Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 6º ENCONTRO DE RESSEGURO DO RIO DE JANEIRO
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Congresso Internacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Congresso Internacional. Bethe B Comunicação.

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

- Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 15 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 7 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

Representando um setor que tem importante papel na economia do país, a CNseg em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) e a Escola Nacional de Seguros promove há 6 anos o Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro. Com 14 empresas patrocinadoras e mais de 600 participantes, a 6ª edição do Encontro de Resseguro, que comemorou os 10 anos de abertura do mercado brasileiro, reuniu os executivos e players do segmento para dois dias de debates sobre os temas que estão em evidência nos diversos mercados ao redor do mundo.

Parceira do projeto há 4 anos, criamos a identidade visual do evento, o conceito da campanha de divulgação, o selo comemorativo de 10 anos da abertura do mercado e os brindes distribuídos. Para integrar a campanha ao evento, a Bethe B também é responsável pela produção cenográfica e técnica do mais importante evento de Resseguro da América Latina.

Ficha Técnica do Evento:

6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

Data: 5 e 6 de abril de 2017

Local: Hotel Sofitel – Rio de Janeiro

Abrangência: Internacional

Vídeo


Destaque no calendário de eventos do mercado, o Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro oferece aos profissionais brasileiros e estrangeiros um fórum de alto nível para discussões técnicas, políticas e econômicas, além de ser catalizador de networking e negócios.

Por se tratar de um evento direcionado para o público nacional e internacional, toda a campanha de divulgação, pensada em parceria com a área de eventos da CNseg, teve um timing diferente dos eventos nacionais, de forma que todos os participantes tivessem tempo hábil para organizar a sua logística. No total, foram 5 meses de planejamento e divulgação – entre dezembro e abril - que resultaram nos resultados alcançados: mais de 600 participantes e 14 empresas patrocinadoras, números recordes em relação as edições anteriores.
A capacidade do evento foi esgotada com uma semana de antecedência.

- Conceito:

No processo de criação, buscamos uma abordagem diferenciada das edições anteriores, onde explorávamos os segmentos econômicos que contavam com a proteção do resseguro. Identificamos a oportunidade de alinhar a comunicação visual do evento com a celebração dos 10 anos da abertura do mercado brasileiro – importante marco para o setor.

Como resultado, o conceito da 6ª edição do Encontro enfatizou a crescente importância do Brasil, em especial o hub do Rio de Janeiro, sede do evento e um dos grandes símbolos representativos do país, no cenário mundial. A imagem conceito propunha a conexão dos mercados internacionais com o mercado brasileiro através de linhas que faziam alusão ao selo comemorativo criado.
Para trazer sinergia e unicidade ao projeto, todas as peças criadas para o evento exploravam a identidade visual desenvolvida.

- Divulgação no pré-evento:

Para alcançar os resultados recordes dessa edição, criamos uma estratégia digital para a campanha de divulgação que catalisasse as inscrições para o evento e atraísse um número maior de empresas patrocinadoras.
Desenvolvemos peças com abordagens específicas para cada público-alvo:

- Para as empresas interessadas em patrocinar o evento, desenvolvemos e-mails marketing que continham um book digital com a apresentação e os benefícios de cada contrapartida de patrocínio. Após se tornarem patrocinadoras, elas recebiam um material de divulgação customizado que poderia ser enviado aos seus clientes convidando-os para participar do evento.

- Já os participantes tiveram contato com a divulgação do evento através de diversos de canais: e-mails marketing bilíngues com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, etc.), matérias e anúncios em veículos do trade e banners net em sites parceiros da CNseg, além do hotsite bilíngue com todas as informações práticas sobre o Encontro. Para ampliar o alcance da divulgação nas redes sociais, criamos um evento no Facebook que alcançou mais de 12 mil pessoas.

- Comunicação visual e projeto cenográfico:

O evento, que era realizado no andar de convenções do Sofitel Copacabana, foi divido em dois espaços:

- Plenárias:
A comunicação visual e a estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as palestras e painéis explorava a imagem conceito criada para o evento, utilizando luzes de LED nos pontos de conexão das linhas do painel. A logo do evento foi sobreposta ao fundo de palco com uma fita de LED no verso para dar maior imponência ao cenário.

Para atender à agenda do evento, era possível dividir a plenária principal em duas salas simultâneas em apenas 30 minutos.

- Áreas de relacionamento:

No foyer, área de relacionamento dos patrocinadores, os pontos de relacionamento foram ilustrados com imagens do Rio de Janeiro, que foram tratadas de forma a unificar o ambiente e tornar a comunicação visual singular. Os estandes foram posicionados de forma a dar amplitude ao espaço e não prejudicar a livre circulação dos participantes, uma vez que o evento já estava com a capacidade máxima.

Os pontos de relacionamento tinham tamanhos e mobiliário proporcionais às cotas adquiridas. Além disso, foi disponibilizado aos patrocinadores uma TV para apresentações institucionais e demonstração de seus produtos.

- O evento:

Comemorando os 10 anos de abertura do mercado brasileiro, o Encontro de Resseguro 2017 proporcionou aos participantes dois dias de imersão em questões estratégicas do setor, abordando temas como as perspectivas para economia brasileira, a evolução do risco cibernético e seu impacto no seguro, assimetrias entre o mercado local e o internacional, entre outros.

- Credenciamento e Guarda-Volumes:

Os executivos eram recebidos no hall de entrada na área de credenciamento onde recebiam o crachá, a programação pocket book - que também poderia ser acessada no celular através do QR code disposto na cenografia do evento - e a bolsa com os brindes do evento (caneta e bloco).

Após o credenciamento, os participantes poderiam guardar os seus pertences na Chapelaria/Guarda-Volumes do evento.

- Sinalização:

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar os participantes para as salas descritas abaixo.

- Sala VIP:

As autoridades e conferencistas eram recebidos na sala VIP, onde podiam interagir enquanto aguardavam o início dos painéis. Contavam também com um suporte técnico para alterar ou validar as suas apresentações.
A sala era composta por um mobiliário requintado em formato lounge e contava com uma mesa de reuniões.

- Sala de imprensa:

Esta sala dispunha de uma infraestrutura para que os 24 jornalistas presentes no evento pudessem escrever artigos, enviar materiais para a redação e etc. Além disso, as coletivas de imprensa do evento foram realizadas nesta sala.

- WIFI do Evento:

O evento contava com uma potente cobertura de internet dedicada, disponibilizada para os participantes ficarem 100% conectados.

- Perguntas via Whatsapp:

Todas as perguntas e comentários das palestras e painéis podiam ser enviadas pelos participantes via Whatsapp. Dessa forma, o moderador, que estava com um tablet em mãos, fazia as perguntas recebidas ao final de cada palestra.

- Coffee Breaks e Almoços:

Nos intervalos dos painéis, os participantes contavam com um delicioso coffee break, que acontecia na área de relacionamento do evento. Já os almoços aconteciam no intervalo entre as palestras da manhã e da tarde, em um espaço específico do hotel oferecido por uma das empresas patrocinadoras.

- Plenárias:

Os participantes se dividiam entre a plenária principal e as duas salas simultâneas para assistir aos 16 painéis e palestras com mais de 56 palestrantes e especialistas nacionais e internacionais, conforme a programação abaixo:

Primeiro dia:

CERIMONIA DE ABERTURA:

O evento foi iniciado com uma solenidade, onde a mestre de cerimônias Flávia Fernandes deu boas vindas aos participantes e convidou as autoridades para compor a mesa diretora. Com a presença de Marcio Coriolano - Presidente da CNseg, José Carlos de Souza Abrahão - Diretor Presidente da ANS, Joaquim Mendanha de Ataídes - Superintendente da Susep, Solange Beatriz Palheiro Mendes – Presidente da FenaSaúde, Marco Barros – Presidente da FenaCap, João Francisco da Costa – Presidente da FenSeg, Robert Bittar – Presidente da Escola Nacional de Seguros, Francisco Alves de Souza – Diretor Presidente da FenaPrevi e Paulo Pereira – Presidente da Fenaber.

Em discurso, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, assinalou que o mercado de seguro demostrou resiliência mesmo com o agravamento da crise econômica, ao apresentar expansão nominal significativa no último ano.
Outros discursos foram feitos na abertura: o diretor presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, voltou a pedir que as resseguradoras criem planos para as operadoras de saúde, lembrando que a agência reguladora, nesse sentido, têm feito ações para ampliar a transparência e governança do setor, necessárias para dar a previsibilidade exigida nos negócios de resseguros. O superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, destacou estudos para aproximar as práticas das seguradoras e resseguradoras brasileiras dos mercados globais e deu a entender que, na próxima reunião do CNSP, deverão ser aprovadas novas medidas em prol do fortalecimento de seguros.

E, por fim, o presidente da Fenaber, Paulo Pereira, fez um breve balanço dos 10 anos de mercado de resseguros livre. No período, o mercado saiu de um órgão monopolista de resseguros para 128 players presentes no País; e a receita pulou de R$ 3,8 bilhões por ano para os atuais R$ 10 bilhões de 2016, destacou ele, indicando, contudo, que ainda existem nós regulatórios que impedem um crescimento ainda maior.

PLENÁRIA 1 - PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA NO BRASIL
Palestrante: Alexandre Schwartsman - Schwartsman & Associados
Coordenador de Mesa: Claudio Contador - Escola Nacional de Seguros
Debatedora: Andrea Keenan - A.M. Best

PLENÁRIA 2 - PROJETO DE LEI 3555/04
Debatedores: João Marcelo Santos - Santos Bevilaqua Advogados, Marcelo Mansur - Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Queiroga Advogados e Sergio Mello - Pellon & Associdados
Coordenador de Mesa: Andre Tavares - Tavares Advogados

PAINEL TÉCNICO 1 - INOVAÇÃO DO SEGURO DE VIDA: AGREGANDO VALOR AO PRODUTO
Palestrante: Alessandra Monteiro - IRB Brasil RE
Coordenador de Mesa: Marcos Spiguel - SulAmérica Seguros de Pessoas e Previdência
Debatedor: João Carlos Botelho - Safra Vida e Previdência

PAINEL TÉCNICO 2 - COLOCAÇÃO PREFERENCIAL DE RESSEGURO
Palestrante: Diogo Ornelas - Susep
Coordenador de Mesa: Eduardo Menezes - Bradesco Auto RE
Debatedora: Marcia Cicarelli - Demarest Advogados

PAINEL TÉCNICO 3 - A FRAGILIDADE DA CLASSE MÉDIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O FUTURO
Palestrante: Walter Stange - Advanced Risk Solutions (ARS)
Coordenador de Mesa / Debatedor: Alexandre Leal – Cnseg

PAINEL TÉCNICO 4 - ASSIMETRIA ENTRE OS MERCADOS LOCAL E INTERNACIONAL DE RESSEGURO
Debatedores: Marco Castro - Lloyd's e Bruno Freire - Austral Resseguradora
Coordenador de Mesa: Rubens Teixeira Junior - Allianz Seguros

PLENÁRIA 3 - RESSEGURO - DEZ ANOS DE MERCADO LOCAL - PRÓXIMOS PASSOS
Palestra 1 - Brasil - Exportador de Resseguros para a América Latina
Palestrante: Rodrigo Botti - Terra Brasis Resseguros

Palestra 2 - O que as Seguradoras da América Latina esperam dos Resseguradores
Palestrante: Carlos Varela - Federação das Seguradoras da Colômbia (Fasecolda)
Coordenador de Mesa: Marcus Clementino - Comissão Organizadora do 6º Encontro de Resseguro

Segundo dia:

PLENÁRIA 4 - O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES
Palestrante: Tiago Mattos - Sputnik
Coordenador de Mesa: Renato Campos - Escola Nacional de Seguros
Debatedora: Katia Miyaki - Swiss Re

PLENÁRIA 5 - PERSPECTIVA PARA O SEGURO E RESSEGURO NO BRASIL
Palestrantes: Javiel Vijil - Transatlantic Reinsurance Company e Fabio Kanczuk - Ministério da Fazenda
Coordenador de Mesa: Antonio Trindade - Chubb Seguros
Debatedor: Tarcício Godoy - IRB Brasil RE

PAINEL TÉCNICO 5 - SOLUÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DE RISCO EM SAÚDE
Palestrantes: Arthur Sanches - Terras Brasis Resseguros, lter Hime - Sompo Saúde Seguros e Leandro Fonseca - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Coordenador de Mesa: Antonio Penteado Mendonça - Penteado Mendonça e Char Advocacia

PAINEL TÉCNICO 6 - A EVOLUÇÃO DO RISCO CIBERNÉTICO E SEU IMPACTO NO SEGURO
Palestrante: Kara Owens - TransRe
Coordenadora de Mesa / Debatedora: Thisiani Martins - XL Catlin

PAINEL TÉCNICO 7 - BREXIT: SEUS EFEITOS PARA OS MERCADOS
Palestrante: Daniel Revilla - Lloyd's
Coordenador de Mesa / Debatedor: Fernando Zamboim - Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

PAINEL TÉCNICO 8 - FUNDOS DE PENSÃO E O IMPACTO D&O
Palestrante: Fábio Torres - TM Law Fabio Torres & Associados
Coordenador de Mesa: Gustavo Galrão - Argo Seguros
Debatedor: Vinicius Caldas de Lucca Souza - JLT Brasil

PAINEL TÉCNICO 9 - VIDA INDIVIDUAL - NOVAS COBERTURAS E FERRAMENTAS DE SUBSCRIÇÃO
Palestrante: Charles Lutz - Swiss Re
Coordenador de Mesa / Debatedor: Fabiano Lima - SulAmérica Seguros de Pessoas e Previdência

PAINEL TÉCNICO 10 - A COLOCAÇÃO DO RESSEGURO NA VISÃO DO CLIENTE
Palestrantes: Jorge Daniel Luzzi e Marcia Ribeiro - ABGR
Coordenador de Mesa / Debatedor: Francisco Vogt Marques - Chubb Seguros

- Coquetel Patrocinado:

No segundo dia, após o encerramento, os participantes puderam interagir, trocar experiências e prospectar novos negócios no coquetel patrocinado pela IRB RE Brasil, que tinha como atração um conjunto de live music.
Com essa receita, o 6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro cumpriu sua missão ao proporcionar aos mais de 600 participantes debates sobre os assuntos mais relevantes do segmento de Resseguro e fomentar a integração e o compartilhamento de experiências e informações entre os líderes, executivos das empresas de seguros, resseguro, corretores, representantes das entidades do mercado e os demais players do segmento.

- Pós evento:

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento, que, além dos indicadores de inscritos e palestrantes, apresentava a infraestrutura disponibilizada, tal como os 19 fornecedores envolvidos na produção do evento e as 6,5 toneladas de equipamentos utilizados. Nesta peça ainda era possível acessar as fotos do evento, baixar as apresentações disponibilizadas pelos painelistas e preencher a ficha de avaliação do evento.

Galeria de imagens
Líderes na cerimônia de abertura do evento.
Líderes do mercado reunidos no palco do evento.
O evento contou com 56 palestrantes nacionais e internacionais.
Após as palestras, os participantes tinham espaço para o debate com os painelistas.
Coquetel patrocinado pelo IRB Brasil RE com live music.
Espaço de Credenciamento.
Brindes entregues aos participantes do evento.
Ecobag divulgava o selo comemorativo de 10 anos da abertura do mercado
Palestras que debatem o futuro das empresas.
Plenária principal com mesa de abertura.
Sala 1 após divisão da plenária principal.
Sala 2 após divisão da plenária principal.
     

 

- Como transformar a cenografia de um espaço em duas salas simultâneas que pudessem ser alteradas em um curto espaço de tempo?

Tínhamos o desafio de dividir a plenária principal em duas salas simultâneas em um espaço de tempo de um coffee break. Para isso, criamos uma metodologia cenográfica e técnica de sobrepor os painéis e a estrutura técnica dos dois momentos para viabilizar esta mudança em apenas 30 minutos.

- Como maximizar o espaço para atender a capacidade total?

Para que os salões do evento mantivessem a amplitude, todos os pontos de relacionamento dos patrocinadores foram dispostos seguindo a arquitetura do hotel, de forma a deixar o espaço de circulação livre para que os participantes pudessem interagir.
- Como integrar os participantes estrangeiros?
Para que os participantes estrangeiros se sentissem pertencidos ao evento, todos os materiais de comunicação desenvolvidos eram bilíngues, assim como toda a sinalização, programação e templates com avisos iniciais e abertura de painéis.

- Como fazer uma cenografia diferenciada para o mesmo espaço?

Todas as edições do Encontro de Resseguro realizadas pela Bethe B aconteceram no Sofitel. Por isso, temos o desafio de dar uma “roupagem” diferente para o espaço, de forma que os participantes percebam as mudanças que ocorrem em todas as edições. Com o background da cenografia sempre voltado para as paisagens do Rio de Janeiro, a cada ano o tratamento das imagens é alinhado de acordo com a imagem conceito.

Galeria de imagens
Plenária principal, sem divisória.
Plenária 1, salas divididas.
Plenária 2, salas divididas.
Peças bilingues para conforto dos estrangeiros.
Área de Convivência.
Área de Convivência.
Pontos de Relacionamento.
Pontos de Relacionamento.
   

 

- Indicadores de sucesso:

Considerado o maior evento de Resseguro da América Latina, o 6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro bateu novos recordes nesta edição: foram mais de 600 participantes, 14 empresas patrocinadoras e mais de 56 palestras nacionais e internacionais.

Ano a ano, o evento vem alcançando números surpreendentes:

2012: 230 participantes – 7 empresas patrocinadoras
2013: 451 participantes – 10 empresas patrocinadoras
2014: 506 participantes – 13 empresas patrocinadoras
2015: 549 participantes – 12 empresas patrocinadoras
2016: 552 participantes – 13 empresas patrocinadoras
2017: 607 participantes – 14 empresas patrocinadoras

Somando todas as edições foram mais de 2.800 participantes e mais de 60 empresas patrocinadoras.

- Avaliação do evento:

Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:

Local: 98% de avaliações positivas
Atendimento e equipe de produção: 98% de avaliações positivas
Duração do evento: 100% de avaliações positivas
Sinalização: 95% de avaliações positivas
Pontualidade: 88% de avaliações positivas
Recursos audiovisuais e cenográficos: 100% de avaliações positivas
Como ficou sabendo do evento? 67% por e-mails marketing
Motivação para inscrição? 61% Programação e 35% Networking
O evento atendeu as expectativas? 95% sim
Classificação geral do evento: 95% classificou como excelente.

- Retorno de mídia espontânea:

Destaque nos principais veículos do trade, a edição 2017 do Encontro de Líderes consolidou o seu protagonismo na agenda de eventos do setor.

Galeria de imagens
Algumas matérias publicadas nos principais meios de comunicação do setor.
Veiculo especializado faz edição comemorativa para o evento.
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube