Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: NEO QUÍMICA ABRADILAN 2017
Candidato: Fuego Live Marketing
Cliente: Hypermarcas
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Neo Química Abradilan 2017

A Fuego Live Marketing,

Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em marketing de incentivo. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feirase eventos corporativos. A ferramenta de incentivo viabiliza o aumento eficaz da produtividade em vendas. As ações são diferenciadas, personalizadas e com foco em cada cliente.

Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, a empresa realiza eventos, convenções nacionais e internacionais, bem como programas de incentivo. Em seu portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores. (www.fuegoincentivos.com.br)

Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Abradilan Conexão Farma 2017
Tema: “O remédio da família brasileira”
Público estimado: 300 pessoas por dia
Local de realização: Expo Center Norte - SP
Inicio: 21 de Março de 2017
Encerramento: 23 de Março de 2017
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Neo Química

A Neo Química, completa 57 anos em 2017, consolidando-se firmemente como líder no mercado brasileiro de medicamentos similares e alcançou a vice-liderança no mercado de genéricos no mês de fevereiro de 2015. Adquirida pela Hypermarcas em dezembro de 2009, a marca vem investindo na expansão de seu portfólio de moléculas e no aumento de sua capacidade produtiva para acompanhar o crescimento acelerado da demanda por similares e genéricos no Brasil.

Com foco em inovação contínua, a Neo Química continua a introduzir novos produtos em sua grade nesses dois segmentos. Para tanto, a marca conta com a estrutura de pesquisa e desenvolvimento da divisão Farma da Hypermarcas, alocada em Anápolis, Goiás; onde uma equipe de mais de 200 profissionais utiliza quatro laboratórios com área conjunta superior a 2.000 m2, equipados com as mais modernas tecnologias para o desenvolvimento e análise de produtos farmacêuticos.

Os produtos da marca Neo Química são produzidos na maior fábrica de medicamentos da América Latina. São mais de 111 mil m2 de área construída, com produção média mensal superior a 50 milhões de unidades.


Galeria de imagens
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Imagens Projeto apresentado ao cliente
Planta do Projeto
Planta Evento
   

 

Em sua nova campanha, em vigor desde Dezembro de 2016, a Neo Química reuniu a família do ator e apresentador Márcio Garcia. A campanha reforça o já conhecido slogan da marca - “O remédio da família brasileira” – em cenas gravadas com Márcio brincando em sua casa, no Rio de Janeiro, em situações descontraídas e divertidas com seus filhos Pedro, Nina, Felipe e João e sua esposa, Andréa Santa Rosa.

“Neo Química quer ser lembrada como a marca que se preocupa com a saúde das pessoas para que elas possam curtir os momentos em família. Nosso objetivo é reforçar o posicionamento de proporcionar saúde e bem-estar às famílias brasileiras” , afirma Vivian Angiolucci, Diretora Executiva de Neo Química. “O Brasil todo já conhece a nossa marca, que há 50 anos atua com o compromisso de oferecer medicamentos que aliam qualidade e tecnologia. Neste novo momento, queremos estreitar ainda mais o relacionamento da marca com a família brasileira”, conclui.

Manifesto da nova campanha:
“Os momentos mais felizes da minha vida foram aqueles, poucos, que pude passar em minha casa, com a minha família" (Thomas Jefferson)
É inexplicável como o mundo fica mais fácil e os problemas parecem tão pequenos quando estamos ao lado das nossas famílias. É como se cada minuto ao lado dessas pessoas levasse embora a dureza da rotina. Nada se compara a ter na vida pessoas que nos apoiam e amam em qualquer situação.
Pensando nisso, a Neo Química dedica todos seus esforços para proporcionar mais saúde e bem-estar para que todos possam curtir plenamente os momentos felizes em família.
O nascimento do filho, o primeiro almoço na casa nova, o casamento da irmã, o aniversário do avô e tantos outros momentos que ficam em nossos corações.
Por isso, a Neo Química promove essa alegria através do #MomentoFamília, que valoriza esses momentos tão importantes na vida de todos.

A ABRADILAN (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos) tem como missão contribuir com o mercado, buscando o desenvolvimento e fortalecimento de seus associados, promovendo melhoria continua e eficaz de serviços. Anualmente, a ABRADILAN promove sua feira de negócios, Conexão Farma, a maior e melhor feira do setor farmacêutico no Brasil, com participação dos grandes laboratórios, distribuidores e seus associados. A feira conta com uma área para realização de negócios, diversas ações de relacionamento, simpósios e palestras.

A Neo Química marca presença constantemente nas feiras e em 2017 seu objetivo era de reforçar o novo posicionamento lançado em Dezembro de 2016: Neo Química, O Remédio da Família Brasileira.

A ideia por trás deste posicionamento é que a Neo Química cuida de sua saúde para que você possa curtir melhor e aproveitar ao máximo os seus momentos em família.

O novo posicionamento foi totalmente levado em conta na estratégia/planejamento e concepção desta ação, sendo reforçado em todas as ações realizadas pela empresa na feira, que foram: a criação do estande de 220m2 para visitação e realização de novos negócios, atendimento ao cliente e vendas, o Simpósio realizado e também o camarote que aconteceu na noite de encerramento do evento com show da dupla Fernando e Sorocaba.

Este caso deve vencer como melhor estande de grande porte pois desde a chegada do briefing na agência, a estratégia utilizada para alcançar os objetivos do cliente foi seguido a risca, o nosso desafio era fugir do padrão, sair da mesmice e criar um estande institucional totalmente diferente do que já foi feito pela marca, e assim foi feito, um espaço aconchegante, que remeteu a família brasileira, que trouxe um ambiente familiar para um ambiente de negócios e muito relacionamento com os clientes. Pode-se notar nas imagens da elaboração do projeto e também das imagens reais do estande, como o projeto foi executado com eficiência ao projeto apresentado ao cliente.

Galeria de imagens
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
Estande Finalizado
 

 

A Fuego foi escolhida pela Neo Quimica para realizar este projeto através de concorrência realizada pela empresa, desde o primeiro momento a equipe se empenhou para apresentar um projeto inovador, fora da caixa e assim o fez durante a sua elaboração da estratégia, várias reuniões da equipe foram realizadas para chegar a concepção da ideia principal, respeitando o briefing do cliente, mas o nosso maior desafio era criar algo inovador que encantasse a Neo Quimica e fizesse a Fuego ser escolhida para executar este projeto.

Na elaboração do orçamento, foi escolhido fornecedores de qualidade e confiança para atuar junto a Fuego e Neo Quimica, todo o processo de escolha, contratação e acompanhamento destes fornecedores foram feitas pela Fuego, alguns deles deviam ser o manual da feira, mas mesmo assim a Fuego acompanhou e coordenou de perto todo o trabalho.

Durante a feira, 3 profissionais trabalharam para executar o job como planejado, devido ao tamanho do estande e também as outras atividades simultâneas (simpósio e camarote), precisávamos ter controle de toda ação, durante todo o tempo foi verificado as condições de uso das salas de reuniões, a passagem do vídeo da empresa, a perfeita reprodução do vídeo no telão de LED do estande, o cuidado com a alimentação dos convidados durante sua passagem no estande, entre outros.

Desde o inicio da escolha, diversas reuniões foram feitas com o time da Neo Quimica, alinhando todos os passos até a data do evento, a equipe da Fuego acompanhou de perto toda a montagem do estande, que durou 3 dias, analisando e conferindo esta montagem para garantir que o projeto fosse reproduzido fielmente.

Foi desenvolvido um projeto completamente integrado, no qual a comunicação, o design e as ações, remetem à família, casa, lar, proximidade, boas vindas. O espaço foi criado com o mote que todas as pessoas que passassem pelo estande, se sentisse em casa, em família, que o ambiente fosse aconchegante e chamativo para que as pessoas sentissem vontade de entrar.

A vida é feita de momentos, de marcos que influenciam cada pessoa e também toda a família. Por isso, utilizamos alguns dos principais momentos da vida de uma família, para humanizar nossas criações e os espaços da Neo Química na ABRADILAN.

ESTANDE
Optou-se por utilizar principalmente a madeira no design do estande, um material mais aconchegante, mais relacionado a ambientes residenciais, no lugar de paredes brancas, por exemplo. A iluminação mais quente e um mobiliário cuidadosamente escolhido, compõem um ambiente “de casa”, no qual convidamos os visitantes a conhecerem e se relacionarem com a Neo Química.

Os bistrôs foram escolhidos para facilitar a interação inicial do comercial com os clientes, já garantindo uma certa privacidade. Caso a conversa evolua, projetamos 5 salas de reunião para atendimento, sendo 4 para até 5 pessoas e 1 para até 10 pessoas. Todas foram revestidas com cortinas nos vidros, garantindo a privacidade para as reuniões e dando o tom aconchegante de lar.

Cada sala de reunião possuía um tema, retratando momentos especiais das famílias, sendo eles: nascimento de filhos, formatura, casamento, almoço de domingo e aniversário em família.

O estande também contou com outros espaços para o relacionamento com cliente com lounges e mesas de centro na Área Gourmet. Nesta área, alimentos e bebidas foram servidos ao longo do dia para os convidados e à noite foi oferecido um cardápio diferenciado, estilo Happy Hour.

O estande ainda foi decorado com porta-retratos, itens de mesa, almofadas para bistrôs e outros itens nos tons da marca, que harmonizaram com o ambiente, deixando-o ainda mais receptivo, como uma casa de família.

CAMAROTE
Aproveitamos o clima sertanejo da noite de encerramento para fazer um camarote especial, relembrando uma área de lazer de uma casa, inspirada em saloons. Um grande balcão foi projeto para servir de apoio para o buffet, mesas e cadeiras também no estilo para os convidados, e ao fundo a hashtag #momentofamilia, marca registrada de todo o evento, assinando e enfatizando o mote principal do evento: criar momentos em família, se sentir em casa, ser um ambiente aconchegante, familiar.

SIMPÓSIO
Por ter sido realizado no mezanino da Expo Center Norte, tínhamos o desafio de criar um ambiente Neo Química, mas sem muitas intervenções cênicas pois a área era divida com outras empresas. Produzimos banners para colocação dentro da sala de apresentação e na área externa, criamos um ambiente para receber os convidados de maneira confortável e descontraída com música ambiente e um buffet delicioso para encerrar a noite. O Simpósio contou com a presença de personalidades do Brasil e de alcance mundial, o ex-jogador Ronaldo (Fenômeno) e também a apresentadora de TV Glenda Koslowski, que encantaram a plateia com um bate papo emocionante sobre o esporte, a carreira de Ronaldo. A proximidade entre o fenômeno e o público com certeza foi algo espetacular, mais uma vez vinculado ao objetivo de #momentofamília, pois permitiu aos convidados se sentirem únicos por estarem perto do Fenômeno.

COMUNICAÇÃO
Toda a comunicação do evento e dos espaços tinham caráter Institucional.

Foram diversas peças criadas para reforçar a nova campanha e novo posicionamento, como: paineis de lona no Estande e Camarote, totens no Simpósio e banners.

Durante a realização da feira, foram usados catálogos, flyers e flâmulas da marca com seus produtos, principalmente durante as reuniões nas salas privativas do estande.

Para convite, foram feitos impressos de 20x25 para o Simpósio e Camarote, que foram eventos para convidados e necessitavam de controle de entrada pois a feira era um evento aberto para associados, empresas farmacêuticas e visitantes cadastrados pelo site. Os convidados ainda eram identificados com pulseiras no Simpósio (amarelas com logo Neo Química) e no camarote (foram fornecidas pela feira).

Também desenvolvemos os uniformes para as promotoras, vestidos azuis com logo bordada e detalhes em amarelo, tudo nos tons da marca.

O estande ainda contou com um grande telão de LED e TVs dentro das salas de reuniões que passam vídeos da nova campanha com o ator Márcio Garcia e sua família e também vídeos institucionais.

Os objetivos foram alcançados com sucesso, pois a forma que o estande foi desenvolvido tornou a marca diferente do restante da feira!

Criou-se um ambiente aconchegante, descontraído, que atraía os visitantes a entrarem pelo seu formato inovador, fugindo do padrão de estande de feiras farmacêuticas, com suas mesmas formas, cores mais discretas (em sua maioria branco) e a mesma maneira de expor produtos.
A média de visitação era de 500 pessoas por dia no estande. A repercussão foi excelente pois todos comentaram com os diretores/executivos de contas o quanto o ambiente estava acolhedor. As salas de reuniões foram muito utilizadas devido ao número de visitantes, com alguns momentos do dia com fila de espera (com visitantes sentados com comodidade nos lounges) para realização de negócios, alcançando o objetivo da marca de estar próximo ao seu cliente e realizar grandes negócios.
A Neo Química relatou que vários negócios foram fechados na oportunidade, com geração de mais oportunidades do que as edições anteriores devido ao formato trabalhado e a temática do estande, simpósio e camarote na feira.

 

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