Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 33RD INTERNATIONAL CONGRESS OF PSYCHOLOGY
Candidato: MCI Group
Cliente: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa do Dossiê de Candidatura

A MCI é uma empresa de propriedade independente com sede em Genebra, na Suíça. Desde 1987, nosso negócio se baseia na visão humana: “quando as pessoas se juntam, a magia acontece”.
Somos parceiros desde a concepção e gestão dos eventos, conferências e congressos, até a prestação de consultoria e soluções sob medida para empresas e associações.
Por meio de experiências presenciais, híbridas e digitais, ajudamos nossos clientes a engajar e ativar estrategicamente seu público-alvo e fortalecer seu negócio, otimizando seus resultados.
São mais de 2.000 talentos distribuídos em 63 cidades e 31 países que trabalham atendendo em toda a Europa, Américas, Ásia- Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil temos sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de capacidade e expertise para operacionalizar por todo território Nacional e Internacional. Saiba mais em: www.mci-group.com.

O International Congress of Psychology acontece a cada 4 anos em diferentes cidades do mundo e será realizado na cidade do Rio de Janeiro sua 33ª edição. Será promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) em parceria a MCI.

O evento tem forte apelo científico para a área de estudos da psicologia e reúne em cada edição entre 6.000 a 9.000 participantes, dependendo do apelo de cada destino.

Por sua relevância acadêmica, mais de 70 países participam do evento apresentando suas diferentes experiências e agregando valor ao conteúdo científico. Com uma programação extensa, o congresso é realizado em 6 dias recebendo mais de 20 atividades paralelas simultaneamente. Outro atrativo do evento é seu espaço de exposição, com mais de 550 indústrias e 10.000 m² entre estandes e trabalhos científicos.

Receber o 33rd International Congress of Psychology será uma oportunidade para gerar um forte legado social, pois a cada encontro realizado pela International Union of Psychological Science (IUPsyS) conhecimentos são disseminados trazendo um avanço para a ciência e todo o meio acadêmico, consequentemente para o meio brasileiro de estudos psicológicos.

Ficha técnica do Evento:
Título: 33rd International Congress of Psychology
Tema: Fostering a Burgeoning Psychological Community
Número de participantes locais e não residentes: previsto 7.000 participantes, sendo ao menos 60% internacional e 40% nacional
Local: Rio de Janeiro, sede a definir
Data: a definir
Periodicidade: 4 anos
Abrangência: mundial

O 33rd International Congress of Psychology é um evento de forte expressividade mundial na área de Psicologia e atrai mais de 7.000 participantes em cada edição. Pela sua importância a MCI junto à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) traçaram um planejamento estratégico a fim de levar o evento para a cidade do Rio de Janeiro.

Buscando melhor compreender as regras de candidatura, MCI iniciou os estudos de para compilar as informações necessárias para captação do evento, uma delas foi compreender quem eram as pessoas chave que deveríamos pedir apoio como também divulgar nossa candidatura. Para a estruturação do Dossiê de candidatura tivemos o apoio de entidades do trade turístico além do apoio de entidades nacionais e internacionais.

Um forte desafio que tivemos foi o fato de estarmos concorrendo com Brisbane (Austrália) e Seul (Coréia), dois candidatos de peso e com infraestrutura para evento exemplares. Outro desafio foi reverter a imagem do Rio de Janeiro, pois apesar da defesa ser em julho/2016, pós Olimpíadas no Brasil, em momento pré-olímpiadas a mídia trazia muitas imagens negativas da cidade, como por exemplo, segurança, obras inacabadas, entre outras.

O Dossiê de candidatura foi submetido em maio/2016 e tivemos 02 meses até a Defesa de Candidatura para trabalharmos com uma campanha positiva da imagem da cidade, como será detalhado a seguir.

O International Congress of Psychology acontece a cada 4 anos em diferentes cidades do mundo. Em 2015 abriram a candidatura para as cidades que gostariam de sediar o evento em 2024, sendo necessário submeter sua candidatura em Maio de 2016 e defender a cidade em uma reunião do Board Internacional em Julho de 2016.

Manifestaram o interesse em sediar o evento as cidades de Brisbane, Seul e o Rio de Janeiro representando o Brasil, todas cidades de peso e com excelente infraestrutura para receber um evento deste porte, com mais de 7.000 convidados nacionais e internacionais e 50 expositores, além de ser um evento com forte apelo científico. Outro fator importante desta concorrência foi que nenhuma das cidades proponentes haviam sediado o evento anteriormente, o que fez da disputa mais competitiva.

O Dossiê de Candidatura foi submetido no prazo, momento que apresentamos a fortaleza do país embasado na forte comunidade científica existente no Brasil e a união das entidades para trazer o evento. Foi trabalhado fortemente o crescimento da infraestrutura turística da cidade do Rio de Janeiro, pois em 2024 a cidade estaria beneficiada com o legado do crescimento hoteleiro e aeroportuário que aconteceu devido à Copa Mundial de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Após a submissão da candidatura, foram dois meses trabalhando através de e-mail marketing para o comitê votante, apresentando o porquê a cidade do Rio de Janeiro deveria receber o evento: (Fotos E-mail marketing 1, E-mail Marketing 2, E-mail Marketing 3, E-mail Marketing 4)

Para a defesa inloco, que aconteceu na cidade de Yokohama, o desafio foi maior, pois a entidade internacional previa que os candidatos promovessem algum evento social para o board, o que demandaria necessariamente investimento financeiro.

Neste momento identificamos que precisaríamos do apoio da EMBRATUR para conseguirmos a verba, o que infelizmente foi negado, visto que o governo reduzir a verba destinada à captação de eventos no ano de Olimpíadas, neste momento conseguimos apoio unicamente com materiais físicos, como banners.

Diante da negativa da EMBRATUR para patrocinar o evento social, tentamos contato com a Embaixada Brasileira em Tóquio para essa parceria, no entanto este apoio não seria possível no período em que precisávamos.

Solução: dividir os custos do evento social entre a ANPEPP e a SBP, pois não fazê-lo significava uma grande chance de perder a candidatura, já que tal ação é comum entre os países candidatos.

Coube à MCI pensar no evento, o que foi sugerido um coquetel, como também entrar em contato com os fornecedores locais para confecção de um cardápio brasileiro no coquetel que foi oferecido para 120 pessoas, em uma sala cedida pela secretaria da IUPsyS no próprio Pacífico Yokohama, sede do evento. Para remeter a gastronomia brasileira foi oferecido feijoada, pão de queijo, pastel, coxinha, cerveja, caipirinha. Também foram entregues os brindes oferecidos pela Embratur e Rio CVB aos membros votantes:

 Camisa Bondinho Branca – 30 unidades
 Camisa Bondinho Preta – 30 unidades
 Camisa Cristo Branca – 30 unidades
 Camisa Cristo Preta – 30 unidades
 Necessaire Pequena – 120 unidades
 Sacola Pet RCVB – 120 unidades
 Mapa Centro Histórico – 120 unidades
 Z-card Rio Niterói Inglês – 120 unidades
 Revista Trade Inglês – 120 unidades

(Foto 1 a 7 para ilustrar)

Galeria de imagens
E-mail Marketing 1
E-mail Marketing 2
E-mail Marketing 3
E-mail Marketing 4
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
       

 

Um evento de tal porte trará benefícios financeiros de diversas formas. Apesar a entidade internacional e nacional não visarem lucro, é previsto uma receita de aproximadamente USD 2.000.00,00 que serão gastos para realização do evento, ou seja, boa parte dessa verba será distribuído para a contratação dos diversos serviços necessários como por exemplo:
 Centro de convenções;
 Empresas de audiovisual;
 Empresas de cenografia e montadora;
 Contratação de staffs para o evento;
 Transporte terrestre e aéreo;
 Design e gráficas;
 Entre todos os outros serviços necessários para realização de um evento deste porte.

Além disso, por termos mais de 7.000 participantes previstos por 5 a 6 dias de evento, sendo a maioria público de fora da cidade, serão aproximados 30.000 room nights que serão absorvidas pela rede hoteleira local. Um público deste tamanho movimentará não apenas a rede hoteleira, mas também bares, restaurantes, taxis, shoppings, entretenimento, pontos turísticos, mercados, entre outro.

Também deve-se considerar o impacto aéreo que causará na cidade do Rio de Janeiro e em outros destinos brasileiros pois ao menos 60% do público previsto é internacional, chegando diretamente aos aeroporto das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, além do público nacional que chegará ao Rio de Janeiro por vias aéreas e terrestres.

 

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