Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PEÇAS, IDENTIDADE E COMUNICAÇÃO DA CAMPANHA EMBARQUE NESSA DA PAN SEGUROS
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: PAN Seguros
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Cliente e o Evento:
A PAN Seguros foi criada pensando na sua proteção individual, de sua família, seus bens e no futuro. O portfólio é composto por Seguros de Danos e Pessoas, com destaque para Massificados e Microsseguros com produtos de Vida, Acidentes Pessoais, Prestamista, Habitacional, Fiança Locatícia, Garantia Estendida, Vida em Grupo, entre outros. São diversos benefícios e assistências que incorporam nossos produtos, como: assistência residencial, assistência moto, assistência veicular, assistência funeral, orientação médica por telefone, descontos em farmácias, concierge, capitalização, entre outros.

Pelo primeiro ano, a Pan Seguros quis criar uma campanha de incentivo para motivar os funcionários do Banco Pan e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de organizar a viagem de incentivo para o litoral Sul do Brasil através de um cruzeiro da MSC.

Ficha Técnica:
Participantes da Campanha: 2.600 colaboradores
Periodicidade: Março de 2017 a Dezembro de 2017
Abrangência: Nacional

Para criar a Campanha de Incentivo da PAN Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:

- Desenvolver a nova identidade visual;
- Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes;
- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;
- Converter negócios para a PAN Seguros.

Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo.

Confira abaixo todos os detalhes.

A identidade visual:

O nome da campanha já existia e para a identidade visual desenvolvemos uma linha completamente ligada ao nome “Embarque Nessa Oportunidade” e ao prêmio que seria entregue: o cruzeiro. Fomos buscar inspiração nos itens marítimos e elementos que são encontrados em barcos, como cordas e escotilhas, para identificar um caminho criativo que gere bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha.

Como elemento principal da marca desenvolvida, criamos uma fusão que remete aos dois prêmios principais. O volante do BMW X1 e o timão de navio. Ao juntarmos, criamos um efeito divertido e impactante.

As cores utilizadas, principalmente o azul do mar e do céu foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da PAN Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta.

As fontes utilizadas no logo trouxeram modernidade e, em relação à palavra “Nessa”, é manuscrita para trazer a questão humana, aproximando o participante da temática. As duas letras “s” de “nessa”, foram modificadas para serem transformadas em cifrões. Uma estratégia para, automaticamente, ligar o nome a ideia de valores, ganhos e benefícios.

O mascote:

Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso criamos um mascote. Um personagem que será o “garoto propaganda” da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais.

O mascote fez parte do tema. É nosso mini comandante que lidera as informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com o quepe/chapéu e uma camisa naval com o logo da PAN Seguros, nosso personagem, a cada comunicação estará em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante.

Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma “degustação” dos próximos meses: a escolha do nome do mascote, onde através do hotsite (explicado mais detalhadamente abaixo) o participante pôde sugerir um nome para o personagem. Os nomes mais criativos passaram por um crivo do grupo de trabalho pré-determinado na PAN Seguros e os 3 melhores foram divulgados para votação.
Com o nome escolhido, trouxemos mais proximidade do mascote com o público alvo.

A mecânica:

A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.

As fases foram divididas da seguinte forma:

Fase 1: Embarque Imediato
Duração: 3 meses

Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios.

Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.

Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como:
- Baixar regulamento e formulários
- Saber mais informações sobre os prêmios
- Canal de dúvidas via formulário de contato
- Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento

Fase 2: Acertando o Rumo
Duração: 2 meses

Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas.

Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.

Fase 3: Hora de Atracar
Duração: 2 meses

Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.

Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.

Fase 4: Embarque Nessa Oportunidade
Duração: 2 meses

Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.

Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.

As peças:
Todas as peças que criamos para esta campanha estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado.

Abaixo, exemplificaremos algumas delas:

- Logo e Slogan
- Identidade Visual
- Criação de Mascote
- Papel de Carta
- Testeira e Base para E-mail
- Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo
- 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha
- 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha
- Aplicação de logo em brindes e vouchers

A equipe de trabalho:
Para atender a demanda da campanha foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

Os prêmios:
A viagem de incentivo que faz parte do prêmio da Campanha também está sob responsabilidade da Alternativa F. A viagem será para o litoral sul do Brasil no navio MSC Preciosa no mês de abril de 2018. Todos os detalhes da viagem desde o deslocamento até a festa de premiação dentro do navio estão sendo organizados de forma que o premiado possa viver momentos inesquecíveis.

O carro será sorteado no final da campanha em momento a ser definido pelo cliente.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
Mascote
Hotsite
Quiz Mensal
Quiz Mensal
Quiz Mensal
Quiz Mensal
Caixa Premiação
Caixa Premiação
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
Email
WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp
WhatsAppWhatsApp
WhatsApp
   

 

Criar uma campanha de incentivo é sempre um grande desafio, mas os maiores deles foram:

1 – Como implementar uma campanha de incentivo nunca antes feita pela PAN Seguros?
Tivemos que fazer pesquisa prévia sobre o cliente, target e comportamento para buscar uma forma de abordagem eficiente e melhores ferramentas. Acreditamos que essa pesquisa foi essencial para termos um plano de ações bem estruturado e que fizesse o cliente entender de forma clara e segura como cada fase da campanha iria funcionar, como iriamos impactar o público e quais eram as melhores formas para isso.

2 – Como criar empatia do público?
Esse desafio veio com uma grande “sacada” que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado.
E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha.

3 - Como alcançar o maior número possível de pessoas e garantir que a comunicação fosse assertiva?
Criamos um planejamento de peças que faz com que o participante receba informações atualizadas da campanha e além dos e-mails marketing, usamos plataformas online para facilitar isso, como um hotsite personalizado e mensagens “push up” via WhatsApp.

A criação da primeira campanha de incentivo da PAN Seguros impactou os colaboradores de forma muito positiva, gerando ótimos comentários entre os participantes.

Isso se deu porque a comunicação criada engajou todos rumo a um objetivo comum: o cumprimento das metas.

Alguns benefícios sinalizados com a campanha foram:
- Retenção de mão de obra qualificada
- Maior produtividade
- Melhora na relação com os parceiros de negócios
- Melhor clima organizacional

A formalização da Pan Seguros veio com 1 mês de antecedência ao início da campanha que tem duração de 10 meses e atendimento dedicado mensal.
Foram mais de 10 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

Foram impactadas mais de 2.600 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.

 

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