Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: BIER HUB FESTIVAL
Candidato: Tupiniq,In
Cliente: Bier Hub
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
As melhores cervejas estão em casa.

A Bier Hub é a primeira aceleradora de cervejarias artesanais do Brasil. O ponto de partida para acelerar uma cerveja inédita é descobrir essa cerveja, em meio a milhares de rótulos que são produzidos diariamente por mestres-cervejeiros amadores de norte a sul do país.
E, para isso, a Bier Hub desenvolve um grande evento mensal que não apenas define a receita vencedora através de degustação e voto popular, como também promove toda a cena cervejeira artesanal brasileira em meio a muitas atividades complementares, como gastronomia, música e tudo o que abraça esse Life Style.
Para a edição de São Paulo, a Tupinq,in foi acionada para desenvolver o conceito criativo, produzir e operacionalizar todo o evento que, pela primeira vez, daria um salto de tamanho, qualidade e visibilidade, passando dos 200 convidados para mais de 1.000 participantes.
A escolha pela Tupiniq,in foi estratégica, já que nós somos uma agência especializada em experiências imersivas entre marcas e consumidores, acostumada a pensar além do brief e surpreender com ideias que proporcionam interação e muito residual pós-evento.


Ficha Técnica do Evento:
Título: BIER HUB FESTIVAL
Tema: As melhores cervejas estão em casa.
Conceito: Apresentar 5 receitas de cerveja artesanal inéditas que, através de degustação e voto popular e de um júri técnico, disputariam o prêmio de Cerveja Artesanal Revelação de SP (sendo aceleradas, produzidas e lançadas ao mercado pela Bier Hub) em uma tarde regada a muita alegria, celebração e, claro, as melhores cervejas.


Local: Rooftop 5 & Centro de Convenções no Complexo Ohtake Cultural - SP
Data: 04 de fevereiro de 2017
Descritivo: O Bier Hub Festival edição SP aconteceu durante uma tarde inteira no Rooftop de um tradicional edifício de São Paulo e contou com muitas atividades integrando mestres-cervejeiros, grandes marcas de cervejas artesanais e entusiastas da cena de Craft Beer paulistana. Um DJ e 2 bandas deram o tom da tarde, que contou ainda com diversas atrações como uma barbearia vintage, um estúdio de tatuagem, ativações de parceiros e patrocinadores com distribuição de prêmios, diversas opções de comida e o ponto alto do evento: a competição entre os cervejeiros valendo o título de Cerveja Artesanal Revelação de SP e o ingresso de seu rótulo no portfólio das cervejas aceleradas pela Bier Hub.

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O mercado de cervejas artesanais, as chamadas Craft Beers, apesar de ainda incipiente no Brasil, se comparado ao universo das cervejas mainstream, vem apresentando índices de crescimento muito acima do esperado (na casa dos 30% ao ano). O segmento artesanal representa, hoje, 0,7% do setor cervejeiro, segundo dados do Instituto da Cerveja. A expectativa é que esse percentual aumente para 9% até 2022. A produção atual da categoria é estimada em 124 milhões de litros por ano e, apenas em 2016, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 148 novas cervejarias foram criadas no país.

Tudo isso cria um cenário muito favorável para o fomento de rótulos novos e receitas artesanais, aquelas que são produzidas em fábrica, obviamente, mas em uma escala muito menor do que as cervejas comercializadas costumeiramente pelo varejo.

Em sua 9ª edição, o Bier Hub Festival atinge o status de principal evento do segmento de cervejas artesanais do país, mostrando-se o principal representante da categoria, muito em função do perfil do brasileiro, de ser um povo aficcionado por novidades e experimentações. Soma-se a isso o crescente número de nanocervejarias e mestres-cervejeiros caseiros, que produzem sua própria cerveja em casa, e está feita a fórmula para o aquecimento do mercado.

Se 2016 foi o ano de fincar os pilares da empresa, em 2017 a Bier Hub solidifica-se e expande seu formato de pocket event (até 100 convidados) para main event (mais de 1.000 convidados).

Por isso, era necessário evoluir não só a estrutura oferecida e os resultados esperados. Era preciso superar as expectativas dos parceiros, participantes e, principalmente, do público. Expectativa que começou a ser criada nos três eventos anteriores que, apesar de atingir uma quantidade muito menor de pessoas, já consolidava o Bier Hub Festival como grande expoente do universo Craft Beer, fomentando a cultura da cerveja artesanal por todo o país.

Era preciso apresentar uma atmosfera de interação, alegria, surpresa e profissionalismo, exaltando a cultura cervejeira artesanal e colaborando para o desenvolvimento de sua cena no Brasil, em particular para essa edição, na cidade de São Paulo, principal mercado para produção e consumo de cervejas especiais.

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O grande desafio de um evento como esse é oferecer diversas opções de entretenimento e interação, sempre em sinergia com a proposta do universo Craft Beer, já que a degustação das cervejas participantes, apesar do ponto alto da tarde, é apenas parte da proposta.

O ponto de partida do projeto foi a escolha do local, fundamental para o sucesso de público. Deveria ser um local amplo, de fácil localização, que funcionasse como mais um diferencial do evento e agregasse valor ao festival. Assim, optamos pelo Rooftop5, um espaço aberto no meio do prédio que abriga o tradicional Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.

Um espaço que poderia abrigar a quantidade de público que imaginávamos (mil pessoas) e as diversas atrações pensadas para fazer daquela tarde, inesquecível. Além de ser um ponto de referência na cidade, agregando ainda mais valor ao evento.

As atrações deveriam reforçar o conceito Craft Beer, de artesanal, ou seja, arte feita com as mãos. Assim, trouxemos muita cultura hipster para o evento, como uma barbearia vintage (para cuidar do visual dos convidados) e um dos mais renomados estúdio de tatuagem da cidade, a Hostel Tattoo, da Vila Madalena, responsável por eternizar na pele dos mais aficionados desenhos que remetiam a paixão pela cerveja artesanal (até o diretor de marketing da Bier Hub se rendeu e, não só fez a barba no local como tatuou uma tap de chopp no braço!).

Degustação de cervejas inéditas, comercialização de rótulos exclusivos, parceria com os melhores food trucks da cidade, ativações com distribuição de brindes e prêmios e vendas de produtos do universo cervejeiro. Isso tudo e mais uma dezena de ações que proporcionaram horas de diversão, com diversos estandes de parceiros e patrocinadores dispostos a interagir com um público descolado e aberto a novas experiências.

Isso sem citar a participação de grandes bandas do cenário indie nacional, responsáveis por mais de 4 horas de música ao vivo, tudo ambientando em um grande espaço com a temática Craft Beer, com mesões de madeira compartilhados, identidade visual hipster e muita integração entre participantes e convidados.

Mas engana-se quem acha que não houve momentos de tensão durante a montagem do evento. Às vésperas do tão aguardado dia, a meteorologia acusou uma virada brusca no clima e, o que deveria ser um sábado de sol e céu azul, transformou-se em uma tarde com grandes pancadas de chuva. Por isso, a agência se viu obrigada a rediagramar todo o evento, alocando metade das atrações que ficariam a céu aberto para dentro do espaço. Uma verdadeira operação de guerra, que consumiu 2 noites de trabalho para configurar a nova planta do evento que, diga-se de passagem, ficou ainda melhor do que a original.

A chuva veio, conforme previsto, mas os convidados nem perceberam. E, tão logo o tempo abriu novamente, a festa se estendeu para o lado de fora do espaço, criando um clima de celebração que culminou com um fim de tarde incrível e um por do sol memorável, comemorado, claro, com muita cerveja.


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E os resultados vieram a confirmar todas as expectativas. Ou melhor, superá-las!

Foram 1.036 participantes (um aumento de 386% em relação a edição anterior) que, em pouco mais de 10 horas de evento, consumiram 1.800 litros de cervejas, de 18 rótulos exclusivos, produzidos por 11 diferentes cervejarias.

Mais de 85% dos participantes votaram em sua cerveja caseira preferida, ajudando a escolher o novo rótulo que seria acelerado pela Bier Hub, sendo lançado oficialmente 3 meses depois.

Por conta do evento, obtivemos mais de 2.500 novos likes na página oficial da Bier Hub no Facebook já na semana seguinte, assim como mais de 1.200 novos followers na página oficial da Bier Hub no Instagram, e mais de 230 novos assinantes no clube de assinaturas da Bier Hub no mês de fevereiro.

Em termos de retorno e mídia, também conseguimos resultados acima do esperado. Com uma divulgação praticamente sem verba (100% da comunicação foi feita de forma orgânica e digital, nos canais oficiais das marcar participantes) conseguimos um retorno excepcional: mais de 80 matérias em dezenas de veículos diferentes, nos mais variados canais, tanto online quanto off line, o equivalente a mais de R$3 milhões de retorno em mídia espontânea. Sem contar as milhares de fotos e citações dos próprios participantes em suas redes sociais, tornando as hashtags do evento extremamente populares.

Um evento que teve um custo total de R$180 mil e retorno estimado em R$3 milhões.

Mas o maior dos retornos não se resume a números. A confirmação de sucesso mesmo pode ser vista nas milhares de fotos que registraram o evento, das centenas de câmeras e celulares que flagraram incontáveis sorrisos e momentos de descontração, alegria e festividade entre famílias, amigos e até mesmo estranhos que brindavam juntos uma tarde de celebração.

Nossa maior recompensa não veio em formato de market share, em número de vendas, em litros consumidos. Veio em elogios dirigidos, sorrisos escancarados e novos amigos feitos. Isso, sim, é o que melhor reflete a cultura Craft Beer e esse é o melhor resultado que o evento poderia entregar.

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