Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: IDENTIDADE E ARTES DO EVENTO CARNAVAIS DOS OUROS DA TOKIO MARINE
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Alternativa F Eventos:

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

O Evento:

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver toda a comunicação visual dessa viagem para Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Cuidando de todo conceito, logo, base de comunicação, brindes e concepção cenográfica.

Ficha Técnica:
Local: Club Med Mangaratiba
Período de realização: 08 a 12 de abril de 2017
Participantes: 140

Vídeo


Explicaremos a comunicação visual a seguir, mas antes algumas informações sobre o que era o evento:

Título: XVII Encontro de Corretores Ouro
Tema: Carnavais dos Ouros
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio Marine e os Corretores, - Valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio Marine e quem é Ouro
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras com faturamento acima de R$ 1,5 milhões, 50% homens e 50% mulheres

Conceito
Esta viagem teve um conceito que amarrava todas as ações e eventos sob o olhar do participante. Tudo ali tinha um sentido.

Linha Inspiracional do Conceito:
Tum-Tum. Tum-tum.
Esse som pode representar a batida dos nossos corações. Mas também simboliza uma fagulha, a batida que dá início a um ritmo que vai ganhando força, crescendo e tomando conta de cada um de nós. Aquele sentimento que só quem está ali, por exemplo, em uma concentração de escola de samba e sente a bateria iniciando, ganhando forma e componentes, consegue explicar. O arrepio na pele, a emoção estampada no rosto, o sorriso que teima em abrir e as pernas que não conseguem ficar paradas.

O mesmo som que representa a festa que faz parte da vida dos brasileiros e tem as mais diferentes formas ao redor do mundo: o carnaval. Seja através de um blues em New Orleans, de uma valsa em Veneza ou de um frevo em Olinda. Em comum, a felicidade que é símbolo e bandeira e faz parte da comissão de frente.

O Carnaval dos Corretores Ouro foi fruto de um enredo que já vinha sendo escrito através da parceria com a Tokio Marine por meio de uma evolução contínua e harmonia que são nota 10.
Um carnaval único e próprio. Realmente do jeito deles, cheio de personagens inesquecíveis, onde comemorar é permitido e se divertir é essencial.
Esse foi o nosso carnaval: o Carnavais dos Ouros.

***É importante salientar que sugerimos, pela primeira vez, um destino no Sudeste já que todas as outras viagens anteriores aconteceram no Nordeste. O destino sugerido e escolhido foi o berço do Carnaval brasileiro: o Rio de Janeiro, e por isso, esse tema se encaixou perfeitamente com a viagem.

Prancha Conceito:
Toda comunicação foi baseada na identidade típica do carnaval, com muito glitter, brilho, paetês, porém de forma sofisticada nos fundos. Trouxemos ilustrações, em formato de silhuetas, que buscaram uma identificação direta com os temas dos dias em questão. Com cores fortes e atraentes quisemos conquistar a todos e colocar no clima do evento. A ideia oi ter uma comunicação fun, moderna, dinâmica e contagiante.


c) A amarração do conceito
Depois de desenvolvido o tema e a base da identidade era o momento de criar a amarração necessária para o evento, seus dias e para que todo o material gráfico fosse criado dentro de uma ideia central. E para isso focamos em um carnaval diferente por dia que se misturava com características da parceria Tokio Marine com o corretor.

-Marchinha dos Ouros: Nosso relacionamento tem passado e futuro
Bailes de carnaval das décadas de 20, 30, 40 e 50. Uma festa glamorosa toda em tons de preto e branco, como os famosos carnavais do Hotel Copacabana Palace, onde se reunia importantes nomes e celebridades, assim como eram os participantes de nosso evento.

- Bloco dos Ouros: Nosso sucesso ganha o mundo
Mostrou a globalização, representada pela força da Tokio Marine, que, de modo simbólico trouxe o Mardi Gras como personagem principal.

- Desfile dos Ouros: Nossa parceria vai para as ruas
Transformamos os nossos convidados em uma escola de samba inspirada no carnaval tradicional, trazendo a “Unidos da Tokio Marine” para desfilar integração, motivação e muita harmonia.

- Carnaval dos Ouros: Nota 10 em reconhecimento, tradição e relacionamento
O mais famoso Baile de Máscaras do Mundo foi inspiração para a nossa noite de premiação e para trazermos como forma de agradecimento, o glamour de Veneza.

As peças
Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acamento. Abaixo, exemplificaremos algumas delas:

- Prancha Conceito
- Identidade Visual
- Aplicativo

- E-mails e Convites Online
Com recortes especiais que representavam um pandeiro, além de grafismos e paetês representando cada um dos carnavais.

- Kit Véspera
Kit com folheto com informações gerais da viagem, tags de bagagem com cada um dos carnavais que íamos trabalhar, copos de cerveja com a temática do Rio de Janeiro e uma máscara de Veneza para que ele pudesse usar na premiação. Tudo foi colocado cuidadosamente em uma caixa preta com fechamento em fita e máscara dourada em glitter.

- Bilhetes
Cada um com uma diferente faca especial nos seguintes formatos: leque, pandeiro, máscara veneziana e plumas, cinta para caixa.

- Jogos Americanos e Bolachas de Chopp
Com informações sobre a história de cada um desses espetáculos.

- Totens
Trouxeram uma máscara, uma cor e um grafismo diferente a cada dia.

- Desenvolvimento de brindes como baldes de chopp, colchões para piscina, almofadas de pescoço, dentro outros.

- Desenvolvimento dos posts de Facebook e artes para o App da Viagem

- Cenografia do Check In da Marchinha
- Cenografia da Noite Bloco dos Ouros
- Cenografia da Noite Desfile dos Ouros
- Cenografia da Premiação com tema Carnaval dos Ouros
- Cenografia da Reunião com a Diretoria
- Apresentações em Power Point
- Entre várias outras

Foram mais de 40 layouts de peças gráficas, 45 layouts cenográficos entre painéis e totens e 7 diferentes tipos de apresentações de power point.

Dois designers trabalharam por 60 dias no desenvolvimento desta comunicação visual.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
Caixa Kit Véspera
Caixa Kit Véspera
Caixa Kit Véspera
Caixa Kit Véspera
Folder Programação
Convite Pandeiro
Convite Baile Veneza com Penas Reais
Placa Reservado
Convite Leque Carnaval Passado
Convites
Brindes Customizados
Totens Dias
Prancha Marchinha dos Ouros
Camiseta Marcinha
Convite Festa Marchinha
3D Chegada e Recepção
3D Chegada e Recepção
3D Chegada e Recepção
Fotos Recepção
Fotos Recepção
Fotos Recepção
Fotos Recepção
Prancha Desfile dos Ouros
Camiseta Desfile
Convite Desfile
3D Festa Desfile
3D Festa Desfile
Fotos Festa Desfile
Fotos Festa Desfile
Fotos Festa Desfile
Fotos Festa Desfile
Fotos Festa Desfile
Prancha Bloco dos Ouros
Convite Noite Mardi Gras
Camiseta Bloco dos Ouros
3D Festa Bloco dos Ouros
3D Festa Bloco dos Ouros
Fotos Festa Bloco dos Ouros
Fotos Festa Bloco dos OurosFotos Festa Bloco dos Ouros
Fotos Festa Bloco dos Ouros
Prancha Carnaval dos Ouros
3D Baile de Máscaras Veneziano
3D Baile de Máscaras Veneziano
3D Baile de Máscaras Veneziano
3D Baile de Máscaras Veneziano
Fotos Baile de Máscaras
Fotos Baile de Máscaras
Fotos Baile de Máscaras
Fotos Baile de Máscaras
         

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1-Como alcançar nossos participantes por meio da comunicação visual? Tivemos o cuidado de desenvolver uma linha completamente versátil e interativa. E isso se deu por meio da escolha das cores, das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na escolha de materiais a serem utilizados. Quando pensamos na comunicação visual, também tentamos trazer um layout que pudesse funcionar em pequenos e grandes formatos, tanto para pequenos bilhetes, como para um palco de mais de 10m de comprimento.

2–Como deixar os participantes informados antes, durante e depois da viagem, sem a necessidade de um plantão e utilização de papel? Para isso foi desenvolvido o aplicativo. Por meio do celular o participante poderia acessar agenda, o itinerário, a programação, dicas, conhecer em detalhes os locais que seriam visitados e tirar dúvidas com a Tokio Marine em real time, 24 horas por dia.

3 - Como encantar a todos com um kit véspera e como fazer com que ele tivesse mais vontade de viajar?
Tentamos criar um kit com tudo o que precisavam saber sobre o destino, o hotel, as noites e os seus trajes respectivos, além de dicas sobre a moeda local, clima, fuso horário, tributos, bagagens, passaporte e vacina obrigatória. Além do guia, receberam tags de bagagem personalizados, copos para tomarem uma cervejinha de final de semana e se lembrarem do evento e máscaras de carnaval super sofisticadas para que eles usassem em nossa cerimônia de premiação.

4 – Como fazer a manutenção de toda a comunicação visual para que o convidado tivesse informações semanais?
Criamos uma grade de comunicação que a cada semana tinha uma novidade: em uma semana lançamos a página do Facebook, em outra o aplicativo, em outra enviamos o kit véspera e além disso enviávamos uma série e-mails marketings e posts para que o convidado não perdesse o estimulo.

A comunicação visual criada de forma off-line e online deixaram os convidados super engajados e integrados.

Nos canais online foram, aproximadamente:
80 posts espontâneos dos participantes na página do evento
Mais de 300 fotos compartilhadas
Em torno de 2.000 likes
80 kits distribuídos
E mais de 40 mensagens com elogios como as que estão abaixo:

Gostaria de agradecer a toda "Equipe Tokio Marine" pelo excelente evento. Foi impecável em todos os detalhes. Parabéns à todos e que a Companhia continue a prosperar com essa "Equipe Ouro"

Simplesmente maravilhoso! Sem palavras para agradecer a Tokio Marine por nos proporcionar dias incríveis de muita alegria. Obrigadaaaaa pela companhia de todos. Parabéns a essa equipe nota mil estava tudo lindo nos mínimos detalhes.

Muito obrigada TOKIO MARINE! Dias inesquecíveis... festa de encerramento pra ficar na memória! E aí quando chegamos no quarto, mais brindes maravilhosos!
Muito obrigada de coração!

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% avaliando total satisfação com a comunicação visual, ou seja, um índice altíssimo de aprovação do grupo.

A receita da parte de produção de materiais gráficos/cenografia foi de mais de R$ 40 mil.

Abaixo, estão os números gerais da comunicação visual:
Equipe de Layout: 2 profissionais, trabalhando 8 horas por dia, durante 2 meses.
Equipe de Gráficas: 10 profissionais entre finalizadores e produção.
Equipe de Cenografia: 3 profissionais de coordenação e 7 montadores.

Mais de 500m² de lona impressa.
Mais de 4.500 páginas de papel impressas.

 

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