Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO YPÊ 2017
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: YPÊ
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CONVENÇÃO YPÊ 2017

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job entregue. É entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.
Nosso cliente, a Ypê, em 2017 completou 67 anos, uma empresa brasileira com mais de 4.000 colaboradores, que possui um portfólio com diversas linhas de produtos, divididas em três categorias: limpeza da casa, cuidado com a roupa e higiene corporal. A empresa foi eleita Top of Mind por 9 vezes consecutivas e Top Destaque entre as empresas na região centro-oeste do Brasil.
Anualmente a Ypê realiza uma convenção nacional com o objetivo de integrar a equipe, apresentar os resultados do ano anterior, alinhar os objetivos da empresa para o ano seguinte, promover conhecimento e disseminar informações. Em 2017 a F/Malta foi contratada para ser responsável pelo planejamento, criação, e produção da convenção e todas as ativações das marcas que fazem parte da Ypê durante sua realização, com o desafio de manter um padrão de qualidade e serviço que atendesse aos 750 participantes da equipe de vendas, trade e operações da empresa.
Ficha Técnica da Convenção:
Título: Convenção Nacional Ypê 2017
Tema: Geração Ypê
Número de participantes: 750 pessoas
Local: Tauá Hotel Atibaia
Data: 01 à 04 de fevereiro de 2017
Periodicidade: Anual
Abrangência: Todo o território nacional
Eventos e atividades paralelas: Apresentações na plenária, treinamentos em salas separadas por regionais, ativações das marcas pertencentes à Ypê, atividades dinâmicas em grupo, palestra motivacional e festa de encerramento.

A Ypê tem como premissa em todos os seus produtos, embalagens e processos de fabricação ser sustentável, a marca valoriza propostas sustentáveis e busca deixar o mínimo de impacto possível no meio ambiente, promovendo uma série de ações no seu dia a dia. E isso não poderia ser diferente em sua convenção nacional, por isso buscamos propostas eco-friendly que se encaixassem no evento em todos os momentos, da cenografia ao brinde final, o que foi fator diferencial para a Ypê na hora de escolher a F/Malta como agência vencedora da concorrência por essa convenção.
Para comunicação de forma econômica e sustentável, todas as peças produzidas para os 750 convidados no pré-evento foram digitais, englobando save the date, convite e reminder, essa pequena ação já foi suficiente para reduzirmos a produção de uma boa quantidade de lixo desnecessário no meio ambiente.
Chegado o evento, a plenária principal foi montada com 804 lugares espalhados em formato escolar, com um palco construído em madeira com revestimento e forração, e o fundo de palco totalmente sustentável, foi construído a partir de uma estrutura de caixas de papelão reciclado entrelaçadas e intercaladas de forma à gerar uma textura com vários níveis que ao serem iluminados com luzes de led nas cores das marcas geravam um aspecto visual tão bonito que ninguém diria se tratar de papelão. Ao centro foi colocado o logo da convenção com um recorte especial, dividindo o espaço entre duas telas de projeção de 2,00x2,50m. Além da plenária a cenografia ainda contou com 12 totens de sinalização espalhados por todos os espaços, todos feitos em material cartonado reciclável.
Para o evento ainda foram produzidos uniformes para as recepcionistas, kits de boas vindas eco-friendly personalizado contendo Caderno de páginas e capa recicladas, caneta de bambu, copo feito com fibra de côco, crachá e cordão de crachá, duas camisetas polo nas cores branca e cinza e carta de boas-vindas com a programação do evento entregues dentro de uma sacochila de tecido ecológico.
A mestre de cerimônias contratada foi a apresentadora e radialista Patrícia Paes, que tem como marca registrada a simpatia e capacidade de improviso, tendo muitas convenções acumuladas em seu currículo desde que entrou para essa área em 2011. Durante a Geração Ypê, Patrícia demonstrou mais uma vez seu domínio de palco e habilidade em conduzir o evento sempre com alto astral e energia.
Outra premissa do briefing era que criássemos momentos emocionantes e interativos entre o público, gerando engajamento e motivação de forma a tornar a Convenção 2017 um evento marcante, que seria lembrado ao longo de todo o ano, renovando as energias dos colaboradores até a próxima convenção.
Ao final do primeiro dia, realizamos uma noite programada para ser o evento de boas-vindas aos convidados, para essa noite criamos um momento que foi tão emocionante para o público que fez algumas pessoas chorarem. Nossa inspiração foi o fogo: diversas cerimônias ao redor do mundo usam as velas e o ato de acendê-las como simbolismo para a passagem de conhecimento e iluminação. Na noite programada, todos os presentes puderam desfrutar de uma noite especial quando em comunhão acenderam suas velas, marcando o momento e trazendo a simbologia para dentro da Ypê, o movimento iniciou-se pelas mãos da alta diretoria que levou a chama para os demais participantes que por sua vez acenderam de outros, até que todos estivessem com as velas acesas, culminando com um discurso do presidente. Como residual todos levaram a vela para casa, como uma forma de recordar. Para a ativação foram utilizadas 750 velas redondas pequenas, 20 velas redondas grandes, 4 acendedores, 1 vela comprida para propagar o fogo e 2 cestas para velas.
No segundo dia foi realizada outra atividade de integração. 5 cantores foram infiltrados entre os convidados disfarçados de “novos colaboradores”. Após o vídeo de abertura do evento, o primeiro cantor levantou-se e começou a cantar à capela a primeira estrofe da música “depende de nós”. Então, foi a vez de integrar os 750 participantes através da música. Para isso, foram divididos em grupos para cantar em coral a música Depende de Nós, o hino não-oficial da convenção. Com a dinâmica, a emoção tomou conta da Geração Ypê e juntos, eles se conscientizaram de seu potencial. A ativação foi complementar à palestra motivacional realizada pelo Maestro João Carlos Martins, a fim de inspirar e propagar a mensagem da convenção, ele contou sua história de sucesso e finalizou com a execução da música Depende de Nós com sua orquestra.
No painel ainda foi disponibilizado um grande painel com o título “Nosso compromisso com as metas 2017!”, e todos foram convidados a deixarem sua assinatura, reafirmando seu compromisso com a equipe e com as metas que buscariam conquistar em 2017.
Com o tema que evoca uma geração que faz e fará a diferença, imaginamos uma festa de encerramento que viesse evocar uma outra geração revolucionária, através da banda que marcou sua época e se tornou a maior de todos os tempos. Assim, a proposta de uma festa inspirada nos beatles foi apresentada aos participantes que puderam viajar no tempo e presenciar os reis do iê-iê-iê. Para isso, trouxemos a banda Beatlemania, que sintetiza a explosão da beatlemania no mundo, com as melhores canções da época. Como atração e residual da festa os convidados puderam andar pela Abbey Road. Criamos um backdrop para fotos com a Abbey Road de fundo para que todos pudessem fazer a clássica pose cruzando a rua como no álbum dos Beatlles e tivesse uma registro icônico da festa.
Nos intervalos da plenária, durante os coffee breaks e pausas pós almoço, realizamos uma série de pequenas ativações interativas com as marcas da Ypê e a distribuições de brindes para quem participasse das interações com cada uma das linhas de produtos. Todas as ativações foram planejadas e produzidas pela F/Malta, alinhadas com os objetivos de branding da Ypê.
- Linha Casa 1: Foram promovidas as novas embalagens dos produtos Atol que possuem a comunicação inspirada no Cordel. Para essa ativação foi levada uma dupla de repentistas que ficaram se apresentando durante os intervalos, e instalado um backdrop com desenhos de cordel e os rostos vazados de Lampião e Maria Bonita para que os convidados encaixassem seus fotos para tirarem fotos.
- Linha Casa 2: Para divulgar os novos rótulos de Pinho e Clorogel. Foram construídas gigantografias imantadas das embalagens dos produtos com seus rótulos antigos, e ao lado delas posicionadas peças gigantes de um quebra-cabeças que formaria o novo rótulo sob o rótulo antigo (que estava em PB). Os participantes que montassem os novos rótulos completos ganhavam brindes das marcas, velas aromatizadas com os aromas de Pinho, e canecas de gel da marca Clorogel.
- Linha Pia 1: Assolan. Foi criado um game com uma roleta que mostrava todos os produtos da linha Assolan, o participante girava a roleta e um dos produtos era escolhido, no painel ao lado da roleta havia colunas com uma série de símbolos representando as sujeiras que os produtos Assolan limpam. Então o participante raspava uma “sujeira” na coluna sorteada na roleta e ganhava o brinde que estivesse por trás dela. Foram distribuídos como brindes aventais, pen drives e bolsas térmicas. O convidado especial dessa ativação foi o Assolino (ator fantasiado como figurino oficial do personagem).
- Linha Pia 2: Afim de proporcionar relaxamento aos participantes, no foyer foi montado um espaço com 10 massagistas de quick massage, onde por ordem de chegada na fila, eram abordados por uma promotora que os direcionava para a massagem. Cada massagem tinha duração de 10 minutos e eram servidos chá e brigadeiros de capim-limão. Tudo para divulgar a nova linha de detergentes Ypê com aroma de capim-limão.
- Linha Amaciantes 1: O objetivo era apresentar a nova linha de amaciante concentrado Ypê Alquimia, que possui 2 versões e permite criar um perfume exclusivo para roupas, através da mistura das 2 versões. Assim, convidados misturaram os dois novos amaciantes para gerar sua própria fragrância. Na plenária houve uma intervenção de Fernanda Lima (garota propaganda da linha) que na sequência tirou fotos com os participantes no balcão.
- Linha Amaciantes 2: Para apresentar os novos rótulos da linha de amaciantes Ypê tradicional, criamos o espaço cenográfico de uma lavanderia, e todos os participantes receberam como residual uma toalha lavada com o amaciante versão Intenso, o segundo mais vendido do portfólio Ypê Tradicional que apresenta poder extra de perfumação. O backdrop com ambientação lavanderia tinha 3 prateleiras para exposição de produtos que além do amaciante tradicional expôs toda a linha de produtos Ypê Roupas.
AGENDA DO EVENTO:
31/01
A partir das 14h00 – Chegada dos participantes de fora de São Paulo
Dia 1 – 01/02
10h00 às 10h30 – Welcome Coffee
10h30 às 12h30 – Abertura e Workshop de Operações
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 17h00 – Workshop Operações e Vendas (14 salas)
14h00 às 22h00 – Noite programada ao redor da piscina
Dia 2 – 02/02
08h00 às 10h00 – Integração na plenária
10h00 às 10h30 – Welcome Coffee
10h30 às 12h30 – Apresentação de Marketing
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h30 – Workshop Operações e Vendas (14 salas)
16h30 às 17h00 – Coffee Break
17h00 às 19h00 – Premiações
20h00 às 00h00 – Festa de Confraternização
Dia 3 – 03/02
08h00 às 10h00 – Abertura e Sustentabilidade
10h00 às 10h30 – Welcome Coffee
10h30 às 12h30 – Overview Metas e Desafios
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h00 – Premiação Coletiva
16h00 às 16h30 – Coffee Break
16h30 às 18h00 – Palestra Motivacional e Encerramento
18h00 às 22h00 – Retorno
Dia 4 – 04/02
09h00 às 12h00 – Alinhamento BRS e GRS
12h00 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h00 – Retorno

Galeria de imagens

 

A Ypê tem como premissa em todos os seus produtos, embalagens e processos de fabricação ser sustentável, a marca valoriza propostas sustentáveis e busca deixar o mínimo de impacto possível no meio ambiente, promovendo uma série de ações no seu dia a dia. E isso não poderia ser diferente em sua convenção nacional, por isso buscamos propostas eco-friendly que se encaixassem no evento em todos os momentos, da cenografia ao brinde final, o que foi fator diferencial para a Ypê na hora de escolher a F/Malta como agência vencedora da concorrência por essa convenção.
Uma geração é um conjunto de pessoas que compartilham de uma crença e vão em busca dela.
O legado de uma geração é observado por meio dos efeitos que ela produz. Uma geração tem sempre a capacidade de transformar, possui uma missão clara e valores fortes registrados em seu DNA. Com base nessa defesa nos baseamos para criar o conceito da Convenção Ypê 2017, o conceito “Geração Ypê” – sob a tagline, “Nosso comprometimento faz o presente. Nossa atitude escreve o futuro.”
A comunicação visual representada pelo símbolo do DNA traduzia a essência da Ypê, que mescla seu comportamento humano, preocupado em oferecer bem-estar e qualidade de vida para seus consumidores e colaboradores, e seus aspectos tecnológicos e científicos, que estão sempre em desenvolvimento para entregar os melhores produtos para o mercado de produtos de limpeza da casa, cuidado com as roupas e higiene corporal.

A Convenção Ypê 2017 foi o primeiro evento realizado pela agência F/Malta para a marca,os resultados e feedbacks obtidos após o encerramento do evento foram muito positivos e marcou o início de uma parceria de sucesso.
Todos os clientes atendidos gostaram do resultado final da Convenção, tanto que em seguida nos contrataram para a realização de seu estande na feira mais importante do ano para a marca, a Apas Show, outro evento de sucesso, e já estamos em processo de planejamento da próxima edição da Convenção Ypê.
Todas ativações tiveram grande adesão dos participantes e mais de 90% dos brindes produzidos foram distribuídos no decorrer das ações. Em especial a “Cerimônia das Velas” que de tão marcante entrou como requisito do briefing 2017, onde foi exigida novamente a ação.
A pesquisa de satisfação interna do evento indicou mais de 95% de aprovação geral, com destaque especial para as ativações motivacionais e para a festa de encerramento e a escolha da atração musical.

 

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