Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: INSURANCE SERVICE MEETING 2016
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

- Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 15 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 7 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

- Insurance Service Meeting 2016:

Com a missão de fomentar iniciativas que aprimorem as atividades da indústria seguradora como um todo, a CNseg promove anualmente o Insurance Service Meeting. Na sua 10ª edição, o Insurance reuniu mais de 400 participantes em debates sobre a velocidade das mudanças tecnológicas, a maturidade digital no Brasil e seus reflexos no profissional de seguros, insurtechs, inovação, entre outros.

Parceira do projeto em 5ª edição consecutivas, a Bethe B é responsável pelo desenvolvimento do conceito, da identidade visual, matérias de comunicação e divulgação, brindes, hotsite e por toda produção cenográfica e técnica do maior evento de tecnologia do mercado segurador brasileiro.

Ficha Técnica:

Insurance Service Meeting 2016

Data: 3 e 6 de novembro de 2016

Local: Royal Palm Hotels & Resort

Abrangência: Nacional

Galeria de imagens
D e Imagem real da Plenária - A gente projeta e cumpre!
       

 

Regido pelo tema “O Futuro é Agora: A Inovação a favor do Desempenho”, o Insurance Service Meeting 2016 reuniu executivos do mercado segurador e especialistas em tecnologia em um final de semana de debates, atividades recreativas e sociais. Pela primeira vez realizado em Campinas - SP, o evento vem a cada ano evoluindo e se adaptando às necessidades do mercado.

Para entregar mais uma edição de sucesso, contamos com 7 meses de planejamento e divulgação, em um trabalho feito a 4 mãos com a equipe de eventos da CNseg.

Conceito:

Depois de impressionar os participantes da 9ª edição ao transformar os salões do Club Med Rio das Pedras em uma floresta, onde ficção e realidade se confundiam para integrar o tema da transformação tecnológica à natureza viva do hotel, fomos desafiados a criar uma nova abordagem para a temática desta edição, uma vez que o local escolhido tinha um apelo diferente dos ambientes onde aconteceram as edições anteriores.

Empresas que apresentam alto desempenho investem em profissionais com alta performance e, para tal, são necessários diferenciação, inovação, pensamento estratégico e posicionamento. Os profissionais estão sendo cada vez mais demandados a apresentarem capacitação estratégica para o futuro, conhecendo os seus clientes internos e externos, conectados ao ambiente econômico atual e, de forma pragmática, utilizando dados confiáveis que favorecerão a tomada de decisão.

Este é o profissional do futuro, que utiliza a tecnologia a seu favor, que usufrui do acesso à informação para auferir melhores resultados e competitividade ao negócio. Empresas inovadoras buscam profissionais inovadores. Profissionais inovadores demandam soluções que auxiliem o acesso à informação. Esse era o foco das discussões que constava no briefing do 10º Insurance Service Meeting.

O Futuro é Agora e a Inovação nunca esteve mais a Favor do Desempenho como nos dias atuais. A partir do briefing, criamos o slogan “O Futuro é Agora: A Inovação a favor do Desempenho”.

Para materializar este tema, criamos um conceito que abrangia as diversas áreas de conhecimento relacionadas à tecnologia, tais como, IoT - Internet das Coisas, Redes Sociais, Hardware, Tratamento de dados, Segurança da Informação e Redes de conexão, através de tramas, símbolos e palavras-chave.

O resultado foi um alinhamento integral de toda a comunicação do evento à identidade criada para a 10ª edição: peças de divulgação, hotsite, comunicação visual das áreas de convivência do hotel (tais como totens, móbiles, flâmulas e painéis), plenária, além dos itens entregues aos participantes, como crachás e brindes.

Divulgação no pré-evento:

Para catalisar as inscrições para o evento e atrair empresas patrocinadoras, criamos uma estratégia digital para a campanha, iniciada no lançamento comercial das cotas de patrocínio.

As cotas de patrocínio foram apresentadas ao público em um pequeno evento em São Paulo para os principais interessados. Em paralelo, foi disparado um e-mail marketing disparado para o mailing dos prospects, que continha todas as informações do evento e os principais benefícios das cotas de patrocínio, apresentados na forma de um book digital.

Já os participantes tiveram contato com a comunicação do evento através de diversas plataformas de comunicação: e-mails marketing com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, informações práticas e etc.), matérias em veículos do trade, anúncios em sites de parceiros da CNseg e o hotsite, que compilava todas as informações do evento. Além disso, contamos com ampla divulgação nas redes sociais.

Comunicação visual e projeto cenográfico:

O evento, que era realizado no Royal Palm Hotels & Resorts, foi dividido em 5 espaços:

- Plenária:
A estrutura cenográfica desenvolvida para o salão onde ocorriam as palestras e painéis reunia todos os elementos desenvolvidos para o conceito do evento. As cabeças, que tinham mais de 5m de altura, eram preenchidas com as tramas relativas às áreas de conhecimento da tecnologia, simbolizavam a pluralidade do know-how dos participantes.

No último dia, a plenária foi transformada em um espaço para o jantar e shows de encerramento, onde todos os participantes puderam interagir e celebrar o sucesso do evento.

- Área de relacionamento:

Na área expositora, onde estavam localizados os 21 lounges/ponto de relacionamento das empresas patrocinadoras, mantivemos uma linguagem única através de trechos da imagem conceito de forma a integrar os estandes à arquitetura do espaço.

Os estandes foram divididos em duas categorias:

Lounges:

Posicionamos esses espaços em locais privilegiados com ampla visibilidade. Eles possuíam um painel de fundo com TV e logo posicionada no alto, dando visibilidade à marca. Os mobiliários selecionados foram voltados para propiciar networking e pequenas reuniões.

Pontos de relacionamento:

Distribuídos pelo salão, esses espaços também contavam com o painel fundo e a logo posicionada no alto para dar visibilidade à marca. Devido a área reduzida, os mobiliários selecionados tinham dupla função: networking e pequenas reuniões.

- Almoço:

Devido ao grande número de participantes, o almoço foi dividido em dois grandes salões, decorados com painéis ilustrados com a imagem conceito do evento e jogos americanos, primas e toalhas de mesas personalizadas com a identidade do evento.

-Jantar:

A área selecionada para o jantar era distante dos espaços onde os participantes circulavam com frequência e possuía uma arquitetura diferenciada. Com isso, para dar unicidade e sinergia da cenografia com os outros espaços, foram utilizadas peças imponentes como flâmulas e painéis, que davam cor e movimento ao salão.

- Áreas de lazer:

Nas áreas de lazer, onde ocorriam as atividades recreativas, foram posicionadas sinalizações e bolas infláveis com palavras-chave relacionadas à temática do evento, que poderiam ser utilizadas pelos filhos dos participantes, integrando até mesmo os pequenos ao conceito do evento. Ao final, as crianças podiam levar as mesmas como brinde.

O evento:

O Insurance oferece ao público um final de semana de compartilhamento de conhecimento e experiências entre os fornecedores de soluções do setor de seguros e os executivos das empresas securitárias, sendo, portanto, uma excelente oportunidade de interação e networking. Os diversos espaços foram pensados para catalisar a troca de experiências e networking entre os participantes.

- Credenciamento e Guarda-Volumes:

Os executivos eram recebidos na entrada da área de convenção em um espaço para credenciamento feito através de Ipads, onde recebiam a pasta customizada do evento com a programação pocket book, que também poderia ser acessada no celular através do QR code disposto na cenografia do evento, brindes do evento (caneta e caderno) e materiais dos patrocinadores.

- Sinalização:

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar os participantes. Neste evento, utilizamos setas com fitas reflexivas para relacionar estas pecas com a temática do evento.

- Sala dos patrocinadores:

Os patrocinadores que adquiriram a cota diamante tinham direito à uma sala onde podiam se reunir com seus clientes de forma privativa. Cada sala era sinalizada com um totem indicativo com a logo de cada patrocinador, além de mobiliário em formato lounge com televisão para apresentação de produtos e serviços.

-WIFI do Evento:

O evento contava com uma potente cobertura de internet dedicada, disponibilizada para os participantes ficarem 100% conectados.

- Perguntas via Whatsapp:

Todas as perguntas e comentários das palestras e painéis podiam ser enviadas pelos participantes via Whatsapp. Dessa forma, o moderador, que estava com um tablet em mãos, fazia as perguntas recebidas ao final de cada palestra.

- Coffee Breaks, Almoços e Jantares:

Nos intervalos dos painéis, os participantes contavam com um delicioso coffee break, que acontecia na área de relacionamento do evento. Já os almoços aconteciam no intervalo entre as palestras da manhã e da tarde em dois espaço do hotel. Os jantares aconteciam ap final de cada dia na Casa de Campo, com exceção do último dia, onde aconteceu no mesmo salão da plenária.

- Coquetéis patrocinados:

Para os coquetéis, a área do almoço se transformava para dar mais espaço para circulação e confraternização dos participantes. O local era sinalizado com totem de boas-vindas com a logo do patrocinador.

- Atividades esportivas:

Para integrar os participantes em momentos descontraídos, foram feitos torneios de Vôlei e de Tênis, onde os interessados poderiam montar equipes e duplas para competir entre si. No jantar de encerramento, os participantes foram premiados de acordo com a sua colocação no torneio.

- Quiz interativo:

Durante todo o evento, uma robô circulava nas áreas de relacionamento, instigando a curiosidade dos participantes. Desenvolvemos falas de aproximação para gerar a aproximação dos usuários que, inicialmente, estranhavam a presença da robô. Através da boneca, os participantes podiam responder à um quis sobre dados do mercado e, caso acertassem mais do que 3 perguntas, eram elegíveis à um sorteio que aconteceu no último jantar do evento. Aqueles que não acertavam podiam tirar uma foto com moldura personalizada e divulgar a sua presença no evento nas redes sociais.

- Plenária:

A programação do Insurance 2017 agregou palestras que abordavam a interação entre a tecnologia e as habilidades dos profissionais que trabalham nos segmentos de seguros, vida e previdência, saúde suplementar e capitalização, além de atividades recreativas e sociais, conforme a agenda abaixo:

Primeiro dia:

CHECK IN – HOTEL

ABERTURA ÁREA DE EXPOSIÇÃO

WELCOME DRINK - PATROCÍNIO TIVIT

JANTAR

Segundo dia:

ABERTURA
Marcio Coriolano - Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

PALESTRA 1: A MUDANÇA TECNOLÓGICA CHEGANDO MAIS RÁPIDO
Palestrantes: Marco Barros - Diretor presidente da CNseg PAR, diretor geral executivo da CNseg e Luis Rasquilha - CEO da Inova Business School, colunista da Rádio CBN e professor da FIA
Moderador: Alexandre Leal - Superintendente executivo técnico da CNseg

COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À ÁREA DE EXPOSIÇÃO

PALESTRA 2: MATURIDADE DIGITAL NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NO PROFISSIONAL DE SEGUROS
Palestrante: Rodrigo Corumba - Vice-presidente de Serviços Financeiros da Capgemini
Debatedor: Miguel Buenos - Diretor de Contas da Serasa Experian
Mediador: Alfredo Lalia - Diretor da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi)

ALMOÇO - PATROCÍNIO SCOPUS

PALESTRA 3: ACELERADORES EM DIGITAL PARA O NOVO MERCADO DE SEGUROS
Palestrante: Mukal Ahuja - Diretor da Deloitte Canadá
Debatedor: Roberto Ciccone - Sócio Líder de Seguros Américas da Everis
Mediador: Augusto Kurovski - Diretor de Tecnologia da Brasilcap

PALESTRA 4: INOVAR PARA TRANSFORMAR: INSURTECHS E OPORTUNIDADES
Palestrante: Luís Ruivo - Sócio Líder de Tecnologia para Financial Services, PwC Brasil 30"
Debatedor: Juarez Zortea - Presidente da TransUnion Brasil
Mediação: João Francisco Borges da Costa - Presidente da FenSeg

COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À ÁREA DE EXPOSIÇÃO

PALESTRA 5: WATSON COMO ADVISOR DO SEGURADOR
Palestrante: Andrea Eichhorn - Executiva Global de Solução Cognitiva da IBM
Debatedor: Cristiano Barbieri - CIO da SulAmérica Seguros e Previdência
Mediação: Flávio Bitter - Vice-Presidente da Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde)

VISITAÇÃO À ÁREA DE EXPOSIÇÃO

COQUETEL - PATROCÍNIO MJV

Terceiro dia:

PALESTRA 6: FERRAMENTAS PARA PREDIÇÃO DE RISCOS
Palestrante: Ricardo Lachac - CEO da Lexis Nexis
Debatedora: Marizélia Leão Pacheco - Gerente de Padronização e Interoperabilidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Mediação: Solange Beatriz Palheiro Mendes - Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

COFFEE BREAK E VISITAÇÃO À ÁREA DE EXPOSIÇÃO

PALESTRA 7: VISÃO ANALÍTICA - O PROFISSIONAL PENSANDO E AGINDO DIFERENTE
Palestrante: Juan Mazzini- Analista Sênior da Celent
Debatedor: Marcos Sirelli - Superintendente de Sistemas da Porto Seguro
Mediação: Carlos Pestana - Azul Seguros

PALESTRA 8: O NOVO INDIVÍDUO. UMA NOVA ORGANIZAÇÃO, UMA NOVA SOCIEDADE
Palestrante: Ricardo Guimarães - Presidente da Thymus Branding
ENCERRAMENTO / FOTO

ALMOÇO - PATROCÍNIO NEOWAY

ATIVIDADES ESPORTIVAS

JANTAR DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS

- Pós evento:

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível ver as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.

Galeria de imagens
3D da área de relacionamento
Pontos de Relacionamento dos patrocinadores
Lounges dos patrocinadores
Área de relacionamento
Hotsite do evento
Dentre as ferramentas para divulgação, foram disparados e-mails marketing
Materiais do evento entregues aos participantes
Book digital com as cotas de patrocínio
Projeto da robô Eva
Plenária principal
Área de credenciamento
Os participantes recebiam os brindes no momento do credenciamento
Marcio Coriolano, Presidente da CNseg, no abertura do evento
Área de relacionamento: ambiente propício para o networking
Os participantes interagiam com a Eva
As plenárias ficavam cheias nos momentos das palestras
Os participantes podiam interagir com as bolas desenvolvidas para o evento
Os patrocinadores diamante dispunham de uma sala para reuniões
No jantar, as flâmulas compunham o espaço
No final do evento, a Eva fez os sorteios do Quiz interativo
O espaço destinado para o jantar
Painel com a imagem conceito do evento no jantar
     

 

- Como manter uma experiência agradável em um hotel de perfil diferente das edições anteriores?

As edições anteriores do Insurance foram realizadas no Club Med Rio das Pedras, com uma atmosfera praiana e rica em vida natural que tornava o ambiente amigável e propiciava a criação de projetos cenográficos lúdicos que traduziam a temática do evento. Apesar do Royal Palm ser um hotel de estrutura superior, está localizado em um centro urbano, possuindo, portanto, um arquitetura mais imponente e clássica.

O nosso desafio foi criar uma cenografia que traduzisse o tema da 10ª edição e, ao mesmo tempo, trouxesse um acolhimento para os participantes.

Como seguir uma linha criativa semelhante às edições anteriores não seria adequado ao novo espaço, optamos por criar uma linguagem inovadora, que gerasse um impacto nos usuários assim que eles chegassem ao hotel. A cenografia inspirava à inovação e estava presente tanto nos salões oficias do evento, como nas áreas de lazer, propiciando um clima agradável aos participantes.

- Como tornar a tecnologia próxima e amigável?

Grande parte dos profissionais do setor de seguros está no mercado há muitos anos e poderia não se sentir confortável com uma abordagem que salientasse a importância da tecnologia para o desempenho profissional. De forma a quebrar este “gelo”, criamos a Eva, uma robô que dialogava com os participantes e possibilitava que eles participassem de um quiz interativo e lúdico. A ação foi um sucesso no evento e atraiu muitas interações.

- Como integrar um hotel de dimensões tão grandiosas como o Royal Palm?

Um dos desafios do projeto era integrar as distintas áreas do hotel. Para tanto, utilizamos suportes de sinalização em todos os trechos de passagem e peças de comunicação visual em todos os espaços de interação dos participantes, de forma que eles tivessem a sensação que todo o evento estava integrado.

Galeria de imagens
Participante interagindo com Eva, robô que desfilava pela área de relacionamento
Todas as áreas do hotel tinham peças de comunicação do evento
     

 

Consolidada no calendário de eventos do mercado segurador, o Insurance foi destaque em diversas mídias do trade e contou com as maiores empresas de tecnologia, o que possibilitou o acesso a produtos inovadores, desenvolvidos para atendimento das necessidades do mercado segurador.

- Avaliação do evento:

Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:

Local do evento: 93% de avaliações positivas
Atendimento e equipe de produção: 100% de avaliações positivas
Duração do evento: 97% de avaliações positiva
Sinalização: 97% de avaliações positivas
Pontualidade: 84% de avaliações positivas
Recursos audiovisuais e cenográficos: 100% de avaliações positivas
Atividades esportivas: 94% de avaliações positivas
Atividades sociais: 97% de avaliações positivas
Como ficou sabendo do evento? 55% convite patrocinador, 19% e-mails marketing, 19% redes sociais
Motivação para inscrição: 55% Programação, 35% Networking
O evento atendeu as expectativas? 97% de avaliações positivas

Galeria de imagens
O evento foi destaque nos principais veículos do trade
Participantes posando ao final do evento!
     

 

 

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