Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: HP SE LIGA NO ESTOQUE!
Candidato: Liq
Cliente: HP do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
KV da Campanha

A LIQ

A LIQ é uma empresa de customer experience, que fortalece as relações entre as marcas e seus consumidores e transforma o atendimento em uma experiência única de relacionamento. Com um olhar humano e uma abordagem all-line (presencial, voz, digital), cria junto com seus clientes soluções inteligentes, descomplicadas e centradas no consumidor, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas. Com 17 anos de mercado e uma vontade contagiante de fazer a diferença, a companhia fomenta a diversidade e tem como um dos seus principais pilares a inclusão social

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil a partir da década de 70, atua juntamente com a Ability Multicanal desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, tanto nas organizações como nas comunidades espalhadas pelo mundo.
Inspirados no que fazem, inventam e reinventam para criar experiências que fascinem as pessoas, sempre com a missão de ajudá-las a reinventarem os seus mundos.

Visão Geral:

Para gerar venda e engajamento e deixando claro o objetivo da campanha junto a distribuidores da HP a campanha foi intitulada: Se Liga no Estoque HP, usando em sua estratégia premiar os distribuidores e os vendedores em performance e também em engajamento: as fotos com maior número de curtidas no Instagram usando a hashtag da campanha ganhava o lançamento da HP: a Nova Tanque de Tinta.

Ficha Técnica:

Cliente: HP Brasil
JOB: Campanha de Incentivo HP para Distribuidores
Data: Início de Março a final de Abril de 2017
Tema: Se Liga no Estoque HP
Canal de Aplicação: Distribuidores HP
Público: Vendedores dos Distribuidores

Galeria de imagens
E-mail e site lançamento da campanha
Cartaz A3 com dados variáveis para cada distribuidor
Email Primeira Semana de Campanha
Site da Campanha, personalizado para cada distribuidor
Sinalizador para vendedores colocarem em suas mesas para primeiro e segundo lugar em vendas
Compartilhamento no Instagram com a # da campanha
       

 

O briefing apresentado pelo Cliente HP à LIQ solicitava o desenvolvimento de uma campanha de incentivo que motivasse os vendedores dos Distribuidores a zerarem o estoque dos produtos HP, principalmente da Multifuncional Tanque de Tinta HP.


Para tornar a campanha ainda mais interessante e incentivar os participantes até o final, a estratégia utilizada foi: dobrar a premiação da viagem e o prêmio individual caso os canais atingissem a meta total e realizassem a venda de um pack com quatro unidades da Garrafa de Tinta HP em pelo menos 50% dos seus pedidos totais. Com esta bonificação extra, foi possível alcançar mais e melhores resultados.

Todas as vendas eram convertidas em pontos e divulgadas no hotsite da campanha para os participantes terem acesso e acirrarem a sua disputa. Os produtos HP que contavam pontuação: Impressoras HP e pack de Garrafas de Tinta HP da Multifuncional GT 5822.

Participaram da campanha: nove distribuidores, com uma média de 450 vendedores no total.

Apesar da campanha ser de seis semanas, a comunicação era constante. Os distribuidores receberam e-mails-marketings semanais motivando a equipe de vendas, e ainda contaram com a presença de um promotor HP que realizava cafés da manhã, sorteios e respondia a quaisquer dúvidas dos participantes em relação ao produto.

A estratégia adotada de motivar toda a cadeia envolvida com premiações para os distribuidores que batessem a meta, vendedores com as melhores performances e prêmio em dobro, gerou engajamento coletivo e mérito individual.


Todos os contemplados ficaram plenamente satisfeitos, tanto com os seus desempenhos, como o andamento da campanha e seus respectivos prêmios.

Desafios e Soluções: garantir de forma estratégica toda cobertura necessária à Campanha e aos distribuidores, de estados do Brasil, compondo a Meta e prêmios de acordo com o estoque de produtos de cada distribuidor, atribuindo pontuação por produto vendido e premiando os melhores em performance de vendas.

Cada distribuidor contou com acesso ao exclusivo ao hotsite da campanha, podendo acessar ao seu próprio conteúdo e ranking, atualizado semanalmente, durante todo o período da campanha.

Com a divulgação do prêmio em dobro, tanto nos hotsites como via promotores que participavam ativamente nos canais junto aos participantes da campanha, os vendedores se engajaram mais e aumentaram a competitividade de maneira saudável entre eles.

Por meio da premiação para as fotos postadas mais criativas interagindo com a Multifuncional Tanque de Tinta HP, foi possível aproximar ainda mais os vendedores do produto.
Com um planejamento que se preocupou com todos os detalhes da campanha e sempre procurou mais do que aumentar as vendas, engajar os participantes com os produtos HP, contou com a participação maciça da equipe de vendas dos Distribuidores.

A Campanha incentivou toda a cadeia envolvida, gerando resultados positivos e superação de metas, tornando-se um sucesso entre os canais participantes e que também merece ser contemplada com este relevante prêmio.

Para o procedimento de apuração, a LIQ recebeu da HP um mailing dos Distribuidores participantes da campanha com suas respectivas metas e número de produtos no estoque.

A LIQ realizou o cruzamento de Meta verso Produtos no Estoque para identificar os Distribuidores que haviam superado a meta e também os melhores vendedores em performance.

A LIQ analisou minuciosamente o ranking de cada Distribuidor e mensurou resultados do engajamento no Instagram, uma foto chegou a ter mais de 4.700 curtidas.

Participaram 09 Distribuidores, sendo que 06 bateram e superaram a meta, contando com a participação de 450 vendedores, sendo 25 premiados no total.

Totalizado 31% de superação da meta global da Campanha durante o seu período.

Os resultados gerais apontaram um retorno de negócios comprovadamente superior ao obtido com outras campanhas aplicadas nestes canais, determinando iniciativa como um grande Case de sucesso.

A HP decidiu continuar com incentivos a Distribuição devido aos resultados alcançados e outras campanhas foram lançadas posteriormente.



 

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