Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PROJETO MULTIPLICAR ENERGIAS II
Candidato: Publikimagem Projetos e Marketing
Cliente: Eletrobras Distribuição Piauí
Segmento: Eventos
Estado: PI
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa do Projeto

PORTFÓLIO DA EMPRESA E DO EVENTO (DESCRIÇÃO SUCINTA): A Publikimagem Projetos e Marketing, constituída em 2003, vem conquistando notoriedade nacional empreendendo projetos de responsabilidade social, eficiência energética, gestão educacional e gestão ambiental, conquistando grandes clientes como Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL e Eletrobrás, dentre várias outras espalhadas por 12 estados brasileiros, em todas as regiões do Brasil.

Pelo trabalho sério que vem desenvolvendo, a Publikimagem quer ser reconhecida como uma empresa parceira, criativa, transparente e que atua em sintonia com o meio ambiente e o mercado globalizado.

TÍTULO: Multiplicar Energia II
TEMA: Educação em Eficiência Energética
NÚMERO DE PARTICIPANTES: Estimado em 161.600 pessoas, sendo 1.600 Educadores, 40.000 alunos, 120.000 familiares dos alunos envolvidos.
LOCAL: Estado do Piauí
DATA: de julho de 2016 a fevereiro de 2018
PERIODICIDADE: Não é evento periódico
ABRANGÊNCIA: 320 Escolas de 18 cidades do Estado do Piauí: Barras; Bom Jesus; Campo Maior; Corrente; Esperantina; José de Freitas; Oeiras; Parnaíba; Paulistana; Pedro II; Piracuruca; Piripiri; São João do Piauí; São Raimundo Nonato; Teresina; União; Uruçuí e Valença.
ATIVIDADES PARALELAS: Concurso dos melhores trabalhos escolares
ENTIDADE PROMOTORA: Eletrobrás Distribuição Piauí
CONCEITO DO EVENTO/PROJETO: O Projeto Multiplicar Energias II é um evento de responsabilidade social que promove ações educativas e ambientais, visando o benefício da coletividade através da educação para combater o desperdício de energia elétrica. Ele centra seu foco no professor e na criança como agentes transformadores e multiplicadores de conhecimentos e ações de sustentabilidade nas famílias, nas escolas e na sociedade, acreditando que investir na educação é a melhor forma de despertar a cidadania consciente.
DESENVOLVIMENTO E DESCRITIVO DO SERVIÇO REALIZADO: Publikimagem atuou na definição do plano e metodologia de trabalho; montagem de equipe; definição, criação e reprodução de material pedagógico; criação de infraestrutura e adequação de unidade móvel educativa (o caminhão baú) com jogos e filmes educativos e interativos, em 3D; capacitação dos professores num total de 40 horas/de formação em serviço; realização de reuniões de acompanhamento nas escolas; realização de culminância, com exposição e premiação dos trabalhos dos alunos.
SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO ATÉ O PRESENTE: não é evento periódico

Galeria de imagens
CULMINÂNCIA - ALUNAS DE ESCOLA CAMPEÃ DO EVENTO DE CULMINÂNCIA EM JOSÉ DE FREITAS
CULMINÂNCIA - APRESENTAÇÃO EVENTO DE CULMINÂNCIA PARNÁIBA
CULMINÂNCIA - CAMPEÃ DE EVENTO DE CULMINÂNCIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA
   

 

SOBRE A ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO PIAUI
Eletrobras Distribuição Piauí é a empresa de distribuição de energia da Eletrobras, cuja área de concessão é o Estado do Piauí, atendendo hoje a um contingente de mais de 1.000.000 clientes.

Sua história tem início com a CEPISA, constituída em 1962, quando chamava-se Centrais Elétricas do Piauí S.A. Em 1987 seu nome é mudado para Companhia Energética do Piauí. E em 1997, a Eletrobras assume o controle acionário e de gestão da CEPISA. No ano de 2008, o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras, visando fortalecer e melhorar as práticas gerenciais das empresas da holding Eletrobras, definiram metas que possibilitassem alcançar as melhores práticas de gestão de negócios de energia. Com isso, seriam alcançadas a agilidade e a eficiência necessárias para que o Sistema Eletrobrás pudesse cumprir seu papel institucional e aproveitar todas as oportunidades apresentadas pelo mercado.

Em 2010, seguindo o Plano de Transformação das empresas controladas da Eletrobras, a Cepisa passa a se chamar Eletrobras Distribuição Piauí, como parte do plano de modernização da gestão das empresas da holding.

A EMPRESA EXECUTORA DO PROJETO
Após definidas as diretrizes técnicas do projeto pela Eletrobrás Distribuição Piauí e as diretrizes pedagógicas pelo PROCEL, o primeiro passo para executar o “Projeto Multiplicar Energias II” foi a seleção por licitação da empresa que iria por em prática as ações do projeto. A seleção foi vencida pela Publikimagem Projetos e Marketing que passou a ser a responsável pela integral execução do projeto, obedecendo a todas as diretrizes técnicas exigidas pela Eletrobras.

METAS DO PROJETO
1) Atuar em 18 municípios do Piauí: A Capital Teresina e Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União, Uruçuí e Valença.
2) Executar o projeto em 320 escolas de Ensino Fundamental e Médio, privilegiando escolas inseridas em comunidades de baixa renda e zonas rurais da rede pública municipal e estadual.
3) Capacitar quatro professores e um diretor de cada escola participante do projeto totalizando 1.600 educadores tendo como base o projeto pedagógico Procel na Educação Básica (PROCEL NAS ESCOLAS) e a metodologia "A Natureza da Paisagem – Energia”, desenvolvido pela ANEEL. Funcionando a escola em dois turnos, os professores participantes do projeto deveriam ser, preferencialmente, 2 do período da manhã e 2 do período da tarde. Havia preferência de professores do ciclo II, ou seja, que ministram aulas do 6ª ao 9ª ano, podendo o professor dar aulas de qualquer matéria, uma vez que o tema “Uso eficiente de energia elétrica e preservação ambiental” é transversal, pode ser abordado nas aulas de qualquer disciplina.
4) Os professores capacitados devem implantar o projeto Procel nas Escolas em sala de aula para seus alunos, devendo o projeto atingir pelo menos 40.000 (quarenta mil) alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio, abrangendo crianças com idade entre 7 e 18 anos;
5) Os alunos serão estimulados a desenvolverem ações de multiplicação do conhecimento apreendido no ambiente familiar, de forma que o projeto pretende atingir também as famílias desses alunos, totalizando, por projeção, o envolvimento de cerca de 160.000 (cento e sessenta mil) pessoas. Há, no projeto Procel nas Escolas um estímulo ao envolvimento, não só dos alunos, mas de toda a comunidade escolar, famílias e comunidade do entorno da escola.

FORMAÇÃO e CAPACITAÇÃO DA EQUIPE EXECUTORA DO PROJETO
Toda a equipe da Publikimagem recebeu capacitação acerca dos mecanismos de controle e gestão do projeto como também sobre o Projeto Pedagógico Procel nas Escolas, para que eles fossem capazes de conduzir corretamente, com eficácia e devidas exigências legais, as atividades teóricas e práticas estabelecidas pelo PROCEL Educação no Projeto Multiplicar Energias II, aplicando os conteúdos apreendidos no dia a dia do trabalho e em todas as ações do projeto.

ESCOLHA DAS 320 ESCOLAS PARA RECEBER O PROJETO
O primeiro passo do projeto foi a reunião com o Secretários de Educação das cidades onde o projeto iria atuar a fim de que fossem definidas as escolas onde o projeto iria ocorrer. Posteriormente, em reunião com Diretores das escolas, foram definidos os 4 professores de cada escola que receberiam a capacitação na metodologia Procel nas Escolas.

CONTRATAÇÃO DE EQUIPE DE EXECUÇÃO DO PROJETO E CRIAÇÃO DE INSTRUMENTO DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS
Definidas as escolas onde o projeto iria ocorrer, foi o momento de planejar toda a execução, iniciando pela contratação de profissionais capacitados para a correta execução do projeto, dentro do prazo adequado.

EQUIPE DA PUBLIKIMAGEM:
Coordenador: Nível Superior com experiência comprovada em projeto similar: EDISON DUARTE DE SOUZA JUNIOR; Supervisor Pedagógico: Nível Superior em pedagogia com experiência comprovada em projeto similar: IURY EVERSON LEITE P AMARAL; Monitor Pedagógico: Nível Superior ou Médio com experiência comprovada como arte educador: BRUNO LIMA ALMEIDA; Técnico em Informática: Nível superior ou Médio técnico (informática): REGINALDO MURILIO R DE LIMA; Motorista (Carteira D). Total da equipe mínima: Seis (6) profissionais: JOSE LUIZ DE S E SILVA FILHO.

PRODUÇÃO DA INFRA ESTRUTURA NECESSÁRIA A EXECUÇÃO DO PROJETO
Antes de dar início a execução do projeto, propriamente dita, a Publikimagem precisou preparar toda a infra estrutura necessária para atingir as metas do projeto.

MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO KIT PROCEL NAS ESCOLAS – A NATUREZA DA PAISAGEM
Cada uma das 320 escolas participantes do projeto recebeu dois KITs PROCEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (PROCEL NAS ESCOLAS) – A NATUREZA DA PAISAGEM. A impressão, armazenamento e distribuição desses KITs foi realizada pela Publikimagem.

PROCEL é um Programa de Governo criado em 1985 que desenvolve projetos de conservação de energia focados na MUDANÇA DE HÁBITOS e na EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, instrumentos de combate ao desperdício de energia que permitem maiores benefícios à sociedade e reduz os impactos ambientais. O Procel na Educação Básica (PROCEL NAS ESCOLAS) e a metodologia "A Natureza da Paisagem - Energia" é um projeto pedagógico que dissemina informações de combate ao desperdício de energia com o objetivo de capacitar professores. Tem como tema central a Educação Ambiental, tendo sido estruturado conforme a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. O Procel nas Escolas possui ação permanente e seu material pedagógico foi desenvolvido para ser enviado às escolas em quantidade suficiente para que duas turmas de 45 alunos possam ser trabalhadas, simultaneamente, pelos professores com cada KIT. No projeto Mutiplicar Energias II foram utilizados seis livros no Kit PROCEL nas Escolas – A Natureza da Paisagem, sendo dois por escola, totalizando 640 Kits:

- LIVRO DO PROFESSOR: Com indicação de trabalhos e temas a serem desenvolvidos em sala de aula;
- LIVRO 1 PARA 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de encontro entre um menino e um velho rio, que promove no menino aprendizados tais como: o que é natureza; como o homem faz parte dela; como a humanidade é criativa e usufrui os recursos do planeta para gerar eletricidade e ter conforto.
- LIVRO 2 PARA 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O livro conta a história de Miguel, um menino de 10 anos muito curioso que começa a perceber como a energia está em toda parte e faz as coisas funcionarem. Miguel tem Diversas curiosidades sobre energia: De onde vem? Como é “fabricada”? Sempre existiu? Será que um dia vai acabar?
- LIVRO 3 PARA 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Acompanhamos as descobertas de Maria que estabelece relações entre o que aprende na escola e nos livros e as aplica na solução de problemas ligados à economia doméstica e ao consumo de energia elétrica.
- LIVRO 4 PARA 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Ciça, André e seus colegas de turma vivenciam diversas experiências de aprendizagem que geram novos conhecimentos, valores e ações de respeito ao meio ambiente, cidadania e uso responsável da eletricidade.
- LIVRO 5 PARA 1ª A 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO: Olivro apresenta os temas energia e meio ambiente, conservação da eletricidade, detalhando aspectos científicos e sociais.
- Foram entregues também o MATERIAL DIDÁTICO: Ficha de Cadastro da Escola, Ficha de Cadastro do Professor, Ficha de Cadastro do aluno e Cartilha do Curso de Capacitação do Educador (Material complementar do conteúdo do Curso de Capacitação do Professor.

UNIDADE MÓVEL EDUCATIVA
Utilizando um caminhão baú, a Publikimagem desenvolveu a Unidade Móvel Educacional, em que foram instalada uma sala de comando, espaço de jogos interativos (com 6 telas LED de alta resolução), espaço com tela de cinema com projeção em 3D, uma sala de recepção, um palco móvel, um elevador para dar acessibilidade a portadores de deficiências, instalação de paredes cenográficas para aplicações com hologramas e painéis interativos criando um ambiente de realidades virtuais. Na unidade móvel os alunos puderam aprender brincando com jogos, assistindo a filmes em 3D e interagindo com elementos de realidade virtual. Desta forma, a Unidade Móvel visitou as escolas em sistema de Road Show, sendo um espaço de exploração interativa para os alunos. No ambiente da Unidade Móvel, os visitantes foram expostos às questões relacionadas geração, distribuição e desperdício de energia e suas consequências para o meio ambiente, para a economia do país, para a segurança da casa e para a economia doméstica. Foram estimulados a refletir sobre formas de resolver essa questão do desperdício. Assistiram vídeos educativos relativas à prevenção de acidentes, ao uso confortável e eficiente de energia elétrica e a refletir sobre a questão da mudança de hábitos para o combate ao desperdício e a preservação do meio ambiente. Os alunos também foram orientados a fazer com suas famílias o Diagnóstico de Uso de Energia Elétrica no Lar, incluindo a comparação de “contas” de energia antes e depois do início das atividades de combate ao desperdício de energia elétrica nas residências.


CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES MULTIPLICADORES
O professor é foco principal do “Multiplicar Energias II” da Eletrobras Distribuição Piauí, sendo a sua capacitação o ponto mais importante do projeto. Por isso a formação do mesmo é muito extensa e completa. As 40 horas de formação em serviço da capacitação foram distribuídas da seguinte forma: Orientação e aulas informativas pela Equipe do Projeto em uma escola núcleo (4 horas/aula); Pesquisa orientada nos livros do Procel nas Escolas – A natureza da Paisagem, em sites e material do Ensino Fundamental sobre Meio Ambiente (8 horas); Criação de planos de aula para passar os conhecimentos aos alunos baseados nas duas fases anteriores (4 horas); Acompanhar os alunos na visita ao Caminhão Escola (4 horas); Criação do Projeto Pedagógico para multiplicação do conhecimento sobre uso eficiente de energia e meio ambiente e apresentação no evento de culminância (16 horas); Participar como orientador dos alunos no evento de culminância (4 horas).

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES
Após a capacitação dos professores, uma equipe da Publikimagem visitou as escolas para acompanhar as ações do projeto, ouvir dos professores como estavam ocorrendo as ações educativas nas salas de aula, dar orientações e trocar experiências.

ENCERRAMENTO – EVENTO DE CULMINÂNCIA
O fim do projeto em cada cidade, ou grupo de cidades, foi marcado por um evento de culminância que aconteceu nas cidades onde foi desenvolvido o projeto, onde os alunos das escolas, devidamente orientados e motivados pelos professores, apresentaram o resultado dos seus projetos relacionados com os temas “conservação de energia elétrica e meio ambiente”. Houve premiação para as três escolas mais bem colocadas em cada evento de culminância, sendo os trabalhos julgadas por uma mesa composta por representantes da Eletrobras, representantes das secretarias de educação e autoridades definidas pela EDPI na ocasião dos eventos. No total, aproximadamente 320 escolas participaram dos eventos de culminância. Estavam presentes o Diretor e os quatro professores de cada escola (320 Diretores e 1280 Professores no total).

Galeria de imagens
CULMINÂNCIA - ALUNAS DE ESCOLA CAMPEÃ DO EVENTO DE CULMINÂNCIA EM JOSÉ DE FREITAS
CULMINÂNCIA - APRESENTAÇÃO EVENTO DE CULMINÂNCIA PARNÁIBA
CULMINÂNCIA - CAMPEÃ DE EVENTO DE CULMINÂNCIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA
Culminância em Piripiri
CULMINÂNCIA - PIRIPIRI (44)
CULMINÂNCIA - PROJETO IRRIGAÇÃO COM BOMBA ROSÁRIO SEM USO DE ENERGIA - PIRACURUCA
CULMINANCIA ESPERANTINA (57)
CULMINANCIA ESPERANTINA (63)
CULMINÂNCIA J. FREITAS (5)
CULMINANCIA PIRIPIRI (5)
CULMINÂNCIA UNIÃO (4)
CULMINÂNCIA UNIÃO (9)
Culminância União 12
CULMINANCIA UNIÃO (107)
CURSO CAPACITAÇÃO CORRENTE DO PIAUÍ
PASSSEATA DE CONCIENTIZAÇÃO EM BARRAS II
REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO - PEDRO II (1)
REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO - PEDRO II (5)
REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO - PEDRO II (50)
Unidade Móvel - Apresentação de Filme em 3D
UNIDADE MÓVEL - APRESENTAÇÃO FILME 3D
UNIDADE MÓVEL - JGOS EDUCACIONAIS - EM PARNAÍBA
UNIDADE MOVEL EM PEDRO II
UNIDADE MÓVEL EM SÃO RAIMUNDO NONATO (RECEPEÇÃO DO MASCOTE DO PROJETO O CAPITÃO FOKIT)
UNIDADE MOVEL ESPERANTINA (1)
UNIDADE MOVEL ESPERANTINA (4)
UNIDADE MÓVEL OEIRAS I
UNIDADE MOVEL OEIRAS
UNIDADE MOVEL PIRIPIRI (4)
UNIDADE MOVEL PIRIPIRI (5)
         

 

SEGUEM AS PRINCIPAIS INOVAÇÕES IMPLEMENTADAS NO PROJETO MULTIPLICAR ENERGIAS II

QUANTO A ESCOLHA DAS 320 ESCOLAS PARA RECEBER O PROJETO
A Publikimagem deu prioridade àquelas escolas inseridas em comunidade de baixa renda, locais que mais necessitam de informações sobre o uso correto da energia elétrica e conservação do meio ambiente. O noticiário está cheio de exemplos de comunidades carentes que foram tomadas por incêndios avassaladores, provocados muitas vezes pelo mau uso da eletricidade, e que dizimam dezenas e até centenas de moradias. Levando o projeto Multiplicar Energias II para essas comunidades é uma forma contribuir para evitar acidentes como esses. Além disso, a equipe da Publikimagem, na primeira visita nas escolas, colheu informações valiosas do ambiente escolar, locais onde poderiam ser realizadas as capacitações, etc, a fim de determinar o calendário de execução do projeto.

QUANTO A EQUIPE DA PUBLIKIMAGEM:
A Publikimagem criou Instrumento de controle e acompanhamento dos serviços prestados que envolveu a criação de sistema eletrônico e online que disponibilizou os dados previstos e realizados em tempo real, contendo ferramentas de medição quantitativa e qualitativa, da distribuição e estoque de todo o material didático produzido, além de armazenar dados importantes de avaliação, como informações do consumo de energia elétrica nas residências dos alunos atendidos pelo projeto, a clipagem das matérias de jornais, blogs e sites de notícias veiculadas sobre o projeto. o Sistema foi fundamental na produção de relatórios mensais, qualitativos e quantitativos, que foram encaminhados para avaliação e acompanhamento da Eletrobras.

QUANTO AOS JOGOS UTILIZADOS NA UNIDADE MÓVEL EDUCATIVA
Uma inovação importante foi a utilização de jogos produzidos exclusivamente para o projeto Multiplicar Energias II. Esses jogos foram utilizados na Unidade Móvel a fim de passarem a informação necessária e exata sobre eficiência energé-tica e preservação do meio ambiente para os alunos. Os jogos não são do estilo touch screen e sim do estilo kinect, ou seja, jogos com sensor de movimento, em que os alunos jogam se movimentando, atuando, interagindo totalmente com o jogo. Foram criados para o projeto três jogos:

- JOGO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: cuidado, o Espírito do Desperdício está a solta, e faminto por energia. O objetivo deste game é conscientizar sobre economia de energia. Nele, o jogador deve sair desligando os aparelhos ligados desnecessariamente com a mãozinha. Quanto mais rápido isso for feito, mais pontos o jogador ganha.

- JOGO RECICLAGEM: neste game, o vilão Espírito da Sujeira irá influenciar as pessoas a jogarem lixo do alto de um prédio para o meio da rua. A função do jogador é, num tempo fixo, coletar o lixo antes que ele caia no chão, ou caia no lixeiro errado. Se o lixo cair em lugar indevido, o jogador perde pontos. Se, no entanto, o lixo for destinado a lixeira corretamente, o jogador ganha pontos.

- JOGO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: O objetivo deste game é ensinar as crianças a importância de não poluir um os rios. Claro, tudo culpa do Espirito do Desleixo. O jogador deve tentar libertar o maior número possível de animais presos nos lixos que foram jogados na água do rio. Quanto maior o número de animais salvos, maior a pontuação final do jogador.

Quando se trabalha com projetos de responsabilidade social, educativos e de eficiência energética, cumprir as próprias metas do projeto já pode ser considerado um grande retorno sobre o investimento, pois tais projetos beneficiam a todos os que deles participam, a comunidade e o meio ambiente.

BENEFÍCIOS DO PROJETO

1) Promoveu a mudança de hábitos através do combate ao desperdício de energia elétrica e consequente redução do consumo de energia nos lares, criando desde cedo a cultura da preservação nos jovens estudantes que participaram do projeto.

2) A Unidade Móvel contribuiu com o processo de desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental junto à população atendida, levando a comunidades rurais acesso a tecnologias de ponta, onde muitos alunos e professores tiveram a primeira oportunidade de assistir a filmes em 3D e brincar com jogos educativos de forma interativa através de sensores de movimento.

3) Aproximou a Eletrobras Distribuição Piauí da grande comunidade de baixa renda e estudantil, através de painéis, banners e totens com informações institucionais sobre a Empresa, sobre o Panorama Energético Nacional e Estadual e do cálculo sobre o consumo de energia, de como usá-la de forma segura e eficiente.

4) Esse processo favoreceu a mudança de hábitos para o combate ao desperdício de energia junto às novas gerações e irá favorecer a diminuição da necessidade de construção de novas hidrelétricas e linhas de transmissão, obras que afetam o meio ambiente, a economia nacional, o estado e as famílias.

5) A Capacitação de professores multiplicadores do Projeto “Multiplicar Energia II”, com a devida emissão de certificados, conforme a metodologia do programa PROCEL Educação, continuará atingindo resultados no combate ao desperdício de energia elétrica, por meio da educação ambiental continuada;

6) conservação de energia e dos recursos naturais e divulgação do uso de equipamentos eficientes por meio de atividades interativas.

IMPRENSA/MÍDIA/AÇÕES PROMOCIONAIS:

As ações de promoção / marketing do Projeto tiveram como objetivos divulgar ações do projeto, os resultados e benefícios alcançados com fotos e filmes, depoimentos de participantes sobre a aplicação dos conceitos de uso seguro incorporados; Divulgação no site da Empresa; Distribuição de folders

 

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