Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: BRADESCO WORKSHOP GERENTES 2017
Candidato: Agência People
Cliente: Banco Bradesco
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
WG 2017_Comunicação Visual

Conquistar – Ampliar – Liderar
10.221 Participantes
Local: Transamerica Expo Center SP
Datas:De 06 a 22/02/17
[Ver imagem Fluxo do evento para detalhamento de datas]
Periodicidade: anual | Abrangência: nacional | Entidade: Banco Bradesco
O Bradesco é referência de instituição bancária e líder em inovação tecnológica. Fundado em 10 de março de 1943, na cidade de Marília (SP), por Amador Aguiar, tornou-se um ícone nacional, presente em todo o território brasileiro. Oferece serviços e produtos que incluem operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcios, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários.
SOBRE A PEOPLE: Live experience é o que define a People. E se a tagline é no singular, sua atuação no mercado é plural, seja ao criar eventos de todos os portes, incentivos de vendas, promoção, digital ou ativações. Todo o processo estratégico começa no atendimento ao cliente, que visa compreender suas necessidades, seguido pelo planejamento, que parte da pesquisa e do conhecimento das tendências mundiais para oferecer novas soluções, aplicadas pelo departamento de criação – um núcleo de ideias sempre embasadas em conhecimento e inovação – e, finalmente, a produção, uma usina que gera excelência em cada detalhe. Essa é a People, uma agência obstinada em impactar clientes e públicos. #vemprapeople

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Fluxo de evento
     

 

O ano de 2017 ficará marcado como o da primeira edição do Workshop Gerentes em um novo formato, que integrou dois dos mais importantes eventos corporativos do Bradesco: Workshop Gerentes e as premiações do POBJ e PADE. Foram cinco ondas de reuniões com premiações do POBJ e mais duas ondas de reuniões com a premiação do PADE. Ou seja, muito mais do que um grande evento, o Workshop Gerentes 2017 foi um encontro que revelou as diretrizes anuais e metas do Banco. Dessa forma, o Bradesco organizou reuniões ao longo de 17 dias com as diretorias regionais – rede de agências de todo o país, o Conselho Administrativo, a Diretoria Executiva e departamentos como Postos de Atendimento – PA, Prime e Varejo.
FLUXO INTELIGENTE: O evento utilizou 40 mil metros quadrados dos Pavilhões do Transamerica Expo Center. Uma estrutura única, planejada para facilitar o fluxo dos participantes. Com base no planejamento de fluxos e públicos, a implantação misturava sinalizações aéreas e de piso, inspirada no metrô de Nova York, fazendo, assim, um paralelo com as cores e cada destino específico. Percursos sinalizados foram necessários para o bom funcionamento da operação. No pavilhão dos estandes, o fluxo de pessoas foi feito de forma contínua até a área central. As ruas traçadas de forma paralela também garantiram a visibilidade de todos os produtos de forma igualitária. O grande fluxo foi direcionado para o destaque deste ano: Bradesco Smart, posicionado como o coração do ambiente.
A CHEGADA: Os ônibus oriundos dos hotéis participantes desembarcaram os convidados no pórtico lateral direito.
CHAPELARIA & AMBULATÓRIO: Estavam estrategicamente posicionados na área de entrada do evento, com acessos pelos ambientes centrais, onde foi possível criar uma rota de circulação segura e rápida para as necessidades gerais.
O CREDENCIAMENTO: Os participantes realizaram o credenciamento no hotel em que estavam hospedados. A listagem contava com 14 hotéis diferentes, próximos à região do pavilhão. Uma estrutura com entregas nominais em cada um desses hotéis foi montada para atender essa demanda e principalmente para gerar velocidade na chegada no dia do evento. O acesso foi facilitado pela leitura do código de barras na entrada principal. Para eventuais trocas de camisetas, outro balcão estava posicionado para essa operação. Todas as posições eram no formato de ilha de atendimento, com visores em LED para a chamada.
UNIBRAD – UNIVERSIDADE CORPORATIVA BRADESCO: Área criada para oferecer treinamentos sob medida para as lideranças. Com o grande desafio de treinar e desenvolver profissionais, a UNIBRAD avança no sentido da gestão de pessoas, focando as competências de cada colaborador. O grande diferencial estava na forma de capacitar os profissionais do Banco, oferecendo cursos e treinamentos de acordo com suas habilidades. Inspirado no formato TED, que une modernidade com a possibilidade de compartilhar conhecimento, o momento UNIBRAD aconteceu em um clima mais intimista, no qual os palestrantes interagiram e incentivaram a participação do público. A ideia foi mostrar de forma alegre e descontraída o que a UNIBRAD preparou para aquela noite. Atores com placas divertidas e informativas ficaram posicionados estrategicamente na chegada à sala e na plateia, auxiliando a entrada do público. Utilizando-se de gestos e expressões corporais, além de placas informativas, nossos pantomímicos convidaram todos para entrar e encontrar seus assentos na plenária. O palco foi o foco de todas as ações, e esses recursos foram direcionados para apoiar as discussões. O envio de comentários via WhatsApp, Twitter e fotos no Instagram, utilizando um sistema de interatividade com o uso da hashtag oficial, gerou muita participação e engajamento da plateia. O público interagiu e potencializou o conteúdo; com ativação com “mapa mental” projetado simultaneamente nas telas principais.
AS PALESTRAS: Foram três palestras: com o astronauta Marcos Pontes, a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, e com o filósofo Leandro Karnal. Valorizando os conceitos de conquistar, ampliar e liderar, os três palestrantes, trouxeram ideias, conceitos e discussões capazes de gerar interesse e criar novos cenários. Para encerrar, tivemos a amarração dos três temas, conduzida pelo professor Clóvis de Barros.
MAPA MENTAL | LUCIANO PIRES: Durante as palestras, tivemos a participação especial do cartunista Luciano Pires. Em tempo real, ele traçava o mapa mental de cada uma das palestras.
WORKSHOP GERENTES 2017. UMA GRANDE ARENA DE CONTEÚDO: Os participantes entraram na atmosfera do evento em uma grande arena construída para gerar proximidade entre plateia e palco. Essa foi a principal das 11 plenárias de conteúdos, integrando os públicos do segmento Varejo. Perguntas e respostas surgiam dos quatro setores, permitindo a troca de conhecimento.
RESTAURANTE – SABORES DE NORTE A SUL DO BRASIL: Para oferecer um ambiente mais aconchegante para todos, foi criada uma cenografia para esse momento do evento. Por se tratar de um encontro nacional, que recebeu pessoas dos quatro cantos do país, foi implementado um conceito em que tanto a cenografia quanto a culinária foram pautadas por temas regionais do Brasil. Imagens expostas em tecidos espalhados nas laterais do ambiente proporcionaram um efeito impactante e muito delicado nesse momento.
OPERAÇÃO NAVIO: A Operação Navio é uma solução prática que propicia muita agilidade para o momento de retorno. Nesta edição, as malas foram todas registradas e saíram dos hotéis já identificadas, de acordo com o aeroporto de destino, facilitando o despacho das bagagens na rodoviária montada para o evento.
RODOVIÁRIA: Os ônibus dos participantes tiveram um estacionamento exclusivo no local.
RESUMO DAS ATIVIDADES CRIADAS E DESENVOLVIDAS
Tema e desdobramentos.
Comunicação online e offline antes, durante e após o evento com participantes.
Visita técnica e reconhecimento das locações e ambientes das premiações.
Montagem de rodoviária para recepção dos colaboradores e administração dos fluxos internos do evento e suas respectivas ondas.
Cenografia e decoração dos ambientes e tematização dos pavilhões, assim como arredores e contextos envolvidos.
Mobiliários para plenárias, jantares, almoços, coquetéis de confraternização, assim como ambientes tematizados e apoios.
Direção artística e de estilos, conteúdos, atrações e fornecedores relativos aos espetáculos e apresentações.
Definição e contratação de equipes e estrutura para sonorização, iluminação e projeção, geradores e afins.
Direção técnica de palco, house mix, shows, iluminação, áudio e vídeo.
Criação e produção de vinhetas: tema, entradas e saídas de palco, passagens e fechamentos para telas e suportes eletrônicos.
Cronograma de montagem e definição das equipes de produção, segurança e apoio.
Definição, contratação, briefing e treinamento de recepcionistas.
Controle logístico de traslados, receptivo dos convidados, mapas de assentos para cerimônias e atrações.
Definição, contratação, acompanhamento, briefing, gerenciamento de estadia e apoio ao MC de cada data.
Definição, compra, controle, tematização, manuseio e entrega de brindes e gifts aos participantes e convidados.
Criação, desenvolvimento e implantação de estandes para dez áreas do Banco, com definições e operações das ativações e promoções envolvidas.
Criação, produção e manuseio de brindes.
Montagens, checagens e controles dos camarins e estruturas de apoio ao evento.
Estruturação e contratação de equipe médica para todo o período dos eventos.
Previsão, coordenação e realização de ensaio geral de todos os eventos.
Entrega de relatório completo com descritivo e histórico de todas as atividades realizadas.
POBJ/PADE 2016: Por ser uma instituição ícone no país, o Bradesco gera orgulho de pertencer. Nas agências de todo o Brasil, 87,5% dos funcionários que começaram a carreira no Bradesco estão no Banco até hoje. O jovem inicia como escriturário e passa por todas as funções, desde o atendimento no balcão até o caixa e a abertura de contas, e assim vai crescendo. Um iniciante pode começar como escriturário, depois passar pelo atendimento no balcão, caixa e a abertura de contas e não para de crescer. E as promoções ocorrem, em média, de seis em seis meses. Em 2010, foram 35 mil promoções e uma das causas é o crescimento do Bradesco, com abertura de agências e novas oportunidades de trabalho. Os funcionários contam com diversos cursos virtuais e presenciais, que formam equipes cada vez mais preparadas. Por isso, quem se destaca merece ser reconhecido, e o POBJ/PADE 2017 cumpriu seu papel com mais uma grande inovação. Na edição 2017, o POBJ e o PADE fizeram parte do Workshop Gerentes, e a premiação aconteceu sempre na segunda noite das reuniões. Uma premiação anual que reúne os destaques do Programa de Objetivos Bradesco e do Programa de Avaliação de Desempenho Bradesco. Essa cerimônia é sempre esperada com grande expectativa. Um encontro que premia e reconhece o talento, o trabalho e o comprometimento que cada um implementa em seu dia a dia.
O EVENTO: O evento começou com um delicioso coquetel, com vinhetas sonoras e som ambiente que deu um toque de charme à premiação. Locuções em off durante o coquetel deram as boas-vindas, criando expectativa para a premiação. Às 18h50, as portas do salão onde ocorreu a premiação foram abertas e os convidados puderam acompanhar pelos telões os mapas das mesas com indicações dos assentos de cada um. Vinheta sonora deu o tom desse momento e, em seguida, a luz de abertura do salão acendeu. Chegou a hora do show!
ABERTURA COM SHOW DE LUZES: Uma trilha instrumental e muitas luzes: assim começou nossa imersão de sons e cores para os convidados. O movimento das luzes se intensificou e foi direcionado para o centro do palco. O balé já estava em cena e raios laser incidiam sobre o conjunto em movimento. Palavras surgiram nas telas e, em seguida, iniciou-se a contagem regressiva, marcada por batidas musicais, movimentos sequenciais dos bailarinos e a formação de números e palavras. No ápice, um rastro luminoso surgiu e percorreu os dois painéis de LED até culminar em uma grande “explosão”, potencializada por efeitos de iluminação e jatos de CO2 formando o logo do evento.
ENTRADA DOS MCS: Eles surgiram nas extremidades das passarelas: Otaviano Costa e Renata Fan.
HINO NACIONAL: Aconteceu entre acordes de piano e focos luminosos. Toda a caixa cênica foi preenchida por bruma de gelo-seco. Um grande sol nascente revelou-se no painel de LED do fundo do palco, projetando-se juntamente com o perfil da cantora em contraluz. Lentamente, os painéis de LED laterais foram preenchidos por uma luz dourada, que, aos poucos, transformou-se num “céu de anil”. Oito cantores assumiram os avant-scènes. Bailarinos acompanharam esse movimento, surgindo pelas entradas das passarelas e tingindo todo o ambiente com luzes azuis, douradas e verdes. Imagens captadas da cantora e de todo o espaço fundiram-se com o videocenário. Quando Sandy saiu de cena, os painéis de LED receberam novo conteúdo e o logo POBJ ocupou todo o painel do fundo de palco. Após esse momento de extrema importância para o Banco e o evento, foi iniciada a premiação.
BALÉ DOS CAMPEÕES: Após essa premiação, os MCs saíram do palco e um novo blackout marcou o início de uma empolgante trilha sonora. No LED central, um efeito de frame se espalhou para as laterais do palco. Texto foi narrado em tom emotivo e, junto com ele, um corpo de balé tomou conta do palco do POBJ interagindo com os conteúdos do LED. No final, ao centro, os bailarinos se reuniram e formaram na frente do LED a palavra CAMPEÃO POBJ.
PREMIAÇÃO DOS PRIMEIROS COLOCADOS: Uma nova vinheta recebeu texturas e animações douradas, acrescidas por logos e telas simultâneas. Os MCs voltaram ao palco do POBJ e, no telão, Fernanda Paes Leme apresentou o Lounge dos Campeões, uma espécie de ambiente que teve o objetivo de gerar visibilidade, diferenciação e exclusividade aos campeões.
Após a entrega dos troféus, os campeões foram fotografados e encaminhados ao Lounge para uma entrevista exclusiva com Fernanda Paes Leme. Nos telões do salão, imagens foram projetadas com Fernanda entrevistando os campeões.
DESFILE DOS CAMPEÕES: No palco, oito cantores cantavam. Das coxias surgiram os vencedores, guiados por uma dupla de bailarinos até duas passarelas. LEDs foram preenchidos com o nome dos vencedores, formando uma constelação.
ENCERRAMENTO: Mais um espetáculo de balé com a participação de Sandy. A luz cresceu no centro do palco e revelou nossa estrela. Cantores no palco eram revelados por focos luminosos a cada trecho da música. À medida que a letra e a melodia avançavam, bailarinos tomavam a cena e a passarela. O painel de LED mostrava imagens grandiosas. Os LEDs “explodiam” em movimentos. Mensagens finais impressas nas telas fundiam-se às imagens. Luzes em movimento e confetes tomaram toda a frente do salão. Jatos de CO2 finalizaram o momento. Otaviano Costa, Renata Fan e Fernanda voltaram ao palco e se despediram. O show de encerramento e o início do jantar ficou por conta da banda Inova.
RECONHECIMENTO EM FORMA DE ENTRETENIMENTO
Os premiados foram valorizados pela dedicação, com ativações divertidas que reverberaram além do Pavilhão. Área exclusiva com cadeiras especiais tornaram o ambiente mais aconchegante e os participantes tiraram fotos nos backdrops com adereços para divulgar nas redes sociais.

A COMUNICAÇÃO VISUAL – CONCEITO

Com base no tema da convenção, Conquistar – Ampliar – Liderar, toda a comunicação visual foi desdobrada, criando climas, impactos, sensações e mensagens que transmitiram e sinalizaram todo o evento. Afinal, o encontro de profissionais é baseado no ato de conquistar, na força de ampliar e na capacidade de liderar. Dessa forma, a comunicação visual apropriou-se de formas geométricas e com fontes grandes, que traduziram o tema Conquistar – Ampliar – Liderar. Com base em um planejamento de fluxos e públicos, a implantação misturava sinalizações aéreas e uma estratégica sinalização de piso, inspirada no metrô de Nova York, fazendo um paralelo entre cores e cada destino específico. Mais do que conceitual, quando temos a união de uma grande massa de pessoas em um espaço dessa grandiosidade, percursos sinalizadores são necessários para o bom funcionamento da operação. No pavilhão dos estandes, o fluxo de pessoas foi desenvolvido de forma contínua até o centro, batizado de Praça das Conexões. As ruas traçadas de forma paralela também garantiram a visitação ou visibilidade de todos os produtos de forma igualitária. O grande fluxo foi naturalmente direcionado para o destaque deste ano: Bradesco Smart, que foi posicionado como o coração do ambiente.

Materiais
Inúmeros elementos valorizaram a comunicação do evento, entre comunicação de piso e aérea.

[IMAGEM 42 - DETALHAMENTO DE PEÇAS]

Galeria de imagens
Totens de sinalização
Totens de sinalização
Adesivo de chao 2
Adesivo de chão 2
Paineis de LED nas plenárias
Paineis de LED nas plenárias
Totens de sinalização eletrônico para a Rodoviária
Totens de sinalização e boas-vindas 4
Totens de sinalização e boas-vindas4
Totens de sinalização e boas-vindas2
Totens de sinalização e boas-vindas
Totem eletrônico para mapeamento de visitas
Testeiras aéreas com indicaçnao de espaço2
Testeiras aéreas com indicaçnao de espaço
Tapadeiras com o desdobramento do key visual do evento, mobiliário com cores e formatos
Taças personalizadas
Púlpito com design exclusivo para o evento
Prismas de credenciamento
Pórtico de entrada com aplicação de LED e key visual retroiluminado
Placas e acessórios lúdicas para ativação.
Placas de sinalização aérea para identificação de salas.
Camisetas personalizadas
Camisetas personalizadas 2
Capa de assento reservado
Charge box personalizada
Copos personalizados
Credencial Personalizada
Móbiles com comunicação
Totem eletronico para mapeamento de visita
Testeiras aereas com indicacao de espaco
Prismas de mesa
Placas divertidas
Placas de mão
Placas de mão para sinalização de espaço
Painel para ativação
Painel retroluminado
Paineis eletronicos com dados
Paineis e letra caixa
Detalhamento de algumas peças desenvolvidas para o projeto
 

 

O Workshop Brasil 2017 incluiu ativações, brindes e sorteio. Tudo permeado pela inovação tecnológica.
A começar pelo credenciamento, no qual os convidados encontraram um
mapa interativo touch screen para que tivessem mais facilidade para se localizar. Os estandes contaram com totens eletrônicos, compostos de TV de 42 polegadas no topo e leitor de código de barras, que se tornou o sistema oficial do evento, com suporte de uma operadora para o checkin. A identificação gerou o mailing dos participantes do sorteio final, de forma randômica, no terceiro dia do evento. E mais: o totem também mostrou os presentes sorteados nos estandes. Os gerentes ainda tiveram outros três totens disponíveis na área central, com a função de mostrar os estandes visitados e os que ainda estavam pendentes.

O retorno foi o resultado de tudo que foi planejado desde o primeiro momento e os ingredientes do sucesso foram vários, como motivar colaboradores simultaneamente, mantendo-os estimulados o tempo todo. Nessa receita, também estavam presentes 2.273 profissionais envolvidos desde a pré-produção, a montagem e durante o período do evento. A equipe da People caminhou 134 mil metros na produção do evento, o que equivale a três voltas e meia no planeta Terra. Foram 168 horas de montagem para 40 mil metros quadrados de área e noventa e oito carretas de equipamentos e mobiliários. E os números não pararam de se multiplicar. Onze mil cadeiras, 30 mil camisetas produzidas para os participantes, 10.447 pessoas credenciadas para cinco reuniões, 480 mil Ansi Lumens de projeções em alta definição, 700 mil watts de potência de som, 1.276 metros quadrados de painéis de LED, 155 refletores de luz, 19 mil metros lineares de fita de LED, 9 mil KVAs de energia, 350 horas de gravação de conteúdos, 59 mil metros de Lycra, 29 mil metros de carpete, 6.900 metros quadrados de arquibancadas, 46 mil metros lineares de madeira e ferro, 158 mil refeições, 1.512 pudins, 1.518 outras sobremesas servidas, 13 toneladas de carne servidas, 4 toneladas de arroz, 8.745 cafés expressos, 20.730 xícaras e copos de café, 90 mil copos de água, 5.090 churros servidos, 5.239 picolés, 9.811 pacotes de pipoca, 95.865 visitas a 13 estandes e 82.121 brindes distribuídos. Sem falar dos fornecedores e milhares de detalhes checados, implantados e monitorados. Um verdadeiro show de qualidade realizado pela People.


 

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