Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 27º FESTIVAL NIPO BRASILEIRO
Candidato: Tasa Eventos
Cliente: ACEMA- Associação Cultural e Esportiva de Maringá
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Identidade visual - 27º Festival Nipo BRasileiro

O 27º Festival Nipo-Brasileiro, que aconteceu entre os dias 3 e 11 de setembro de 2016 em Maringá, é considerado um dos maiores e mais importantes eventos da cultura japonesa no Brasil. O evento recebe anualmente mais de 90 mil visitantes, que têm a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura nipônica.

A cidade de Maringá tem uma das maiores e mais representativas comunidades japonesas do Brasil e uma das que mais preservam essa cultura no país. Graças a essa tradição, Maringá já recebeu, quatro vezes, integrantes da família real japonesa. Em 2008, o Príncipe Naruhito, herdeiro do trono nipônico, visitou a cidade em comemoração ao centenário da imigração.

As atividades do 27º Festival Nipo-Brasileiro aconteceram em 4 pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico.

No Pavilhão Comercial, participaram mais de 60 expositores de produtos e serviços como concessionárias de automóveis, instituições financeiras, construtoras, artesanatos, produtos japoneses e outros.

Já no Pavilhão Cultural, os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar exposições de bonsais, origamis, ikebanas, artes plásticas e, ainda, uma exposição de maquetes de templos e castelos do Japão que são considerados Patrimônio Mundial.

No Pavilhão Artístico, se apresentaram os maiores cantores da comunidade Nikkei do Brasil, além de danças típicas como yosakoi soran e tambores japoneses (taikô).

No Pavilhão Gastronômico, além de degustar o melhor da culinária japonesa, o visitante teve o privilégio de sentir a união da comunidade nipo brasileira de Maringá. Isso porque os pratos foram preparados e servidos por cerca de 1.500 voluntários.

O evento conquistou o reconhecimento nacional com o troféu “Jacaré de Ouro” do Prêmio Caio em 2004 e 2006, “Jacaré de Prata” em 2005 e 2007 e "Jacaré da Diamante" no Prêmio Caio da Década na categoria “Evento Artístico Regional”.

A Tasa Eventos é responsável pela organização do Festival Nipo Brasileiro desde 2003. A empresa é responsável pela programação artística e cultural, pelo plano de Marketing,captação de patrocínios, comercialização dos estandes entre outras ações fundamentais para o sucesso e qualidade do evento.

A Tasa Eventos atua em todo território nacional e também no Japão com trabalhos em congressos, feiras e eventos culturais.

Ficha Técnica do Evento
Título: 27º festival Nipo-Brasileiro
Local: ACEMA - Maringá-PR
Data: de 3 a 11 de setembro de 2016
Periodicidade: anual

Galeria de imagens
Maringá-PR
Cerimônia do Kagami Wari: prefeito Roberto Pupin e presidente da Acema, Afonso Shiozaki
Cantora Cintia Nishimura
Grupo Saikyou Yosakoi Soran
Grupo Saikyou Yosakoi Soran
Wakadaiko
Cantora Pâmela
Maquete de templo em Kyoto - Patrimonio Mundial
Exposição de Bonsai
Pavilhão Gastronômico
Pavilhão Comercial
Sucesso de público
Estande da Cocamar
   

 

Vídeo


A proposta da ACEMA com a realização do 27º Festival Nipo Brasileiro é manter viva a cultura japonesa e suas tradições.
Com esse desafio, a equipe da Tasa Eventos planejou um evento que proporcionasse ao visitante um mergulho nessa tradição. Para isso a programação do evento foi minuciosamente estudada para atingir esse objetivo.

Quem visitou o Festival durante os 9 dias, teve a sensação de estar em algum lugar do Japão. A decoração, a estrutura, a programação artística e cultural e a gastronomia proporcionaram isso ao visitante.

Entre as apresentações artísticas, o público pode conferir apresentações dos principais artistas da comunidade nikkei no Brasil que agradam públicos de diferentes faixas etárias.

A cada edição aumenta o interesse do público pela culinária japonesa. A prova disso é o aumento na procura dos restaurantes japoneses logo após o encerramento do evento. Muita gente que visitou o Festival, experimentou pela primeira vez um prato típico da culinária japonesa e passou a ser um consumidor dessa gastronomia. Pratos como sushi, sashimi, yakissoba, teppan-yaki, tempurá, yakimeshi, sukiyaki, tempurá entre outros foram saboreados pelos visitantes, por isso a tradicional culinária japonesa é um dos grandes atrativos do Festival Nipo-Brasileiro.

O Festival Nipo-Brasileiro mantém as tradições da arte e da beleza dos costumes orientais. Isso garante a lembrança e a nostalgia para quem nasceu no Japão, mas também apresenta aos mais jovens a tradição oriental.

A dança bon-odori já se consagrou entre as atrações preferidas do público local. Todas as noites, centenas de pessoas se reúnem para dançar em uma verdadeira celebração entre japoneses, descendentes e não-descendentes.

Com todo esse resgate, o Festival Nipo-Brasileiro cumpre seu objetivo de divulgar e manter viva a tradição japonesa. O evento tem uma ampla divulgação em veículos de comunicação como rádio, televisão, jornal impresso, revista, outdoor, internet e, desperta também, o interesse de jornalistas que geram mídia espontânea para o evento. Alguns em rede nacional.


Galeria de imagens
Dança folclórica japonesa
Grupo Wakadaiko
Pavilhão Artístico - platéia
Pavilhão Cultural
Odori
Bon Odori
Muitos jovens no Festival
Cantora Karen Ito
Pavilhão Gastronômico
Decoração com tanabatas
Link ao vivo da RPC (TV Globo)
       

 

A estrutura do 27º Festival Nipo Brasileiro foi totalmente pensada para oferecer qualidade e segurança aos expositores e visitantes. Normas de segurança e sanitárias estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores foram rigorosamente seguidas.

Para realização do evento são contratados os melhores prestadores de serviços da região entre montadoras de estandes, agência de publicidade, gráfica, comunicação visual, produtora de vídeo, mídia (rádio, TV, jornal, outdoor, revista), sonorização, iluminação, seguranças, etc. Com o intuito de fortalecer as entidades da região, o Festival Nipo-Brasileiro privilegia as empresas associadas a entidades como Convention & Vistors Bureau e Associação Comercial.

A Tasa Eventos é a responsável pelo desenvolvimento do caderno de patrocínio e pela prospecção de captação de patrocínios, que são essenciais para a realização do evento.
Uma das estratégias adotadas na captação de patrocínio da cota master foi oferecer, além das contra-partidas tradicionais (assinatura em mídia de TV, rádio, jornal e outdoor), a uniformização de voluntários da praça de alimentação com happis (traje japonês) estampados com a logomarca da empresa. Esse diferencial proporcionou grande visibilidade da marca do patrocinador master.

O bem-estar do público é garantido pela ótima infra-estrutura e pelo trabalho de seguranças particulares e de rondas da Polícia Militar.
A Acema, onde ocorre o Nipo-Brasileiro, está localizada em um bairro de fácil acesso, próximo ao centro de Maringá. O local é abastecido com linhas de ônibus frequentes, com paradas em frente à Associação. Além disso, o estacionamento à disposição do Festival conta com o monitoramento de seguranças particulares que fiscalizam a movimentação de milhares de carros por noite.

Os visitantes conseguem se locomover com agilidade no interior do evento graças a boa sinalização e identificação dos ambientes.
A programação do Festival gera uma boa cobertura da imprensa em todos os dias do Festival, o que garante uma grande repercussão do evento em mídia espontânea e a consequente divulgação das marcas dos patrocinadores.

Galeria de imagens
Big banners dos patrocinadores
Dança folclórica japonesa
Show Musical
Informativo - Exposição de Ikebana
Pavilhão comercial
Pavilhão Cultural
Wakadaiko
Pavilhão Gastronômico
Voluntária usando happi (laranja) do patrocinador Kikkoman
 

 

O 27º Festival Nipo-Brasileiro contou com uma grande divulgação na mídia regional O evento foi divulgado nos três jornais impressos locais (O Diário do Norte do Paraná, Hoje Notícias e Jornal do Povo), três rádios com perfis diferentes (Jovem Pan, Maringá FM e CBN Maringá), quatro emissoras de televisão (RPC/Globo, Rede Massa/SBT, TV Maringá/Band, RIC/RecordTV), portal Made in Japan (maior portal nacional de cultura japonesa) e outdoors em pontos estratégicos. A repercussão no Festival Nipo-Brasileiro é satisfatória tanto para a organização quanto para patrocinadores e expositores do evento, pois destaca Maringá em nível estadual e até nacional.

Os frequentadores do Festival Nipo-Brasileiro são de alto poder aquisitivo e isso garantiu muitos negócios para os expositores de diversos segmentos presentes no evento.

O ingresso de acesso ao 27º Festival Nipo-Brasileiro teve o valor simbólico de R$6,00. No entanto, a efetiva movimentação econômica do Festival se dá na realização dos negócios nos estandes. Cerca de 60 expositores participaram do pavilhão comercial. Entre os diversos segmentos estão concessionárias de automóveis, produtos japoneses, instituições financeiras, imobiliárias, construtoras, prestadoras de serviços etc. Já a verba arrecadada na praça de alimentação foi destinada a entidades assistenciais. 

Outro aspecto importante é o interesse e a participação de importantes bancos como Bradesco, Caixa Econômica Federal e Sicredi que possuem produtos específicos para a comunidade nikkey e atendem às famílias de mais de 250 mil brasileiros que vivem e trabalham no Japão e enviam suas economias para investimentos no Brasil. Estes bancos possuem agências no Japão e, por isso, patrocinam os principais eventos nikkeys do Brasil, como o Festival Nipo-Brasileiro de Maringá.

A satisfação do público é percebida pelo grande fluxo de pessoas em todos os dias do evento que aumenta a cada edição. Em 2016 houve um aumento de 10% de público em relação a edição anterior.

Muitas pessoas têm a oportunidade de conhecer a culinária japonesa durante o Festival. Por isso, após o evento é percebido o aumento do fluxo em restaurantes japoneses e nas gôndolas especializadas em produtos japoneses (a maioria dos supermercados de Maringá tem uma seção dedicada aos produtos nipônicos), entre outras situações que exaltam a cultura japonesa na sociedade.

Galeria de imagens
Estande da concessionária Toyota
Anúncio no jornal O Diário do Norte do Paraná
Matéria jornalística
Wakadaiko
Estande da Unicesumar
Estande do Sicredi
       

 

 

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