Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: TWITTER OPEN
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Twitter
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
TWITTER OPEN

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes.
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas. Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.
O momento mais importante para o futuro da diversidade está acontecendo agora, e o Twitter não poderia estar por fora. O Twitter Open foi uma iniciativa da empresa para conscientizar sua equipe interna sobre iniciativas LGBT, e para dar início a esse programa eles decidiram realizar um evento com palestras de conscientização realizadas por colaboradores da própria equipe e convidados especiais, também uma mesa redonda promovendo o debate do tema entre todos. Fomos convidados para realizar esse evento e deveríamos cuidar do planejamento, criação, produção e todo o gerenciamento de sua execução.
Ficha Técnica do Evento:
Título: Twitter Open Brasil
Tema: Diversidade LGBTQA no Twitter
Número de participantes: 80 PAX
Local: Escritório do Twitter Brasil, Vila Nova Conceição, São Paulo.
Data: 31 de outubro de 2016
Periodicidade: Evento único
Abrangência: Equipe Twitter Brasil
Entidade promotora: Twitter Brasil
Conceito do evento: “We’re better together”
Projeto: Mesa redonda para se promover o debate sobre a inclusão e diversidade LGBTQA no Twitter.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento, criação e produção de um evento de endomarketing para a equipe do Twitter Brasil, dentro do próprio escritório da empresa.
Origem e evolução até o presente: O evento foi o início de um projeto de incentivo interno do Twitter que continua em execução promovendo a inclusão de minorias e público LGBTQA na empresa. A iniciativa promove um ambiente de trabalho mais diverso e heterogêneo, assim como seu público.

Nossa sociedade tem se tornado mais consciente. Essa conscientização vem trazendo consigo uma nova comunicação, voltada ao ser humano, à colaboração, à confiança, à identificação, aos valores pessoais. O Twitter possui hoje vários programas internos para incentivo e apoio aos seus colaboradores, entre eles estão, o Programa amamentação (se uma colaboradora que esta amamentando precisa ir para uma reunião em outra cidade ou do outro lado do mundo, o Twitter coleta seu leite materno e envia com toda proteção para a cidade em que seu bebê se encontra), licença maternidade e paternidade com duração de 05 meses, He for She (campanha por um mundo metade e metade), e muitos outros.
Entre os programas realizados pelo Twitter, o mais recente é o Twitter Open, um programa que chegou ao Twitter Brasil para debater e apoiar iniciativas LGBT na empresa. Para divulgar essa iniciativa entre os colaboradores eles decidiram realizar um evento interno, no próprio escritório, com palestras, debates e um happy hour. O público foram 50 colaboradores do Twitter, o comitê LGBT, palestrantes e convidados, totalizando cerca de 80 participantes. O evento foi realizado pela agência F/Malta e foi um marco de evolução para a história da empresa no Brasil.
O briefing do cliente veio com o pedido de que criássemos um espaço descontraído, com cadeiras para que as pessoas assistissem às palestras, mas não em formato plenária, no formato de lounges aconchegantes, onde os convidados se sentissem à vontade para se expressar entre seus colegas de trabalho durante os debates e depois continuassem no mesmo ambiente para um happy hour com música e comidinhas. A cenografia deveria ter uma “cara LGBT”, ser divertida para engajar os colaboradores, mas ao mesmo tempo séria, pois se tratava de um assunto muito sério.

AGENDA:
17h00 - Início do evento
17h45 - Início do conteúdo
18h45 - Happy Hour com comidas, bebidas e DJ
20h30 - Término do evento
MENU A&B:
ILHA JUNK FOOD
- Mini Hot Dog
- Mini Cheese Burger
- Mini Pizzinha
- 4 sabores de pastas (patês) com grissinis
ILHA ITALIANA
- Pene ao molho branco
- Capeletti ao sugo com manjericão
- Cesto de pães
- Queijo ralado
DOCES
- Pavê de chocolate
- Potão de M&M
- Cheesecake
- Frutas laminadas
BAR
- Cerveja
- Gin Tônica
- Água saborizada frutas cítricas
- Água saborizada carambola e gengibre
- Água
- Suco de laranja

Nossa principal proposta para esse evento foi com relação à essência do Twitter Open. Inclusão social tornou-se um conceito ultrapassado, temos olhado a sociedade de uma perspectiva equivocada, as minorias fazem parte da nossa sociedade atual e precisamos nos aproximar. Vemos grupos distintos, que fazem parte da mesma realidade, mas que por inúmeros motivos sempre se segregaram. Não devemos incluir um grupo no outro, incluir grupos de minorias aos outros, precisamos fundir grupos, integrá-los. O resultado é um grupo maior, mais forte, mais complexo, e mais humano. Essa foi a essência do Twitter Open: “We’re better together”, juntos somos melhores.
Os eventos do Twitter para nós são sempre desafiadores, afinal eles são os profissionais mais inovadores do mercado, estão por dentro de tudo o que acontece no mundo em todos os segmentos, inclusive o de eventos, e por isso tem sempre uma alta expectativa sob o que iremos realizar, sob a ótica de cenografia, A&B, entretenimento, e engajamento dos participantes, eles são sempre exigentes e esse é o nosso maior desafio, que abraçamos com o maior carinho, afinal o Twitter é um dos nossos clientes mais antigos, e estamos sempre prontos para atendê-los.
Apesar desse ser um evento de low-budget (R$ 20.000,00), empregamos todos os nossos esforços para criar uma cenografia diferenciada, escolher o melhor buffet e tornar essa experiência a mais completa, em um ambiente de total conforto de descontração onde todos poderiam abrir suas mentes para o conteúdo apresentado e debates, entendendo que uma nova era já está acontecendo e eles fazem parte dela.
A abertura da apresentação de conteúdo foi feita por Alair Freitas (Twitter), em seguida foram apresentados os convidados especiais e cada um fez a sua apresentação relacionada ao tema do evento, foram eles: Ana Pellegrini (Legal Director, Uber), Renata Hollanda Lima (Advogada Tributária, Mattos Filho) e Reinaldo Bulgarelli (Sócio-Diretor, Txai Consultoria e Educação). Para mediação das palavras e momento perguntas e respostas, veio para o Brasil o Vice Presidente de Inclusion & Diversity do Twitter, Jeffrey Siminoff. O evento foi todo mediado em inglês e apenas os palestrantes tiveram autorização para fazer apresentações em português caso não se sentissem à vontade em apresentar em inglês.
Por se tratar de um evento interno, para otimização de budget a comunicação do mesmo foi toda digital, e a F/Malta foi responsável pela criação de peças amarradas à campanha para Save the Date, Convite e Reminder, todas enviadas para o banco de e-mails dos colaboradores do Twitter.
O evento Twitter Open por si só já mereceria um prêmio pela sua iniciativa, o mundo está mudando e empresas que estão acompanhando essa mudança merecem reconhecimento, esse evento foi criado com o objetivo de tornar um ambiente de trabalho mais aberto e principalmente, mais humano, onde há espaço para todas as pessoas. Fazer parte desse momento de evolução do Twitter é um orgulho para a F/Malta, e criar um evento amarrado com as necessidades do cliente, que encantou os participantes pela atenção aos mínimos detalhes é motivo de grande satisfação para nosso time.

Galeria de imagens

 

A cenografia dos lounges contou com puffs feitos com pallets, banquetas e mesinhas de centro em madeira pinus, sofás com napa bege, cadeiras ghost transparentes para o palco e almofadas confortáveis, tornando o ambiente descontraído e aconchegante. O palco elevado foi construído com pallets reaproveitados com acabamento em OSB e cor natural, o background do palco também foi construído com pallets com aplicação do mascote do Twitter, o Blue Bird Larry, feito em pinus com fita de LED sob um pallet colorido em arco-íris. No espaço também foi instalado um totem coberto com pins que carregavam a bandeira do Twitter Open e juntos formavam a palavra #Diversity, um residual distribuído para todos os colaboradores da empresa.
Além do mobiliário, como itens cenográficos também foram utilizadas almofadas personalizadas do Twitter, fios de luz com lâmpadas para o palco, letras caixa na ilha de comidinhas formando a sequência #LoveIsLove e pins de coração.
O audiovisual foi composto por sonorização, iluminação e rider DJ, que foi comandado pelo DJ Fabio Zucchetto.
SISTEMA DE SONORIZAÇÃO
- 02 Caixas RCF modelo EVOX 12a
- 01 Kit Pioneer (01 DJM 900 + 02 CDJ 2000)
- 01 Caixa JBL modelo PRX 612a (DJ Booth)
- 01 Microfone Sennheiser G3 bastão sem fio
- 01 Main Power
- Case de cabos e acessórios
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO
- 01 Console SGM Pilot 2000
- 18 Refletores Par Led 10w
- 01 Main Power
- Case de cabos e acessórios
ESTRUTURA
- 01 Estrutura de treliça P.030 conforme rider.
EQUIPE
- 01 Técnico de Áudio
- 01 Técnico de Iluminação
PROJEÇÃO
- Apresentação dos palestrantes
- Tela de descanso
SONORIZAÇÃO
- Músicas mecânicas de back-up
STAND BY
- Logo do evento e logo do Twitter (Larry)

O staff contou com uma produtora executiva e uma produtora de A&B, DJ, equipe do Buffet Del Chef, equipe de montagem e desmontagem, equipe de audiovisual e tradutora para o mediador convidado Jeffrey Siminoff. A equipe empregada para realização desse evento foi de cerca de 20 profissionais entre os profissionais de staff presentes no evento e equipe de pré-produção, planejamento, atendimento ao cliente e criação.

O evento Twitter Open foi uma edição única, para marcar o início de um grande projeto da empresa que está em andamento, todo o público esperado esteve presente no evento que esteve dentro da receita esperada, custeada pelo próprio Twitter em prol da evolução de sua própria equipe. Assim, os parâmetros foram medidos pelo retorno dos colaboradores e convidados e suas mídias sociais, com destaque, obviamente, para o próprio Twitter.
Todos os colaboradores presentes aplaudiram a iniciativa do Twitter e se sentiram aceitos pelos seus empregadores independente de suas diferenças, o evento foi um sucesso de aceitação por parte do público e reforçou ainda mais a importância para as marcas investirem no treinamento de seus funcionários e nos esforços para manter suas mentes abertas, uma empresa com um time trabalhando em completa sinergia é uma empresa com maiores resultados, e tolerância é fundamental para isso, é preciso que as pessoas entendam e saibam aceitar as diferenças, afinal, não há mais espaço para intolerância em nossa sociedade.
Para a F/Malta, foi uma honra estarmos envolvidos com a produção desse evento, não só pelo fato de sermos parceiros do Twitter para todo o tipo de evento, como também por termos nos sentido responsáveis por um evento tão lindo, tão aberto e tão livre, mostrando que o nosso mercado tem evoluído, e vai evoluir ainda mais. Todos os passos nessa caminhada importam, e nós estamos dando muitos passos em parceria com o Twitter, para tornar o mundo um lugar mais livre, mais justo, e mais humano, livre de preconceitos.

 

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