Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: STAM FEICON 2017
Candidato: Fabrica de Ideias
Cliente: Stam
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Stam Feicon 2017

Fundada em 1995, a Fábrica de Ideias, é uma empresa de comunicação e marketing que atua fortemente no segmento de feiras e eventos para indústrias do setor metal mecânico. Esta penetração de mercado é explicada pela sua localização. A empresa tem sede em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, um dos principais polos de produção de fechaduras, cadeados e dobradiças do mercado brasileiro.

Liderada pelos sócios Rodrigo Queiroz (design/marketing) e Valéria Lattanzi (publicidade e propaganda/marketing), a Fábrica de Ideias atua como agência full service atendendo seus clientes em todas as suas necessidades de comunicação. Esse é um grande diferencial da empresa que planeja todas as etapas da participação dos clientes em feiras: da criação do convite, passando pela estratégia e projeto do estande até o desenvolvimento de peças de comunicação pós-evento.

Como consequência dessa atuação completa e fortemente ligada ao branding de seus clientes, a Fábrica de Ideias é reconhecida por estandes fora do comum. Seu trabalho criativo já foi reconhecido e premiado com os estandes para Couthe Bolsas (Couromoda - 2008) e Ferragens 3F (Feicon 2009, 2010 e 2016). Na realização de eventos, é a empresa responsável pela Costura Rio - Feira de Fornecedores do Polo de Moda de Petrópolis/RJ. Em seu portfólio também está a Fevest, a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima do país. Durante 10 anos (2004-2014), a agência ficou à frente da gestão, design, comercialização e montagem do evento.

O cliente final da Fábrica de Ideias neste prêmio, é a STAM, uma das maiores e mais modernas indústrias brasileiras do setor metal mecânico. Fundada em 1971, a STAM é uma marca forte de fechaduras e cadeados empregando mais de 1.400 pessoas. Seu parque industrial com 500.000m² está localizado em Nova Friburgo, mesma cidade sede da Fábrica de Ideias. Apesar da vizinhança próxima, está foi a primeira vez que a STAM contrata uma agência fora do eixo Rio-São Paulo para seu mais audacioso projeto: um estande de 560m² na Feicon 2017.

A Feicon Batimat é uma das principais feiras de construção civil e arquitetura do país e é considerada uma plataforma de inspiração para seus visitantes.

Ficha Técnica:
Feicon Batimat 2017
Construção civil e arquitetura
Público estimado: 90 mil visitantes
Local: São Paulo Expo - SP
04 de abril de 08 de abril de 2017
Periodicidade: anual
empresa promotora: Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Galeria de imagens
Planta Estande
Planta Feira
     

 

Vídeo


A participação da STAM na edição anterior da Feicon teve resultado completamente abaixo do esperado. Problemas com a montagem do estande e deficiência na apresentação dos produtos comprometeram o retorno do grande investimento feito na época. Por essa razão, em 2017, a STAM mudou sua empresa de marketing contratando a Fábrica de Ideias com um único objetivo: reposicionar a marca no evento.

Para alcançar seu objetivo, o projeto deveria ser ousado, atraente e capaz de destacar os produtos da empresa em um espaço grandioso: uma ilha de 560m². Dessa forma, a estratégia da agência foi baseada em três pilares: facilidade de acesso, display de produtos com design ousado e entretenimento.

A facilidade de acesso foi garantida criando um estande com efeito WOW em todos os seus quatro lados. Não havia frente ou fundos. O estande era acessado a partir de qualquer rua. Todos os espaços foram tratados com o mesmo cuidado recebendo de forma equilibrada os recursos de design. Dessa forma, o visitante era “fisgado” pela estratégia encantadora da empresa que surpreendia não importando de qual rua ele chegasse.

Os produtos da STAM são de tamanho pequeno: cadeados, fechaduras e ferragens. Para que aparecessem no espaço, o design de seus displays tiveram grande atenção. Cada linha recebeu um tratamento diferente e único que evidenciava seus atributos e diferenciais. Recursos como apliques foram utilizados para “crescer” os displays e chamar a atenção de quem passava na rua. Além de deixar claro o que era produzido pela STAM, os displays também permitiam um fácil entendimento de cada linha com legendas autoexplicativas. O grande lançamento da empresa, uma fechadura de alto tráfego para o mercado premium foi apresentada em uma área totalmente dedicada a ela. Além da riqueza da cenografia, que contou com uma gigante porta laqueada de 3 metros de altura, a fechadura foi apresentada ao público por um profissional vestido de smoking que manipulava o produto usando luvas brancas. Puro luxo para divulgar um produto sensacional. Impossível não ficar curioso sobre o que acontecia alí.

O entretenimento foi a estratégia usada para garantir público no estande. Afinal, ninguém gosta de entrar em um espaço vazio, não é mesmo? O projeto foi criado a partir de uma grande área para apresentações: show de música, apresentação de stand-up e palestras foram programadas para os cinco dias do evento. Todo o conteúdo foi criteriosamente pensado para intercalar diversão com informação técnica de mercado, abusando das técnicas de crowding para garantir casa cheia. Mas, o grande “pulo do gato” se mostrou o grande desafio do projeto. Faltando apenas um mês para o evento, a organização da feira emite um comunicado proibindo todo e qualquer tipo de apresentação artística! Ops! Como resolver o problema agora?!

Correndo contra o tempo e sem poder ultrapassar o budget já fechado, a equipe criativa da agência focou no negócio do cliente. O espaço antes ocupado por um palco e plateia, recebeu uma loja cenográfica que mostrava ao público as melhores técnicas e práticas de merchandising. A diversão dos shows, foi substituída pela interação digital. Cabine fotográfica com efeito Boomerang e um área de realidade virtual foram montadas criando filas de pessoas ao longo do estande. O crowding havia sido garantido. E o desafio superado!

Não restou dúvida que o estande da STAM alcançou todos as metas impostas pelo briefing, superando a desastrosa edição de 2016. Durante os cinco dias da Feicon, foi um dos estandes com maior atração de público recebendo um número recorde de visitantes. Seu design inovador, cheio de recursos marqueteiros, se destacou no evento, tornando o estande inesquecível para os visitantes.

Galeria de imagens
Montagem
Montagem
display
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reunião equipe Fábrica de Ideias e cliente
reunião equipe Fábrica de Ideias e cliente
sala de reuniões
display
display
display
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display linha premium
display linha premium
promotor display linha premium
display
display
display
display
         

 

Todo nosso processo criativo e a excelência da qualidade estão baseados no desafio de criar um estande de 560m² com o posicionamento ideal. Ele precisava ser convidativo para que os visitantes sentissem vontade de conhecer o espaço e mergulhar em toda a tecnologia envolvida para se maravilhar com a STAM. Para isso, criamos zonas de interação direta com o visitante, como: o espaço Boomerang, o Stam Experience e os espaços "Sua Loja". Além disso, o DJ criava o som ambiente para conectar toda a ambientação com a experiência do cliente.

A cabine de Boomerang (estúdio que gerava imagens para as redes sociais) mostrou a jovialidade da marca e reforçou sua presença digital. Cada grupo que entrasse para fazer seu “vídeo” e utilizasse a hashtag #TemQueSerStam em sua própria rede social, recebia um cadeado STAM como brinde.

O Stam Experience foi um espaço reservado para a experiência em realidade virtual. Através dos equipamentos computacionais, os visitantes interagiam de duas formas: passeando pela fábrica da STAM ou montando seu próprio cadeado. Ao fim dessas experiências fantásticas, quem interagiu e mergulhou em nosso espaço, também recebeu um cadeado STAM.

Já o espaço “Sua Loja” veio para tangibilizar a exposição do produto no PDV. O espaço criado orienta os varejistas, sobre como organizar o produto STAM em prateleiras, torres e gôndolas. O “Sua Loja” simulou uma loja real, mostrando todo o material de visual merchandising que a marca disponibiliza para o varejista como se estivesse em seu próprio negócio. Produto bem exposto vende mais!

Foram usados materiais e peças cenográficas com as cores e a identidade da marca para um resultado imponente, criativo e poderoso. Levamos o conceito também para o uniforme da equipe treinada para receber o visitante da Feicon 2017. Criamos uma peça fashion, descolada e divertida. O mood foi inspirado no universo da moda, com bottons, bandanas e t-shirts com as cores institucionais da empresa. Utilizando roupas descontraídas, aproximamos a relação da equipe com os futuros clientes, reforçando o posicionamento de uma empresa atual e moderna. Esses promotores tinham a função de encantar os visitantes, de envolvê-los com todo o entretenimento do estande e fazê-los ter paixão pela STAM.

Priorizamos destacar dois pontos: um produto muito bem exposto e uma recepção incrível com todas as pessoas das equipes treinadas para isso. Buffet, seguranças, recepcionistas e representantes comerciais, cada um cumprindo o seu papel e seguindo o script de atendimento adequado. O grande destaque da equipe, foi a parceria entre a Stam com o Projeto A.M.E (Atendentes Muito Especiais) que contou com atendentes portadores de Síndrome de Down: Luis Renato Justo, Natalia Evangelista e Alessandro Cerabino Jr., auxiliando na recepção e boas-vindas aos visitantes. Eles também participaram da premiação do Prêmio Caio, em 2016.

Durante o evento foram distribuídas mochilas que continham todo o material impresso: catálogos de produtos, brindes e flyers. O brinde diferenciado chamou a atenção e foi muito desejado, podendo ser reaproveitado em diversas ocasiões do cotidiano no pós-feira.

Ainda ligado ao branding, criamos todo o estande de metal, sempre usando materiais nobres, brilhantes e reflexivos, com a inclusão de painéis de LED que chegavam até 6 metros de altura. Todos estes elementos foram utilizados para fortalecer o posicionamento de empresa dinâmica e atual, evidenciando as relações próximas com seus clientes e sempre valorizando a qualidade do seu produto no mercado. Com uma pré-produção muito eficiente, o resultado foi: uma equipe interna comprometida com o resultado e uma relação com fornecedores bem alinhada durante todo o processo.

A montagem teve rígido cronograma fielmente cumprido e garantiu que o espaço fosse entregue ao cliente com 24 horas de antecedência. A equipe de design da Fábrica de Ideias acompanhou todo o processo desde o projeto até a entrega no Pavilhão. Sensação positiva de dever cumprido que gera fidelidade para a relação cliente x agência.

Este projeto não se restringe somente ao estande atual, já que mantemos o posicionamento da marca em diversas ações internas e externas. Assim, há unidade no branding e identificação do cliente com a empresa. Todos os atrativos geram o primeiro passo para o cliente entrar no estande e ser encantado com a dedicação de tantos meses de trabalho.

Galeria de imagens
Stam Experience
Espaço Sua Loja
Stam Experience
Stam Experience
Stam Experience
Espaço Boomerang
Promotora Espaço Boomerang
Realidade Virtual
Equipe Promotores Stam
Espaço Boomerang
Espaço Sua Loja
Espaço Sua Loja
DJ
Promotores Espaço Boomerang
Espaço Experience
Stam Experience
Stam Expirence
AME Atendentes Muito Especiais
Equipe Fábrica de Ideias durante a montagem do estande
Equipe Fábrica de Ideias durante a montagem do estande
       

 

Na avaliação do cliente, conseguimos, brilhantemente, englobar todas as necessidades da STAM dentro dos 560m² de estande. Recebemos um feedback muito positivo dos setores comercial e marketing da empresa, que julgaram este o melhor projeto de toda a sua história. Ficamos muito honrados com esse feito!

O investimento inicial que foi apresentado para o cliente no início do processo de planejamento foi aprovado e cumprido com louvor até a entrega sem alterações. Ter um estande grandioso, poderoso e deslumbrante, não está diretamente ligado a altos orçamentos. A Fábrica de Ideias otimizou a verba disponível, obtendo o resultado esperado com o investimento 50% menor que o aprovado inicialmente, esforço de negociações e experiência em maximizar resultados.

“O design arrojado do estande teve papel preponderante no fechamento efetivo de negócios durante os dias de feira”. Avaliou Márcio Luiz Tavares da Silva, diretor comercial da STAM.

Como resultado, os visitantes perceberam a presença da empresa, investindo seu esforço para atender seus clientes da melhor forma e chamando atenção na medida certa. Os objetivos foram alcançados!

 

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