Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ONE BRAND STRATEGY
Candidato: Dio Marketing
Cliente: Coca-Cola
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

CLIENTE: COCA-COLA
TÍTULO: One Brand Strategy
PARTICIPANTES: 120 CONVIDADOS
LOCAL: SÃO PAULO (Estação São Paulo)
DATA: 08 de dezembro de 2016
ABRANGÊNCIA: NACIONAL
CONCEITO DO EVENTO: Lançamento da nova estratégia One Brand Strategy.

IDEALIZAÇÃO: Coca-Cola
DIRETOR GERAL: Diofrildo Trotta
DIRETOR DE NEGÓCIOS: Marcella Castro
PRODUTORA MASTER: Anelise Leite
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Marcos Manfredini
PROJETO 3D: Marcos manfredini

CONCEITO DO EVENTO
Durante muitos anos a Coca-Cola trabalhou com a Coca-Cola regular, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Stévia de forma separada como se fossem marcas distintas, com diferentes identidades visuais, conceitos e embalagens. No ano passado, a empresa decidiu se lançar em uma nova estratégia na qual Coca-Cola passou a ser uma única marca, com sabor único, diferindo apenas em algumas variantes, como tipo de adoçante utilizado em cada uma. As embalagens da regular, stévia e zero passaram a ser quase iguais, com uma mínima variação visual. Com isso, estava fechada a família Coca-Cola.

Para celebrar a nova estratégia da marca e a união dessa família, foi realizado o lançamento de "ONE BRAND STRATEGY" para a diretoria de fabricantes do portfólio da Coca-Cola através de uma experiência mágica e inesquecível, onde todos os convidados foram envolvidos numa atmosfera cheia de surpresas e mistérios.

O momento escolhido para esse lançamento foi o evento Jantar Premiação 2016, evento já esperado por grande parte de seus colaborados, onde a diretoria do Sistema Coca-Cola já estaria toda reunida para entrega anual de prêmios. Então mais do que um jantar, a apresentação de One Brand Strategy foi um show a parte.

Com um público de alto nível junto ao presidente, vice-presidentes e alguns diretores da Coca-Cola e das engarrafadoras, todos puderam acompanhar as novidades que a marca apresentou de uma forma completamente inovadora, nunca feita antes dentro da companhia.

Sobre a Dio Marketing

A Dio Marketing tem como missão criar, planejar e realizar experiências que fortaleçam a relação entre marcas e as pessoas que são relevantes para os clientes.

Ao longo dos últimos anos, realizou uma série de Convenções de Vendas, Lançamentos de Produtos, Promoções de Vendas, Campanhas de Incentivo, Campanhas de Endomarketing, Coletivas de Imprensa e Ativações Live Marketing.

Há sete anos, a Dio Marketing oferece uma responsabilidade inigualável em suas entregas, gerando comprometimento com as marcas e buscando uma relação sólida, baseada na qualidade.

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Vídeo


MÁGICA A TODO MOMENTO

A mágica, já marca registrada da Coca-Cola e conceito da campanha na época, esteve presente a todos os momentos dessa jornada única de experiência proposta. Ela não apenas foi realizada diante aos olhos de todos, como ainda foi além, surpreendeu, encantando e ousou a cada momento do lançamento.

Roteiro da jornada de experiência

- Show bailarinos de LED
- Show de Mágica
- Show Trigêmeas
- Apresentação da nova estrutura de gôndola
- Degustação do Produto

A jornada de experiência.

Além dos pontos fortes, tivemos um momento de suspense bastante comentado pelo público, onde bailarinos vestidos dos pés a cabeça com uma roupa preta adornada com luzes de led entraram no espaço todo escuro e começaram a dançar brincando com os convidados do evento. Ao sair do espaço, eles deixaram em cada mesa de convidados uma caixa, até então, misteriosa.

As luzes se acenderam e o VP da Coca-Cola subiu ao palco para anunciar a nova estratégia e pediu que os fabricantes abrissem as caixas. Muitos desses fabricantes ainda não tinham estado com as novas embalagens da nova estratégia em mãos. Em seguida, o VP convidou um mágico ao palco. Nesse momento o mágico apresentou alguns truques como transformar uma lata de Coca regular em uma de Coca-Cola Zero e tirar uma lata de dentro de um tablet.

Num truque final o mágico começou a brincar com as latas de Coca-Cola fielmente projetadas por mapping nos mockups do palco. Como num passe de mágica, o misterioso mago tirou uma menina de trás de uma das latas, depois tirou outra, que era igual a primeira, e em seguida, tira a terceira. Nesse momento os convidados reparam que na verdade não é mesma menina que sai de trás de cada lata, mas sim que são 3 meninas e que elas são trigêmeas. Trigêmeas idênticas que dividem o mesmo DNA, mas com pequenas particularidades em cada uma, como as embalagens de Coca-Cola na nova estratégia da marca.

Juntas no palco, depois de cada uma sair de trás da sua lata, as trigêmeas começaram a cantar o famoso hit da Coca-Cola “Taste The Feeling”, que logo cativou todo o público a cantar junto. E durante o canto, elas desceram do palco em direção a uma cortina que começou a abrir lentamente, aonde foi aí que os convidados perceberam que atrás dela estava a nova gôndola da marca com todo os novos displays e materiais de meshandising.

Mas o público, não só observou os novos materiais, como também puderam degustar a família Coca-Cola: 15 garçons invadiram o salão promovendo a degustação dos produtos, inclusive da Coca-Cola Zero e sua nova fórmula, ainda desconhecida por todos.

Por fim, todos levaram para a cada, em primeira mão, as novas embalagens.

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Bailarinos de LED
Bailarinos de LED
Mágico truque 1
Mágico truque 2
Mágico truque 3
Mágico truque da noite
Aparição trigêmeas
Momento música
Momento música
Momento música - interação com a platéia
Apresentação gôndola
Gôndola
Degustação
Brinde
 

 

MÁGICA E PROJEÇÃO

A campanha de publicidade da Coca-Cola com o mágico já estava acontecendo nos Estados Unidos. No lançamento para os fabricantes, a mesma magia - algo que fugisse do óbvio - era esperada para encantar e surpreender os convidados.

Com isso em mente, duas inovações foram alcançadas com o projeto, em cima de dois grandes desafios que o projeto trazia:

Desafio 1: Como promover o lançamento sem copiar os moldes americanos e ainda surpreender?

Para isso, uma equipe local incrível criou vinhetas fantásticas e impressionantemente reais. Vinhetas que usavam os mockups das latas de Cola-Cola no fundo do palco para brincar e gerar movimentos surpreendentes. Conteúdo 100% nacional... 100% proprietário.

Desafio 2: Como usara tecnologia para surpreender no momento mágica?

Toda a dinâmica de uso de vinhetas em projeção mapeada, junto à tecnologias de última geração das telas, som e iluminação pautaram todo o roteiro e experiência. Uma produção digna de Hollywood em pleno salão do encontro.

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Mágica X tecnologia
       

 

GERANDO VALORES

O projeto gerou oportunidades de mais negócios e ampliou a importância da parceria entre a Coca-Cola Brasil e os engarrafadores do seu portfólio de produtos. O aumento de vendas depois da nova estratégia obteve um percentual de crescimento exponencial.

Todos aprovaram o novo design das latinhas de Coca-Cola sabores regular, zero e stévia, e da nova fórmula da Coca-Cola Zero.

Outro fato importante que agrega aos resultados do lançamento foi a possibilidade de estreitamento de laços entre Coca-Cola Brasil e diretoria de engarrafadores.

Conquistamos nota máxima na pesquisa de satisfação entre os convidados, o que significa um público seleto e crítico completamente satisfeitos, e principalmente, alinhados com a felicidade tão intrínseca na estratégia da Coca-Cola e com os valores da marca.

O fato de ter se tornado um "guarda chuva" Coca-Cola aonde o consumidor pode optar pelo seu adoçante favorito, enaltece a marca, a torna aberta a novas experiências e mais democrática, além de colocar o consumidor no comando e responsável por suas escolhas.


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Conhecendo o novo design
Aprovando o novo design
     

 

 

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