Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ESTANDE DE JBS NA FEIRA APAS
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: JBS
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ESTANDE DE JBS NA FEIRA APAS

A F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes.
A JBS é uma empresa brasileira de Goiás, fundada em 1953, hoje uma das maiores indústrias de alimentos do mundo e possui hoje mais de 230.000 colaboradores ao redor do mundo e 340 unidades entre fábricas e escritórios.
Em 2017, após uma concorrência entre agências, a F/Malta foi escolhida para a realização estande da empresa na Feira APAS para as marcas: Friboi, Serara, Flora (destaque para OX e Neutrox), Vigor e Itambé.
As atividades desenvolvidas para a marca nesse evento foram desde o planejamento, criação e produção do mega estande completo da JBS, de 849 m² + mezanino, operação dentro do espaço, acompanhamento do trabalho da montadora, coordenação e realização de ações promocionais, até a entrega final, pensando em espaços voltados para o relacionamento com clientes, e soluções para organização do fluxo de pessoas na feira que gira em torno de 74.000 inscritos.
Ficha Técnica do Evento:
Título: Estande APAS JBS
Tema: O estande não possuía um tema, cada marca trabalhou sua própria comunicação com base nas características dos produtos que pretendiam divulgar.
Número de participantes: 74.288 estiveram presentes na APAS 2017, dos quais 560 eram visitantes internacionais, de 61 países e foram impactados pelo estande da JBS e suas áreas de patrocínio direta ou indiretamente.
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Data: 02 a 05 de maio de 2017
Periodicidade: Participação anual da marca
Abrangência: Brasil
Entidade promotora: J&F
Projeto: Estande APAS JBS
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento, criação e produção, operação dentro do espaço, acompanhamento do trabalho da montadora, coordenação e realização de ações promocionais, até a entrega final, pensando em espaços voltados para o relacionamento com clientes, e soluções para organização do fluxo de pessoas.
Origem e evolução até o presente: A F/Malta acredita ter conduzido uma operação bem sucedida, coreografando equipes que trabalharam em sinergia para a execução do estande. O reconhecimento por isso veio durante o próprio evento, com a premiação do estande pelo Prêmio POPAI. Após a feira foram realizados outros trabalhos em parceria com a JBS e continuamos no pool de agências que participam das concorrências da marca.

Galeria de imagens
       

 

O principal ponto de atenção para o nosso projeto foi o excesso de informação, pois em uma feira permeada de estandes e informações, estabelecer um diálogo de valor com o nosso target torna-se não é tarefa simples. A guerra diária do PDV é a protagonista, onde a visibilidade de cada marca conta tanto quanto nas gôndolas, pois elas são o objetivo final. É necessária a geração de awareness de cada detalhe e diferencial de cada produto. Eles possuem identidade própria e são singulares dentro da imensa variedade de produtos que cada PDV oferece para o consumidor. Precisávamos mostrar o porquê de cada produto merecer a atenção especial do comprador.
O projeto do estande para a marca JBS na APAS desde o começo foi um grande desafio por sua magnitude, pela necessidade de se planejar um espaço de 849 m² + mezanino, dividido entre 5 marcas do grupo JBS, sendo elas Friboi, Seara, Itambé, Flora e Vigor, todas com expertises diferentes, que deveriam ser apresentadas aos visitantes, sob um guarda-chuva único, mostrando as individualidades de cada uma, mas também o que elas tem em comum, deixando claro o pertencimento de todas ao mesmo grupo. Além do planejamento também seria um desafio para a execução, pois tivemos que organizar e gerenciar equipes que trabalhariam para todas as marcas, e equipes exclusivas para cada uma delas.
Para comunicação do estande da JBS com seus clientes e prospects, foram produzidas uma série de artes que levaram informações no pré-evento, durante o evento e no pós-evento. As peças produzidas com comunicação direcionada para cada marca foram: e-mails MKT, materiais de apoio informativo para o estande (folders, broadsides, catálogos, etc.), cordões para crachás, pirulitos para mochilas no credenciamento e personalização de peças como os pagers e carregadores das salas de reunião.
Entre os objetivos de briefing entregues pelo cliente, estavam os objetivos individuais de cada marca para a feira e suas necessidades estruturais, providenciados pela F/Malta:
FRIBOI
- Buffet - coordenação e gerenciamento.
- Brigada de Incêndio
- Extintores (13 unidades - 1 a cada 25m²)
- Promotoras - 10 meninas ( Empresa HZ Eventos e Casting)
- Fotógrafo - Cobertura Fotográfica - 01 diária / 08hs de cobertura
- Limpeza
- Montagem/Desmontagem
- Segurança
- Uniforme recepcionistas
- 1 Camiseta produtor apoio credenciamento e 1 mochila com pirulito
- Locação de 1 Truck Van Camarim (para equipe de Recepcionistas Friboi e Seara)
- Costureira para o primeiro dia
- Compra de 2 contadores de mão e 1 coletor de dados
- Pagers (13 pagers - periodo de locação de 02 a 05 de maio) modelo outback para salas de reunião
- Carregadores Universais Salas de reunião (20 carregadores de celular para Iphone e Android
- Compra de Credenciais de serviços (A&B, limpeza e recepcionista)
- Internet - distribuição de sinal - roteador para as salas
- Internet LINK DEDICADO 10MB
SEARA
- Buffet - Coordenação e gerenciamento.
- Locação de Equipamentos - Gondolas refrigeradoras (02 Seara)
- Brigada de Incêndio
- Extintores (13 unidades - 1 a cada 25m²)
- Promotoras - 10 meninas
- Fotógrafo - Cobertura Fotográfica - 01 diária / 08hs de cobertura
- Limpeza
- Montagem / Desmontagem
- Segurança
- Uniformes / Manuseio
- 1 Camiseta produtor apoio credenciamento e 1 mochila com pirulito
- Locação de 1 Truck Van Camarim (para equipe de Recepcionistas Friboi e Seara)
- Costureira para o primeiro dia
- Compra de 2 contadores de mão e 1 coletor de dados
- Pagers (10 pagers - periodo de locação de 02 a 05 de maio) modelo outback para salas de reunião
- Carregadores Universais Salas de reunião (20 carregadores de celular para Iphone e Android
- Compra de Credenciais de serviços (A&B, limpeza e recepcionista)
- Internet - distribuição de sinal - roteador para as salas
- Internet LINK DEDICADO 10MB
- Vitrinismo
- Artes para stand

ITAMBÉ
- Buffet - coordenação e gerenciamento. Brigada de Incêndio
- Extintores (6 unidades - 1 a cada 25m²)
- Promotoras - 6 meninas
- Limpeza
- Montagem/Desmontagem
- Segurança
- Uniformes recepcionistas
- 1 Camiseta produtor apoio credenciamento
- Compra de 1 contador de mão e 1 coletor de dados
- Carregadores Universais Salas de reunião (6 carregadores de celular para Iphone e Android)
- Internet - distribuição de sinal - roteador para as salas
- Internet LINK DEDICADO 10MB

FLORA
- Buffet - Contratação, Coordenação e Gerenciamento.
- Brigada de Incêndio
- Extintores (1 a cada 25m²)
- Promotoras - 6 meninas
- Fotógrafo - Cobertura Fotográfica - 01 diária / 04hs de cobertura
- Limpeza
- Montagem/Desmontagem
- Segurança
- Uniformes recepcionistas
- 1 Camiseta produtor apoio credenciamento e 1 mochila com pirulito
- 240 Camisas personalizadas para time de vendas
- Compra de 1 contador de mão e 1 coletor de dados
- Pagers (8 pagers - periodo de locação de 02 a 05 de maio) dmodelo outback para salas de reunião
- Carregadores Universais Salas de reunião (10 carregadores de celular para Iphone e Android)
- Compra de Credenciais de serviços (A&B, limpeza e recepcionista)
- Internet - distribuição de sinal - roteador para as salas
- Internet LINK DEDICADO 10MB
- Vitrinismo
- Artes para stand

VIGOR
- Buffet – Contratação, coordenação e gerenciamento.
- Brigada de Incêndio
- Extintores
- Promotoras - 06 meninas
- Limpeza
- Montagem/Desmontagem
- Segurança
- Uniformes / Brindes / Manuseio
- 1 Camiseta produtor apoio credenciamento
- Compra de 2 contadores de mão e 1 coletor de dados
- Pagers (05 unidades periodo de locação de 02 a 05 de maio) modelo outback para salas de reunião
- Carregadores Universais Salas de reunião (10 carregadores de celular para Iphone e Android
- Compra de Credenciais de serviços (A&B, limpeza e recepcionista)
- Internet - distribuição de sinal - roteador para as salas
- Internet LINK DEDICADO 10MB
- Cordão para credencial
- Camisa com logomarca no peito (03 modelos diferentes) um para cada dia, exceto dia 05. (300 unidades, sendo 100 de cada modelo)
- Degustação dentro do stand (Colheres para iorgurte, copinhos pequenos, Guardanapos com logomarca de duas marcas diferentes - um para cada tipo de degustação).

EQUIPE GERAL DO ESTANDE:
- Produtor Master Geral - Responsavel por administrar todas as necessidades, demandas de todos os estandes. Função e cachê dividido com as 5 marcas/2 meses de trabalho.
- Produtor técnico - auxilio a montadora - considerando o período de 5 diárias. Função e cachê dividido com as 5 marcas.
- Produtor Cenografia - auxilio a montadora - considerando o período de 5 diárias. Função e cachê dividido com as 5 marcas.
- Produtor de serviços - responsaveis pela administração, organização toda equipe serviços. Função e cachê dividido com as 5 marcas.
EQUIPE EXCLUSIVA FRIBOI:
- Produtor executivo marca - produtor exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Atendimento Marca - atendimento exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Produtor salas de reunião - produror exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor A&B- produtor exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor de apoio credenciamento - apoio exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor credenciamento feira ( interno).
- produtor exclusivo , pelo período de 5 dias.
- Apoios - 02 apoios exclusivo para montagem e desmontagem Vitrines – 2 dias.
EQUIPE EXCLUSIVA SEARA:
- Produtor executivo marca - produtor exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Atendimento Marca - atendimento exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Produtor salas de reunião - produror exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor de apoio credenciamento - 1 apoio exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor credenciamento feira ( interno) - produtor exclusivo , pelo período de 15 dias
- Produtor A&B- produtor exclusivo, pelo período de 5 dias
- Vitrinista - para acompanhamento montagem e desmontagem.
- Apoios - 02 apoios exclusivo para montagem e desmontagem Vitrines - apoio de 2 dias
EQUIPE EXCLUSIVA ITAMBÉ:
- Produtor executivo marca - produtor exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Atendimento Marca - atendimento exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Produtor de apoio credenciamento - apoio exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor A&B- produtor exclusivo, pelo período de 5 dias
EQUIPE EXCLUSIVA FLORA:
- Produtor executivo marca - produtor exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Atendimento Marca - atendimento exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Produtor salas de reunião - produror exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor credenciamento feira ( interno) - produtor exclusivo , pelo período de 15 dias.
- Produtor A&B- produtor exclusivo, pelo período de 5 dias
- Vitrinista - para acompanhamento montagem e desmontagem.
- Apoios - 02 apoios exclusivo para montagem e desmontagem Vitrines - apoio de 2 dias.
EQUIPE EXCLUSIVA VIGOR:
- Produtor executivo marca - produtor exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Atendimento Marca - atendimento exclusivo marca, pelo período de 1 mês.
- Produtor de apoio credenciamento - apoio exclusivo, pelo período de 5 dias.
- Produtor A&B- produtor exclusivo, 02 apoios exclusivos pelo período de 5 dias.
- Apoios - 02 apoios exclusivo para montagem e desmontagem Vitrines - apoio de 2 dias.
PROGRAMAÇÃO
LOCAL E DATA
Expo Center Norte de 02 a 05/5
SESSÃO SOLENE DE ABERTURA
02 de maio às 14h
FEIRA DE NEGÓCIOS
02 a 04 de maio - 14h às 22h
05 de maio - 13h às 19h
CONGRESSO DE GESTÃO
03 a 05 de maio - 8h30 às 14h

Galeria de imagens

 

O projeto cenográfico do estande de 849 m² + mezanino que seria divido entre as 5 marcas foi planejado e executado pela Agência F/Malta em parceria com a GTM Cenografia. A proposta foi inspirada em linhas geométricas que uniam as áreas de cada marca formando um mega estande, com corredores de circulação e mezanino. O conjunto dos estandes formando um só mega estande deu grande visibilidade para a JBS, fazendo com que a marca tivesse mais destaque entre seus concorrentes e outras marcas.
Para os convidados da JBS foi oferecida uma alternativa especial para que eles pudessem evitar filas no credenciamento para a entrada na feira. Produtores exclusivos com mochilas pirulito se destacavam entre a multidão e podiam agilizar o processo.
As marcas contaram com salas de reunião nos mezaninos do estande para encontros de relacionamento com clientes e prospects. Foram 9 salas destinadas à Seara (divididas entre as marcas Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Rezende, Big Frango, Lebons e Hans e Eder), 3 salas para Vigor (divididas entre as marcas Vigor, Danúbio e Vigor Mix), 10 salas para Friboi (divididas entre Friboi, JBS, Bordon, Reserva, Maturatta, Angus, An10, Kitut, Do Chef e Anglo), somando um total de 22 salas de reunião em tamanhos que variavam para 6, 8 e 12 lugares, equipadas com ar condicionado, notebooks, pagers personalizados, carregadores de celular (Iphone e Android) e tablets.
Em horários intercalados foram servidas degustações para o público de pratos preparados pelo buffet contratado com produtos/ingredientes de todas as marcas em destaque no estande. A prioridade da F/Malta foi coordenar a degustação dos produtos de forma exata e proporcionar a exposição correta a fim de atrair e reter o público-alvo no stand e abrir possibilidades de interação e negócios. A grande variedade de alimentos a serem servidos no dia do evento demandou um cuidadoso planejamento para que tudo estivesse no devido lugar no momento exato e com a qualidade, textura e sabor que se espera de um produto JBS. Para ajudar nessa logística contamos com uma cozinha externa de apoio, instalada no baú de um caminhão na área de estacionamento privativo para staff.
Com um estande tão grande e tantas marcas para serem apresentadas, precisamos contar com uma equipe de 38 promotoras, uniformizadas dentro dos padrões de cada marca. E não poderíamos deixar que seus penteados e maquiagens fossem fora do padrão, por isso precisávamos de um camarim exclusivo pra essas promotoras e não poderia ser dentro do estande por questões de otimização de espaço. A solução encontrada foi a criação de um camarim móvel dentro de uma truck van estacionado do lado de fora do pavilhão.
O Camarim Móvel foi utilizado para maquiagem e cabelo das recepcionistas, horários de descanso da equipe e apoio das marcas. O espaço possuía o tamanho de 40m², gerador, ar condicionado, trocador com espelho, cadeiras confortáveis e área para atendimento de cabeleireiros e maquiadores. O uso do serviço gerou segurança, conforto e controle na pontualidade das recepcionistas bem como um ponto de descanso com supervisão da produção F/Malta.

A JBS está presenta na APAS desde 2013 e anualmente é a dona de um dos maiores estandes da feira. Em 2017, além do estande de 849 m² + mezanino planejado e executado pela Agência F/Malta, a JBS também foi patrocinadora máster da feira, patrocinadora da Arena do Conhecimento, teve participação nos Jantares Regionais e realizou anúncios na revista Supervarejo.
Essa foi a 33ª edição da Feira APAS, e contou com 719 expositores, que geraram R$7 bilhões em negócios, foram 74.288 inscritos para participação e 12.605 empresas inscritas, desses, 560 eram visitantes internacionais (de 61 países).
O projeto JBS APAS 2017 movimentou uma equipe de mais de 200 profissionais direta e indiretamente, tanto da F/Malta, quanto das empresas contratadas para execução de pré-evento, evento e pós-evento. Juntos, estes profissionais realizaram uma entrega em sincronia com as necessidades da JBS e dentro das expectativas de um evento do porte da APAS.
A F/Malta acredita ter conduzido uma operação bem sucedida, coreografando equipes que trabalharam em sinergia para a execução do estande. O Ponto exclusivo JBS gerou agilidade e autonomia no credenciamento, através do acesso ao sistema APAS, impressão independente e acompanhamento do produtos no credenciamento exclusivo com acesso à internet. A truck van para camarim e make hair gerou pontualidade das recepcionistas e uniformidade na produção, além de ser um ponto de descanso com supervisão do produtor e ponto de apoio para armazenar materiais das marcas (ex. camisas).
Como resultado de assessoria de imprensa, após a feira APAS Show de 2017 foram publicadas cerca de 15 matérias espontâneas apresentando fotos e vídeos do estande realizado e notícias sobre as novas propostas e lançamentos das marcas da JBS, entre os veículos responsáveis pelas publicações estavam os sites: Promoview, Newtrade – O portal do comércio, Mais Santos, BeefPoint, Polo Clima, Terra Viva, Beef World, Blog do Armindo e outros.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube