Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS O BOTICÁRIO 2016
Candidato: SRCom
Cliente: O Boticario
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Plenária

Quando o assunto é varejo, você vê o Grupo Boticário por todo o Brasil.
São quase 4 mil pontos de venda, em 1.750 cidades. Isso torna o grupo a maior rede de franquias de beleza no mundo. Pelo e-commerce, suas marcas chegam aos consumidores de 100% do Brasil. Seus produtos chegam ainda a outros oito países.

CAPILARIDADE


Em São José dos Pinhais (PR), Região Metropolitana da capital paranaense, fica a primeira fábrica do grupo. Neste mesmo local, está um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com tecnologia de ponta. Dois centros de distribuição entregam os produtos das marcas pelo Brasil: um em Registro (SP) e um em São Gonçalo dos Campos (BA). Também na Bahia, na cidade de Camaçari, foi construídas a fábrica de beleza mais sustentável do Brasil.

O grupo ainda conta com escritórios em São Paulo (SP), Curitiba (PR), na Colômbia e em Portugal.

ACREDITE NA BELEZA
Líder em perfumaria no país, O Boticário conquistou também o coração dos brasileiros. Hoje, é a marca de beleza mais amada do Brasil, com um portfólio completíssimo. Dentro deles, destaque pra Malbec: a fragrância mais vendida do país.

A Convenção de Franqueados é o maior evento anual realizado por O Boticário. Com foco estratégico em negócios, relacionamento e aproximação entre franqueadora e franqueados é o único momento do ano onde todos os operadores homologados de O Boticário se encontram.

Tem como objetivo apresentar a estratégia de natal e trazer assuntos com relevância ao negócio para os nossos operadores e proporcionar momentos de relacionamento entre operadores e sucessores com os principais executivos de O Boticário e equipes comerciais.


Ficha Técnica:
Título: Convenção de Franqueados 2016
Tema: Liga O Boticário
Tagline: Heróis da Vida Real
Número de participantes: 1.203
Local: Bourbon Atibaia, SP
Data: 23 a 25 de agosto de 2016
Periodicidade: Anual
Abrangência: Evento para franqueados da rede de todo o Brasil.
Atividades paralelas: Stands de produtos e marcas próprias; eventos de relacionamento
Entidade promotora: O Boticário
Conceito do evento: Resgate da essência varejista

Galeria de imagens
Key Visual
Plenária
Food Park
   

 

Briefing:

Cenário: 1.203 Franqueados. Vários dias de evento. Tudo no interior de SP, no Bourbon Atibaia.

611 franqueados
196 sucessores
132 sucedidos
243 staff O BoticÁrio
21 staff Convidados
= 1203

E o nosso grande objetivo era resgatar a essência varejista,num contexto delicado do país em um cenário de crise geral
 do varejo brasileiro.

A ainda criar um evento que aproximasse ainda mais os franqueados da atual gestão de O Boticário, dando continuidade ao tema e mensagem da convenção do ano anterior que era proximidade.

Desafios:

No contexto de um ano de crise, mudanças, crescimento, transformações e transições internas, o objetivo dessa convenção que fizemos foi apresentar aos franqueados um outro olhar para tal cenário. Do problema à oportunidade.

Dos 1.203 convidados da rede, buscamos dar protagonismo aos franqueados.

Conceito e metas:

Sob o tema "Liga O Boticário, Heróis da vida real" , buscamos desenvolver uma estratégia de dar protagonismo aos franqueados.

Para 2016, um dos principais desafios era um resgate fundamental da essência varejista.

Ou seja, voltar as origens, sentir a energia que conecta as pessoas desse grupo e o faz ser uma única força, capaz de transformar momentos difíceis em grandes oportunidades.

Partimos de um princípio-chave: uma convenção pode ser um ponto de inflexão na história de uma marca. Uma oportunidade de olhar mais para o estratégico que para o tático. Enxergar as mensagens que precisávamos passar.

Vídeos, materiais gráficos, vinhetas, momentos especiais no palco… Tudo foi feito para engajar e unir ainda mais o grupo, em um momento de crise no país, mas que para O Boticário poderia ser uma grande oportunidade de mostrar toda sua força e robustez para o mercado. E essa força vem dos seus verdadeiros heróis, os franqueados.


Desafios e soluções:

Trazer mais leveza e encantamento para a convenção, criando conteúdos mais lúdicos, tecnológicos, inovações na parte técnica, mas sem deixar de transmitir todas as mensagens da convenção, incluindo as estratégias do negócio e outras informações importantes.

Os insights foram feitos sob medida para o conceito de resgate da essência varejista que permeou todo o evento:

Encontro de Sucessores:

Valorizando a bonita área externa da piscina do Bourbon, buscamos estimular relacionamento entre os sucessores e a diretoria, de uma forma descontraída e informal. Antes do momento de descontração, todos foram convidados para um talk show com os sucessores da família Gentil.

196 PARTICIPANTES

Encontro Bem Sucedidos

Ao mesmo momento do Encontro de Sucessores, a sala Londrina recebeu o Encontro dos Bem Sucedidos. Aqui, também aconteceu um bate-papo liderado pelo bem sucedido da família Gentil.

80 PARTICIPANTES

IAF

Um novo formato para a premiação do Índice de Avaliação de Franquias. Um formato que valorizasse os vencedores e que não interferisse na dinâmica da plenária.

Pensamos que os jantares proporcionam uma proximidade maior entre as pessoas.

Este ano os novos executivos estiveram muito mais próximos dos franqueados premiados.

52 PARTICIPANTES + DIRETORIA

O Boticário Food Park

Foi um espaço charmoso e despojado com food trucks e bikes cheios de opções de comidas e bebidas para todos os gostos, com ambientação sonora agradável e diversas áreas comunitárias facilitando os encontros e a livre troca de ideias.

Abertura
Reconhecimento IAF
O Boticário / Concorrentes / Resultados
Apresentação do Tema / KV
Palestra Ricardo Amorim
O Boticário e o Franqueado
Desempenho da Marca
Últimos números e ações
Premiação de resultados
Operações
Sustentabilidade
Sorteio Fundação
Lançamentos futuros – Produtos – Ciclos e Promoções
Natal

Formatura:

Para marcar este momento tão importante fizemos uma série de clips que juntaram os rostos de sucessores e bem sucedidos. As gerações juntas criando um Boticário ainda mais forte.

Total de 37 formandos

21 formandos no 4º pool
16 formandos no 5º pool

TEDS da Liga O Boticário:

O teatro e mais 4 salas abrigaram
o Ted O Boticário. Os franqueados divididos
em grupos por cores / salas tiveram contato
com os seguintes temas:

Diferencial:

Ações inovadoras:

NATAL
A magia da fábrica de O Boticário
Um espetáculo de vídeo e dança

Em alinhamento com a campanha de natal, criamos um momento especial na convenção que foi marcada por um número de coreografia perfeitamente sincronizado com um vídeo que ilustrava a fábrica de sonhos de O Boticário.

Um bailarino ao vivo posicionado no centro da tela
interagiu com as projeções (vídeo cenografia).
O bailarino estava caracterizado de soldadinho,
personificando a referência do KV.

Nosso “soldadinho” foi o condutor da apresentação criando uma coreografia marcante que interagia de forma lúdica com os elementos dos KV (bolas e estrelas de Natal, bengalas, carrossel …) tendo a esteira de produção como fio condutor para as animações (a esteira sempre trazendo caixas e pacotes de presente ).

DINÂMICA DE ENCERRAMENTO
“Uma conexão de luz e energia

Encerrarmos a Convenção de forma que os franqueados se sintam energizados depois de todo o aprendizado e troca que tiveram nesses 3 dias, pensamos em um momento lúdico.

Distribuímos para cada uma das pessoas 3 sticks de luz.

Quando mencionamos a magia e a alquimia que permeia a Liga O Boticário, e que juntos eles são mais fortes, cada participante juntou os 3 sticks e os conectou com os sticks do colega sentado ao lado.

Com o conjunto de todos os sticks, tivemos um grande feixe de luz tomando conta de toda a plenária, fazendo um lindo efeito de conexão energética.


Atividades paralelas:

Espaço de produtos:

Apresentamos aos franqueados as novidades que ocorreriam ainda em 2015 e também os principais lançamentos de 2016, sempre expostos de forma lúdica, que despertasse o interesse pela compra dos lançamentos.

Espaços Institucionais:

Horário de funcionamento: 24/08 das 17h15 as 19h15
e 25/08 das 14h40 as 19h30.

Extranet
Fundação
Haganá
Sustentabilidade
Transportes
Balcão de Informação

Galeria de imagens
Natal
Encontro Sucessores
Encontro Sucedidos
Premiação IAF
Food Park
Plenária
       

 

Pela primeira vez, a convenção apresentou conteúdos em vídeo com volumetria e ainda com o complemento de uma performance artística, conduzida por um bailarino.

Em alinhamento com a campanha de natal, criamos um momento especial na convenção que foi marcada por um número de coreografia perfeitamente sincronizado com um vídeo que ilustrava a fábrica de sonhos de O Boticário.

Um bailarino ao vivo posicionado no centro da tela
interagiu com as projeções (vídeo cenografia).
O bailarino estava caracterizado de soldadinho,
personificando a referência do KV.

Nosso “soldadinho” foi o condutor da apresentação criando uma coreografia marcante que interagia de forma lúdica com os elementos dos KV (bolas e estrelas de Natal, bengalas, carrossel …) tendo a esteira de produção como fio condutor para as animações (a esteira sempre trazendo caixas e pacotes de presente).

Ativações de produtos:

My Lily

Para transportar toda a plenária para o espírito do lançamento de My Lily, trouxemos o espírito dos campos franceses que marcam a origem dos principais atributos da fragrância.

Uma trilha sonora de filme de Jean Pierre Jeunet tomou a sala e as flores do campo se tornaram as pétalas que “choveram” sobre a platéia para a nossa experiência olfativa.

Malbec:

Criamos uma ação marcante para divulgar na plenária o lançamento de Malbec Sport.

Com o salão inteiro sob a penumbra, o som estourou nos speakers do salão com o ronco do motor da BMW e um vídeo com filmagem “point of view” ganhou todas as telas da plenária.

No momento em que começou o vídeo, ventiladores distribuídos por toda a platéia começam a ventilar o cheiro de Malbec Sport.

Outras inovações:

Tivemos também inovações tecnológicas na identidade visual do evento, que trouxe os próprios franqueados como personagens do KV.

Encerrarmos a Convenção de forma que os franqueados se sintam energizados depois de todo o aprendizado e troca que tiveram nesses 3 dias, pensamos em um momento lúdico.

Distribuímos para cada uma das pessoas 3 sticks de luz.

Quando mencionamos a magia e a alquimia que permeia a Liga O Boticário, e que juntos eles são mais fortes, cada participante juntou os 3 sticks e os conectou com os sticks do colega sentado ao lado.

Com o conjunto de todos os sticks, tivemos um grande feixe de luz tomando conta de toda a plenária, fazendo um lindo efeito de conexão energética.

Galeria de imagens
Franqueados | Liga o Boticário
Ativação malbec
Ativação My Lily
Encerramento
Natal
         

 

Nossa melhor métrica para a avaliação do desempenho na convenção foi atingir uma das maiores médias de avaliação do evento, mesmo tendo trabalhado com um investimento consideravelmente menor que nos anos anteriores.


Resultados da pesquisa de avaliação dos franqueados.


1) Nota média: 8,6 / 10;

2) Atendeu as expectativas da maioria absoluta dos franqueados (97%). E a maioria dos franqueados se sentiu mais próximo dos executivos de O Boticário (79%);

3) 95% das pessoas satisfeitas com os formatos propostos;

4) Formatura Sucessores 88% das pessoas satisfeitas com o formato proposto;

5) Plenárias: 98% das pessoas tiveram suas expectativas superadas ou atendidas;

6) Espaço de Produtos: 98% de visitação.


A importância do investimento entre proximidade com os franqueados e confiança na nova gestão gera frutos que vão ainda muito além dos resultados comerciais do ano.


Como um dos resultados de impacto indireto da convenção destacamos fatos como o terceiro lugar na pesquisa da RepTrak 100.


A RepTrak 100 Brasil, pesquisa do Reputation Institute, considera a opinião do público geral para classificar as empresas quanto a sua reputação.

Entre 240 empresas pesquisadas, os consumidores elegeram o Grupo Boticário para ocupar a terceira posição no ranking.


A metodologia leva em consideração fatores emocionais como o grau de estima, admiração, empatia e confiança e fatores racionais como desempenho financeiro, produtos/serviços, inovação, ambiente de trabalho, governança, cidadania e liderança para avaliar a Reputação das empresas.


O índice de O Boticário ficou em 79 pontos, reputação considerada FORTE e acima da média do setor de Cosméticos (73,5). Entre os diferentes pontos avaliados, a marca foi destaque em desempenho e inovação.

 

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