Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: HP SE JOGA NO TANQUE
Candidato: Liq
Cliente: HP do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
KV da Ativação

LIQ: A LIQ, antiga Ability Trade Marketing, é uma empresa de customer experience, que fortalece as relações entre as marcas e seus consumidores e transforma o atendimento em uma experiência única de relacionamento. Com um olhar humano e uma abordagem all-line (presencial, voz, digital), cria junto com seus clientes soluções inteligentes, descomplicadas e centradas no consumidor, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas. Com 17 anos de mercado e uma vontade contagiante de fazer a diferença, a companhia fomenta a diversidade e tem como um dos seus principais pilares a inclusão social

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil a partir da década de 70, atua juntamente com a LIQ Multicanal desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, tanto nas organizações como nas comunidades espalhadas pelo mundo.
Inspirados no que fazem, inventam e reinventam para criar experiências que fascinem as pessoas, sempre com a missão de ajudá-las a reinventarem os seus mundos.


Visão Geral:

Um dos grandes diferenciais da Multifuncional Tanque de Tinta HP é o seu sistema inovador de abastecimento que não derrama tinta e não faz sujeira, usando garrafas de tinta no lugar de cartuchos para proporcionar aos consumidores maior número de impressões a um custo extremamente baixo por página.

Objetivo:

Para evidenciar todos os seus benefícios e gerar experiência aos consumidores, foi implementada uma Ativação com o conceito “Se Joga no Tanque HP”, que além de divertir os participantes ao caírem em uma grande piscina de bolinhas nas cores CMYK, capturava as reações das pessoas durante a sua queda e imprimia a foto na Multifuncional. Além de levar a foto para a casa, os consumidores também ganharam um brinde para retirar no PDV, onde foram impactados por um promotor HP altamente treinado, que converteu toda a experiência do consumidor em aumento de vendas.

Ficha Técnica:

Cliente: HP Brasil
Título: Se Joga no Tanque HP
Tema: Tanque de Tinta HP (inovador sistema de impressão)
Produtos: Novo Tanque de Tinta e Garrafas de Tinta HP
Estande: 25 m2 (7 promotores)
Local: Shopping Eldorado - SP
Datas: de 20/03 a 06/05/2017
Público: Consumidores de Impressoras Multifuncionais e interessados em tecnologia de impressão.
1- Mais de 16.340 mil abordagens no período
2- 12.029 participantes
Cenografia: Ponto D Cenografia

Galeria de imagens
Quiosque da Ativação
Quiosque da Ativação
Quiosque da Ativação visto de costas
Material de apoio
Participantes
Quiosque da Ativação em funcionamento
Participantes da Ativação
Camiseta Promotores
Foto residual, tirada por
Sacola residual recebida com Flyer do produto e vale-brinde
Ponto de vendas para retirada do Brinde
Movimento Quiosque
Quiosque da Ativação: cuidado em todos os detalhes
Quiosque da Ativação
Ponto de Venda
Material Promocional de Apoio
3 D do quiosque para aprovação do cliente
Planta Baixa
Localização Quiosque
 

 

Vídeo


Se Joga no Tanque HP.

Focando primeiramente na Multifuncional Tanque de Tinta HP e secundariamente nas Garrafas de Tinta da marca, esta divertida ativação foi idealizada no Shopping Eldorado em São Paulo.

Como desafio, criar uma ação interessante, divertida, tecnológica e inteligente para apresentar o produto e direcionar os participantes ao Ponto de Venda para comprarem a Multifuncional.

Os diferenciais do produto: não derrama tinta e não faz sujeira durante o abastecimento de tinta, inspirou na criação da ativação, mostrando que ao cair na piscina de bolinhas, não espalha para fora do tanque, nem faz sujeira e ainda imprime com qualidade profissional.

A solução criativa para demonstrar aos consumidores todos os benefícios da Multifuncional Tanque de Tinta HP e das suas Garrafas de Tinta foi proporcionar uma atividade divertida, interativa e envolvente, onde as pessoas podiam participar sem se preocupar com mais nada.

Na mecânica, as pessoas eram abordadas pelos Promotores HP e convidadas a participarem da ativação, sendo desafiadas a derrubarem o amigo que estaria sentado no banco da estrutura.
Ao caírem no tanque de bolinhas, as pessoas eram fotografadas por 3 câmeras diferentes e recebiam o residual na hora, impresso na própria Multifuncional Tanque de Tinta HP.

Os promotores demonstravam a funcionalidade da Multifuncional e entregavam além da foto, uma sacola HP com vale-brinde para os participantes retirarem nas revendedoras HP.

Nas duas lojas indicadas, o participante apresentava seu vale-brinde e retirava um lindo squeeze HP versátil (dobrável), assim como o produto HP. Neste momento, os promotores dentro do PDV, faziam demonstração do produto e reforçava os diferenciais da Multifuncional Tanque de Tinta HP, apresentando seus benefícios, indicando os preços e condições de pagamento, sempre com foco no fechamento da venda.

Toda a ativação e experiência do consumidor participante demonstrava claramente as características e diferenciais da Multifuncional Tanque de Tinta HP e suas Garrafas de Tinta, que possui sistema de abastecimento que não derrama e não faz sujeira.

Uma verdadeira diversão que contou com a participação entusiasmada de públicos de diversas idades, gerando retorno de vendas do produto e muito engajamento com a marca. Este case de sucesso de público e vendas merece o reconhecido deste excelente prêmio.

TECNOLOGIA PARA REGISTRAR A EXPERIÊNCIA E MOSTRAR A QUALIDADE DE IMPRESSÃO.

A criação da Ativação Se Joga no Tanque de Tinta HP contou com um sistema tecnológico de fotografia acoplado à estrutura, que registrava em milésimos de segundos três momentos diferentes da pessoa caindo na piscina de bolinhas, enviando as fotos para o computador que a Multifuncional Tanque de Tinta HP estava instalada, podendo assim, imprimir na hora a experiência do participante na Ativação com 3 fotos de diferentes momentos.

O próprio produto foi utilizado para imprimir as fotos, mostrando a qualidade profissional de impressão da Multifuncional Tanque de Tinta HP.

A tecnologia usada na Ativação proporcionou mais interatividade do público, que quis participar inúmeras vezes para registrar novas reações/expressões nas fotos durante a sua queda no Tanque.

Todo o procedimento envolvido, juntamente com a aplicação da tecnologia, impactou no resultado deste modelo de atividade promocional e impulsionou também as vendas em loja.

RESULTADOS PARA IMPRIMIR E IMPRESSIONAR

Durante o período da Ativação, a maioria das pessoas que passaram pelo local ficaram curiosas e interessadas em participar.
Do público participante, praticamente todos foram até as lojas indicadas para retirar o seu brinde.
E, um número expressivo de visitas à loja foram convertidas em vendas de produtos HP, especialmente da Multifuncional Tanque de Tinta HP.

Relacionamento:

A Ação teve apoio, aceitação e resultados muito acima da média aos varejistas participantes (Saraiva e Kalunga), que tiveram aumento no fluxo de pessoas nas lojas e crescimento nas vendas devido a existência da ativação.

Além de espaços extras dentro dos pontos de venda, foi feita a utilização de materiais promocionais como folhetos, displays, e também, mini ativações com demonstração do produto para os clientes que por acaso não tivessem passado pelo Quiosque do Shopping, gerando assim, diversão, interatividade e entrega de brindes para as pessoas que entraram diretamente nas lojas.

Abordagens, Demonstrações e Vendas:

As mensurações registraram um expressivo aumento nas vendas da Multifuncional Tanque de Tinta HP durante o período da Ativação.

1- Mais de 16.340 mil abordagens no período;
2- 12.029 participantes efetivos da Ativação;
3- Mais de 9.396 mil fotografias impressas na própria Tanque de Tinta HP para os participantes da Ativação;
4- Por meio da Ativação realizada no Shopping, as lojas participantes receberam dezenas de clientes diariamente, que só visitaram a loja e realizaram uma compra por terem participado da ação.
5- Aumento médio nas vendas com mais de mais de 50% da Tanque de Tinta HP nas lojas participantes comparado aos meses anteriores da ação, sendo o maior mês de vendas do ano.

 

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