Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO BIOLAB: TECNOLOGIA E AUDIOVISUAL DE PONTA COM PROJEÇÃO MAPEADA
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab Farmacêutica
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada em 1997, a Biolab completou nesse ano seus 20 anos de existência, como uma das 10 maiores empresas de medicamentos do Brasil, e referência no mercado global, com sólido compromisso com o desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica em nosso país. Líder no mercado brasileiro de medicamentos sob prescrição médica na área de Cardiologia, a Biolab tem atuação relevante nas áreas de Ginecologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Ortopedia, Pediatria, dentre outras. O foco da empresa são medicamentos inovadores, que compõem mais de 50% de seu portfólio, formado por mais de 100 produtos. A Biolab também atua de forma significativa no segmento de Dermocosméticos, desenvolvendo produtos com tecnologias arrojadas, que utilizam recursos da biodiversidade brasileira adaptados ao clima e pele dos brasileiros.
A D.Mattos é testemunha do sucesso e trabalho duro realizado pela Biolab ao longo desses 20 anos, através de seu fundador João Mattos, pois os atendemos desde o princípio, somos parceiros desde a fundação da empresa e trabalhamos juntos para a concretização de trabalhos grandiosos.
Com uma equipe tão grande e metas tão ousadas, a Biolab não pode deixar de capacitar o seu time, por isso anualmente é realizada a Convenção Nacional de Vendas da empresa, à qual temos a honra de termos realizado por todos estes anos, mantendo sempre o desafio de continuar inovando há cada edição, e surpreendendo nossos clientes e seus colaboradores.
Em 2017 mais uma vez tivemos o desafio de realizar a Convenção de Vendas da Biolab, trabalhando na criação deste evento anual, planejamento de todos os momentos, interações com o público e premiação, logística, produção, cenografia, audiovisual e gestão de equipes responsáveis, garantindo o sucesso e o alcance dos objetivos da empresa, a capacitação e motivação simultânea dos 1.350 colaboradores que estiveram presentes.
Entre os objetivos do briefing tomamos como propósito do evento fornecer exatamente a mesma experiência na plenária para todos os 1.350 convidados presentes, independente de onde estivessem sentados eles teriam que ter a mesma visibilidade das telas e a mesma qualidade de som, por isso nos dedicamos especialmente para o audiovisual desse projeto, encontrando soluções altamente tecnológicas, capazes de impactar todo esse público de forma única e envolvente.

Galeria de imagens
         

 

Vídeo


Ficha Técnica do Evento:
Título: Convenção Biolab 2017
Tema: Aqui eu sou Mais
Número de participantes: 1.350 pessoas
Local: Iberostar Praia do Forte - BA
Data: 06 à 09 de março de 2017
Periodicidade: Evento Anual
Abrangência: Todo o território nacional
Eventos e atividades paralelas: Em alguns momentos durante a convenção o público foi dividido em grupos separados por diferentes salas para a realização de treinamentos específicos para cada especialização dos medicamentos, cardio, dermato, hospitalar, etc.
Entidade promotora: Biolab
Conceito do evento: Aqui eu sou Mais
Projeto: Evento com duração de 4 dias, para capacitação, treinamento, motivação e confraternização do time de vendas da Biolab.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento, criação, produção e gestão de times para a realização do evento completo, da concepção à entrega final.
Origem e evolução até o presente: Esse evento é realizado há anos pela Agência D.Mattos para a farmacêutica Biolab, com a superação das expectativas há cada ano e mantenimento da qualidade de entrega, seguimos nos preparando para continuar inovando e realizando as próximas edições pelos anos que virão.
A D.Mattos é uma agência premiada nacional e internacionalmente, certificada em Gestão de Processos pela ABEOC e SEBRAE, auditada pela ABNT, pela AMPRO e reconhecida pelo portal Promoview como uma das melhores agências de live marketing do país. A D.Mattos é uma agência com 10 anos de atuação no mercado, mas que tem mais de 30 anos de experiência, através de seu fundador João Mattos, que segue se reinventando, fugindo do óbvio, transformando ideias em projetos com grande poder de execução, ineditismo e resultados.


Do dia 06 ao dia 09 de março, foi realizada no hotel Iberostar Praia do Forte – BA, a Convenção Biolab 2017, sob o tema “AQUI EU SOU MAIS”, que veio pra trazer o sentimento de pertencimento e valorização da equipe, mostrando que dentro da Biolab os colaboradores são mais... Mais profissionais, mais vendedores, mais capacitados, mais realizados, e mais reconhecidos pelas suas conquistas. Acompanhando o tema, a comunicação vinha com um símbolo + estilizado, composto por linhas coloridas entrelaçadas que representavam a união entre a empresa e seus colaboradores, para juntas serem Mais.
Nosso maior ponto de atenção para a realização desse evento é sempre a quantidade de pessoas, tanto para a logística, entrega de serviços e manuseio de materiais, quanto para a plenária, afinal reunir e manter a atenção de 1.350 pessoas fechadas em uma sala não é tarefa fácil. Desde o início os convidados tem que ser acompanhados: chegando de todo o Brasil por via aérea, são recepcionados no aeroporto e levados por ônibus fretados especialmente para eles até o hotel Iberostar.
Para resolver toda a produção, contamos com uma equipe completa, que uniu cerca de 160 profissionais de staff diretos e mais de 400 profissionais indiretos, orquestrados pela Agência D.Mattos. Para a plenária sabíamos que seria necessário algo gigantesco, que conseguisse cobrir uma área muito grande e gerasse impacto para o público, e seria um investimento proporcional ao tamanho do espaço em cenografia, o que não seria sustentável para o meio ambiente e para o budget do cliente. Para resolver esse impasse, decidimos fugir das cenografias tradicionais e investir todos os nossos esforços para a plenária em soluções de audiovisual que gerariam experiências impactantes de imersão sonora e visual, brincando com os sentidos de todos os presentes.
Para a construção dessa experiência sensitiva em formato de plenária, contamos com soluções tecnológicas que geraram um alto impacto para o público, e fizeram com que todos tivessem a mesma qualidade visual para o conteúdo apresentado independente de onde estivessem sentados, através de uma tela de 300m² de área projetada em mapping, sendo necessários 7 projetores de 20.000Ansi lumens Full HD.
Planejamento, criatividade, qualidade, inovações tecnológicas e diferenciais de atendimento em relação aos serviços de projeção em alta definição; sonorização, sistemas de sonorização computadorizada; iluminação arquitetural, decorativa e cenográfica; salas de slide desk, com transmissão simultânea, local, externa, online e vídeo conferência; filmagem e equipamentos de tradução simultânea para eventos.

Galeria de imagens

 

O conceito “AQUI EU SOU MAIS” foi reforçado o tempo todo ao longo do evento através da valorização dos colaboradores e do incentivo à união da equipe, fazendo com que eles percebessem o seu valor individual (eu sou mais) e como um todo (juntos somos ainda mais). A Convenção de Vendas Biolab 2017, veio para marcar os 20 anos da empresa, renovar as energias de seus 1.350 colaboradores presentes com muita motivação e treinamentos para prepara-los para mais um ano.
Para que todos esses colaboradores recebessem o mesmo impacto durante a plenária e tivessem a mesma visibilidade de todo o conteúdo apresentado ao mesmo tempo, precisávamos de uma estrutura grandiosa, proporcional ao tamanho do público que estaria assistindo às apresentações. Por isso fomos atrás de uma tecnologia ainda recente no Brasil, utilizada pela primeira vez durante as Olimpíadas Rio 2016, construímos uma tela de 300m² de área projetada em mapping com projetores com potência de 20.000 ansi lumens Full HD 3 chips/ Panasonic, mais de 100 moving light, 40 caixas de som de altíssima qualidade, 15 projetores Full HD, 10 geradores de 260 Kvas e uma tela com resolução de 8920x970px. Gerando uma experiência audiovisual de altíssimo impacto, e mesmo alcance para todos os presentes.
Na última noite da convenção, em uma operação relâmpago que reuniu toda a equipe presente, em apenas 3 horas transformamos o ambiente da plenária em um ambiente de festa, retirando todas as 1.350 cadeiras do espaço e montando um enorme lounge, com bar e rider para a banda sob o palco, para a ambientação da festa aproveitamos a estrutura de audiovisual para projeção tematizada em mapping. Após a festa desmontamos novamente o lounge e remontamos a plenária para que a premiação Superbiostar pudesse ser realizada nesse espaço na manhã do dia seguinte, acrescentando no espaço a urna para o sorteio e um dos carros que seriam sorteados.
Outra inovação tecnológica se deu no momento da premiação Superbiostar, através de um sistema tecnológico altamente eficaz, que foi responsável pela emissão de cupons para o sorteio controlados a partir do número do CPF dos convidados, limitando a emissão de tickets por pessoa e evitando desconfiança dos participantes quanto à legitimidade do sorteio.
A cobertura e captação do evento foi realizada por uma equipe de fotografia e filmagem, munida de câmeras profissionais e drones, fazendo o registro completo do evento e uma foto aérea final, com todos os convidados reunidos. Um registro pra ficar na memória e nos corações de todos os que estiveram presentes, como convidados ou como colaboradores para a realização dessa convenção inesquecível.
O objetivo desse evento foi inspirar pessoas, renovar suas expectativas quanto à empresa que trabalham, e renovar as expectativas dessa empresa com a agência que os atende há 20 anos. Para isso não poupamos esforços para que tudo fosse perfeito, com um time treinado e altamente capacitado, oferecemos ao nosso cliente um evento completo, pensado nos mínimos detalhes. E conseguimos atingir as nossas expectativas, as do cliente, e principalmente, as de seus colaboradores, que são as engrenagens principais para o andamento e evolução da Biolab.

Galeria de imagens

 

A D.Mattos realizou a Convenção de Vendas da Biolab com maestria, vencendo os desafios do briefing e conseguindo gerir a equipe e tudo o que foi relacionado a esse evento desde sua concepção à entrega final, renovando os laços dessa parceria que certamente irá para o seu 21º ano, e nossa responsabilidade só aumenta a cada ano, assim como a satisfação em manter um relacionamento tão duradouro com um cliente tão importante para nós.
Como resultado de todo o empenho e trabalho realizados foram mais de 2.000 e-mails trocados com os clientes durante os meses subsequentes ao evento, mais de 500 profissionais envolvidos direta ou indiretamente, mais de 15.000 fotos tiradas, 5 câmeras para captação em alta definição que geraram mais de 26 horas de vídeos (6.000.000 MB de material bruto) que renderam 210 horas de edição para se chegar ao resultado final do vídeo case do evento.
Para a cenografia foram empregados 5.340 metros lineares de madeira, 1250m² de napa para revestimentos, 5.975m de fitas adesivas, mais de 820m² de lonas, 375 chapas de compensado, 2900m² de carpete para forração, 130 kg de pregos/pinus e mais de 45 praticáveis para palco. Somados ao audiovisual que empregou mais de 100 moving lights para a plenária, 36 projetores para plenária e salas de treinamento, 40 caixas de som, 51 toneladas em equipamentos, 1050m lineares de boxtruss, 29.860m de cabos, material que foi transportado em 5 carretas, indo de São Paulo à Praia do Forte – BA.
Solidariedade e sustentabilidade são fatores importantes para a Biolab (que destina 5% de seu faturamento com a linha pediátrica para instituições de referência do tratamento do câncer infantil e instituições que cuidam de crianças com necessidades especiais), e também para a D.Mattos, por isso não poderíamos deixar de trazer isso para dentro desse evento, utilizando materiais com origem e destino ecologicamente corretos, e com foco em tecnologia (como as lonas brancas usadas pra projeção, evitando assim, desperdício de tinta e diminuindo a produção de resíduos e substâncias tóxicas), minimizamos os impactos e trabalhando de forma sustentável, contribuindo para um mercado de eventos cada vez mais consciente e ambientalmente responsável.
Os resultados da Convenção foram colhidos através da motivação da equipe de nosso cliente, os propagandistas que tem metas ambiciosas para manter, e para isso visitam anualmente mais de 250 mil médicos em todo o território nacional. Essa motivação tem feito com que as vendas se mantenham estáveis em um momento em que todos os segmentos passam por uma recessão. Fazendo com que a Biolab se sinta segura para anunciar publicamente que espera um crescimento de 8% em vendas em 2017, e que por isso vai investir R$ 450 milhões de reais em uma nova fábrica de medicamentos em Minas Gerais, com previsão de inauguração para 2020, o que vai gerar novos empregos para a região e ajudar a movimentar a economia do país.

Galeria de imagens

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube