Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PORSCHE I SALÃO DO AUTOMÓVEL
Candidato: Avantgarde São Paulo
Cliente: Porsche
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
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Sobre a Avantgarde São Paulo:

A manifestação de marcas e admiração de pessoas é parte de nosso objetivo. Saber que a conexão entre elas é tão importante quanto seu valor individual é o que fomentamos.
Imaginamos para surpreender e criar fãs. A proposta da AVANTGARDE é um inovarmos sempre, com uma conexão diferente entre marcas e consumidores. Estamos focados em projetos que visam entregar experiência, conteúdo e branding. Somos responsáveis pela criação, planejamento e captação de oportunidades, sendo um braço estratégico de nossos clientes.

Atuação global e entrega de resultado local, saiba mais sobre nós em: https://www.avantgarde.net/

Sobre o case:

Em novembro de 2016, ocorreu, de 10 a 20, no São Paulo Expo Imigrantes, o maior evento da indústria automotiva, o Salão Internacional do Automóvel, do qual a Porsche Brasil participou com um estande de aproximadamente 1.000 m2. O estande da marca alemã expôs 12 carros, como os novos 718 Boxster, Macan GTS, 911 Turbo S, 718 Cayman e o mais recente membro da família, o novo Porsche Panamera Turbo, além de apaixonantes veículos de competição, como o 919 Hybrid número 17, o veículo com que o trio Mark Weber, Brendon Hartley e Timo Bernhard conquistou o título de pilotos na temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC).

O estande possuía um dos melhores painéis de LED disponíveis no mercado brasileiro, com 72 m² e resolução de 2,6 mm Ultra HD, transmitindo ao público o conceito e a imponência da marca.

Ficha técnica:

Data: De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Tamanho: 1000m2
Em exposição: 8 carros com acesso ao público + 4 lançamento em nicho reservado + 1 bólito de personalização dentro da área VIP.
Público do: mais 750 mil visitantes sendo o nosso estante o mais visitado, mesmo não tendo uma localização privilegiada.
Nesta edição a Porsche decidiu não ficar junto ao conglomerado VW - super bem localizado - para ter um contato mais próximo com seus apaixonados, a decisão que parecia irresponsável se mostrou um grande acerto.

Galeria de imagens
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360
     

 

Vídeo


Sobre o evento e marca

Até meados de 2015, a Porsche operava no Brasil por meio de duas subsidiárias, a Stuttgard e a Eurobike. Após uma restruturação interna, a marca criou um núcleo administrativo em São Paulo, a Porsche Brasil, com o objetivo de centralizar as demandas em uma unidade de negócio própria.

Foi neste contexto que a marca participou do maior evento da indústria automotiva do mundo, o Salão Internacional do Automóvel em 2016, com um estande de aproximadamente 1.000 m2 e 12 modelos expostos.

Um dos grandes desafios deste evento foi encontrar uma forma de idealizar um estande com padrões internacionais de design, matéria-prima e equipagem, sem tirar o foco do principal atrativo da marca, os carros.

Pensando nisso, e com o objetivo de atrair o maior número de pessoas para o estande, agência e cliente fizeram o que nenhuma marca de luxo jamais havia feito em um Salão do Automóvel no Brasil: abriram os carros para que todos os visitantes pudessem viver uma experiência Porsche.

O resultado foi visível: o estande ficou cheio durante todo o evento, além de ter sido um dos mais visitados da feira.

Na parte construtiva a Avantgarde São Paulo contou com a expertise do time de arquitetura da Avantgarde Munique que já trabalha com a marca e implantou com proficiência a forma como a Porsche se apresenta em grandes eventos, além do painel de LED, foram trazidos materiais de acabamentos nunca antes aplicados no Brasil com a resina de cobertura de nosso piso e o acabamento laminado do mobiliário da área VIP.

Sobre a estrutura

Pela primeira vez o pais a Porsche trouxe 100% do seu mood construtivo para Brasil. Uma arquitetura única que emprega materiais exclusivos.

Nós da Avantgarde São Paulo contamos com o expertise da Avantgarde Munique já realizava projetos desse tipo para Porsche na Europa, assim encontramos soluções únicas para uma entrega cenográfica mais que especial.

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Piso_exclusivo
Showroom_lançamentos
Concept Store
Sucesso de fluxo
Campeão_WEC
Campeão_WEC2
Planta_1
Planta_2
Planta_3
Planta_Coletiva_Imprensa
         

 

Com a abertura de um escritório da Porsche no Brasil, o objetivo principal era criar um estande que seguisse não somente o padrão de qualidade da marca, mas também que contasse com um design único, valorizando ainda mais os veículos expostos, que são, afinal, a maior atração.

Com isso, a agência trouxe os padrões internacionais Porsche para o cenário nacional, o que somente foi possível por meio de um estudo de benchmark da Avantgarde\São Paulo, em parceria com a Avantgarde\Munique, dos principais Salões do Automóvel do mundo, como Frankfurt, Genebra, Veneza, Detroit, China e Paris.

O nosso espaço foi totalmente pensado para "abraçar" nossos públicos se interesse, assim tivemos 4 grandes zonas de contato:

1) a área central de nosso estande nossos carros ficaram pela primeira vez com acesso ao público, isso garantiu uma empatia com a marca além da marca de estande mais visitado do evento.

2) showroom de lançamento tínhamos nossas principais estrelas onde utilizamos como base para a coletiva de imprensa e no dia a dia essa área com acesso restrito servia para nosso time comercial apresentar as novidades a possíveis compradores e para fazer um relacionamento mais próximo com a mídia especializada.

3) na área VIP tínhamos um amplo espaço de relacionamento que encerrava todos os dias com um coquetel além de um corner de personalização se um super esportivo.

4) a nossa grande atração o campeão de Le Mans que foi um dos carros mais clicados da feira.

A parte estrutural teve um projeto único para atender a "ousadia" de abrir os carros para o público, entre as inovações estão:

1) um estudo de fluxo de público onde as maiores atenções tinham um menor tempo de contato de forma que o trafego não ficasse comprometido.

2) a iluminação foi repensada para que a interação público-máquina fosse favorecida e todos os detalhes internos do carro pudessem ser percebidos.

3) o piso foi coberto com uma resina especial de limpeza mais fácil assim o contraste em o branco (paredes) e preto (piso) fosse favorecido em sua magnitude.

4) Os carros que o público tinha acesso receberam uma cera especial que fácil limpeza para que os carro sempre ficassem reluzentes.

Essas premissas tornaram o nosso estande não só o mais visitado como um dos mais elogiados plasticamente pelo público, mesmo com um investimento sensivelmente menor que das outras grandes marcas.

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Le Mans
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Área de lançamentos
LED
 

 

Um dos grandes diferenciais do estande da Porsche foi o fato de que os carros da marca, que custam mais de R$ 450.000,00, estavam abertos para que os visitantes entrassem e se sentissem parte de uma experiência única promovida por uma marca considerada por muitos seu sonho de consumo.

O resultado foi visível: o estande foi um dos mais visitados do Salão, sempre cheio de fãs da marca, que fizeram fila para adentrar os carros. A área VIP, apesar de exclusiva, também recebeu mais de 3.000 convidados, entre eles clientes e potenciais clientes, que tornaram possível a venda de absolutamente todos os carros expostos no estande durante a feira.

O Salão do Automóvel de 2016 significou foi um projeto desafiador que teve como desfecho um estande completo, com design inovador e padrões internacionais, repleto de visitantes durante todo o período. Adaptar o modelo de estande da Porsche para o Brasil foi um desafio que enfrentamos com criatividade e inovação utilizando nossos recursos e tecnologia para que o evento fosse um grande sucesso. O ambiente contou com um design único, elegância e tecnologia, o que valorizou ainda mais os veículos deixando o cliente satisfeito e garantindo o sucesso.

Conceitualmente o Salão do Automóvel de 2016 foi para a agência um projeto desafiador que teve como desfecho a inovação de forma completa, com padrões internacionais, repleto de visitantes, equipe motivada e cliente satisfeito. Com esse desafio em nossas mãos, criamos uma incrível estrutura e conceito para adaptarmos a essência da marca com a inovação que ela precisava nesse momento, desafio que enfrentamos com criatividade utilizando recursos e tecnologia brasileiros para que o evento fosse um grande sucesso. O ambiente contou com um design único e elegante, o que valorizou ainda mais os veículos.

Atingimos o objetivo de aproximar o público da marca tornando o estande e área vip em um enorme sucesso, criando fãs por todo salão.

Galeria de imagens
Overview do case
       

 

 

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