Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: TRASNFORMANDO VIDAS POLISHOP
Candidato: Dio Marketing
Cliente: Polishop
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

CLIENTE: Polishop
TÍTULO: Transformando vidas
PARTICIPANTES: 12 mil empreendedores da Marca
LOCAL: Rio de Janeiro (Riocentro)
DATA: 10 e 11 de junho de 2017
ABRANGÊNCIA: Nacional
CONCEITO DO EVENTO: Evento de lançamento e convenção de vendas


A POLISHOP é uma das maiores empresas verdadeiramente multicanal do mundo. Desde o seu nascimento em 1999 ela se empenha em oferecer soluções e produtos inovadores e de qualidade, além de um completo leque de possibilidades de interação.
Através de uma grande rede de canais de comunicação, distribuição e vendas, a POLISHOP consegue alcançar hoje mais de 180 milhões de brasileiros.

Como uma das maiores líderes nacionais de Marketing Multinivel, a empresa busca sempre maneiras criativas e inovadoras para motivar seus empreendedores e elevar o faturamento de vendas.
Em poucos anos de existência, os eventos da empresa passaram de pouco mais de 2 mil para cerca de 14 mil participantes.

E com esse crescimento expressivo de público, surgiu para marcar este momento um grande desafio para a agência: criar um evento suficientemente atraente, seguro e que fortalecesse a mensagem de “motivação” que a marca queria passar. E junto com essa motivação inerente ao tom de mensagem, tivemos que não só criar como também produzir o evento para que pudesse alcançar diversos e importantes desafios para o negócio da empresa. Entre esses desafios, tínhamos que:

* Promover lançamentos e divulgações de novos produtos Polishop;

* Realizar vendas de produtos Polishop com preços especiais;

* Realizar demonstrações e treinamentos de novas técnicas de venda principalmente para os parceiros e colaboradores;

* Criar um ambiente que possibilitasse o compartilhamento de experiências de sucesso entre empreendedores;

* Apresentar resultados e a projeção de novas metas;

* Reconhecer e premiar os empreendedores em destaque em uma solenidade única.



Sobre a Dio Marketing

A Dio Marketing tem como missão criar, planejar e realizar experiências que fortaleçam a relação entre marcas e as pessoas que são relevantes para os clientes.
 
Ao longo dos últimos 7 anos, realizou uma série de Convenções de Vendas, Lançamentos de Produtos, Promoções de Vendas, Campanhas de Incentivo, Campanhas de Endomarketing, Coletivas de Imprensa e Ativações Live Marketing.
 

Galeria de imagens
João Appolinário - Presidente da Polishop
       

 

Vídeo


Com os óbvios e já esperados elementos motivadores que já teriam no evento, como o anúncio de viagens de incentivo e prêmios luxuosos - que giravam neste edição de 2017 na entrega de carros Mercedes-Benz zero KM por exemplo - a empresa buscava uma forma de inovar, e fazer com que os mais altos líderes de venda pudessem compartilhar suas experiências e conquistas com todos os participantes, da primeira à última fileira do auditório, prendendo a atenção de todos. Além disso, com um público tão numeroso, a empresa também queria agilizar mais os processos operacionais básicos de um evento como entrada, saída, credenciamento e alimentação, para que não fossem gastos minutos valiosos da agenda dos convidados, deixando assim mais tempo livre para que pudesse desfrutar da programação, das possibilidades de compartilhamento entre eles, dos treinamentos, da degustação de produtos, e obviamente, das possibilidades de compras.

Por isso, para atender a necessidade do cliente, apostamos em algumas alterações no formato do evento nunca antes pensados e feitos: modificamos a maneira como os produtos Polishop eram expostos e vendidos, modificamos a programação do evento incluindo um dia a mais, e modificamos a cenografia, principalmente de palco, tornando-a ainda mais grandioso, inovador e trazendo visualmente elementos conhecidos da linguagem da empresa e de seus empreendedores para fácil identificação de todos.

Dentro da estratégia de marketing da Polishop existe uma linha sucessória que vai mudando de nome conforme o grau que cada empreendedor alcança, como Rubi, Esmeralda, Diamante, e assim por diante. Visto isso, optamos por usar em todos os elementos visuais e processos operacionais do evento uma linguagem que traduzisse essas jóias, buscando sempre uma forma de valorizar todos eles que estão progredindo em suas carreiras como empreendedores da marca.

Esses empreendedores da marca foram divididos entre os dois dias: no primeiro dia, foi criado um “workshop” especial com novas técnicas de treinamento de vendas e estudos de “cases”, voltado principalmente para aqueles empreendedores que já estão num nível mais avançado na linha sucessória da marca Polishop. Como eram muitos participantes inscritos, para gerenciamento de todos criamos agilidade e facilidade de movimentação desde sua entrada: criamos uma área de credenciamento ampla e espaços aonde cada participante seguia por corredores longos e individuais. Casais de recepcionistas conferiam o ingresso no final desses corredores e colocavam pulseiras de identificação em cada um, deixando-os livres para curtir o evento.

Já dentro do evento, os convidados puderam conferir diversas soluções feitas por nós e pensadas para eles. Entre elas:

* Criamos um novo conceito de loja, chamada “Life Style”, onde os artigos foram expostos de maneira orgânica, fazendo com que o empreendedor passasse por todos as linhas de produto, antes de se dirigir ao caixa. Sem falar que a loja ganhou maior área útil de circulação e visita;

* Para a linha de cosméticos Polishop, chamada “Be Emotion”, criamos um stand exclusivo onde cada empreendedor podia experimentar os produtos com o auxílio de promotoras treinadas;

* Criamos também uma área de “marcas parceiras” Polishop, onde cada uma delas tinha seu stand exclusivo para expor e demonstrar seus produtos em contato direto com os empreendedores;

* Lançamos a estratégia do novo sabor Açai da marca de energético VIVA com ações promocionais que eram feitas no palco e divulgadas nos telões, com um stand exclusivo de bebidas Polishop, onde todos os sabores e tipos diversos de energéticos eram expostos em geladeiras expositoras customizadas fazendo com que a venda de energéticos fosse a maior de todas as edições anteriores da história dos eventos Polishop.

* Criamos uma “Revista Eletrônica” gigante no centro do Pavilhão, onde as 04 faces de painéis de LED mostravam as promoções Polishop, assim como diversos artigos e matérias relevantes sobre a marca.

Galeria de imagens
Loja Life Style
Loja Life Style
Entrada do Auditório Principal
Exposição e Degustação de Produtos
Área de Exposição de Produtos
Área de Exposição de Produtos
Demonstração de novos produtos
Degustação de novos produtos
Treinamentos de Venda
Palestras de Líderes
Palestras de Líderes
Desfile de Novos Produtos
Lounge VIP
Chapelaria
 

 

Algumas inovações foram alcançadas com o projeto, em cima dos grandes desafios que o projeto trazia:

Desafio 1: Como deixar os participantes de boca aberta nas convenções realizadas e prender a atenção em palestras e discursos?

Também inspirados pelas pedras brutas e diamantes como toda a linguagem do evento criamos visualmente um palco facetado de 65 metros de comprimento, com formas angulares e níveis diferentes, onde os mais altos da cadeia sucessória entravam em cena pela parte superior do palco.
Ao redor de todo o palco e das faces pontiagudas colocamos fitas de LED que mudavam de cor, acompanhando o tema em questão, e enfatizavam a ideia de “pedra preciosa”.
Além disso, criamos uma grande linha de iluminação contra, atrás do palco, que reforçava também a imagem futurista do projeto junto a uma grande pedra preciosa em projeção mapeada no centro do palco, que mudava de cor e textura conforme o andamento e tema da Convenção.


Desafio 2: Como surpreender os convidados durante os conteúdos?

Atrás da “pedra flutuante” no centro do palco, criamos um palco superior, com escadas que levavam até o palco principal.
Da plateia não era possível perceber, a princípio, a existência desse palco superior.
A intenção era gerar um “efeito surpresa” na primeira entrada do mais alto Diretor do canal de vendas da marca, figura importante e esperada dos dias.
Quando o nome dele foi anunciado, ele surgiu no alto do diamante, gerando uma grande comoção no público presente. Além dele, passaram por ali o Presidente da Polishop e todos os novos líderes da empresa.
Essa cena, que pôde ser vista da primeira a última fileira do auditório, foi muito divulgada e compartilhada nas redes sociais, gerando uma grande visibilidade para o evento e, consequentemente, para a marca Polishop.


Desafio 3: Como bater recorde vendas através de tecnologia.

Não bastava promover vendas. A gente precisa surpreender ainda mais a forma que os colaboradores pudessem realizar seus pedidos. Com isso do lado de fora do auditório, criamos uma área de “Expo” com verdadeiras lojas de produtos Polishop onde cada empreendedor podia fazer seus pedidos no balcão, ou mesmo por um aplicativo em seu celular, um elemento nunca antes feito no evento e que ajudou a realizar o desafio: sim! batemos o recorde.

Galeria de imagens
Palco Principal
Palco Principal
Palco Principal
Gilberto Guitti - Diretor do Canal Polishop Com.vc
Palco Principal
         

 

O RESULTADO
A estratégia de alterar formato, agenda e espaços do evento, assim como de criar visualmente no palco os elementos e símbolos que habitam o imaginário dos empreendedores da marca Polishop funcionou surpreendentemente bem, gerando muitos comentários nas redes sociais e canais de comunicação da marca.
A frase “Quero um dia estar em cima daquele Diamante” passou a ser ouvida e compartilhada constantemente durante o evento e nas semanas seguintes.

Com isso, o grande desafio do cliente de conseguir motivar ainda mais um público tão grande de empreendedores, através do compartilhamento de cases de sucesso e histórias de vida de seus líderes, foi plenamente resolvido.
As mensagens de motivação, assim como todas as novas técnicas de treinamento de vendas, puderam ser assimiladas por todos os presentes de maneira surpreendente.

Resultado esse que pode ser comprovado nos números das vendas.
Com os novos espaços criados para demonstração de produtos e relacionamento com os empreendedores, o resultado de vendas durante e após o evento superaram as expectativas do cliente, reforçando o importante papel que grandes convenções e eventos como esse exercem sobre a motivação dos empreendedores da marca.

As avaliações dos empreendedores Polishop foram extremamente positivas, reforçando a percepção de que os eventos, e consequentemente a marca Polishop, tem melhorado muito, crescido a cada ano e gerado expectativas sobre o que ainda pode ser feito no futuro.
Consequentemente, a Polishop oficializou no mínimo duas grandes convenções como essa em seu calendário oficial de eventos.

Galeria de imagens
Novos Reconhecimentos
Reconhecimento de Novos Líderes
Reconhecimento de Novos Líderes
 

 

 

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