Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO DE VENDAS ALELO
Candidato: Agência nmais
Cliente: Alelo
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Nossa Live Alelo

NOSSA LIVE ALELO
De 06 a 09 de abril de 2017
Resort Costão do Santinho – Florianópolis/SC

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A Alelo é uma companhia brasileira de cartões-benefício e cartões pré-pagos para empresas em todo o território nacional. Líder no segmento de benefícios Alimentação e Refeição, a Alelo tem como sócios Banco do Brasil e Bradesco e conta com um amplo portfólio de produtos em diversos segmentos para facilitar o dia a dia do trabalhador.

A Nossa Live Alelo aconteceu em um cenário inspirador: o Costão do Santinho, em Florianópolis. O local perfeito para integrar as equipes de negócios e promover uma importante conexão entre performance e resultado.

Com mais de 340 participantes de todas as partes do Brasil, o tema da convenção de vendas foi inspirado em uma necessidade latente da empresa: estimular o conhecimento e uso de plataformas digitais para o aumento de performance. Por isso, a começar pelo nome – Nossa Live -, a convenção foi totalmente baseada em tecnologia de ponta a serviço da informação, do conhecimento e da diversão.

Galeria de imagens
Ativação: Alelo Go
Ativação: Alelo Go
Ativação: Alelo Go
Credenciamento
Credenciamento
Credenciamento
Plenária
Ativação: Hackers
Salas da Diretoria (Banco do Brasil)
Salas da Diretoria (Bradesco)
Salas da Diretoria (Estabelecimentos Comerciais)
Estabelecimentos Comerciais (Gestão de Despesas Corporativas)
Luau Alelo Visa
Luau Alelo Visa
Luau Alelo Visa
Plenária
Plenária
Festa Alelo e Elo
Avatares (entregues também individualmente)
Camiseta
Avatares
Exposição Alelo
Exposição Alelo
Plenária TED Alelo
Plenária TED Alelo
TED Alelo
Ativação: Alelo Lovers
Fim
   

 

Vídeo


A Alelo solicitou à Agência NMAIS a criação de uma convenção de vendas com o seguinte objetivo: estimular o conhecimento e uso de plataformas digitais para o aumento de performance. Quando uma mentalidade digital é implementada ou ampliada, a capacidade do time aumenta, possibilitando superar as metas. A integração e o conhecimento de plataformas digitais são fundamentais para que os times conheçam os produtos da empresa. Dessa forma, a possibilidade de crossselling (vendas cruzadas) entre as áreas é ampliada, o que pode gerar novas receitas para a Alelo.

A Agência NMAIS teve o desafio de transformar a Convenção de Vendas Nossa Live em um evento atrativo, com conteúdo de qualidade e agradável de participar, além de criar ativações que despertassem os sentimentos solicitados no briefing.

O primeiro passo para introduzir as facilidades do mundo digital foi criar um aplicativo exclusivo, que podia ser baixado tanto para iOS quanto para Android, em smartphones ou tablet. Nele, havia informações de agenda, mensagens, fotos, local e passagens, além de uma pesquisa de satisfação. Além disso, a NMAIS desenvolveu:

KEY VISUAL
Live é um conceito presente em nossas vidas. Antes precisávamos nos conectar para estar online. Hoje, estamos full time online e recebendo variados estímulos. A Nossa Live mostra um mundo de colaboradores conectados, integrados e motivados fazendo a Alelo superar seus limites agora, ao vivo e a cores. É um chamado ao estilo de vida.

CENOGRAFIA
A cenografia teve como base a ideia de construção, de integração com foco em resultados. Um projeto visual que traduziu a modernidade dos nossos tempos e como isso favoreceu nossa busca por uma melhor performance, incrementando os resultados. A estrutura sobre o palco mudava de cor de acordo com os temas expostos e o clima do momento.

ATIVAÇÃO: HACKERS
A ativação macro consistia em capturar as informações da Alelo que foram, ficticiamente, hackeadas. Para isso, criamos atividades para que o público interagisse e assimilasse o conceito da convenção. Ainda na abertura do evento, a apresentação pareceu falhar, como se o sistema estivesse em pane. A imagem de um hacker apareceu na tela e, com uma voz metalizada, avisou ao público que as informações da Nossa Live foram hackeadas.

Na ativação, os hackers roubaram as informações vitais da Alelo. Com isso, a empresa perdeu sua vantagem competitiva perante a concorrência. E como vencer a disputa? Recuperando as informações. Para isso, os participantes contaram com a ajuda do Dr. Norton, que explicou detalhadamente as atividades propostas para recuperar o conteúdo hackeado e interagiu com os participantes.

ATIVAÇÃO: ALELO GO
Uma das atividades propostas para a ativação foi o Alelo Go, com inspiração no Pokémon Go, uma febre que conquistou jovens e adultos. Os convidados foram divididos em equipes, cada uma com um tablet e aplicativo especial para capturar os cartões Alelo pelo resort. As equipes procuraram marcadores, espalhados pelo resort, e, ao acharem, precisaram responder um quiz com 5 perguntas para validar a captura. O jogo só terminou quando uma das equipes capturou todos os cartões. A dinâmica contribuiu para que os participantes compreendessem os principais features de cada produto, aumentando assim a performance dos times comerciais, fomentando novos negócios e incentivando o cross-selling.

ATIVAÇÃO: ALELO BYTES
Para cada tarefa cumprida com êxito, os participantes ganhavam Alelo Bytes (uma representação literal dos bytes roubados pelos hackers). Era necessário depositar os bytes na urna e, a medida que as informações eram recuperadas, prêmios eram liberados para todos: massagens no spa do resort, um luau com vista para a praia e uma festa indescritível.

TED ALELO
Pensando em criar algo relevante, instigante e diferente, foi elaborada uma dinâmica que seguiu o padrão de um dos mais prestigiados eventos do mundo: o TED (Technology, Education and Design). No TED Alelo, os palestrantes tinham um tempo restrito, 10 minutos, para apresentar um pacote completo de informações sobre um tema em questão: produto, área de atuação e/ou informações relevantes. Desta forma, proporcionamos a todos o conhecimento necessário sobre as áreas e produtos Alelo, de forma rápida, simplificada e clara.

EXPOSIÇÃO ALELO
No último dia do evento, tivemos a Exposição Alelo com 8 mini estandes e temas diversos e estratégicos para a companhia como ferramenta de apoio a vendas, projetos corporativos, experiências com o produto Alelo Pronto, entre outros.

SALAS DA DIRETORIA
Em salas de apoio, equipadas com estrutura funcional para as apresentações e dinâmicas, foram alocados representantes da Alelo para solucionar possíveis dúvidas dos participantes. Os temas e empresas parceiras selecionadas foram: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, entre outros.

PALESTRA MOTIVACIONAL
Um dos momentos mais aplaudidos foi a apresentação de Tiago Mattos, profissional multidisciplinar e sócio da escola de atividades criativas Perestroika, criada em Porto Alegre há seis anos, com sede em mais de seis cidades brasileiras e uma em São Francisco, nos Estados Unidos.

CLIPE MEMÓRIA
Para fechar nosso evento da melhor maneira possível, houve um momento especial: um discurso do presidente, Raul Moreira, salientando a importância de nosso evento e de todo o conteúdo transmitido durante os três dias. Após essa etapa, um clipe memória, com os principais momentos da convenção, foi exibido ao público.

ATIVAÇÃO: AVATARES PERSONALIZADOS
Na abertura de nossa convenção, Raul e seus diretores tiveram seus avatares personalizados expostos na tela, simbolizando a virada digital e a conexão representadas em nosso evento. Agora, em nosso encerramento, todos os convidados receberam seu avatar personalizado, previamente elaborados. Um marco desse novo momento, para que o clima da Nossa Live esteja presente no dia a dia de todos, inspirando uma melhor performance.

ATIVAÇÃO: ALELO LOVERS
Para simbolizar a importância do engajamento de todos, ao final de nosso evento, de acordo com a eficácia das respostas dos convidados nos games, os hackers se transformaram em agentes #sangueverde, como se os convidados, por meio de seu conhecimento, tivessem convertido os vilões em mocinhos. Um número de mágica, feito no palco da plenária, fez com que todos se surpreendessem marcando o encerramento da Alelo Live.

LUAU ALELO | VISA
Nada melhor para terminar um dia de trabalho do que com um luau, em um local paradisíaco. O evento, patrocinado pela Visa, teve um buffet de finger foods e frutas tropicais, combinando com o clima de nosso evento. Uma cenografia leve e temática compôs o ambiente do evento mesclado com um repertório eclético em formato voz e violão.

FESTA ALELO | ELO
Para que todos pudessem curtir a festa, foi preciso cumprir as metas do Alelo Bytes. Para destravar o evento, era necessário ter uma quantidade específica de bytes. Atingida a meta, mostramos que conexão e performance caminham juntas. Por isso, todos ganharam uma incrível celebração. Em uma noite especial, marcando o fim de nossa jornada, tivemos uma cenografia feita com os avatares dos nossos 330 convidados. Assim, reforçamos a importância de cada um para o sucesso da Alelo.

O principal desafio desta convenção era introduzir a tecnologia a serviço do dia a dia dos colaboradores Alelo. Por isso, os mínimos detalhes foram pautados no uso de smartphones, tablets, vídeos, animações e invenções tecnológicas, como os avatares. A descrição detalhada está na aba Conteúdo.

O Alelo Go foi uma das ativações criadas. Inspirada no Pokemon Go, os colaboradores precisavam capturar os cartões da Alelo pelo Costão do Santinho. Para validar a captura, era necessário responder a uma pergunta específica dos benefícios do cartão. Desta forma, o conhecimento sobre o produto era testado.

Toda a comunicação do evento foi feita por um aplicativo específico. Além disso, foram entregues avatares personalizados para cada colaborador guardar de recordação e lembrar da importância de estar cada vez mais conectado aos avanços da tecnologia. Os avatares foram desenvolvidos, um a um, com as expressões faciais de cada colaborador. Um momento de reconhecimento da importância do colaborador para a empresa.

A Alelo realizou uma pesquisa de satisfação para saber a opinião dos convidados sobre a Convenção Nossa Live realizada no Costão do Santinho. A nota geral para todas as perguntas feitas foi acima de 9.5, o que gerou grande satisfação por parte da Agência NMAIS e da Alelo com relação ao evento.

Além disso, todas as atividades realizadas pela agência geram um retorno a curto-médio prazo. Por exemplo com os colaboradores realizando negócios por meio de gadgets, pensando em novas possibilidades de cross-selling (venda casada), além de maneiras de facilitar a comunicação do dia a dia e se aproximar ainda mais do cliente.

Cada vez mais conectada, a Alelo busca sempre se atualizar com relação às novidades tecnológicas: uma forma de estar em contato com o público-alvo. Todavia, há sempre a necessidade de que o colaborador se atualize. Neste quesito, a Convenção Nossa Live atingiu o objetivo ao trazer novas formas ao colaborador de se comunicar tecnologicamente com seu cliente, além, claro, de informar sobre os rumos da empresa para o próximo período.

 

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