Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: VERDEJANDO 2016
Candidato: Globo
Cliente: Globo
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Plantio de uma floresta de bolso no Parque Belém

A Globo é a maior produtora de conteúdo da América Latina e líder de audiência em todas as telas – só na TV aberta, 96 milhões de pessoas assistem a Globo todos os dias.

Hoje, alcançamos 99,6% dos lares brasileiros. Estamos presentes em quase todo o território nacional, através de 123 emissoras – incluindo 5 emissoras Globo e 118 afiliadas –, e em mais de 190 países. Anualmente, produzimos cerca de 3.000 horas de conteúdo de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo.

Em suas operações, a Globo desenvolve uma cultura de sustentabilidade, atendendo aos requisitos legais, elaborando políticas, monitorando processos e volumes e apoiando a implantação de ações que mitiguem os impactos ambientais de nossas operações.

Dentre essas, merecem destaque a implantação do sistema de gestão ambiental nos Estúdios Globo e alguns números referentes a 2015 como redução de consumo de água de 16% (com uso de águas não nobres e de reúso na lavagem de espaços e regas de plantas), cogeração de energia (41% na energia utilizada nos Estúdios Globo), tratamento de efluentes (100% tratado e 54% utilizado no sistema de refrigeração) e gerenciamento de 17 mil toneladas de resíduos com destinação 100% adequada e autorizada pelo INEA.

Galeria de imagens
Verdejando convidou as pessoas a olharem o verde ao seu redor
Plantio na Lapa
Transformação em Perus
Plantio na União de Vila Nova
Voluntários plantam floresta de bolso no Parque Belém
         

 

Vídeo


Faz parte da estratégia de comunicação da Globo realizar e apoiar iniciativas presenciais que permitam aproximar a marca do público, estabelecer um diálogo fora das telas e ampliar o relacionamento que as pessoas têm com a Globo.
No Verdejando, o jornalismo da Globo conversa com a população, entrevista especialistas, mostra caminhos para a questão do verde em São Paulo. As reportagens são exibidas diariamente nos jornais locais e no G1, incentivando o debate e a participação de todos.
Mas é o engajamento da população que torna a iniciativa tão relevante. Em diversos pontos da cidade, realizamos ações presenciais em que as pessoas colocam as mãos na terra e tornam-se protagonistas da causa.
Com o envolvimento da comunidade e apoio do poder público, já realizamos dezenas de mutirões de plantio em praças, parques, canteiros e calçadas. Além de plantar, recuperamos espaços degradados, promovendo a limpeza, pintando muros e cortando a grama. Assim, cada bairro, além de mais verde, fica ainda mais bonito.
Junto com os mutirões, promovemos dias de atividades gratuitas para a população, com apresentações culturais (de artistas da própria comunidade), oficinas e distribuição de mudas.
Nas oficinas, ensinamos técnicas de plantio, de hortas domésticas, compostagem, entre outras. Depois das aulas, os participantes recebem mudas de plantas ornamentais, hortaliças ou ervas aromáticas.
Convidamos o público com filmes na TV e posts nas redes sociais, avisando sobre os mutirões de plantio e os dias de atividades em cada bairro. A comunidade comparece em peso: as pessoas ajudam a plantar as árvores, colocam adubo e regam as plantas.
O público colabora, também, enviando fotos e vídeos do verde em suas vidas para o nosso jornalismo. Os conteúdos são exibidos no Bom Dia São Paulo, SPTV e publicados no G1.
Na edição de 2016, o Verdejando trouxe para discussão o tema da “cegueira botânica”, tendência detectada em estudos científicos que demonstra que as pessoas não percebem o verde nas grandes cidades.
Para iniciar o debate, realizamos um passeio fotográfico pelo centro de São Paulo. Um grupo de 200 pessoas, inscritas pela internet, caminhou pelas ruas acompanhado por um botânico. Ele chamou a atenção para as principais espécies de árvores – nativas ou exóticas – da região. As fotos tiradas pelos participantes foram compartilhadas em redes sociais e, as melhores, exibidas no SPTV e publicadas no G1.
Convidamos, também, movimentos da sociedade civil (Acupuntura Urbana, Novas Árvores por Aí, Green SP e Quebrada Sustentável) para realizar os mutirões de plantio e as atividades conosco.
Estivemos na Lapa e na Bela Vista, onde foram plantadas árvores e canteiros; em Perus, onde fizemos um plantio nas margens do Ribeirão dos Perus; e em São Miguel Paulista, onde plantamos e recuperamos espaços degradados do bairro União de Vila Nova.
Em 2016, o Verdejando realizou seu maior plantio coletivo em um mesmo espaço: 1,8mil pessoas plantaram juntas mais de 550 árvores nativas da Mata Atlântica dentro do Parque do Belém. Uma pequena floresta surgiu num espaço antes árido, que hoje se tornou orgulho da população local.

São Paulo é uma cidade cheia de cinza. Para onde quer se olhe, vê-se asfalto e concreto. A cidade cresceu e foi tomando o espaço do verde. Esse verde tão essencial para nossa qualidade de vida, que reduz a poluição, a temperatura que melhora o clima e que ameniza um pouco esse cinza da cidade.
Existe verde em São Paulo, porém, mal distribuído. Alguns bairros têm muito; outros, quase nada. O Jardim América, por exemplo, tem 7 m² de verde por habitante. Já o Itaim Paulista, na Zona Leste, bairro muito mais populoso, tem apenas 2 m². A quantidade recomendada de verde é de, no mínimo, 6 m² por morador.
Para chamar a atenção, conscientizar a população, promover o diálogo e ações efetivas sobre esse tema, a Globo criou o Verdejando. É uma iniciativa que ajuda a mobilizar a sociedade civil e o poder público, incentivando o plantio e a conservação do verde na cidade.
O Verdejando nasceu em 2013, como uma série de reportagens especiais, produzidas pelo jornalismo da Globo em São Paulo. Foi uma evolução no formato de outras séries de sucesso sobre o meio ambiente na cidade, como Rios de São Paulo, Respirar e São Paulo Mais Limpa.
Além do conteúdo jornalístico, a Globo percebeu o papel que ações de Live Marketing têm para o sucesso de suas iniciativas. Fomos para as ruas, praças e parques para realizar atividades práticas, como o plantio de árvores. A população compareceu e participou.
O sucesso do Verdejando é resultado do alcance e da mobilização do jornalismo da Globo, aliado à proximidade do Live Marketing. A TV e a internet despertam o interesse da população, enquanto as ações presenciais possibilitam o engajamento efetivo das pessoas nessa causa.

Em 2016, realizamos cinco mutirões de plantio, em diferentes regiões da cidade, com participação de mais de 4 mil pessoas e distribuição de 4,6 mil mudas de plantas ornamentais e hortaliças.
Plantamos um total de quase 800 árvores, com destaque para a “floresta de bolso”, o maior plantio coletivo em um mesmo espaço já realizado pelo Verdejando: 550 árvores de espécies nativas, plantadas por 1,8 mil pessoas no Parque do Belém, na Zona Leste.
Foram 28 reportagens e 13 entradas ao vivo nos nossos jornais locais (Bom Dia São Paulo e as duas edições do SPTV), alcançando milhões de pessoas em toda a Grande São Paulo, e quase 500 mil interações nas redes sociais da Globo.
Os números consolidados das quatro edições do Verdejando são ainda mais significativos: 36 mutirões de plantio e dias de atividades, nos quais plantamos mais de 3 mil árvores, em todas as regiões de São Paulo, especialmente em áreas carentes de verde.
Mais de 80 mil pessoas participaram dessas ações, em que distribuímos, gratuitamente, quase 70 mil mudas de plantas.
Foram 265 reportagens e 82 entradas ao vivo, superando 16 horas de conteúdo jornalístico do Verdejando desde 2013, com centenas de fotos, vídeos e depoimentos mostrados no Bom Dia São Paulo, SPTV e no G1.
Além de levar notícias para os moradores da grande São Paulo, mostramos como o verde pode mudar a cidade e a vida das pessoas.
Mais do que plantar árvores, ajudamos a humanizar ruas, avenidas, praças e parques. Contribuímos para diminuir a poluição ambiental e sonora. Levamos sombra para lugares áridos e conforto térmico para quem frequenta esses locais.
Demos oportunidade para as pessoas interagirem com a terra, as árvores e as plantas. O resultado foi perceberem a diferença que o verde pode fazer na vida delas.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube