Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: TWITTER MUSIC BOX
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Twitter
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
TWITTER MUSIC BOX

A F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes.
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas. Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.
O relacionamento entre a F/Malta e o Twitter vem de longa data, juntas as empresas já realizaram grandes projetos em eventos para o público interno e externo, as duas tem uma visão inovadora que faz com que formem uma dupla perfeita, o que não foi diferente no evento de relacionamento em questão.
Fomos convidados para a realização de um evento com o objetivo de conectar o Twitter a seus clientes e possíveis novos anunciantes na plataforma, mostrando a eles as inúmeras possibilidades oferecidas para as marcas que representam. Mas esse não poderia ser um simples evento de negócios, tinha que ser um momento descontraído, que tivesse a cara do Twitter, que permitisse a interação com o produto e fizesse com que os convidados se sentissem no “ninho do passarinho”, que se sentissem parte da família e quisessem continuar fazendo parte do que a rede social tem a oferecer. Precisava ser um happy hour, e mais, precisava ser inesquecível.
Ficha Técnica do Evento:
Título: Twitter Music Box
Tema: Conteúdo e Entretenimento
Número de participantes: 172 pessoas
Local: MCB – Museu da Casa Brasileira
Data: 26/07/2017
Periodicidade: Edição única
Abrangência: São Paulo - Capital
Entidade promotora: Twitter
Conceito do evento: Twitter Music Box
Projeto: Evento de relacionamento para apresentação e interação com produtos e serviços da plataforma, happy hour com coquetel e um pocket show surpreendente.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento de conceito, ativações, estratégias e cenografia para o evento completo, criação de peças gráficas e digitais, produção, contratação de serviços, execução e supervisão do evento completo.
Origem e evolução até o presente: O planejamento teve início com um mês de antecedência ao evento, toda a realização foi impecável e mais uma vez reforçou a força da parceria entre F/Malta e Twitter.

O briefing inicial do Twitter veio com uma solicitação de que planejássemos um evento para relacionamento com seus clientes, onde eles pudessem apresentar conteúdos da plataforma, ter engajamento do público e reverberação do evento através de ativações, e realizar um pocket show seguido de um happy hour para relacionamento com os executivos de MMS do Twitter.
O target do evento seriam os prospects decisores de estratégias, gerentes e diretores de empresas e agências dentro da categoria MMS (Mid Market Sales). Em geral, um público focado em resultados imediatos, que valoriza performance e almeja ver seus investimentos convertidos em vendas.
A estratégia do Twitter era mostrar como seus clientes podem obter mais resultados em longo prazo se aplicarem seus investimentos em branding, dando força para a construção de valor de sua marca e engajamento com o público. Fortalecendo o laço de empatia que é construído com o público e garantindo a sobrevivência da marca. Mas para atrair a atenção dos convidados e fazer com que eles viessem ao evento e se deparassem com o conteúdo planejado, precisávamos de entretenimento.
O primeiro passo para o planejamento desse evento foi a definição do local, os eventos do Twitter não podem acontecer em locais comuns, eles tem que ser experiências e tem que surpreender o público com o inesperado. Buscamos lugares fora do comum, fizemos uma pré-seleção de lugares e os critérios utilizados para a escolha final da locação foram: localização, estrutura, custo e impacto para o público. Depois de rodar São Paulo, nossa escolha aprovada por unanimidade dentro do cliente foi o Museu da Casa Brasileira, um centro de referência em arquitetura e design desde 1970, um ícone paulistano localizado na Avenida Faria Lima.
Com a contratação do local, veio também a escolha do buffet que já fazia parte o MCB e estava incluso na proposta (outro ponto muito positivo para o cliente e que nos permitiu a otimização de budget na negociação do espaço e no reaproveitamento de parte do mobiliário do local). O buffet responsável pelo evento foi o Santinho, comandado pela celebrada Chef Morena Leite, famosa por seus pratos preparados com ingredientes bem brasileiros, e seus brigadeiros de capim santo.
O conceito do evento foi inspirado na solicitação inicial do briefing, de que fosse um evento de conteúdo, mas também um evento musical, apresentando um pocket show de um artista de peso. Deveríamos criar uma experiência fora da caixa mostrando a relevância do Twitter como second screen, que explorasse a experiência com a marca, revelando conteúdo e muita interação. Assim surgiu o Twitter Music Box, um evento que seria uma verdadeira caixa de surpresas, recheada com conteúdo da marca e muita música.
Para ambientação do espaço nos inspiramos nos materiais preferidos do Twitter, a madeira de pinus, criando uma cenografia toda composta por pallets e acessórios nas cores do Twitter, azul e branco. Em contraste às cores da cenografia, as cadeiras instaladas para que o público assistisse às apresentações de conteúdo eram amarelas e seguiam um padrão ultramoderno, como tudo do Twitter.

AGENDA DO EVENTO:
26/07/2016
19h00 – Boas-vindas com primeiras entradas do coquetel
19h30 – Apresentação de conteúdo Twitter
20h30 – Coquetel e liberação de bebidas alcóolicas
21h00 – Pocket Show (durante o coquetel)
22h30 – Encerramento

No foyer foram realizadas ativações para engajamento do público e incentivo à reverberação de postagens do evento nas redes sociais, as ativações foram chamadas de Twitter Magazine e Twitter Mirror, as duas foram orientadas por promotoras vestidas no maior estilo Trend Twitter.
Os responsáveis pela apresentação do conteúdo relacionado à negócios e oportunidades do Twitter foram os palestrantes Marcelo Doria, falando sobre “O Poder do Vídeo e dos Influenciadores” e Carlos Moreira, falando sobre “As ações do Twitter nas Olimpíadas” (que estavam pra acontecer). Em uma das laterais do palco havia um celular gigante, cenografado com uma moldura de PS ao redor de uma televisão de 75”, que foi posicionada na vertical ao lado da tela de apresentações, em alguns momentos, entre as palestras a tela do celular era ativada e exibia vídeos ao vivo da celebridade que se apresentaria no show, mantendo a animação do público pra que aguardassem por ela e se mantivessem motivados durante a amostragem de conteúdo do Twitter.
A comunicação do Twitter Music Box para os convidados foi feita através do envio de convites e e-mails MKT com as artes criadas também pela equipe da F/Malta. As confirmações de presenças foram feitas por nosso time de CRM através da ferramenta TypeForm, um ferramenta online personalizável para criação de formulários de confirmação de presença e pesquisas de opinião. No dia do evento foram colocados banners de boas-vindas gigantes (140x350 cm) nas laterais da entrada do prédio do MCB, que foram retro iluminados com luzes azuis dando um efeito impactante para a entrada do local, nos corredores também foram colocados totens com setas de direcionamento pra que as pessoas não se perdessem no museu e fossem diretamente para o local onde o happy hour estaria acontecendo.
A grande atração da noite se deu pela convidada especial, muito esperada por todos, a cantora Daniela Mercury, que realizou um pocket show envolvente para o público, fazendo todo mundo sair da cadeira e dançar ao ritmo de suas músicas, as clássicas que todo mundo conhece e também as do novo CD, que não foram menos envolventes. A cantora se reinventou nos últimos anos e não se deixou cair na mesmice, além disso ela voltou a estar em alta para o público jovem quando se assumiu homossexual para a mídia e reconheceu em público seu relacionamento com a esposa e empresária Malu Verçosa, que também estava presente no evento. Polêmica, talentosa e muito carismática.
A surpresa musical, conforme esperado surpreendeu ao público, e gerou muita reverberação nas redes sociais, afinal não é todo dia que se pode ver Daniela Mercury em um pocket show privativo pra 172 pessoas, em um palco bem de frente para o público e ainda tirar algumas fotos com ela. A musa ainda ajudou na reverberação do evento ao fazer algumas transmissões ao vivo em suas páginas nas redes sociais, fazendo com que seus fãs acompanhassem em tempo real a super produção que estava sendo realizada pelo Twitter.

Galeria de imagens

 

Um dos desafios para a realização desse evento veio da locação, por se tratar de um Museu, o MCB não poderia fechar suas portas para o público durante o dia, permitindo que começássemos a montagem estrutural de nosso evento somente no período da tarde no mesmo dia da realização, ou seja, tivemos apenas algumas horas para montar toda a estrutura, testar os equipamentos da banda e garantir que tudo seria perfeito durante o evento.
A cenografia do Twitter Music Box foi feita de uma estrutura versátil e leve, que uniu um material artesanal barato (gerando excelente otimização de budget) e sustentável, os pallets, que foram utilizados para a montagem do palco, background das telas de apresentação e para alguns puffs com almofadas colocados em frente ao palco. Os mesmos pallets utilizados foram reaproveitados antes e depois do evento, e somados à tecnologia dos efeitos e iluminação especiais deram um ar moderno, descontraído e aconchegante para o evento. Criamos um ambiente intimista divertido, que fez com que todos se sentissem familiarizados com o Twitter, se envolvendo com o conteúdo apresentado e curtindo o show como se estivessem em um barzinho entre amigos, só que ao invés de uma banda de barzinho, diante deles estava uma SuperStar (outro detalhe não mencionado, Daniela Mercury havia acabado de participar do Reality Show da Rede Globo que a deixou ainda mais em alta na mídia).
Em uma TV lateral de 75” exibimos a chegada da banda ao local via Periscope (outra plataforma online pertencente ao Twitter), e fizemos algumas interações com eles durante os intervalos na apresentação do conteúdo, tornando emocionante a transição conteúdo > atração musical.
A interação do público e engajamento foram incentivados pelas ativações realizadas no foyer, a primeira delas chamada Twitter Magazine, tornou o Twitter Music Box notícia, transformando-o em pauta para uma capa de revista personalizada com cada um dos convidados. Na verdade a ativação se tratava de uma caixa gigante de madeira com a parede frontal produzida em acrílico com adesivos estampando tabloides de uma revista, os convidados podiam entrar dentro da caixa e fazer poses se colocando na capa da revista enquanto eram fotografados pelas promotoras para compartilharem as fotos em suas redes sociais. Uma brincadeira que funcionou muito bem, gerando muita reverberação e visibilidade para o evento.
A segunda ativação foi o Twitter Mirror, um totem com um espelho em formato Vitoriano personalizado com o pássaro do Twitter na moldura, mas ao invés de olhar para ele e dizer “Espelho, espelho meu...”, os convidados se deparavam com uma tela touchscreen e sua própria imagem, não refletida em um espelho, mas captada por uma câmera frontal, como em um tablete. Então eles próprios podiam manusear o espelho fazendo selfies e incluindo personalizações nas selfies, com ícones, emogis, hashtags e frases. Depois de pronta a foto ela era compartilhada automaticamente na hashtag do evento #TwitterMusicBox e qualquer um poderia compartilhar suas fotos na própria página.
Para captação e registro do evento contamos ainda com uma equipe de fotografia de dois profissionais, que estiveram presentes durante todo o Music Box.
Para encerrar a noite, na despedida foram distribuídos gifts outs especiais para todos os presentes no evento, os brindes que não poderiam ter mais a cara do evento e encantaram o público com o residual foram as Music Boxes, um mini amplificador de som bluetooth ultra potente, em formato de caixinha e personalizado com o mascote/símbolo do Twitter o Blue Bird Larry.

O objetivo inicial do briefing era de receber cerca de 150 pessoas, mas a procura do público foi tão grande que ultrapassamos o número de confirmações em quase 35%, e no final tivemos a presença de 172 convidados. O que foi excelente para o Twitter, gerando relacionamento com mais clientes e prospects para possíveis novos negócios.
Os materiais sustentáveis e reaproveitados utilizados na cenografia foram fatores muito importantes para a otimização do budget do evento, além disso os pallets foram muito práticos para a montagem da estrutural, o que nos permitiu realizar toda a montagem em apenas algumas horas antes do Music Box e a desmontagem na mesma noite após o evento, para que não atrapalhássemos o funcionamento do museu que estaria novamente aberto ao público na manhã seguinte.
No dia seguinte à realização do evento foi enviado um e-mail MKT agradecendo a presença de todos com um link de uma pesquisa de opinião, pra que eles avaliassem o evento através do Typeform. Os resultados da pesquisa foram exatamente o que esperávamos. Em uma escala de 1 a 10, a nota dada pelos participantes foi de 9,5 para o evento como um todo, 9,8 para os apresentadores e 9,8 para a relevância dos conteúdos apresentados (a parte mais importante para o Twitter).
Além dos resultados levantados na pesquisa, o evento ainda gerou 125 posts sobre ele somente na hashtag do evento no Twitter, mais uma centena de posts no Facebook e Instagram através dos perfis dos presentes do evento. Uma excelente reverberação para um evento com 172 pessoas presentes. Através das postagens nas redes sociais pudemos perceber que o nome de peso da atração musical escolhida, o carisma e o show animadíssimo da cantora Daniela Mercury, fizeram com que os convidados presentes se sentissem especiais, que se sentissem como parceiros VIPs do Twitter.
Para essa realização foram empregados cerca de 50 profissionais diretos e indiretos, que foram desde o atendimento ao cliente, planejamento, criação conceitual e de artes, produção executiva e artística, montagem e desmontagem, DJ, banda, equipe de buffet, recepcionistas, seguranças e limpeza, toda a equipe gerenciada pela F/Malta.

 

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