Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: OPERAÇÃO DO ESTANDE DA KODAK ALARIS NO CIAB
Candidato: Alternativa F
Cliente: Kodak Alaris
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

O Cliente e o Evento:

A Kodak Alaris é uma empresa de tecnologia independente e global em uma missão para desbloquear o poder de imagens e informações para empresas e consumidores. Especializada em scanners digitais e serviços inteligentes de software de última geração ajuda as empresas a automatizar processos de negócios, aprimorar as interações dos clientes e permitir melhores decisões empresariais.

Com o principal objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e manutenção dos negócios, a Kodak Aklaris contratou a Alternativa F para produzir um estande conceito onde pudessem divulgar uma nova oportunidade no mercado de dados: o In2 Ecosystem que tinha o objetivo de oferecer uma solução completa ao cliente unindo scanners, softwares integrados e soluções em escala.

A feira escolhida para a realização desse evento foi a CIAB – FEBRABAN, que é o ponto de encontro para ficar por dentro dos assuntos mais importantes sobre tecnologias disruptivas, transformações digitais e o futuro do sistema financeiro, sendo considerada a feira mais importante do segmento, recebendo cerca de 5.000 pessoas por dia.

Ficha Técnica:
Local: Expo Transamérica
Período de realização: 06 a 08 de junho de 2017
Visitantes: Cerca de 1.500 por dia passaram pelo stand

Vídeo


O briefing do cliente:
A Kodak Alaris participa da feira CIAB há alguns anos, porém para o ano de 2017 a ideia era focar em um stand que despertasse interesse do cliente ou prospect considerando design, inovação e receptividade. Além de demonstrar que a empresa tem soluções 360 graus e era muito mais do que uma empresa de scanners: possuía softwares, atendimento especializado e serviços complementares.

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das edições anteriores do evento, das soluções e equipamentos que seriam expostos, além do perfil do público.

O maior desafio da Alternativa F para este estande era atender um cliente que trabalhava há alguns anos com a mesma agência, destacar a área de soluções e trazer um bom espaço para relacionamento.

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão.
Abaixo, detalharemos cada área/ativações e como elas foram executadas.

O Estande:
Continha 60m² e foi composto, basicamente em toda sua estrutura, por materiais como vidro e madeira, além de trazer vegetação sofisticada, lounge, bar, uma sala de reuniões e imagens institucionais do cliente. Os diferenciais ficaram pelo teto com lustres e composições geométricas que davam mais vida ao estande e ao painel de LED de alta resolução que passava vídeos institucionais.

O principal lançamento da Kodak Alaris nessa feira foi o método Alaris IN2 Ecosystem, uma imersão na instituição financeira que possibilitou a visão de toda cadeia geradora de dados (clientes ou administrativo) para a identificação de possíveis vulnerabilidades ou morosidade no acesso à informação, que podia emperrar uma análise mais detalhada na hora da tomada de decisão. A partir do diagnóstico era criado uma solução exclusiva, com scanners e softwares integrados, de acordo com o volume do recebimento de dados, necessidades de acesso, monitoramento necessário e transformação de legados. Com isso, as instituições financeiras teriam toda a base digitalizada, com agilidade e inteligência, de acordo com as peculiaridades de cada processo.

Partindo desse método, criamos cinco totens de exposição que demonstravam essa solução de maneira prática e fácil de entender. Esses totens eram compostos por televisor, computador e o scanner, sendo assim, a equipe comercial da Kodak Alaris, pode fazer demonstrações ao vivo durante todo o evento.

Os equipamentos dos totens eram integrados aos softwares possuíam inteligência para automatizar funções pós digitalização, como transformar documentos em pdf, enviar o dado digitalizado para e-mails, pastas ou nuvem e ainda excluir definitivamente o dado digitalizado.

Os diferenciais de alguns dos equipamentos demonstrados eram:
- Scanner i2620: Combina operações simples a velocidade de alta performance. É compacto, porém chega a digitalizar até 7.000 folhas por dia.

- Scanner i5650s: Serve para a digitalização de legados (documentos antigos em alto volume, como arquivo morto), o equipamento chega a digitalizar até 360 imagens por minuto e impressiona pela velocidade que captura o documento.

- Scanner i1150WN: Um scanner criado para a era da internet das coisas, com conectividade Wi-Fi que faz envios e recebimentos de comandos por computadores, tablets e smartphones

Alimentos e Bebidas:
Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do executivo que visitava a feira, servindo itens como: café expresso, sucos naturais, quiches, folhados, verrine de chocolate, vinho, dentro outros itens.

Brindes e Sorteio:
Duas recepcionistas foram contratadas para cuidar das ativações de brindes e sorteios do estande.

Uma sacola e uma nécessaire personalizada eram dadas para os clientes que se interessavam na tecnologia dos scanners e falavam com a equipe comercial.

Um cooler para garrafas personalizado era dado para os clientes que visitavam a sala de reuniões.

Para todos os passantes, disponibilizamos um sorteio de um dos scanners que foi exposto da feira. Com essa ação a Kodak aumentou o seu mailing em 40%, pois todos os participantes preenchiam seus dados corporativos no cupom.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado empresarial da América Latina. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.

1 – Como atender um novo cliente que fazia o mesmo evento há 8 anos com a mesma agência?
O primeiro passo foi estudar o cliente, seus equipamentos e suas preferências para sermos assertivos no projeto e no seu desdobramento. O segundo passo foi colocar uma equipe experiente para atender o departamento de marketing, para que assim, pudéssemos passar a segurança e tranquilidade que o cliente precisava.

2 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?
Criando ativações e que chamassem a atenção do passante, como distribuição de brindes, sorteio, demonstração dos equipamentos ao vivo e comida diferenciada. Com isso, conseguimos mais de 3.500 contatos através do coletor de dados do evento.

3 – Como divulgar o evento?
Com parceria da assessoria de imprensa da Kodak Alaris, o evento foi divulgado na mídia, para público segmentado. Além disso, diversos posts foram feitos no site da empresa para que o evento fosse divulgado.

Galeria de imagens

 

Como resultado geral, o estande da Kodak Alaris foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e equipe comercial gerados durante o evento.

Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado:
http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/tecnologia/confira-as-novidades-da-kodak-alaris-na-ciab-febraban-2017
http://www.tramaweb.com.br/publicado_na_midia_ver.aspx?ClienteID=337&NoticiaID=114894001
http://www.abraseunegocio.com.br/2016/06/nova-era-de-scanners-mobile-e-equipamentos-com-conexoes-wireless-e-novidade-da-kodak-alaris-na-feira-ciab-febraban-2016/
http://www.segs.com.br/info-ti/66699-consultoria-em-transformacao-digital-para-bancos-e-scanners-5-em-1-sao-as-novidades-da-kodak-alaris-para-a-ciab-febraban-2017.html

Dados Gerais:
A formalização da Kodak Alaris veio com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de 1 mês até a data da montagem.

Foram mais de 10 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.

Dentro do Pavilhão do Expo Transamérica, a construção do estande levou 4 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e Arteval foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação, montagem do teto, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.

A equipe completa foi formada por mais de 50 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.

Para trabalhar nas ativações de brindes e sorteio foram contratados 2 recepcionistas monolíngues que fizeram escala de revezamento. Eles estavam uniformizados com roupas personalizadas.

A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador e 1 Produtor Técnico.

Passaram pelo estande mais de 3.500 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.

 

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