografia, decoração, comunicação visual, entre diversos outros itens.

Ficha Técnica
Local: Club Med Mangaratiba
Período de realização: 08 a 12/04/2017
Pax: 140

Vídeo


Conheça a seguir a viagem como um todo e entenda melhor a nossa operação:
Título: XVII Encontro de Corretores Ouro
Tema: Carnavais dos Ouros
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio Marine e os Corretores, - Valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio Marine e quem é Ouro
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras com faturamento acima de R$ 1,5 milhões, 50% homens e 50% mulheres

Conceito
Esta viagem teve um conceito que amarrava todas as ações e eventos sob o olhar do participante. Tudo ali tinha um sentido.

Linha Inspiracional do Conceito:
Tum-Tum. Tum-tum.
Esse som pode representar a batida dos nossos corações. Mas também simboliza uma fagulha, a batida que dá início a um ritmo que vai ganhando força, crescendo e tomando conta de cada um de nós. Aquele sentimento que só quem está ali, por exemplo, em uma concentração de escola de samba e sente a bateria iniciando, ganhando forma e componentes, consegue explicar. O arrepio na pele, a emoção estampada no rosto, o sorriso que teima em abrir e as pernas que não conseguem ficar paradas.

O mesmo som que representa a festa que faz parte da vida dos brasileiros e tem as mais diferentes formas ao redor do mundo: o carnaval. Seja através de um blues em New Orleans, de uma valsa em Veneza ou de um frevo em Olinda. Em comum, a felicidade que é símbolo e bandeira e faz parte da comissão de frente.

O Carnaval dos Corretores Ouro foi fruto de um enredo que já vinha sendo escrito através da parceria com a Tokio Marine por meio de uma evolução contínua e harmonia que são nota 10.
Um carnaval único e próprio. Realmente do jeito deles, cheio de personagens inesquecíveis, onde comemorar é permitido e se divertir é essencial.
Esse foi o nosso carnaval: o Carnavais dos Ouros.

***É importante salientar que sugerimos, pela primeira vez, um destino no Sudeste já que todas as outras viagens anteriores aconteceram no Nordeste. O destino sugerido e escolhido foi o berço do Carnaval brasileiro: o Rio de Janeiro, e por isso, esse tema se encaixou perfeitamente com a viagem.

Comunicação Visual:
Toda comunicação foi baseada na identidade típica do carnaval, com muito glitter, brilho, paetês, porém de forma sofisticada nos fundos. Trouxemos ilustrações, em formato de silhuetas, que buscaram uma identificação direta com os temas dos dias em questão. Com cores fortes e atraentes quisemos conquistar a todos e colocar no clima do evento. A ideia oi ter uma comunicação fun, moderna, dinâmica e contagiante.
Pré-evento
Foi criado um Facebook da viagem, onde os participantes puderam se informar agenda, ver fotos dos locais, sanar dúvidas sobre trajes e clima. Dentro da ferramenta, o convidado podia interagir com o conteúdo, curtir/compartilhas as informações e tirar dúvidas sobre o evento.

Como forma de ativação pré-evento, enviamos um kit para que ele já fosse se preparando: um folheto com informações gerais da viagem, tags de bagagem com cada um dos carnavais que íamos trabalhar, copos de cerveja com a temática do Rio de Janeiro e uma máscara de Veneza para que ele pudesse usar na premiação. Tudo foi colocado cuidadosamente em uma caixa preta com fechamento em fita e máscara dourada em glitter.

Agenda
A agenda do evento foi montada para que o convidado pudesse ter, dia a dia, uma diferente experiência, levando para ele os melhores carnavais do Brasil e do Mundo.

Para fazermos a amarração com o tema, a cada dia, focamos em um Carnaval diferente que misturava-se com características da parceria Tokio Marine e corretor.
-Marchinha dos Ouros: Nosso relacionamento tem passado e futuro
- Bloco dos Ouros: Nosso sucesso ganha o mundo
- Desfile dos Ouros: Nossa parceria vai para as ruas
- Carnaval dos Ouros: Nota 10 em reconhecimento, tradição e relacionamento

Confira a seguir, passo a passo das ações do evento:

1º Dia
Embarque e Chegada em Mangaratiba.
O grupo foi divido em diversos voos regulares.
Na chegada ao Hotel, foi realizado o check in, onde recebemos os convidados em ritmo de Marchinha. Além disso, servimos alguns petiscos e bebidas.
Assim que fizeram o check in, os convidados seguiram diretamente para o seu quarto para aguardar a chegada das malas.
Ao entrar nos quartos, haviam presentes exclusivos:
As mulheres receberam: Bolsa de praia, canga, travesseiro de pescoço para praia e havaianas.
Os homens receberam: Mala, camiseta e havaianas.

Como o grupo chegou no final da tarde no hotel, deixamos a noite livre para que eles pudessem aproveitar do restaurante, muito famoso pela sua culinária gourmet e os shows oferecidos pela equipe do Club Med.

Ao retornar ao quarto, o participante recebeu os famosos Browies cariocas do Luiz e um bilhete com informações do dia seguinte.

2º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foi organizado um bate-papo com o presidente. A reunião teve o objetivo de apontar as principais estratégias que a Tokio Marine estava oferecendo naquele momento e levantar as principais dúvidas, opiniões e observações dos convidadas como forma de melhoria.

Assim que a atividade terminou, todos foram almoçar no Restaurante do Hotel.

A tarde foi marcada pelas atividades de carteado, vôlei e futebol organizadas em áreas de lazer exclusivas para o grupo.

Conforme citado acima, todos os jantares das noites foram tematizados com um carnaval diferente.

Como esta era a primeira noite de integração, o tema desta festa foi “Bloco dos Ouros”: uma festa que demonstrou que todos precisavam entrar no mesmo ritmo, o ritmo do blues contido em um dos carnavais mais famosos do mundo: o Mardi Gras

Como ambientação, montamos um cenário inspirado nas cores Roxa, Verde e Dourado.
A grande atração foi um palco 100% projetado que trazia diferentes imagens e vídeos desse famoso carnaval e de Nova Orleans. Na composição cenográfia também tivemos colunas de tijolinhos, flâmulas, elementos de teto e muitos, mas muitos colares de contas.

Para dar as boas-vindas a todos, montamos um se fotográfico inspirado na entrada do House of Blues, que tinha dois personagens típicos. Após passar pelo set, o convidado ganhava os famosos colares para compor os trajes em tons de verde e roxo.

Após todos entrarem, os diretores fizeram um discurso e liberamos o jantar e os bares.

Após o jantar, tivemos uma apresentação de uma banda de Rock super renomada no Rio de Janeiro, a Bella Godiva, tocando clássicos como “Sweet Child of Mine”, “Sympathy for the Devil”, entre outros. Foi um sucesso tão grande que a banda fez um show de aproximadamente 2 horas. Após o show, a pista foi comandada por um DJ.

Ao retornar ao quarto, o participante recebeu uma petisqueira personalizada com a máscara desse carnaval e um bilhete com informações do dia seguinte.

3º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foi organizado um passeio de escuna para Ilha Grande para que eles pudessem conhecer a famosa Lagoa Azul e a vila de compras. Com a exclusividade do barco, conseguimos personalizar diversas áreas com bandeiras, colchões infláveis, baldes personalizados e almofadas de descanso. Próximo ao horário do almoço, todos retornaram ao Hotel e almoçaram no restaurante.

À tarde, puderam usufruir de um serviço de piscina em área reservada para o grupo e descansar para a próxima desta da noite.

O tema da festa desta noite foi “Desfile dos Ouros”, uma noite focada no nosso carnaval tradicional. Transformamos o hotel no Sambódromo, palco da Unidos da Tokio Marine, trazendo muitas cores, confete, serpentina e tudo para que todos se divertissem ao máximo.
O local escolhido para essa festa foi a varanda externa do Centro de Convenções, um ambiente informal e ao ar livre que foi ambientado com mesas coloridas e decoradas com plumas, confete e espelhos, palco central que remetia a famosa apoteose do Rio de Janeiro e lounge na área do jardim.

Além disso, para deixar a noite muito animada, contratamos uma Roda de Samba com o grupo Batuque na Cozinha que veio acompanhado de duas lindas passistas, mestre sala e porta bandeira que segurava o brasão da “Unidos da Tokio Marine”, o que fez com que todos dançassem a noite toda.

Ao retornar ao quarto, o participante recebeu um porta latinha de neoprene e um bilhete num pandeiro com informações do dia seguinte.
4º Dia:
Na noite anterior, através de um speech do nosso mestre de cerimônias, divulgamos que teríamos um campeonato futebol surpresa e que dois jogadores iriam comandar os times. Na saída da festa, colocamos duas tabelas para que todos se inscrevessem: uma do time verde e outra do time amarelo.

Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, levamos todos para participar do jogo de Futebol, eles, ainda sem saber quem estaria lá ficaram muito curiosos tentando adivinhar quais seriam as celebridades. Quando nossa arquibancada estava cheia o primeiro jogador entrou com uma máscara com um ponto de interrogação e fez charadas para que eles adivinhassem quem era e assim apareceu o Amaral, jogador da Seleção Brasileira nos anos de 95 e 96 e muito famoso no time do Palmeiras. O próprio Amaral convidou o próximo jogador misterioso que seguiu a mesma sistemática e se revelou como Vampeta, jogador da Seleção Brasileira em 1999 e muito famoso no time do Corinthians.

Os jogadores interagiram com os convidados, contaram as famosas histórias da época de seleção, bateram uma bolinha e almoçaram com todos.

Após o almoço, a tarde foi livre para que o convidado pudesse aproveitar da estrutura de piscina montada para eles e para que pudesse descansar antes de nossa grande e inesquecível cerimônia de premiação.

A cerimônia tinha o tema “Carnavais dos Ouros”, inspirada nos glamorosos bailes de Veneza.
Para essa noite, buscamos trazer todo o requinte de um Baile de Máscaras nessa cidade maravilhosa.

As cores predominantes foram o dourado e o branco, com utilização de painéis cenográficos com texturas e espelhos. O fundo d palco, 100% projetado, trazia imagens de valsas, máscaras e outras texturas inspiradas nesse baile. As mesas compuseram o ambiente com arranjos de rosas brancas com máscaras e vasos mais baixos com velas e glitter dourado.

A noite começou com o presidente recebendo a todos em um set fotográfico para fotos (todos aproveitaram para usar as máscaras recebidas no kit véspera), que após o evento viraria uma capa de uma revista personalizada sobre a viagem. Após as fotos, a premiação começou de uma forma muito especial, com um número de bailarinos venezianos fazendo um espetáculo ao vivo no evento. Após o número, um dos bailarinos levou o presidente ao palco que fez o speech de boas vindas.

Após as palavras, os convidados começaram a subir ao palco, divididos por Regional.
Para cada Regional, haviam fotos e música especifica da região.

A caminho do palco eles recebiam uma placa das mãos dos Diretores, eram parabenizados, posavam para a foto e retornavam aos seus lugares. Cada novo corretor, recebeu relógio da Tommy Hilfiger como agradecimento especial. A duração desta mecânica foi de cerca de 1 hora e 30 minutos.

Após esta mecânica, os Diretores agradeceram as esposas presentes e chamaram todas ao palco para que elas recebessem um presente especial: uma joia da Vivara.

A premiação terminou com mais um número de dança que foi aplaudido de pé por todos os premiados.

Ao final, todos foram liberados para jantar e depois do jantar tivemos um show exclusivo da Preta Gil, personagem famosa do Carnaval carioca que deixou a noite ainda mais especial.

No quarto, mais dois brindes especiais: um CD nominal e autografado pela Preta, além de um kit caipirinha. Junto com esse material, entregamos um bilhete personalizado com informações sobre o dia seguinte.

5º. Dia:
No último dia tivemos o check out dos participantes de acordo com a malha aérea, e em sua saída do hotel foi entregue um pen drive com todas as fotos do evento.

Pós Evento
Após o evento foi enviada uma revista com o resumo de todos os dias de viagem e a capa foi a foto tirada no set fotográfico da premiação.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
Caixa Kit Véspera
Caixa Kit Véspera
Convite Pandeiro
Outros Convites
Embarque
Chegada Marchinha
Chegada Marchinha
Chegada Marchinha
Chegada Marchinha
Passeio Dia
Passeio Di
Passeio Di
Passeio Di
Brindes e Customização
Brindes e Customização
Debate Corretores
Debate Corretores
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Festa Desfile dos Ouros
Ação com Jogadores Famosos
Ação com Jogadores Famosos
Ação com Jogadores Famosos
Ação com Jogadores Famosos
Ação com Jogadores Famosos
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Festa Mardi Gras
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de PremiaçãoBaile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
Baile Veneziano de Máscaras de Premiação
         

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

Desafios x Soluções

1 - Como organizar um evento para a família dos convidados e dos Diretores?
O local escolhido foi um Hotel com perfil mais tranquilo, área para relaxamento e clube para as crianças. Além disso, as festas tinham sonorização ambiente e os artistas dos shows eram voltados para a família.

2 – Como fazer ações exclusivas para um grupo de 140 pessoas em um hotel que tinha apenas uma sala para eventos?
Toda a noite, trocávamos a cenografia, a decoração e a cor da iluminação com o objetivo de mudar o ambiente em que o convidado havia experimentado na noite anterior. Além disso, em uma das festas aproveitamos a área externa, o que deu muito certo e combinou com o tema proposta. O cliente final ficou muito satisfeito com o resultado.

3 – Como dar atividades exclusivas em um hotel voltado para o turista?
Foi realizada uma visita técnica e algumas negociações com o Hotel para que o nosso grupo se sentisse diferente, por isso, todas as ações eram diferenciadas, por exemplo: existia área reservada para almoço, os jantares eram feitos em sala de convenções, não houve o processo padrão de check in e todas as atividades de lazer eram feitas em piscinas, quadras e salas diferenciadas, onde os hospedes normais do Hotel não acessavam. Foi muito difícil conseguir essas exceções com um hotel, mas o desafio foi superado.

4 – Como se superar de ano a ano, já que este evento já está na 17ª. Edição?
O que sempre fazemos é buscar uma linha inspiracional que fuja do destino e que possamos diversificar na cenografia, atração e brindes e foi isso que fizemos neste ano: as festas fugiram do típico, usamos recursos tecnológicos, todos os cardápios foram tematizados e pensados, uma área de piscina foi reservada e além de tudo isso, trouxemos uma cenografia muito pesada em termos de construção e soluções de equipamentos e luz que pudessem diferenciar uma festa de outra.

A receita total do evento ficou em média R$ 10.450,00 por participante.

Este evento movimentou a rede hoteleira em Mangaratiba, pois utilizamos grande parte do Hotel fazendo com que outros hospedes procurassem infraestrutura similar nas proximidades.

Por ser uma cidade turística, economicamente movimentamos o comércio, pois uns dos passeios oferecidos para o grupo foi à ida a Ilha Grande, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com a nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% avaliando total satisfação na viagem, ou seja, um índice altíssimo de aprovação do grupo. Porém, para nós e para o departamento de marketing da Tokio Marine, o reconhecimento final deste evento foi um grande aplauso (em pé) de todos os participantes em nossa ultima noite de premiação.

Mais de 40 mensagens com elogios foram postadas nos canais online do evento. Confira algumas delas:

Gostaria de agradecer a toda "Equipe Tokio Marine" pelo excelente evento. Foi impecável em todos os detalhes. Parabéns a todos e que a Companhia continue a prosperar com essa "Equipe Ouro"

Simplesmente maravilhoso! Sem palavras para agradecer a Tokio Marine por nos proporcionar dias incríveis de muita alegria. Obrigadaaaaa pela companhia de todos. Parabéns a essa equipe nota mil estava tudo lindo nos mínimos detalhes.

Muito obrigada TOKIO MARINE! Dias inesquecíveis... festa de encerramento para ficar na memória! E aí quando chegamos no quarto, mais brindes maravilhosos!
Muito obrigada de coração!

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

Staff
Pré-evento: 05 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação
Durante: Aproximadamente 50 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.
Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

Refeições - Foram servidas 1.680 refeições entre cafés da manhã, almoços e jantares.

Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 140
Nº vans: 5 veículos

 

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