Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PORSCHE I SALÃO DO AUTOMÓVEL
Candidato: Avantgarde São Paulo
Cliente: Porsche
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Overview do Estande

Sobre a Avantgarde São Paulo:

A manifestação de marcas e admiração de pessoas é parte de nosso objetivo. Saber que a conexão entre elas é tão importante quanto seu valor individual é o que fomentamos.
Imaginamos para surpreender e criar fãs. A proposta da AVANTGARDE é um inovarmos sempre, com uma conexão diferente entre marcas e consumidores. Estamos focados em projetos que visam entregar experiência, conteúdo e branding. Somos responsáveis pela criação, planejamento e captação de oportunidades, sendo um braço estratégico de nossos clientes.

Atuação global com entrega de resultado local, saiba mais sobre nós em: https://www.avantgarde.net/

Sobre o case:

Em novembro de 2016, ocorreu, de 10 a 20, no São Paulo Expo Imigrantes, o maior evento da indústria automotiva, o Salão Internacional do Automóvel, do qual a Porsche Brasil participou com um estande de aproximadamente 1.000 m2. O estande da marca alemã expôs 12 carros, como os novos 718 Boxster, Macan GTS, 911 Turbo S, 718 Cayman e o mais recente membro da família, o novo Porsche Panamera Turbo, além de apaixonantes veículos de competição, como o 919 Hybrid número 17, o veículo com que o trio Mark Weber, Brendon Hartley e Timo Bernhard conquistou o título de pilotos na temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC).
Pela primeira vez, a empresa esteve presente como subsidiária no país, com a missão de aproximar-se do público e conduzir o estande por conta própria. O briefing foi realizar um trabalho no qual o estande seguisse não somente o padrão de qualidade Porsche, mas que também contasse com um design único, valorizando ainda mais os veículos expostos, que são, afinal, a maior atração. Esse foi também o grande desafio, uma vez que a agência trouxe os padrões internacionais para o cenário nacional de forma inusitada e harmoniosa.

Para tanto, o projeto contou com um pilar de extrema importância e destaque: tecnologia. O estande possuía um dos melhores painéis de LED disponíveis no mercado brasileiro, com 72 m² e resolução de 2,6 mm Ultra HD, transmitindo ao público o conceito e a imponência da marca.

Ficha técnica
Data: De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Tamanho: 1000m2
Em exposição: 8 carros com acesso ao público + 4 lançamento em nicho reservado + 1 bólito de personalização dentro da área VIP.
Público do: mais 750 mil visitantes sendo o nosso estante o mais visitado, mesmo não tendo uma localização privilegiada.

Galeria de imagens
View_2
Área_lançamentos
Painel_LED
WEC_Champ
Planta_1
Planta_2
Planta_3
Planta_Coletiva
Planta_Mesanino
Elevação
Localização
       

 

Vídeo


Até meados de 2015, a Porsche operava no Brasil por meio de duas subsidiárias, a Stuttgard e a Eurobike. Após uma restruturação interna, a marca criou um núcleo administrativo em São Paulo, a Porsche Brasil, com o objetivo de centralizar as demandas em uma unidade de negócio própria.

Foi neste contexto que a marca participou do maior evento da indústria automotiva do mundo, o Salão Internacional do Automóvel em 2016, com um estande de aproximadamente 1.000 m2 e 12 modelos expostos.

Um dos grandes desafios deste evento foi encontrar uma forma de idealizar um estande com padrões internacionais de design, matéria-prima e equipagem, sem tirar o foco do principal atrativo da marca, os carros.

Pensando nisso, e com o objetivo de atrair o maior número de pessoas para o estande, agência e cliente fizeram o que nenhuma marca de luxo jamais havia feito em um Salão do Automóvel no Brasil: abriram os carros para que todos os visitantes pudessem viver uma experiência Porsche.

O resultado foi visível: o estande ficou cheio durante todo o evento, além de ter sido um dos mais visitados da feira.

Galeria de imagens
Contato_Público
Fluxo_intenso
Fluxo_intenso_2
   

 

Com a abertura de um escritório da Porsche no Brasil, o objetivo principal era criar um estande que seguisse não somente o padrão de qualidade da marca, mas também que contasse com um design único, valorizando ainda mais os veículos expostos, que são, afinal, a maior atração.

Com isso, a agência trouxe os padrões internacionais Porsche para o cenário nacional, o que somente foi possível por meio de um estudo de benchmark da Avantgarde\São Paulo, em parceria com a Avantgarde\Munique, dos principais Salões do Automóvel do mundo, como Frankfurt, Genebra, Veneza, Detroit, China e Paris.

A agência levou também, ainda na fase da concorrência, um plano operacional detalhado e completo, idealizado por um dos diretores de projetos da Alemanha. Além da preocupação de ter um estande premium com a cara da Porsche, ele também precisava ser exequível. Por esse motivo, foi apresentado um plano que contava com toda a estrutura de serviços que seriam utilizados no evento, previsão de cashflow, um estudo do day by day do evento, entre outros – um dos fatores que foram decisivos para a escolha da agência.


Considerando o fato de que o núcleo da Porsche Brasil tinha se estabelecido há pouco tempo, foi lançado o Instagram da marca no primeiro dia do Salão, dia da coletiva de imprensa. O Facebook da marca também foi utilizado para comunicar o evento.

Além disso, a marca também enviou um press release para a imprensa com informações. O restante da divulgação ficou por conta de mídia espontânea.

Um dos grandes diferenciais do estande da Porsche foi o fato de que os carros da marca, que custam mais de R$ 450.000,00, estavam abertos para que os visitantes entrassem e se sentissem parte de uma experiência única promovida por uma marca considerada por muitos seu sonho de consumo.

O resultado foi visível: o estande foi um dos mais visitados do Salão, sempre cheio de fãs da marca, que fizeram fila para adentrar os carros. A área VIP, apesar de exclusiva, também recebeu mais de 3.000 convidados, entre eles clientes e potenciais clientes, que tornaram possível a venda de absolutamente todos os carros expostos no estande durante a feira.

O sucesso do estande da Porsche no Salão do Automóvel deve-se também a meses de dedicação da equipe Porsche e ao time da agência, composto por mais de 20 profissionais, que durante 10 meses dedicaram-se exclusivamente para que o projeto fosse um sucesso. A riqueza de detalhes fez com que a nossa equipe tivesse conhecimento do projeto por completo, o que garantiu transformar em realidade algo que parecia intangível.



Galeria de imagens
Overview do evento
       

 

Um dos grandes diferenciais do estande da Porsche foi o fato de que os carros da marca, que custam mais de R$ 450.000,00, estavam abertos para que os visitantes entrassem e se sentissem parte de uma experiência única promovida por uma marca considerada por muitos seu sonho de consumo.

O resultado foi visível: o estande foi um dos mais visitados do Salão, sempre cheio de fãs da marca, que fizeram fila para adentrar os carros. A área VIP, apesar de exclusiva, também recebeu mais de 3.000 convidados, entre eles clientes e potenciais clientes, que tornaram possível a venda de absolutamente todos os carros expostos no estande durante a feira.

O sucesso do estande da Porsche no Salão do Automóvel deve-se também a meses de dedicação da equipe Porsche e ao time da agência, composto por mais de 20 profissionais, que durante 10 meses dedicaram-se exclusivamente para que o projeto fosse um sucesso. A riqueza de detalhes fez com que a nossa equipe tivesse conhecimento do projeto por completo, o que garantiu transformar em realidade algo que parecia intangível.


O Salão do Automóvel de 2016 significou foi um projeto desafiador que teve como desfecho um estande completo, com design inovador e padrões internacionais, repleto de visitantes durante todo o período. Adaptar o modelo de estande da Porsche para o Brasil foi um desafio que enfrentamos com criatividade e inovação utilizando nossos recursos e tecnologia para que o evento fosse um grande sucesso. O ambiente contou com um design único, elegância e tecnologia, o que valorizou ainda mais os veículos deixando o cliente satisfeito e garantindo o sucesso.

Galeria de imagens
WEC
Grande_interação
360
   

 

 

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