Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ON HOLD MUSIC FESTIVAL
Candidato: Side Eventos e Projetos
Cliente: Reclame AQUI
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A EMPRESA
A SIDE EVENTOS E PROJETOS fundada em 2012, é uma empresa especializada em Eventos e Projetos Especiais, de médio porte; e vem numa escalada de crescimento surpreendente, à despeito da crise por que passa o país; conta com uma área de 2.000 m² com equipamentos, materiais e pessoal altamente qualificados .
Atualmente a SIDE EVENTOS E PROJETOS conta com mais de 100 funcionários diretos e indiretos e atende preferencialmente as grandes agências de Comunicação de São Paulo, tornando-se o parceiro ideal, pois realiza os eventos e projetos dentro das mais altas especificações e expectativas, sem onerar os custos, atuando como uma divisão das próprias agências e liberando seus profissionais para maior integração com seus clientes.
A SIDE EVENTOS E PROJETOS atua em todo o território nacional, bem como além fronteiras, realizando ações onde for de interesse e necessidade do cliente.
Com grande flexibilidade e agilidade, atende integralmente prazos com alta qualidade, custos dentro dos budgets e garantia de satisfação.
FICHA TÉCNICA

• Título: On Hold Music Festival
• Tema: Dia dos Direitos do Consumidor
• Local: São Paulo - SP
• Data: 15 de março de 2017
• Periodicidade: evento único
• Números: vista por 750.000 pessoas, o que junto com o encerramento com o vídeo, totalizou 3 milhões de visualizações e atingindo 8 milhões de pessoas
• Empresas promotoras:
Equipe Side Eventos e Projetos
Rodrigo de Oliveira Sá – Diretor
Marcos Portella Gusmão - Diretor
Fernanda Arosa Prol Otero – Gerente de Marketing
Ivan Martins – Gerente de Produção
Marco Aurélio L. Garcia – Produção

Cliente - Reclame Aqui
Agência - Grey Brasil

Galeria de imagens
Montando Palco Móvel
Convite
Identificação Palco Móvel
     

 

Vídeo


Quem neste país, nunca sofreu com o mau atendimento de certas empresas, que nos deixam em espera por longo tempo ao telefone, ouvindo uma versão irritante de músicas famosas (para não pagar direitos autorais); e sem solucionar nossas reclamações?
Os brasileiros perdem uma média de 29 minutos esperando em Call Centers e piorando a situação.
Eles são submetidos a uma "tortura" genuína: ouvindo a mesma música de espera na repetição.
A Reclame Aqui, o maior serviço de proteção ao consumidor no Brasil, decidiu dar o troco, mostrando que ninguém deve / merece suportar tal agonia.

A ideia criativa

Reclame Aqui concebeu o On Hold Music Festival, com três bandas tocando suas versões de músicas de espera na frente das três empresas que deixam seus clientes aguardando ao telefone por tempo mais longo. A ação foi transmitida ao vivo no Facebook, em todo o Reclame Aqui, nas redes sociais e nos meios de comunicação.

A estratégia

Calculado o tempo médio que os clientes passam esperando enquanto escutam aquela musiquinha e
com base em reclamações apresentadas na Reclame Aqui , foram selecionadas as 03 empresas
que serviram de modelo para o festival: Correios, Caixa Econômica Federal e Sabesp.
Nós convidamos três bandas brasileiras famosas -Far From Alaska, Super Combo e Medula com versões encomendadas de três músicas de espera bem conhecidas. As bandas tocavam ao vivo na porta de cada empresa pela mesma quantidade de tempo que essas empresas faziam seus clientes esperar na linha, em média.

A execução

A ação começou com uma provocação online da Reclame Aqui convidando pessoas para uma festa, que seria transmitida ao vivo na celebração do Dia dos Direitos do Consumidor. Na data definida, a SIDE EVENTOS E PROJETOS montou um caminhão como palco móvel; com toda a infraestrutura necessária como num palco real, inclusive um gerador acoplado para o fornecimento da energia necessária e em um único dia visitamos as três empresas que foram alvo da iniciativa.
Nossa logística de montagem e deslocamento do palco móvel, de reserva dos espaços - equipes de produtores foram para a frente das empresas selecionadas, com muita antecedência, com veículos e cones para reservar os espaços necessários para a parada do palco móvel que contava com sinalização do motivo da ação, do palco, cronometro digital, rider de som, etc., foram impecáveis.
O palco móvel era ligado muito rapidamente, pegando todos de surpresa; as bandas tocaram a
quantidade de tempo que as empresas deixam seus clientes em espera, em média: 35 minutos para
a primeira banda em frente aos Correios, 28 para a segunda em frente a Caixa e 45 para a terceira em frente a Sabesp.
Além disso, convidamos o animador Mauricio Meireles para apresentar o evento ao vivo nas redes sociais, fornecer informações e interagir com as pessoas nas ruas, entrevistando sobre a demora no atendimento; e sorteando camisetas, bonés, botons e adesivos do Reclame Aqui.
Convidamos algumas pessoas que assistiam o Festival, a nos ceder suas imagens de vídeo e fotos para divulgá-las.
No final, um vídeo foi lançado resumindo a iniciativa e tudo o que aconteceu naquele dia.

Galeria de imagens
Anúncio Final
Chegando na Empresa
Ação
Entrevistando
Ação Correios
Boton
Promotoras
Instalando Som no Palco Móvel
Ação nos Correios
   

 

OS DESAFIOS

A SIDE EVENTOS E PROJETOS, após o recebimento do briefing, teve duas semanas e meia para solucionar o desafio proposto pelos clientes.

Montagem do caminhão-palco com segurança e qualidade para a execução das bandas com todos os equipamentos e energia necessários.

Identificação visual do caminhão-palco, para completo entendimento do público mostrando a falta de respeito das empresas para com seus clientes.

Contratação e treinamento do animador Mauricio Meireles, para que a ação tivesse o ritmo, a seriedade e os resultados previstos.

Várias visitas aos locais das apresentações para montagem da logística dos melhores caminhos e horários de chegada e saída do caminhão-palco, bandas, animador e nossas equipes.

Entrevistar o público presente, captando sua opinião sobre o atendimento das empresas e sobre a ação da Reclame Aqui na defesa da Responsabilidade Social das empresas visitadas.

Sortear camisetas, bonés e adesivos do Reclame Aqui entre o público.

Superar o mau humor das empresas com seus seguranças particulares e a polícia, que tentaram de diversas formas impedir o prosseguimento da ação.

Mas nada nos deteve. Cumprimos totalmente o projeto!

Galeria de imagens
Entrevistando Público
Identificando Palco Móvel
Polícia em ação
Making off
Ação Sabesp
Público
Entrevista
   

 

OS RESULTADOS

O convite do Reclame Aqui ao público, foi amplamente atendido!

Em todos os pontos previstos: na frente das empresas, a população aplaudiu e vibrou com a iniciativa, execrando o atendimento e da falta de Responsabilidade Social das empresas selecionadas, bem como de outras tantas empresas, não citadas nem visitadas, mas que na mente do consumidor, se utilizam dos mesmos expedientes, desatendendo totalmente seus clientes

A transmissão ao vivo - sozinha - foi vista por 750.000 pessoas, o que junto com o encerramento com o vídeo exibido no Reclame Aqui, totalizou 3 milhões de visualizações e atingindo 8 milhões de pessoas.

Além disso, a iniciativa recebeu cobertura massiva de mídia dos mais diversos segmentos, incluindo as empresas de notícias mais importantes no Brasil.

Exemplos:

http://epoca.globo.com/economia/noticia/2017/03/reclameaqui-da-o-troco-coloca-empresas-para-ouvir-musica-irritante-do-sac.html

http://www.b9.com.br/72454/reclame-aqui-cria-festival-de-musica-de-espera-para-o-dia-consumidor/

http://www.hypeness.com.br/2017/03/hoje-no-dia-do-consumidor-festival-de-musica-se-vinga-das-empresas-que-mais-deixam-clientes-em-espera/

http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/03/15/apos-jantar-da-vingaca-reclame-aqui-vem-com-festival-de-musica.html

http://economia.ig.com.br/2017-03-15/rock.html

http://www.hcnoar.com/post/2017/03/15/Reclame-Aqui-promove-shows-imperdiveis-no-Dia-do-Consumidor!-Fique-por-dentro-.aspx

http://benettoncomunicacao.com.br/pt/blog/No-Dia-do-Consumidor-Reclame-Aqui-da-o-troco-em-empresas-que-demoram-demais-para-atender-o-telefone-1002/

https://open.spotify.com/album/1JWTz05qUdDbCVu4YPCJ8j

https://agitosp.com.br/reclame-aqui-promove-festival-de-musica-no-dia-do-consumidor/

http://www.bluebus.com.br/reclame-aqui-faz-shows-em-frente-as-empresas-q-deixam-clientes-esperando-horas-ao-telefone/

http://tribunadejundiai.com.br/mais/cotidiano/6232-reclameaqui-cria-festival-de-musica-em-defesa-do-consumidor.html

http://www.comunicaquemuda.com.br/revanche-musical/


Entretanto, as empresas alvo não estavam muito felizes e usaram sua segurança privada, bem como a polícia, para tentar interromper a iniciativa.

Mas pelo menos a mensagem chegou aos ouvidos das empresas selecionadas: Correios, Caixa Econômica Federal e Correios.

O tempo de espera médio nessas empresas caiu 43% após o On Hold Music Festival.

Galeria de imagens
Época Negócios
O Estado de São Paulo
Meio & Mensagem
Catraca Livre
AdNews
Revista Call Center
Agito
Blue Bus
Público Av. Paulista
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube