Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: VIBRAÇÕES POSITIVAS: FESTA DE FINAL DE ANO DA SEGURADORA LÍDER DPVAT
Candidato: Alternativa F
Cliente: Seguradora Líder
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Conteúdo:
A Seguradora Líder é a responsável por administrar o seguro obrigatório DPVAT no Brasil, um seguro com a finalidade de reembolsar os cidadãos pelos danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Todos os anos, para celebrar os resultados e o trabalho de todos os colaboradores que estão envolvidos na administração deste seguro, a empresa promove um evento social de final de ano em local próximo a sua sede, no Rio de Janeiro.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2016, a Seguradora gostaria de trazer a tona o conceito de “Celebração dos Bons Resultados e Desejos para o Próximo Ano” e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir este evento social.

A festa aconteceu no dia 09 de dezembro na Bolsa de Valores para 500 colaboradores.

Vídeo


A Seguradora Líder é a responsável por administrar o seguro obrigatório DPVAT no Brasil, um seguro com a finalidade de reembolsar os cidadãos pelos danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Todos os anos, para celebrar os resultados e o trabalho de todos os colaboradores que estão envolvidos na administração deste seguro, a empresa promove um evento social de final de ano em local próximo a sua sede, no Rio de Janeiro.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2016, a Seguradora gostaria de trazer a tona o conceito de “Celebração dos Bons Resultados e Desejos para o Próximo Ano” e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir este evento social.

A confraternização aconteceu no dia 09 de dezembro na Bolsa de Valores para 500 colaboradores.

Os principais objetivos desta festa foram:
1) Desenvolver uma festa que trouxesse a importância do tema para a Seguradora Líder- DPVAT e baseada nos ícones dos desejos de boas vibrações;
2) Criar um projeto cenográfico que ampliasse o ambiente, com cores claras e/ou vivas, pois o espaço possuía um pé direito muito baixo;
3) Administrar todo o evento, incluindo os serviços terceirizados contratados pela Seguradora Líder - DPVAT, bem como montagem, desmontagem e A&B;
4) Oferecer uma alta qualidade de entrega e de entretenimento como nas edições anteriores da festa.

Briefing e inspiração para a criação do conceito:
Dentro do briefing do cliente tínhamos que trazer para a festa os desejos de realizações que propomos ao final de cada ano: Sucesso, Felicidade, Saúde, Prosperidade, Amor.

Com este desafio em mãos, criamos um conceito que foi baseado na inspiração abaixo:

O que significa vibrar?
Vibrar é agitar, brandir, estremecer, arremessar, comover.

E o que é Vibração?
É o ato de vibrar. O tremor rápido das cordas de um instrumento. Balanço, oscilação. É acima de tudo a maneira de transmitir algo, seja um sentimento, uma ideia, um desejo.

Por isso, tivemos a ideia de utilizar as VIBRAÇÕES para levar uma mensagem adiante que demonstrava aos colaboradores o quanto são importantes e mereciam essa confraternização.
Queríamos transmitir toda uma leveza e sentimentos que demonstravam orgulho, pertencimento e força, principalmente depois de um ano que foi repleto de incertezas e dificuldades.

Queríamos uma festa em que a palavra de ordem fosse POSITIVIDADE. Em que desejos de final de ano, mesmo que parecendo batidos, ganhassem um novo significado e uma nova roupagem: a de trocar as palavras pelos modernos emojis.

Característica da Identidade Visual:
Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa.

Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.

A popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.

Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.

Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos. Como já diz o ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Toda a comunicação da festa, incluindo cenografia, foi baseada na forma como queríamos expressar os sentimentos da Seguradora Líder DPVAT para o colaborador. Só que buscamos uma identidade moderna para falar isso. E nada mais atual do que a utilização desses ícones.

A escolha de cores, branco, azul e dourado, buscando um visual clean, serviu para criar um efeito de amplitude.

“Vibrações Positivas” é um termo sinônimo de “boas energias”, exatamente o que queríamos passar durante a festa, por isso, esse foi o nome escolhido pelo cliente.

Em toda a comunicação e na cenografia, para apoiar ainda mais o conceito, tínhamos as palavras que representam os desejos em marca d´água, garantindo ainda mais que a ideia fosse assimilada. O interessante do logo também era que podia sofrer modificações, era só trocarmos os emojis que as mensagens já eram automaticamente entendidas.

O Pré-Evento:
Para marcamos o tema do evento, criamos um cronograma que continha o envio das seguintes peças criativas:

30 dias antes do evento: Envio semanal de 4 teasers com diferentes mensagens de reserva de data já utilizando em cada um deles, desejos de boas vibrações com os emojis correspondentes, como amor, sucesso e diversão.

25 dias antes do evento: Envio de convite com mais informações sobre a festa.

5 dias antes do evento: Envio de reminder com as últimas informações atualizadas.

A Confraternização:

Chegada do evento:
Na chegada ao evento, os convidados encontraram o nosso credenciamento e automaticamente já entraram no clima. Neste espaço montamos um balcão e um painel com o tema do evento. Os totens de indicação para o local da confraternização traziam os direcionamentos através de emojis de mãozinhas que substituíram as setas. A equipe de recepção estava trajada a caráter: as mulheres com tiaras de cabelo de emojis e os homens com bonés de emojis.

Set fotográfico:
Ao chegar ao salão, criamos um set fotográfico que trouxe um mock up de celular. Nele os participantes podiam colocar o seu rosto para tirar fotos criativas e virarem verdadeiros emojis. O set fotográfico rendeu muitos posts nas Redes Sociais.

Cenografia e Decoração:
O espaço escolhido pela Seguradora Líder foi a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, um espaço específico para a realização de reuniões. Por este motivo, foi necessária uma cenografia que transformasse esse espaço em clean e moderno, tirando o ambiente de negócios e trazendo o ambiente festivo, além de dar uma maior amplitude, pois tínhamos o pé direito baixo.

Para isso, desenvolvemos, juntamente com a Bueno Cenografia, um envelopamento de tecido total para o salão, o que trouxe uma percepção completamente diferente para o ambiente e que permitiu a troca de cores e luzes nos tecidos, surpreendendo todos que já tinham visitado o espaço no passado. Muitos nem acreditavam que era o mesmo espaço.

No fundo da sala, dispusemos um grande painel com o tema que continha uma imagem do emoji de fone de ouvido para que os convidados entendessem que ali era o momento de se divertir e entrar com o pé direito em 2017. Além disso, trouxemos para o espaço uma pista de dança personalizada e gobos com palavras motivacionais para tornar a composição cenográfica ainda mais interessante.

A decoração completava e dava charme ao ambiente com 12 mesas de jantar com decoradas com vasos de flores e balões de emojis com gás hélio, algumas mesas bistrôs com banquetas e lounges com pufes e almofadas personalizados com o tema.

Atração e Ativação:
Para esse ano, a Seguradora Líder sugeriu que usássemos apenas música mecânica, uma forma de garantir que todos os públicos presentes da festa se divertissem igualmente, mas decidimos inovar e trazer um diferencial: uma estrutura de box truss no centro da sala, com mais de 4 metros de altura, em formato de bolha e repleta de efeitos de luz foi a cabine do DJ carioca João Rodrigo, famoso por tocar em festas como a Modinha, Moderninha e Salve Simpatia. A bolha foi disposta no meio do espaço, o que trouxe muita integração entre os colaboradores.

Como ativação focada no tema Vibrações Positivas, tivemos uma cabine de fotos com muitos adereços de emojis. Ao sair da cabine, os convidados receberam sua foto impressa com 4 poses já inseridas na moldura digital personalizada para o evento.

E para que todos se lembrassem dos momentos especiais que viveram na noite, eles receberam um cartão com mensagem de agradecimento composto por mini chocolates representando os olhos de coração do emoji de smile e a boquinha do emoji do beijo.

Algumas outras preocupações que tivemos foram:
1) Criar uma chapelaria para que o participante pudesse curtir a noite de forma confortável.
2) Ter uma estrutura médica para possíveis atendimentos.
3) Ter uma sala de produção para estoque de materiais e brindes.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar a festa em um evento único, exclusivo e diferenciado aos convidados. Algo que ele não tivesse visto nos eventos anteriores.

1 – Como trazer, de forma moderna, uma comunicação que pudesse alcançar todo o público da Seguradora Líder?
Utilizamos os emojis para criar um vínculo pessoal com cada convidado, pois essa é uma nova forma de linguagem usada em nosso dia a dia e em plataformas como Facebook e Whatsapp. Isso fez com que trouxéssemos a mensagem de boas energias, mas ao mesmo tempo, pudéssemos trazer o colaborador para perto de forma lúdica e divertida.

2 – Como transformar o auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em um espaço para uma festa de confraternização?
Idealizamos o envelopamento através de tecido em todo o salão, foram mais de 60 metros de tecido, o que criou uma percepção completamente diferente do local e que permitiu uma total troca de iluminação da sala durante o evento. A ideia é que a festa seguisse a inspiração e conceito do evento, independentemente do local em que ela acontecesse.

3 – Como fazer com que o calor do Rio de Janeiro não fosse sentido, sendo que envelopamos 100% do salão?
Junto com a equipe da Bueno Eventos, criamos uma ideia em que os dutos de ar condicionado foram utilizados em sua totalidade fazendo cortes no tecido e em alguns pontos, trazendo uma malha telada, com furinhos.

4 – Como fazer todos se divertirem com a ausência de uma banda ao vivo que é sempre muito aguardada no evento?
Inovamos e trouxemos um diferencial para a festa. O DJ João Rodrigo, famoso por tocar nas mais badaladas festas do Rio de Janeiro, como: Modinha, a Favorita, prêmio Multishow, tocou no centro do salão, dentro de uma futurística bolha gigante, repleta de efeitos de luz, criando um momento único e bastante animado.

Galeria de imagens

 

A receita da parte de produção do evento ficou em aproximadamente R$ 162.000,00 para o total de 500 participantes, sendo que nestes valores não estavam incluídas despesas com o espaço e alimentação

Abaixo estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 03 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 60 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

- Refeições
Foram servidas 1.000 refeições entre coquetéis e jantares.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades do evento, mas também não é possível mensurar.

Como resultado geral a confraternização da Seguradora Líder foi um sucesso e pudemos enxergar isso nos leads gerados em uma pesquisa de satisfação feita com os colaboradores: 99% de satisfação geral do público presente, incluindo itens como comunicação visual, espaço, alimentação e DJ.

É importante informar que o evento tinha presença opcional, porém tivemos 95% de participação dos convidados.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube