Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ESTANDE DE YPÊ NA FEIRA APAS
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: YPÊ
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ESTANDE DE YPÊ NA FEIRA APAS

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes.
A Ypê, em 2017 completou 67 anos, uma empresa brasileira com mais de 4.000 colaboradores, que possui um portfólio com diversas linhas de produtos, divididas em três categorias: limpeza da casa, cuidado com a roupa e higiene corporal. A empresa foi eleita Top of Mind por 9 vezes consecutivas e Top Destaque entre as empresas na região centro-oeste do Brasil.
A APAS é uma feira anual reconhecida mundialmente como a maior Feira Supermercadista da atualidade. A Feira APAS reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Além de ser um encontro de relacionamento e negócios, a Feira é uma grande oportunidade para ver os lançamentos de produtos, as últimas novidades e as tendências do mercado.
Em 2017, após o sucesso da Convenção Nacional de Ypê realizada pela F/Malta, fomos convidados para criar e produzir o estande da Ypê na Feira APAS, criando um conceito e direcionamento para o estande, estratégias para todos os momentos e contatos com o público, ações sustentáveis, ativações, gestão e supervisão de toda a montagem por empresa cenográfica contratada, gestão de buffet, manuseio de materiais e produção do estande como um todo.
Ficha Técnica do Evento:
Nome da Feira, Exposição ou Congresso: APAS Show 2017
Tema: É Bom. É do Bem. É Ypê.
Público estimado: 2.000 pessoas
Local de realização: Expo Center Norte – São Paulo, SP
Data: De 02 à 05 de maio de 2017
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Ypê
Abrangência: Todo o Brasil
Atividades paralelas: Reuniões com representantes de grandes redes supermercadistas, ativações para demonstração dos produtos, ações sustentáveis para minimizar os impactos do estande no meio ambiente e reforçar o posicionamento de Ypê
Conceito do evento: É Bom. É do Bem. É Ypê.
Projeto: Estande em ilha para a marca Ypê na feira APAS.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento, criação e produção de todo o estande, e gestão de equipes diretas e indiretas.
Origem e evolução até o presente: Após o sucesso da Convenção Nacional da Ypê em 2017, fomos convidados para a realização do estande da Ypê na APAS, e agora estamos em processo de planejamento de sua próxima Convenção, com expectativa de continuarmos o bom re

Galeria de imagens

A APAS 2017 trouxe o conceito de empoderamento na sociedade, no marketing e também dos Stakeholders porque acredita que para traçar o caminho do empreendedorismo é preciso manter-se por dentro das últimas novidades, das tendências dos mercados e prever o momento oportuno para novos negócios.
Como em todos os trabalhos que realizamos em parceria com a Ypê, a principal premissa do briefing era sustentabilidade, deveríamos prever ações que garantissem a redução do impacto do estande no meio ambiente, e mostrassem ao público que a Ypê é uma empresa humana, e que se preocupa com o futuro e bem-estar dos brasileiros. Também deveríamos criar ambientes para exposição de produtos e experiências, área de credenciamento, um lounge aberto para o público e salas de reunião, e cozinha para o buffet.
Toda a cenografia do estande foi inspirada no foco sustentável, criamos um estande semi-aberto circundado por floreiras feitas com material cartonado reciclável, e a parede frontal principal era uma parede viva, coberta com um jardim vertical de samambaias com o logo e conceito do estande centralizados. É bom. É do bem. É Ypê. Abaixo foi posicionada uma tela de 75”onde eram exibidos materiais comerciais da marca e informações sobre novos produtos. Alguns mobiliários do estande que continha 10 salas (8 para reunião, 1 depósito e 1 cozinha) também foram construídos com materiais cartonados de papelão reciclado prensados, e ele todo foi muito iluminado com luzes de led de baixo consumo energético, dando uma boa visibilidade para o espaço e tornando-o convidativo para o público.
Com relação ao foco principal do evento, o fator sustentável, além de o estande ter sido construído com materiais sustentáveis e destinarmos corretamente todos os insumos de sua desmontagem, foi criada uma ação sustentável em parceria com a Eccaplan (empresa de consultoria em sustentabilidade e especialista na neutralização de carbono).
Também distribuímos lápis com sementes com um selo de sustentabilidade para todos os convidados que entravam no estande e respondiam uma pesquisa para a marca. E os resíduos gerados foram destinados à reciclagem. Parte encaminhada para cooperativa de catadores e parte para empresas recicladoras especializadas. Os resíduos orgânicos foram destinados à compostagem no próprio local do evento, em nossa central de compostagem. As flores utilizadas na decoração do espaço, após a feira foram destinadas à um asilo e fizeram a alegria dos nossos idosos. E foram realizadas duas ativações tecnológicas digitais, que não envolveram a geração de resíduos e portanto podem ser consideradas sustentáveis.

A calculadora da Eccaplan, responsável por calcular a emissão de gás carbônico decorrente da realização desse evento é um exemplo prático de como a tecnologia já está a nossa disposição como aliada para a transformação do mundo, não dá pra continuarmos de olhos fechados fingindo que nossas ações não geram nenhum impacto no futuro: “Quanto mais temos, mais devemos”. Se estivermos consumindo estamos esgotando recursos naturais e estamos gerando resíduos que o planeta já não é mais capaz de processar. Devemos ser socialmente responsáveis para as gerações futuras e começar a mudar nosso posicionamento agora, é uma obrigação do ser humano individualmente e das marcas, que inspiram e movimentam os hábitos de milhões de pessoas.
Através da calculadora Eccaplan fizemos a análise de todo cenário que envolvia as atividades do evento, conforme as seguintes etapas: 1. Compreender a dinâmica do evento; 2. Identificar as fontes poluentes e implementar ações para mitigar o impacto ambiental; 3. Calcular as emissões de gases estufa associadas ao evento e seus participantes. Com os dados levantados, e com base no número de visitantes de 2.000 pessoas, calculamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados.
A partir deste conceito e conscientização, criamos diversas ações e recursos ou de impacto zero ou de reposição ambiental.
O reconhecimento pela qualidade do estande realizado veio durante a própria Feira APAS, ao termos o estande da Ypê premiado em duas categorias do Prêmio POPAI (criado pela própria APAS, e tendo como júri um comitê da organização). Esse projeto foi motivo de muito orgulho para a Agência F/Malta e também para a Ypê, gerando mais uma vez a renovação de relacionamento entre as empresas e nos mantendo como sua agência oficial, agora em processo de planejamento da próxima Convenção Nacional da marca.

Em 2017, a APAS Show contou com um recorde de expositores: 719 empresas, sendo 239 internacionais, de 26 países. E podemos dizer que o estande da Ypê foi um dos que mais se destacou dentro da feira, e isso foi comprovado durante o próprio evento com uma grande conquista para todos. Entre as metas do estande da Ypê estabelecidas pela agência F/Malta, estava a de atingirmos a premiação de estandes realizada pela feira, e com muito empenho de toda a equipe, podemos dizer que essa meta foi atingida com mérito:
O estande de 164m² da Ypê ficou em 2º lugar na categoria melhor ação promocional em mega stand, com a ação de VR, que mostrou de maneira inovadora e interativa as gôndolas com os diferentes portfólios de Ypê, e também foi vendedora do 2º lugar na categoria melhor mega stand sustentável, devido a diversas ações de sustentabilidade realizadas: neutralização de todo gás carbônico da montagem e desmontagem do stand, além do que foi emitido pelas pessoas que passaram por lá; Programa "Zero Resíduo" - onde todos os materiais do stand serão reciclados e os que não podem, serão doados para ONGs; as flores utilizadas foram destinadas à asilos; os lixos foram separados em orgânicos e recicláveis, e com o orgânico foi realizada uma compostagem para virar adubo, com o objetivo de serem plantadas árvores.
Ao todo foram neutralizados 10.700,67 Kg de CO², gerando 11 créditos de carbono. Os dois projetos ambientais brasileiros apoiados com os créditos de carbono gerados na ação sustentável foram a Ecomapuá Amazon REDD e a Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América. Também foram reciclados 31,6 Kg de resíduos gerados, e compostados 57,2 Kg de resíduos orgânicos.
Para a Ypê o evento não poderia ter sido melhor, durante os quatro dias de feira as salas de reunião da Ypê não ficavam vazias. Com um estande tão chamativo pelo seu formato fora dos padrões da feira e o ambiente eco-friendly que se tornou super agradável para as pessoas recebemos números altíssimos de visitantes atraídos pela empatia da Ypê. Com todas essas visitas foram abertas muitas portas para novos negócios e oportunidades em merchandising para a Ypê dentro dos grandes supermercadistas.
Foi uma grande satisfação para a F/Malta poder desenvolver um projeto totalmente sustentável com o aval de nosso cliente, abrindo precedentes para que o mercado de eventos se torne mais consciente e preparado para atender demandas como essa, afinal, é nossa obrigação fazer a nossa parte e garantir que as gerações futuras poderão ter um planeta para continuarem cuidando, com um passo de cada vez, vamos mudando o mercado.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube