Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: LANÇAMENTO CELULARES MOTO G
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Motorola
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
LANÇAMENTO CELULARES MOTO G

A F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes.
A Motorola leva em seu DNA a busca constante por inovação na comunicação móvel. Eles inventaram quase todas as tecnologias que possibilitaram tirar o sonho da mobilidade do papel, como o primeiro telefone celular, a primeira estação de rádio e tantas outras iniciativas no segmento. Por isso nenhum evento de lançamento da marca, independente de budget, poderia ser nada menos que inovador.
Fomos procurados para a realização de uma série de ações de trade marketing para o lançamento dos novos Moto G5 e Moto G5 Plus.
Os objetivos do lançamento eram criar ações de alto impacto para gerar awareness dos lançamentos junto ao shopper, promover o posicionamento e identidade da marca e aumentar o volume de vendas da Família Moto G5, e fortalecer o relacionamento da marca com a força de vendas, potencializando seus resultados.
Dentro desse conjunto de ações para o lançamento, deveríamos realizar um evento oficial de lançamento para a assessoria de imprensa, para compradores e vendedores (representantes de grandes lojas do varejo). Além de realizarmos o evento completo, do seu planejamento à produção, deveríamos ser responsáveis também pelo marketing estratégico do evento, cuidando da comunicação dele desde o pré ao pós-evento. Cuidamos da criação, impressão e logística dos convites físicos e digitais, dos expositores e glorifiers dos produtos durante o evento, produção de brindes personalizados de acordo com o perfil do público, etc. Tudo seguindo layout e conceito da campanha de lançamento: “different is better”.
Ficha Técnica:
Conceito: Different is better
Desenvolvimento e descritivo completo da ação de marketing desde sua origem e evolução até o presente: Planejamento estratégico, criação de peças e layout de toda a comunicação amarrada à campanha de lançamento, produção e logística de distribuição e envio de todos os materiais, acompanhamento virtual e de CRM.

Galeria de imagens
       

 

Foram 3 eventos realizados, o primeiro em Recife (no dia 09/03), o segundo em Porto Alegre (14/03) e o terceiro em Brasília (16/03), divididos entre três públicos distintos, jornalistas, vendedores e compradores do varejo. O evento apresentou os novos lançamentos da Moto, abarcando ainda sessões de treinamento para a força de vendas.
Para os três eventos de PR realizados em Recife (no Red Lounge), Porto Alegre (Espaço Destemperados) e Brasília (no Royal Tulip) foram feitos convites personalizados de acordo com o público, gerando quatro modelos diferentes, para jornalistas, vendedores, compradores e time Moto. Todos os elementos cenográficos foram inspirados no guideline visual da Moto e contamos ainda com peças exclusivas criadas pelos artistas Marcelo Pinduca e Giovana Flugel. As peças trabalhadas para o lançamento dos novos aparelhos da Família Moto G5 foram selecionados a fim de traçar um paralelo com alguns atributos do produto, como som e imagem. Os objetos foram ressignificados e ganharam um ar moderno, color blocking, fazendo alusão às características da marca Motorola de se reinventar e melhorar sempre.
Durante os eventos foram feitas apresentações do time de marketing, apresentações institucionais e dos novos produtos, sorteio de aparelhos, e também foi criada uma zona de experimentação da linha, com glorifiers metálicos desenvolvidos exclusivamente para reforçar a percepção de premiunidade dos lançamentos. Foram distribuídos aos participantes squeezes metálicos personalizados ou estojos com canetas coloridas, escolhidos de acordo com o perfil do público.
Operação:
1. EVENTO DE PR – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 300 pessoas.
Foram 3 eventos realizados, o primeiro em Recife (no dia 09/03), o segundo em Porto Alegre (14/03) e o terceiro em Brasília (16/03), divididos entre três públicos distintos, jornalistas, vendedores e compradores do varejo. O evento apresentou os novos lançamentos da Moto, abarcando ainda sessões de treinamento para a força de vendas.

2. WELCOME COFFEE – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 500 vendedores.
Para dar aquele gás nas vendas, preparamos mimos para os vendedores no dia da positivação do lançamento na loja. Mais do que um incentivo para os vendedores, criamos uma nova ferramenta para relacionamento.
Cada loja foi presenteada com uma máquina Dolce Gusto e um kit com 32 cápsulas de café + porta cápsulas personalizado. Assim criamos também uma oportunidade para manter o relacionamento sazonalmente, reabastecendo as capsulas e fazendo novos contados com os vendedores.

3. PLINKO (GAME) – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 5000 pessoas.
As lojas foram positivadas com arranjos de balões metalizados, elencando os novos features do lançamento. Uma promotora realizava um game junto aos shoppers pautado nos atributos dos produtos. Um game premiador que reforçava os benefícios do lançamento para o consumidor e nos permitiu gerar insights das preferências do shopper entre os key selling points dos produtos.
Os vencedores ganhavam um balão metalizado de gás hélio, personalizado com os doodles da arara e do cachorro, iscas perfeitas para garantir a adesão do público. E assim também criamos uma oportunidade, promover marketing de emboscada nos shoppings positivados, onde os próprios consumidores divulgaram o lançamento através dos balões, e captar dados sobre os atributos preferidos pelos shoppers na hora da compra.

4. POP UP PARTY – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 11250 pessoas.
Assim que passavam pelo caixa, os clientes que compravam os novos aparelhos da família Moto G5 eram parabenizados por nossa equipe de promotores, que então distribuía uma rodada de refrigerante em copos personalizados, impactando e beneficiando não apenas o comprador, como todos os demais presentes no ponto de venda. Distribuímos copos com coca-cola, cones de nuts (Bavarian Nutty) e batecos personalizados. Criamos a oportunidade de se reforçar a identidade e posicionamento da marca, gerando a sensação de benefício e conquistando novos shoppers no PDV.

Para comunicação do lançamento para sell in e sell out, foram feitas diversas peças seguindo a comunicação e tema da campanha, como cartazes, totens em lamá, table totens, e-mails MKT, posts para redes sociais, banners virtuais para sites, convites para o evento de PR, credenciais, etc. Materiais que surpreenderam pelo seu design e layout totalmente alinhados com os propósitos e estilo da nova Moto, uma marca jovem apesar de experiente, moderna, de bom gosto e totalmente ousada.

Galeria de imagens
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Porto Alegre
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR e Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Recife
Evento Para PR E Compradores – Brasília
Evento Para PR E Compradores – Brasília
Evento Para PR E Compradores – Brasília
Evento Para PR E Compradores – Brasília
Evento Para PR E Compradores – Brasília
Ação de Trade em Shoppings de São Paulo
Ação de Trade em Shoppings de São Paulo
Ação de Trade em Shoppings de São Paulo
 

 

Foram 3 eventos realizados, o primeiro em Recife (no dia 09/03), o segundo em Porto Alegre (14/03) e o terceiro em Brasília (16/03), divididos entre três públicos distintos, jornalistas, vendedores e compradores do varejo. O evento apresentou os novos lançamentos da Moto, abarcando ainda sessões de treinamento para a força de vendas.
Para os três eventos de PR realizados em Recife (no Red Lounge), Porto Alegre (Espaço Destemperados) e Brasília (no Royal Tulip) foram feitos convites personalizados de acordo com o público, gerando quatro modelos diferentes, para jornalistas, vendedores, compradores e time Moto. Todos os elementos cenográficos foram inspirados no guideline visual da Moto e contamos ainda com peças exclusivas criadas pelos artistas Marcelo Pinduca e Giovana Flugel. As peças trabalhadas para o lançamento dos novos aparelhos da Família Moto G5 foram selecionados a fim de traçar um paralelo com alguns atributos do produto, como som e imagem. Os objetos foram ressignificados e ganharam um ar moderno, color blocking, fazendo alusão às características da marca Motorola de se reinventar e melhorar sempre.
Durante os eventos foram feitas apresentações do time de marketing, apresentações institucionais e dos novos produtos, sorteio de aparelhos, e também foi criada uma zona de experimentação da linha, com glorifiers metálicos desenvolvidos exclusivamente para reforçar a percepção de premiunidade dos lançamentos. Foram distribuídos aos participantes squeezes metálicos personalizados ou estojos com canetas coloridas, escolhidos de acordo com o perfil do público.
Operação:
1. EVENTO DE PR – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 300 pessoas.
Foram 3 eventos realizados, o primeiro em Recife (no dia 09/03), o segundo em Porto Alegre (14/03) e o terceiro em Brasília (16/03), divididos entre três públicos distintos, jornalistas, vendedores e compradores do varejo. O evento apresentou os novos lançamentos da Moto, abarcando ainda sessões de treinamento para a força de vendas.

2. WELCOME COFFEE – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 500 vendedores.
Para dar aquele gás nas vendas, preparamos mimos para os vendedores no dia da positivação do lançamento na loja. Mais do que um incentivo para os vendedores, criamos uma nova ferramenta para relacionamento.
Cada loja foi presenteada com uma máquina Dolce Gusto e um kit com 32 cápsulas de café + porta cápsulas personalizado. Assim criamos também uma oportunidade para manter o relacionamento sazonalmente, reabastecendo as capsulas e fazendo novos contados com os vendedores.

3. PLINKO (GAME) – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 5000 pessoas.
As lojas foram positivadas com arranjos de balões metalizados, elencando os novos features do lançamento. Uma promotora realizava um game junto aos shoppers pautado nos atributos dos produtos. Um game premiador que reforçava os benefícios do lançamento para o consumidor e nos permitiu gerar insights das preferências do shopper entre os key selling points dos produtos.
Os vencedores ganhavam um balão metalizado de gás hélio, personalizado com os doodles da arara e do cachorro, iscas perfeitas para garantir a adesão do público. E assim também criamos uma oportunidade, promover marketing de emboscada nos shoppings positivados, onde os próprios consumidores divulgaram o lançamento através dos balões, e captar dados sobre os atributos preferidos pelos shoppers na hora da compra.

4. POP UP PARTY – Impactos diretos da ação – Aproximadamente 11250 pessoas.
Assim que passavam pelo caixa, os clientes que compravam os novos aparelhos da família Moto G5 eram parabenizados por nossa equipe de promotores, que então distribuía uma rodada de refrigerante em copos personalizados, impactando e beneficiando não apenas o comprador, como todos os demais presentes no ponto de venda. Distribuímos copos com coca-cola, cones de nuts (Bavarian Nutty) e batecos personalizados. Criamos a oportunidade de se reforçar a identidade e posicionamento da marca, gerando a sensação de benefício e conquistando novos shoppers no PDV.

Para comunicação do lançamento para sell in e sell out, foram feitas diversas peças seguindo a comunicação e tema da campanha, como cartazes, totens em lamá, table totens, e-mails MKT, posts para redes sociais, banners virtuais para sites, convites para o evento de PR, credenciais, etc. Materiais que surpreenderam pelo seu design e layout totalmente alinhados com os propósitos e estilo da nova Moto, uma marca jovem apesar de experiente, moderna, de bom gosto e totalmente ousada.

Moto G é a franquia de maior sucesso da marca Moto nos últimos tempos, já considerado por meses consecutivos o smartphone mais vendido do Brasil e anunciado o smartphone mais vendido da história da Moto. Hoje em sua quarta edição, a franquia segue se reinventando e se modernizando ao longo do tempo e é uma família que oferece o melhor do Moto G para cada consumidor, mantendo seu legado de oferecer uma ótima experiência por um preço justo.
A unidade de negócio de trade foi estruturada da seguinte maneira: área de experiência do cliente (planejamento); Origem do briefing para distribuição às demais; Operação (produção); Sell out (execução); Treinadores, Promotores, Vendedores.
Durante o lançamento foram vendidos 1.365 aparelhos, sendo que mais de 55% desses aparelhos foram vendidos somente pelas lojas que estavam recebendo ações de lançamento. Ao todo, com o conjunto das ações realizadas para o lançamento foram impactadas certa de 12.050 pessoas, sendo geradas 744 vendas com a ação de lançamento entre as lojas operadas (em um dia de ação). No total foram distribuídos 6.997 batecos, 3.924 balões e 5.154 cones de NUTs. Para levantamento de KPIs, a Moto se baseou em dados levantados através do volume de vendas e ativações dos produtos (unboxing e cadastro em conta de e-mail Google) durante o período de lançamento.
Entre o público impactado, foram entrevistadas 5.919 pessoas com a operação, dessas, 62% eram mulheres e 38% homens. Ao serem questionadas sobre os atributos mais importantes do produto em sua opinião, duração da bateria foi o principal atributo, seguido por performance, câmera, preço, e por último design.

 

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