Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: EDUCATE BY RICHMOND - EDUCAR 2017
Candidato: Arandas Marketing Boutique
Cliente: Educate by Richmond
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Stand EDUCATE by Richmond

Arandas Marketing é uma agência de eventos, marketing e publicidade, especializada na criação de conteúdos e desenvolvimento de estratégias para ativações de marcas. Temos uma ligação natural com o mundo das artes, o que nos inspira a realizar cada projeto de forma original.

EDUCATE é uma marca da RICHMOND, empresa que se destina a difundir o ensino da língua inglesa através da produção e edição de materiais educacionais. Pertence ao GRUPO SENTILLANA, de origem espanhola, sediado no Brasil desde 2001. Inspirado em ideais globais, a marca EDUCATE by RICHMOND tem a proposta de transformar estudantes em cidadãos globais através de experiências práticas de imersão cultural e do ensino bilíngue.

Com mais de 32 anos de experiência da BETT UK, A BETT BRASIL EDUCAR é a maior feira da área de Educação do Brasil, onde as principais empresas do mercado marcam presença com grandes estandes e com a exposição de seus materiais didáticos. Em 2017, com o tema “Inovação, novos horizontes para a educação”, a EDUCAR contou com mais de 200 empresas focadas em educação e tecnologia durante os 4 dias da feira.

Segundo Carlos Trindade, o diretor da EDUCATE: “A Bett Educar é uma feira respeitada nacionalmente e sempre muito bem frequentada. Os maiores pensadores, as pessoas voltadas para inovação, grandes gestores, donos de grandes conglomerados educacionais participam. Todos querem estar presentes, saber o que está acontecendo de novo no mercado e nós não podemos estar de fora disso.

Agência: Arandas Marketing Boutique
Cliente: Educate by Richmond
Título da ação: EDUCATE BY RICHMOND - EDUCAR 2017
Visitantes: 17.039
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center– São Paulo - SP
Periodicidade: Anual
Data: 10 à 13 de maio de 2017

Metragem Estande: 77m2

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Caixaria na Entrada da ala de palestras
       

 

Vídeo


Atuando em mais de 20 países da Europa e das Américas, a RICHMOND produz materiais didáticos voltados para o ensino da língua inglesa. Devido a diminuição das fronteiras entre as nações, o inglês, hoje, é a língua de aprendizado obrigatório em todo mundo. Muitas escolas, na Europa e em outros países, já se utilizam de métodos bilíngues para proporcionar um ensino mais completo aos estudantes. O Brasil, por outro lado, passou a adotar a tendência há menos de dez anos e a implementação dessa nova forma de ensino envolve diversos desafios no país.

De forma a atender as necessidades do mercado nacional, a RICHMOND se fez presente na feira BETT BRASIL EDUCAR 2017 para lançar seu novo projeto: EDUCATE by RICHMOND. A marca se pauta em quatro pilares principais: experiência de aprendizagem, desenvolvimento profissional, certificações internacionais para alunos e professores e assessoria de marketing, almejando implantar o ensino bilíngue nas escolas brasileiras através de sua metodologia diferenciada. Assim, a marca tem como conceito a aprendizagem por meio da experiência e da tecnologia ao oferecer um ensino que preza pela qualidade, inovação e pluralidade.

O desafio era LANÇAR a marca EDUCATE by RICHMOND no mercado brasileiro, aproveitando a oportunidade da realização da feira Bett EDUCAR . A agência deveria criar, produzir, montar e desmontar um estande de 77m2 para atrair o público e despertar o desejo dos visitantes da feira em conhecer a EDUCATE by RICHMOND e seus projetos educacionais.

EXPERIÊNCIA foi a palavra chave. Buscamos ser criativos para chamar atenção do público. Para isso, foi criado um impactante estande em parceria com a GMF Arquitetos, empresa especializada em arquitetura efêmera. Assim, inspirados no conceito da marca, o objetivo era contar com experiências lúdicas diferenciadas que despertassem a curiosidade do público, aproximando-os e forma natural aos valores da marca EDUCATE by RICHMOND.

IMERSÃO define a experiência que o público teve ao conhecer a proposta da marca. A arquitetura diferenciada do estande permitia os passantes enxergar o que acontecia dentro do local que contou com atividades recreativas e lúdicas, tudo em inglês, independente do nível de conhecimento do idioma dos participantes.


DESIGN moderno e tecnológico do stand encantou os visitantes. A estrutura física foi dividida em três ambientes diferentes. No primeiro ambiente, os visitantes podiam conhecer os materais digitais e impressos da EDUCATE. Caso se interessassem no projeto EDUCATE, eram conduzidas para um segundo espaço, uma sala de reunião reservada para as negociações entre empresa e clientes. O terceiro espaço foi intitulado de Experience Room, ambientado como uma cozinha, com um amplo balcão, , cooktop, exaustor, batedeira, mixers, potes e acessórios. Uma meia parede de vidro dava ao público visão das atividades que aconteciam na sala.

EXPERIENCE ROOM foi o palco para o australiano Richard James e a brasileira Helena Yang, chefs de cozinha que ministraram os workshops em inglês Club Sandwich e Cupcake Boss, ensinando o público a montar deliciosos sanduíches e a elaborar belos cupcakes.

Os workshops foram um sucesso total. O público lotou o Experience Room e, muitos ficaram do lado de fora encantados com a inovadora experiência de imersão na língua inglesa através da prática culinária. Importante ressaltar que mesmo sendo conduzidos inteiramente em inglês, os workshops atendiam ao público independente do nível de conhecimento do idioma, uma mostra viva de que o ensino bilíngue quando acontece de forma experiencial obtém excelentes resultados. Todos os participantes foram capazes de interagir e completar as receitas, mesmo recebendo todas as orientações em inglês.

Outro ponto de reforço do conceito do ensino bilíngue no modo de pensar da EDUCATE by RICHMOND foi o fato de que os workshops eram conduzidos por um chef australiano nativo em inglês, mas que fala Português fluente, e também por uma chef brasileira que fala inglês fluente. Em ambos os casos o idioma inglês era compreendido perfeitamente, independente do sotaque ou origem do instrutor.

Além dessas experiências, a RICHMOND ofereceu ao público, durante os quatro dias de feira, café, petit-four doces e salgados, água e balas.

Os promotores usaram uniformes especiais com as cores da marca, atuando com simpatia para informar sobre a EDUCATE e auxiliar na experiência completa com a marca.

Nossos uniformes eram simples e elegantes. Os homens vestiam calça caqui, camiseta polo azul, rosa ou roxa e sapatênis e, as mulheres, vestidos coloridos, com design inspirado na interconectividade característica da marca, e sapatilhas brancas.

JANTAR ESPECIAL – para complementar o lançamento da marca EDUCATE, no penúltimo dia de feira, a RICHMOND convidou alguns clientes potenciais para um jantar exclusivo no Restaurante Tuju no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Foram convidados cinquenta prospects que foram transportados diretamente da feira EDUCAR para o restaurante. No jantar, mais uma vez a proposta de imersão cultural se fez presente. Dessa vez, os convidados puderam saborear um menu de raízes brasileiras, personalizado para o evento. Diretores e integrantes da equipe RICHMOND rceberam os convidados e apresentaram o projeto EDUCATE com auxílio de conteúdo multimídia. Na saída, os convidados foram presenteados com um mimo, um doce exclusivo da badalada chef paulistana Carole Crema.

O lançamento da marca EDUCATE BY RICHMOND foi um SUCESSO! Superou as expectativas do público e também do nosso CLIENTE. Prova de somos uma agência CRIATIVA, comprometida com INOVAÇÃO e desenvolvimento de projetos lúdicos, divertidos e dinâmicos.

Para EDUCATE by RICHMOND, aprender um novo idioma é uma EXPERIÊNCIA IMERSIVA. Assim, como o intercâmbio cultural enriquece e complementa o processo de aprendizagem, criamos uma estratégia fora dos padrões para IMPACTAR o público.

IMERSÃO BILÍNGUE – Adeus aos métodos tradicionais de ensino! O bilinguismo pede AÇÃO e DINAMISMO. Portanto, nada melhor do que chamar o público para COZINHAR. Colocar a MÃO NA MASSA! Foi assim que o EXPERIENCE ROOM, nossa bela cozinha se tornou a atração principal do estande com divertidos workshops com chefes bilíngues.

COOKING IN ENGLISH – Inspirados em programas de culinária famosos, nossos workshops demonstraram que o ensino bilíngue é repleto de ENDLESS POSSIBILITIES. Cupcake Boss e Club Sandwich foram experiências totalmente inovadoras que tiraram o público da zona de conforto. Sendo inteiramente ministrados em inglês por chefes bilíngues, nenhum dos convidados ficou de fora da brincadeira, além disso, puderam colocar o inglês em prática.

INVITING KITCHEN – Além das divertidas experiências na cozinha, não podemos deixar de falar da sua decoração. Panelas, utensílios e monitores com fotos das receitas foram detalhes que fizeram grande diferença! O contraste entre as cores sóbrias das mesas e paredes com o colorido da marca EDUCATE BY RICHMOND, chamou a atenção do público, que lotou as vinte uma sessões dos workshops nos quatro dias de feira.

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – Ao invés de computadores, optamos por chromebooks no estande. O dispositivo, lançado pela Google em 2010, é largamente utilizado no campo da Educação e também pela EDUCATE BY RICHMOND em seus programas educacionais.

ESPÍRITO EDUCATE – Com 6m de altura, a caixaria com a logo da marca EDUCATE gerou grande reverberação. Com cores atrativas e em ponto estratégico, o público se divertia ao tirar fotos no local.

PIONEIRISMO – Educação, Tecnologia, Interconectividade, Experiência e Criatividade são elementos fundamentais para a marca EDUCATE BY RICHMOND. Com o seu lançamento, a RICHMOND é um destaque nacional no setor editorial devido à proposta dinâmica e inovadora da marca.

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Com o EDUCATE, a RICHMOND lançou um novo produto no cenário brasileiro. Um produto que chamou atenção de inúmeras pessoas que compareceram à BETT BRASIL EDUCAR 2017. Por se tratar de um produto inédito, a RICHMOND está ainda em fase de prospecção de clientes no Brasil, portanto, ainda não possui dados específicos e detalhados sobre as ações realizadas na feira.

Porém, a iniciativa da empresa interessou bastante à imprensa, obtendo repercussão positiva nos meios de comunicação. O projeto foi elogiado por ser inédito e por tocar em pontos bastante importantes para a sociedade como o bilinguismo, visto como o futuro da Educação no país.

A Arandas Marketing garantiu, portanto, a participação do EDUCATE na BETT BRASIL EDUCAR 2017, fugindo do formato tradicional de estande, com uma estrutura bem diferente dos demais e isso gerou curiosidade do público.

Conseguimos atender as expectativas e marcar presença do de forma que a visitação no estande foi de alta frequência e com uma repercussão positiva em relação aos participantes do evento, enfatizando a importância do bilinguismo na sociedade atual e do inglês como ferramenta para aprender novos conteúdos num ambiente digital e fluído, cada vez mais, com menos fronteiras.

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