Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: APAS SHOW 2017
Candidato: Promovisão
Cliente: APAS - Associação Paulista De Supermercados
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Case Apas Show 2017

A Promovisão é uma agência de Live Marketing, responsável por eventos diversos, como feiras, congressos, convenções, entre outros. Desenvolvemos nossos projetos do início ao fim: desde o entendimento da necessidade do cliente, passando pela concepção do evento, elaboração da estratégia de comunicação, criação de peças, execução e fechamento.

A Promovisão é responsável pela criação, planejamento, desenvolvimento e execução da APAS Show há mais de 20 anos. A APAS, Associação Paulista de Supermercados, é a associação que promove o evento aos seus associados e toda a cadeia supermercadista paulista e brasileira.

A primeira edição da APAS Show foi uma pequena feira de 200m2 com 300 inscritos em 1985, que reunia alguns supermercadistas e representantes da indústria. Em pouco mais de 20 anos, o evento tornou-se a maior feira de supermercados no Brasil e do mundo, alcançando, em 2017, 67 mil m2 de área de exposição, 74.288 inscritos e e mais de 6 bilhões de reais em negócios.

A APAS Show acontece todos os anos em São Paulo, no primeiro semestre, geralmente no mês de maio (em 2017 de 2 a 5 de maio). As últimas edições ocorreram no Expo Center Norte, ocupando todos os pavilhões.

Todos os anos, é escolhido um tema relevante à realidade do supermercadista, sempre com objetivo de levar tendências aos públicos. Em 2017, o tema EMPODERAMENTO destacou o poder de transformação da APAS Show no cenário nacional e internacional, ao lado de dezenas de milhares de inscritos, expositores e congressistas, todos em busca dos últimos lançamentos, novidades e tendências para o mercado.

O principal objetivo é gerar negócios e relacionamento entre supermercadistas e os mais variados players dessa cadeia (produtos, estrutura, serviços). Levamos conteúdo para todos os tipos de público: desde executivos de grandes redes de supermercado até colaboradores em posições operacionais (como açougue, padaria), com produtos pensados especialmente para esses públicos. Dessa maneira, contribuímos positivamente para a evolução de toda a cadeia supermercadista − e em 2017 não foi diferente.

O Congresso de Gestão qualifica, informa e apresenta tendências para todos os públicos da entidade. Existe também a Arena do Conhecimento, um espaço para workshops e palestras gratuitas para aperfeiçoamento das equipes operacionais. O evento também possui áreas para empreendedores apresentarem suas soluções, pequenas empresas em uma área de estandes pré-prontos, segmentos específicos.

Vídeo


Em 2017, tínhamos um grande desafio. O número de visitantes reduziu 3% e o de expositores 15% em relação ao ano anterior, então precisávamos desenvolver uma estratégia que evitasse que essa situação se agravasse, especialmente no contexto de crise que o país vivia na época (e vive ainda hoje).

Além disso, precisávamos também aumentar a receita e as inscrições do Congresso de Gestão e gerar engajamento com o público. Para isso, adotamos estratégias que tinham como base dois pilares: levar informações relevantes e gerar experiência a todos os públicos.

Durante toda a divulgação da APAS Show 2017, consolidamos nossas estratégias de marketing de conteúdo. Produção de conteúdo foi extremamente relevante em todos os momentos da divulgação. Por meio das redes sociais do evento, especialmente Facebook e Instagram, conseguimos comunicar todas as informações necessárias e desenvolvemos um novo ponto de contato com o público. Além disso, alimentamos o blog da feira com informações relevantes: artigos sobre o tema do evento, Empoderamento, com focos diversos: consumidor, empresas, colaboradores; entrevistas com formadores de opinião da indústria, entre outros.

A preparação para a APAS Show começou ainda em 2016, em setembro, com um grande evento de lançamento do tema.
Denominado “Première APAS”, contou com a presença de presidentes e diretores de grandes players da indústria, e também a imprensa.

O evento contou com dois momentos importantes. Primeiramente foi apresentado o tema da APAS Show 2017, Empoderamento, de maneira lúdica, por meio da história de uma família de supermercadistas que se vê num momento de transição da empresa do pai, bastante experiente, para o filho, que vivencia as mudanças deste mundo todo conectado.
No segundo momento, o cientista social e doutor em Ciência Política, Humberto Dantas; o diretor-presidente do Insper, Marcos Lisboa, e a secretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, realizaram um painel sobre o cenário político-econômico brasileiro, que foi mediado pelo jornalista Dony de Nuccio.

Após o lançamento, até dezembro de 2016, nossos esforços estavam focados em vender a APAS Show (tanto espaços para estande quanto cotas de patrocínio) e em atrair visitantes internacionais.

Elaboramos um plano de mídia focado em atingir os decisores de empresas de todos os tamanhos. Elaboramos uma estratégia de divulgação baseada em geolocalização, que direcionava nossos disparos de SMS e entrega de mídia.
Trabalhamos com uma estratégia de geolocalização também para atrair o visitante internacional, especialmente aquele que visitou eventos e feiras com uma proposta semelhante à da APAS Show. Em ambos os casos, trabalhamos com Google, Facebook, Linkedin, inloco media, entre outros.

Já em janeiro, começamos a divulgar informações aos visitantes. Essa divulgação foi até após a APAS Show terminar, e focamos em todos os diferenciais da APAS Show em 2017, que foram os seguintes:

Congresso de Gestão:
O Congresso de Gestão da APAS Show sempre traz informações relevantes aos supermercadistas de todo o Brasil. Trabalhamos com o Grande Auditório, no qual trazemos nomes de destaque no contexto socioeconômico brasileiro. Em 2017, palestrantes como Abílio Diniz e João Doria Jr fizeram parte da programação. Inclusive houve recorde de inscrições na palestra do Abílio, esgotando os ingressos para aquele dia. Além disso, tivemos cinco auditórios temáticos, que abordaram os temas: Capital Humano, Marketing e Consumidor, Estratégia e Gestão, Comercial e Operações. Nomes com experiência e relevância levaram informações importantes relacionadas a essas temáticas.
Divulgamos via e-mail marketing, mala direta e redes sociais.

Arena do Conhecimento: Workshops focados no colaborador operacional dos supermercados (profissional do açougue, panificação, etc.). Oferece dicas práticas de como melhorar a prática da sua função, impactando diretamente na produtividade e na rentabilidade dos supermercados. Realizamos a divulgação via RH das empresas inscritas, para motivar seus funcionários a irem aos workshops.

Conexão de negócios: Ferramenta exclusiva para agendamento de visitas a estandes e reuniões, com troca automática de contatos e gestão de atendimento para as equipes comerciais.

Projeto APAS-APEX: Rodada de negócios que conectou empresários e expositores aos compradores dos 60 maiores supermercados do planeta.

PRÊMIO STAND SHOW APAS 2017:
Em parceria com o POPAI, premiamos os melhores estandes da edição 2017. O prêmio possui diversas categorias, e os expositores são convidados a se inscreverem antes do início da APAS Show.

Ação de arrecadação: É uma das iniciativas sustentáveis da APAS Show. Em uma feira na qual inúmeros expositores são da indústria alimentícia, visamos minimizar o desperdício de alimentos. Os expositores são convidados a participar da ação, doando, ao final da feira, o que sobrou de seus produtos e ativações a diversas instituições de caridade.

Nessa etapa, houve um desafio operacional. Uma das principais ferramentas de comunicação que temos com os visitantes é o e-mail marketing. Porém, houve um problema operacional e várias informações relevantes não estavam chegando ao nosso público.
Porém, com a nossa estratégia de marketing de conteúdo estruturada, conseguimos comunicar as informações críticas aos nossos públicos, até essa questão ser resolvida.

Em março e abril, divulgamos a APAS Show em diversas regiões do estado, em eventos chamados de Eventos Regionais. É a maneira como a APAS lança o evento em suas distritais e regionais. São eventos que movimentam a comunidade local, e muitas vezes são tratados como um teaser da APAS Show, pois algumas edições possuem expositores, patrocinadores, entre outros.

Nos meses que antecedem a feira, a comunicação fica mais voltada a atrair visitantes e congressistas. Por isso, além do esforço em mídia digital focado no perfil de visitantes da feira, anunciamos também o evento em veículos de grande circulação e alcance, ou relevância para nosso público, como Estadão, Revista Radar, rádios CBN e Bandeirantes.

Realizamos nesse período, também, peças específicas para os associados APAS, que possuem algumas vantagens ao se inscreverem na feira, como isenção de taxa de inscrição para a feira.

Em paralelo a isso, temos uma estratégia de comunicação exclusiva para os supermercadistas com maior faturamento no Brasil, o SELECT. Para esse grupo, há uma estratégia de comunicação dedicada, integrada com ações de marketing direto. Além da comunicação, sua experiência na APAS Show é exclusiva: participa das principais solenidades, possui um almoço exclusivo com palestrante e participa de uma programação de entretenimento durante os dias de evento.

Durante a feira, temos também momentos e áreas exclusivos para um público selecionado. Na abertura da APAS Show, tivemos uma palestra inaugural exclusiva, com o professor Delfim Neto, apenas para convidados. Há também a Sala VIP, especial para presidentes e diretores de empresas de toda a cadeia supermercadista.

Aliado a todas as nossas estratégias de divulgação, desenvolvemos também um aplicativo para celular com mapa da feira, informações sobre todas as atividades do evento, expositores, entre outros. Divulgamos esse app nas nossas redes sociais e e-mail marketing.

A experiência de participar da APAS Show, seja como expositor ou visitante, é bastante intensa: são quatro dias de negócios e relacionamento. Ao longo dos anos, consolidou-se como um evento-chave para o setor, tanto que diversas empresas que lançam seus produtos na feira prepararam-se o ano inteiro. Afinal, por ser uma feira nobre, os expositores contratam diversos serviços para oferecer uma experiência única aos visitantes, valorizando a feira.

Galeria de imagens
Coletiva de Imprensa
Grande Auditório • Sinalização
Grande Auditório • Sinalização
Grande Auditório • Sinalização
Grande Auditório • Palestra Abílio Diniz
Grande Auditório • Palestra Abílio Diniz
Grande Auditório • Palestra Hugo Rodrigues
Grande Auditório • Palestra João Doria
Grande Auditório • Palestra João Doria
Grande Auditório • Pesquisa Satisfação + Flyer Arena do Conhecimento
Auditório Temático • Capital Humano
Auditório Temático • Capital Humano
Corte da Fita
Movimentação na APAS Show
Movimentação na APAS Show
Movimentação na APAS Show
Movimentação na APAS Show
Sala VIP
Sala VIP
Sala VIP
Anúncio meia página Estadão
Anúncio Estadão • Caderno Negócios
Banner Site Estadão
Première APAS Show 2017
Première APAS Show 2017
Première APAS Show 2017
Première APAS Show 2017
Regional Guarulhos
Regional Guarulhos
Regional Guarulhos
Arena do Conhecimento
Arena de Gestão Falconi
Arena de Gestão Falconi
   

 

A experiência da APAS Show começa bem antes da montagem. Aos expositores, são fornecidas diversas informações, como manual do expositor, com orientações sobre como participar da feira, projetar seu estande e otimizar sua presença no evento.

A montagem da feira começa uma semana antes do seu início. A APAS oferece um serviço de atendimento ao expositor, auxiliando em todos os momentos pré-feira, e resolvendo problemas operacionais.

Nessa edição, o Congresso de Gestão contou com uma tela horizontal de 60 metros, ocupando todo o auditório principal do Expo Center Norte. Essa tela gerou um grande impacto visual, melhorando a experiência do congressista e também do palestrante durante as explanações.

Em 2017, mudamos o formato da Arena do Conhecimento. No ano anterior, era um espaço isolado: uma caixa de vidro no meio do pavilhão - assim, o som dos workshops não atrapalharia o resto do evento. Em 2017, tínhamos o objetivo de integrar a arena com a feira. Portanto, implementamos um conceito aberto, havia apenas uma espécie de cerca baixa delimitando o espaço. E o som? Para não atrapalhamos a atividade nos estandes próximos, os participantes ouviam o conteúdo por meio de fones de ouvido e, como o espaço estava equipado com microfones, o palestrante não precisava levantar a voz: em um tom tranquilo, poderia dar sua palestra com a certeza de que todos estavam escutando.

A Arena de Gestão Falconi, novidade na edição 2017, também utilizou o mesmo tipo de estrutura e o mesmo sistema de áudio, não atrapalhando as atividades dos estandes próximos.

A Promovisão sempre executa esse evento dentro das normas de segurança estabelecidas por lei. Há contato com a CET para desvio de trânsito, aprovação do corpo de bombeiros (com a presença do número de profissionais necessário), serviço de traslado do pavilhão ao metrô mais próximo, ambulância e equipe médica disponíveis, entre outros.

Oferecemos também aos nossos expositores uma relação de fornecedores pré-aprovados e os sugerimos aos nossos expositores. Assim, garantimos uma experiência de feira mais coesa, recomendando fornecedores que já possuem experiência na APAS Show.

Os visitantes podem deixar seus veículos no estacionamento do Expo Center Norte. Já os expositores possuem um estacionamento integrado com locais de carga e descarga dos pavilhões, otimizando seu acesso.

Temos uma agência de viagens parceira que realiza a gestão dos pacotes de viagem, afinal, a APAS Show recebe visitantes e expositores de todas as partes do país.

Durante todo o evento, houve cobertura nas redes sociais, mostrando tudo o que estava acontecendo: lançamento de produtos, visita de celebridades aos estandes, depoimentos dos palestrantes, autoridades e visitantes sobre a APAS Show.

Sendo um evento de grande porte, a sinalização é muito importante. Procuramos disponibilizar grandes quantidades do mapa impresso, e também oferecemos um aplicativo para celular gratuito, com todas as informações, melhorando assim a experiência do visitante.

Galeria de imagens
Vistoria Montagem
Arena do Conhecimento
Arena do Conhecimento
Arena do Conhecimento
Grande Auditório • Telão 60m
Credenciamento
Credenciamento
Balcão de Informações
   

 

Reconhecida mundialmente como a maior Feira supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia de abastecimento do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Além de ser um encontro para relacionamento e negócios, a Feira é uma grande oportunidade para ver lançamentos de produtos, as últimas novidades e as tendências do mercado. É a oportunidade perfeita de aparecer para os maiores do mercado e ampliar suas perspectivas de negócios.

A edição de 2017 contou com 68% de tomadores de decisão, 92% com a intenção de participar da edição de 2018 e 97% de recomendação da feira.
A APAS Show 2017 bateu recordes em visitação, tanto dentro da Feira (4% superior a 2016) quanto no Congresso (8% superior a 2016) − recorde de todas as edições. Além disso, o número de empresas participantes aumentou 12% e o total de negócios gerados pelo evento ultrapassou os R$ 6 bilhões.

APAS Show em números:
• 74.288 inscritos;
• 3.974 congressistas;
ª Visitantes de 61 países;
• 1.153 reuniões no projeto Comprador Internacional Apas Apex, com compradores internacionais de 23 países;
• 719 expositores;
• 239 expositores internacionais.

A APAS Show é divulgada em eventos de lançamento regionais. São 16 eventos em todo o estado de São Paulo, para mais de 7 mil convidados em todas as regionais da APAS. Marcam presença os maiores empresários, autoridades, compradores e imprensa de cada região.

No primeiro dia de APAS Show, aconteceu a coletiva de imprensa com a presença de mais de 60 jornalistas e, em seguida, a Solenidade de Abertura e corte da fita inaugural, com almoço para 600 pessoas, com público composto por presidentes de empresas supermercadistas, expositores e autoridades com palestras de renome no cenário político-econômico. Aconteceu também o almoço de relacionamento e degustação de produto para Grupo Select das 35 maiores redes supermercadistas do Brasil, com palestra exclusiva com William Waack.

As marcas patrocinadoras obtêm grande visibilidade e abrangência com o evento. A edição de 2017 contou com o patrocínio platinum da Ambev e silver da Nestlé e da Pepsico. Apoio institucional: Alas Abras Brasil; apoio técnico ao congresso: FGV EAESP; divulgação: Revista SuperVarejo; Jornal oficial: Estadão; apoio de mídia: Rádio Bandeirantes.

No evento, estiveram presentes 619 jornalistas de 266 veículos. Foram mais de 1.789 inserções em jornais, rádio, TV e online. Mais de 2 milhões de pessoas impactadas pelas redes sociais da APAS Show. Cerca de 60 mil interações. Mais de 3 milhões de impactados pelas mídias online.
Mais de 1,5 milhão de impactados pela mídia impressa. Na TV, 550.000 impactados. No rádio, 4.512.000 impactados.

A APAS Show possui algumas iniciativas de sustentabilidade: a ação de arrecadação, que visa minimizar o desperdício de alimentos e os doa para instituições de caridade, e ações resíduo zero, que minimizam o impacto ambiental da APAS Show, reciclando diversos tipos de resíduos e dando encaminhamento adequado a esses dejetos.

Mais uma vez a APAS Show foi sucesso absoluto, superando números de inscritos em edições anteriores na feira e no congresso. Os números comprovam que a APAS Show é a plataforma de negócios do setor supermercadista.

Galeria de imagens
Central de Compostagem
Central de Compostagem
Central de Compostagem
   

 

 

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