Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ESTANDE HBO- CRIAÇÃO DE DOIS ANDARES IMERSIVOS, PARA PROMOVER O LANÇAMENTO DA SÉRIE WESTWORLD.
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: HBO
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

. A D.Mattos é uma agência com 10 anos de atuação no mercado, mas que segue se reinventando, sempre fugindo do óbvio e transformando ideias em projetos com grande poder de execução, ineditismo e resultados.
Nosso cliente, a HBO Brasil é a versão brasileira do canal norte-americano HBO, especializado em filmes, séries e outros conteúdos desde 1994. O canal faz parte da TV por assinatura e possui caráter premium, investindo em produções próprias, sendo a mais bem sucedida do momento a série Game of Thrones. Como parte de sua estratégia de marketing, a HBO frequentemente patrocina eventos e ações em conjunto com as operadoras de TV por assinatura e suas equipes de vendas de pacotes para televisão, como NET/Claro e SKY.
Em 2016 a SKY convidou a HBO para ser uma das patrocinadoras de sua Convenção de Vendas, dando à marca o direito de construir um estande de pequeno porte para realizar ativações de interação com o público durante a festa de encerramento da convenção. Coincidentemente a HBO estava lançando no mesmo período sua nova série WestWorld, e nós fomos convidados para planejar e construir esse estande temático para divulgar a série durante a convenção, nos tornando responsáveis por toda a operação do espaço e ativações para o público.

Ficha Técnica do Evento:
Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Convenção de Vendas SKY 2017
Tema: WestWorld
Público estimado: 900 Pessoas
Local de realização: Hotel Royal Palm Plaza – Campinas – SP
Data: 13 de setembro de 2016
Periodicidade: Evento único
Entidade ou empresa promotora: HBO Brasil
Abrangência: Estado de São Paulo
Atividades paralelas: Não se aplica
Conceito: Saloon WestWorld
Tamanho: 3,40m x 2,60m x 5,80m h
Projeto: Estande de pequeno porte para a festa de encerramento da Convenção de Vendas SKY 2017
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento de estratégias e ativações, criação de comunicação visual e projeto cenográfico e artístico do estande, produção e gestão de equipes responsáveis por todo o projeto.
Origem e evolução até o presente: O evento foi uma edição única, à convite da SKY, e tornou-se o espaço de maior destaque e visibilidade dentro da convenção. A HBO esteve plenamente satisfeita com a entrega e após esse evento realizamos uma série de outros eventos em parceria.

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Em setembro de 2016 a SKY realizou a sua convenção anual de vendas, unindo equipes de marketing e telemarketing, responsáveis pelo atendimento e venda de pacotes de TV por assinatura para o público final, telespectador em geral. Para realização dessa convenção, a SKY convidou alguns canais para serem patrocinadores, com a contrapartida de poderem realizar ativações durante o evento para promoção de seus pacotes e programação, gerando engajamento dos vendedores e impulsionamento de vendas.
A HBO comprou a cota de patrocínio para ter participação durante a festa de encerramento da convenção, e poderia construir um estande de pequeno porte nesse espaço, com atividades de engajamento, distribuição de brindes e bebidas, e como bônus ainda pôde ter sua marca impressa nas gravatas de porta para os quartos, nos cartões de abertura das portas e em testeiras para as televisões (peças extras sugeridas e produzidas pela D.Mattos, com aprovação da SKY).
A D.Mattos foi a agência escolhida para planejamento e construção desse estande, realizando a gestão do espaço durante todo o evento e ativações. E para que tudo ocorresse como objetivado pela empresa, tínhamos alguns desafios. O primeiro deles era lidar com a limitação do espaço e mesmo assim ser impactante, a HBO tinha uma área de apenas 3,20x2,60m, um espaço minúsculo, mas não pensava em fazer só uma pequena ativação, o espaço tinha que ter a cara da HBO, ser premium, grandioso. O segundo desafio era a tematização, no mesmo período da Convenção a HBO estaria lançando sua nova séria de produção própria, chamada WestWorld, e deveríamos comunicar esse lançamento aos participantes de forma interativa.
Para compensar o desafio da metragem limitada, decidimos transformar o estande em um mini mega estande, tínhamos a limitação de largura, mas o pé direito do salão da festa era bastante alto, assim como o estande foi, de toda a festa os convidados tinham a visibilidade perfeita do estande da HBO, que se destacou muito pela sua altura.
A solução para a tematização da série WestWorld foi provocar uma mudança de realidade (assim como ocorre durante a série), gerando uma experiência em que transportaríamos os convidados para um saloon de velho oeste. Construímos o estande todo em madeira para dar mais realidade à experiência, e ele era um saloon completo, com promotores vestidos à carácter (garçom do velho oeste, cowboy, e meretrizes), com figurinos iguais aos presentes na série, e claro, como não pode faltar em um saloon, bebidas foram servidas por um garçom também à carácter no balcão.
As bebidas servidas também foram selecionadas para complementarem a experiência do saloon, no balcão haviam garrafas de leite (de vidro, como as de antigamente) com batidinhas de côco servidas em copinhos de shot, e Whisky Johnnie Walker - Red Label, a bebida mais popular nos saloons.
Mesclando os momentos da série, que envolve a experiência de velho oeste e a alta tecnologia dos laboratórios onde são criados os androides, nosso espaço também trazia algumas surpresas. A iluminação do teto, feita através de neon, representava a luz do laboratório, e pendurada acima do balcão do saloon havia uma caixa com multi telas de led em suas laterais exibindo cenas da série, e representando a estrutura de vidro presente nas cenas da mesma. Assim, somente ao entrarem e olharem para cima, os convidados veriam o local onde são criados os andróides. Efeito conquistado com painéis de LED na caixa com imagens do conteúdo do trailer que mostram o ambiente instigante.
A ativação complementar ao espaço desenvolvida pela D.Mattos, envolvia uma experiência imersiva com um residual fotográfico, garantindo o engajamento com a HBO. Os participantes que adentravam ao espaço eram direcionados para um espelho digital touchscreen que apresentava a mensagem “Bem-vindo à WestWorld”, a pessoa então deveria se caracterizar com itens do velho oeste oferecidos pelo produtos que acompanhava a ação, um chapéu de cowboy, um lenço de pescoço e pistolas. Após a caracterização, os participantes selecionavam um dos templates que apareciam na tela com as frases “Procurado”, “Procurada” ou “Procurados”, então eles faziam uma pose olhando para a câmera frontal do espelho digital e um cartaz era impresso em sépia com a foto do participante (ou dos participantes) era entregue no final, como um cartaz de procurado do velho oeste.
O estande construído pela D.Mattos foi absolutamente fiel à proposta realizada em 3D e aprovada pelo cliente. A ativação foi um sucesso entre os participantes da festa de confraternização e garantiu a visibilidade desejada pelo canal para a série que estava sendo lançada, sendo também o espaço de maior sucesso dentro da convenção da SKY, e motivo de orgulho para agência e cliente. Uma construção que provou que de forma inteligente e criativa, é possível realizar grandes ações mesmo em espaços muito pequenos, desde que haja pensamento estratégico e otimização de espaços.

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Planta baixa
       

 

Criamos uma cenografia completa, que combinou uma gama de texturas, materiais e objetos diferentes à tecnologia, como o sistema randômico de sorteio do espelho (que escolhia aleatoriamente os 15 “encontrados”) e luz LED de 2mm (que garante uma luminosidade e resolução superior), compondo um estande imponente que ganhou elogios até da própria SKY, que chamou o projeto de “perfeito”. Assim, realizamos uma ativação que se diferenciou pelo seu realismo e pela experiência imersiva proporcionada aos participantes.
Para a construção do estande foram utilizados 250m² de chapas de MDF e 21m² de tábuas de pinus, os materiais selecionados para a construção tiveram o propósito de trazer realismo à experiência, fazendo com que os participantes se sentissem verdadeiramente em um saloon do velho oeste, como a proposta da própria série.
Surpreendemos por propor tantas atividades em um espaço tão pequeno, que tínhamos disponível.
Tinha painel de led com vídeo produzido especificamente no formato, ação com fotos no espelho, bar temático fiel à série e sorteio de prêmios.

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Criatividade, planejamento, atendimento full time, agilidade na execução e uma entrega de excelência fizeram do estande HBO, a ativação destaque da festa SKY. Sempre com o objetivo de realizar um projeto para superar as expectativas de nosso cliente, a D.Mattos contou com a expertise de seus profissionais para trazer soluções criativas e inteligentes que driblassem todo e qualquer desafio encontrado e evidenciassem a ativação e sua riqueza de detalhes.
Durante o processo de planejamento até a concepção final do projeto foram trocados cerca de 800 e-mails entre cliente, agência e fornecedores. Com a ativação foram tiradas mais de 200 fotos, gerando um residual importante para a HBO entre os vendedores da SKY.
Após o evento todos os insumos derivados da construção do estande da HBO foram destinados para reciclagem e reaproveitamento dos materiais não recicláveis, gerando a correta destinação para a redução do impacto no meio ambiente. Uma iniciativa que é sempre buscada pela D.Mattos em todos os seus eventos, incutindo a sustentabilidade em seus fornecedores e produtores para colaboração da transformação gradual do mercado de eventos.



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Poder de execução
         

 

 

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