Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: INTEGRAÇÃO DE TALENTOS: ATLAS COPCO - FEIMEC 2016
Candidato: Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Cliente: Atlas Copco Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Panorâmica Atlas Copco FEIMEC 2016

FICHA TÉCNICA:

FEIMEC 2016: Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Edição: 1a
Organização e Promoção: Informa Exhibitions
Data: 03 a 07 de maio
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo - SP
Área de exposição: 43.000m2
Expositores: 500 marcas nacionais e internacionais
Público: 33.400 visitantes
Movimentação de negócios: 10,5 milhões
Periodicidade: Bienal
Estande ATLAS COPCO: 300m2 (12,00 x 25,00) Ilha.
Estilo: Construído com estrutura aérea.

APRESENTAÇÃO DA FEIRA: Promoveu o debate de grandes temas, tendências e desafios da indústria de bens de capital mecânicos.


APRESENTAÇÃO DO EXPOSITOR: ATLAS COPCO – Compromisso com a produtividade sustentável.
Atlas Copco, é um grupo industrial líder em compressores, equipamentos para construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem. O grupo fornece soluções sustentáveis para aumentar a produtividade dos clientes, através de produtos e serviços inovadores.

Fundada em 1873, em Estocolmo, na Suécia, como uma fabricante de produtos para ferrovias, inicia sua história no Brasil em 1910 e em 1955 e passa a oferecer assistência técnica a seus clientes no Rio de Janeiro, em instalações próprias.

Após 143 anos, a empresa é uma referência no setor, com posições de liderança mundial em compressores, ferramentas e perfuradores de rocha, mas também em muitas outras áreas de produtos.

Valores Fundamentais: Os valores fundamentais do grupo – interação, comprometimento e inovação – formaram o passado, criaram o presente e mantêm-se como orientação para o futuro


APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA DE IDÉIAS: Empresa com 16 anos de mercado, atua no segmento de eventos empresariais, desde a elaboração do briefing, até a realização do evento.

Participa do Prêmio Caio desde 2006 e, obteve até hoje várias premiações, entre elas: Melhores da Década.

Em 2015, pela 1ª vez, venceu a concorrência para construção do estande Atlas Copco, unidade compressores, 150m2, no evento FEIMAFE. Inscreveu o trabalho no Prêmio Caio 2015, estande de médio porte, e obteve classificação JACARÉ DE PRATA. Uma conquista reconhecida e comemorada pela equipe Atlas Copco.

Em 2016, volta a participar da concorrência. Neste ano, a Atlas Copco, uni duas unidades de negócios: compressores e ferramentas, e reserva 300m2 para exposição integrada.

Duplo desafio, entender mais uma unidade de negócios e suas necessidades.

Biblioteca de Ideias vence a concorrência, e este é o trabalho que apresentará a seguir.

Galeria de imagens
Folder FEIMEC 2016
Expo São Paulo - Panorâmica
     

 

Com o tema INTEGRAÇÃO DE TALENTOS, gostaria que os leitores pensassem não somente no desenvolvimento deste trabalho, mas na história da empresa, na construção da marca, nos profissionais que atuaram e atuam no mundo todo para este resultado, e principalmente nos brasileiros que com seu comprometimento e dedicação mostram o diferencial qualitativo de seu trabalho.

"O que um ensina e o outro aprende dobra a sabedoria da humanidade" (Fernando Brant).

Conhecer o produto e serviços da empresa, entender a estratégia de marketing, para apresentá-los de maneira diferenciada, é uma obrigação, em especial por se tratar de uma marca com 143 anos de mercado, sendo destes 61 no Brasil.

A integração que tivemos em 2015, nos levou a receber o Prêmio Jacaré de Prata, estande de médio porte, com o trabalho ATLAS Desafio de Gigante, na FEIMEC. Esta experiência colaborou para que completássemos um ciclo de aprendizado.

A maior lição que recebemos desta experiência, que envolveu a Biblioteca de Idéias, a unidade Tolls (ferramentas) e CT (compressores), é que somente a humildade de reconhecer os talentos individuais, pôde permitir com que todos contribuíssem para a realização desta exposição.

Da unidade Tools, representada neste trabalho por Patrícia Namba, destaco a simpatia, o profissionalismo e o respeito pelas necessidades e sugestões de seus colegas colaboradores, em especial de Fernanda Curcio e de todos de forma geral. Patrícia sabe reconhecer talentos, respeitá-los e se destaca entre eles.

Da unidade CT, representada neste trabalho por Fernanda Curcio, destaco a determinação, o comprometimento e a colaboração com excelentes referências criativas. Fernanda sabe reconhecer o valor da marca e trabalha por ela.

Eu, Mari Viana, da Biblioteca de Ideias, mediadora, fui a responsável por identificar possibilidades de apresentações diferenciadas, e junto com minha equipe encontrar as soluções.

SOBRE AS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS:
Da matéria prima, desenho da ferramenta e/ou equipamento, sua fabricação, armazenagem, distribuição logística, utilização, manutenção, quanta história, quanto talento.

SOBRE O MARKETING:
Inimaginável, quantas pessoas colaboraram nestes 143 anos, até o resultado de um elaborado Guide Line.

Em conjunto com o marketing da Atlas Copco Brasil, os profissionais de Arquitetura, Engenharia, Cenografia, Criação e Produção entre outras, podem trabalhar com a segurança de que estão no caminho certo.

O BRIEFING:

PROJETO E MONTAGEM:

Espaço: 300m² (25,00m X 12,00m) – construído – ilha

Em novembro de 2015, recebemos o convite de nossa primeira reunião de briefing, com as responsáveis pelas 2 unidades de negócios, ambas dirigentes, jovens, com excelentes referências, deixaram claro o objetivo de um trabalho bem elaborado.

Importante lembrar que é uma empresa centenária, sólida, por vezes conservadora, mas também reconhecida pelo excelente design em especial das ferramentas profissionais. Então como objetivo, encontrar um bom ponto de equilíbrio entre o criativo e o clássico.

Solicitações:
Palavras de Ordem: Inovador, Moderno, Criativo, Diferente, ótima circulação, adequada apresentação de produtos e serviços, utilização máxima das cores do guide line (cinza, azul, amarelo, roxo, verde petróleo).

- respeitar guide line da marca. Preferencial: Azul, cinza. Demais cores nos detalhes.
- Desenvolvimento de 02 projetos de estruturas aéreas. Desta forma, uma opção mais conservadora, uma mais moderna.
- Necessidade de apresentar uma mídia interativa, portanto desenvolver displays para tablets e selecionar outros equipamentos adequados para a boa exposição dos produtos e serviços.
- Criar espaços para aplicação de comunicação visual.
- Sala de cursos, para apresentação de palestras.
- Paisagismo.
- Balcões de atendimento e informações.
- Bar integrando às 2 unidades de negócios.
- Mesma divisão percentual de espaço para ambas as unidades.
- Piso com detalhes.
- Conforto nas áreas de atendimento.

TOOLS:
- Pensar equipamento para exposição, a qual utilize ferramentas de aperto (solução parceria com Scania e apresentação de um motor caminhão).
- Criar balcões exposição, com conforto para atendimento.
- Destaque para um dos equipamentos, preferencialmente com base giratória (executada no Power Focus).
- Pintar peça para exposição (pois a mesma estava com pintura toda raspada).

COMPRESSORES:
- Manter a boa disposição das máquinas, pensar na circulação dos visitantes.
- Desenhar um display, com água quente a 40º para apresentar uma solução.
- Apresentar área para soluções de serviços (aproveitamos parede externa depósito).

Como pedido, foram apresentadas 2 opções de projeto.

Venceu a mais arrojada:

Distribuição das áreas Compressores e ferramentas, privilegiando área de exposição, destaque para as áreas de circulação, integração e cursos.

Estruturas aéreas em ferro, iluminação interna, acabamento em lycra.

Displays Inovadores.

Galeria de imagens
1 foto - Compressores
1 projeto - Compressores
2 foto - Air Net
2 projeto - Air Net
3 foto - Esquina Motor Scania
3 projeto - Esquina Motor Scania
4 foto - Esquina Power Focus
4 projeto - Esquina Power Focus
4 foto - Power Focus
4 projeto - Power Focus
5 foto - Cursos
5 projeto - Cursos
6 foto - Interna Atendimento
6 projeto - Interna Atendimento
7 foto - Lateral Tubos
7 projeto - Lateral Tubos
8 foto - Lateral
8 projeto - Lateral
9 foto - Painel Bolhas
9 projeto - Painel Bolhas
10 projeto - Parede Soluções
10 foto - Parede Soluções
11 foto - Púlpito
11 projeto - Púlpito
12 foto - Lateral Bar
12 projeto - Lateral Bar
13 foto - Bar
13 projeto - Bar
   

 

Na FEIMEC 2016, nossa empresa foi desafiada desde as primeiras reuniões de briefing, pois a direção desejava não somente apresentar seus produtos, mas apresentá-los de forma inovadora.

Destacamos então alguns dos itens que contam parte deste trabalho:

1) APÓLICE DE SEGUROS:

Desde janeiro de 2015, a biblioteca de Ideias, com apoio de sua corretora de seguros, desenvolveu um seguro específico para cada um de seus eventos, de maneira que desde a montagem até a desmontagem, uma cuidadosa apólice de seguros é elaborada para dar cobertura a eventualidades.

Sabemos que ninguém gosta de falar de acidentes, nem nossa equipe.

Sabemos o quanto, inclusive, é difícil se tocar neste assunto, pois há quem pense que elaboramos o seguro por quaisquer inseguranças.

Ao contrário, entendemos que o preço de um eventual acidente, pode até ser possível de ser pago, todavia o custo emocional das pessoas envolvidas e o valor das marcas em exposição, precisam acima de tudo serem considerados.

A Biblioteca de Ideias, no estande ATLAS COPCO, considerou a apólice de seguros, e o fará sempre em todos os seus eventos.

1.a) Desafios:

Fazer com que o mercado de clientes expositores, não entenda a contratação de um seguro, como uma insegurança, mas como um item de cuidado, no qual pessoas e marcas são preservados.
• Embora seja item constante na maioria dos manuais de normas das organizadoras, este item ainda não é considerado por montadores e expositores.

2) PAINEL DE BOLHAS – ÁGUA QUENTE:

Display estruturado em madeira, com placa acrílica, com água, complementado com solução de engenharia desenvolvida pela fábrica do produto e pela produção da Biblioteca de Idéias, pois até então nunca se havia construído um equipamento com água quente.

Este foi o desafio: a água deveria estar aquecida o mais próximo possível de 40º para demonstrar o serviço.

2.a) Desafios: Desenvolver o sistema pela 1ª vez com estas soluções de acabamento (acrílico e água com luz de led), testar e garantir que o mesmo funcionasse em tempo integral na feira.

A solução ficou tão adequada, que foi exposta em outra feira do setor, Expo Usipa, em Ipatinga Minas Gerais, e após a feira, o equipamento ficará exposto na recepção da fábrica Atlas Copco em Barueri.

3) PINTURA ELETROSTÁTICA:

O equipamento já havia sido usado em outras feiras, estava com pintura comum, e desgastada, não apropriada para exposição.

Para que fizesse uma excelente apresentação, assumimos a responsabilidade de retirar o produto na fábrica, levá-lo a empresa de pintura profissional, a qual inclusive já atendia Skania (soubemos isso depois), para que inclusive o pantone do cinza fosse respeitado. Este produto teria exposição no estande em espaço próximo ao motor Skania.

3.a) Desafios: Este não era um produto de responsabilidade da montagem, todavia o comprometimento com os resultados, nos levou a colaborar e encontrar a solução adequada.


4) POWER FOCUS:

O equipamento se assemelha em tamanho e formato a uma CPU de computador. O equipamento é muito pequeno.

A solução encontrada, criar um display que o colocasse com imponência, na altura dos olhos, e que tivesse um mecanismo giratório, desta forma, ele seria o destaque da área.

Pensamos em construir este giratório, após pesquisa, encontramos empresa profissional que aluga o equipamento. Portanto, alugamos e resolvemos este item com solução adequada.

4.a) Desafios: O produto era pequeno, consideramos que conseguiríamos a solução em casa, todavia, o peso do equipamento: 5kg, mais o peso da madeira MDF, na pré-montagem, nos levou a necessidade de busca de uma solução profissional de equipamento giratório.


5) DISPLAYS PARA TABLETS:

Para apresentação de serviços em 8 pontos distintos, estudamos soluções de equipamentos visuais. A melhor e definida foi a utilização de tablets.

Foram usados 2 modelos de tablets, um de propriedade da ATLAS COPCO, outro alugado.

Para isso, recolhemos os modelos na ATLAS COPCO e no fornecedor, moldamos acrílicos para recebê-los, protegê-los e fixá-los nos displays.

Parte deles desenvolvemos displays específicos, parte deles foram instalados no display power focus, e parte na parede soluções em eficiência.

5.a) Desafios: Os equipamentos tablets, são eficientes, mas precisariam da solução para fixação e para garantir sua segurança durante o período de exposição. A mesma, após alguns testes de construção de modelos, foi resolvida com o recolhimento de 02 amostras, para perfeita execução. Evitamos um pouco esta solução, por conta do valor dos equipamentos, mas foi necessário os mesmos na execução das peças.


6) PAREDE – SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA:

Como o número de soluções que se determinou apresentar eram muitas e seus formatos de apresentação variados, pois ia desde o painel do próprio produto, como tablets, como TV de 22 polegadas, definimos a parede estruturada para receber os equipamentos e a aplicação dos produtos, em parte com a solução do acrílico para tablete, em parte com a moldura para os produtos.

6.a) Desafios: Vários itens a serem embutidos na parede, nos levou a disponibilizar um profissional em tempo integral, somente para execução deste trabalho. Anterior a isso, um extenso estudo com a equipe de comunicação visual, trouxe o resultado da impressão de imagem, com as informações importantes para compreensão dos produtos.


7) APLICAÇÃO DE LEDS – NOS EQUIPAMENTOS COMPRESSORES:

Para melhor iluminação interna dos equipamentos, pois foram expostos abertos, foi aplicado cordões de leds em seu interior.

7.a) Desafios: Leds, não somente aplicados nas bases, como também na parte interna dos equipamentos, permitiram melhor destaque de suas peças.

8) TECIDOS NAS ESTRUTURAS AÉREAS:

Desde a apresentação de 02 soluções em estruturas aéreas, e a seleção das colunas azuis, nos empenhamos em conseguir a execução no azul com o pantone da ATLAS COPCO. Realizamos este item como solicitado.

8.a) Desafios: No galpão de montagem, realizamos a pré-montagem da peça, com teste durante a noite para melhor noção do resultado de luz. A solução incial, por conta do pantone seria a lona impressa no pantone, todavia, esta solução apresentou o dobro de custo de confecção.

Então decidimos por tecido.

Após busca nos principais fornecedores, encontramos um tecido que ficaria dentro do pantone azul. Nosso fornecedor confirmou disponibilidade em estoque.
Ao ser aprovado o orçamento, constatamos que nosso fornecedor havia se enganado. Que não havia material disponível, e que inclusive a cor selecionada era da coleção 2015, não mais fabricada.

Este mesmo fornecedor, nos indicou várias lojas, e percorremos todas e outras mais. Fato, não havia mais este tecido no mercado.

Uma destas balconistas, nos indicou uma fábrica concorrente da que havíamos selecionado.

Fomos até a fábrica, a qual tinha tecido na mesma tonalidade, mas não tinha em estoque, nem previsão de fabricar, mas nos forneceu lista de alguns distribuidores no Brasil.

Resultado: Encontramos parte do tecido em São José do Rio Preto e parte do tecido em São Paulo. Compramos todo estoque no Brasil, pois os demais distribuidores e lojistas, não possuíam mais nenhum pedaço.

A conta foi exata: 34 colunas de luz, sendo que a de número 34, obteve seu tecido costurado com uma emenda, parte da sobra dos 02 rolos adquiridos.

Durante os testes, descobrimos também que se diminuíssemos as colunas em 8cm na altura, e emoldurássemos os cantos, a aplicação de luz daria melhor resultado, e o reator não ficaria aparente. Então refizemos a peça modelo, aprovamos e construímos as demais nesta nova medida.


RESUMO GERAL:

Ao inscrever este case, somos lembrados de vários desafios, alguns nem sequer imaginados no início do trabalho.

Não planejados:
Motoboy que vai e vem, para assuntos diversos,
Compra urgente de blusa de frio para recepcionistas,
Falta tecido para execução colunas azuis no pantone,
Atraso na criação das imagens conclusivas na véspera estande,
Aumento de mesas (com adesivo) e banquetas no estande durante a feira,
Aniversário de uma colaboradora durante a feira: Compra de bolo e comemoração geral.

Portanto, o trabalho em equipe, tanto da equipe de produção quanto da equipe de colaboradores do expositor e todos os demais fornecedores que integram as soluções, sempre será imprescindível, pois sem ele jamais chegaríamos ao resultado apresentado.

Galeria de imagens
Display Air Net
Display Focus 6000
Display Pintura Eletrostática
Display acrílico - Tablet - Exposição Ferramentas
Exposição Soluções
Display Painel Bolhas - Água temperatura 40 graus
       

 

FATOS EM DESTAQUE NA SUA HISTÓRIA:

Líder Mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial, confirma por sua história a escolha acertada de seus dirigentes.

Neste período, a presidência foi ocupada por 11 presidentes. Atualmente possui mais de 44.000 empregados comprometidos ao redor do mundo.

O grupo vende para mais de 180 países, sendo que 80% das vendas são para usuários final.

Classificada em 23º na lista global das 100 maiores empresas.

Empresa de serviços estável: Mais de 40% das receitas são geradas de serviços (peças sobressalentes, manutenção, reparos, itens de consumo, acessórios e locação).

Estas receitas são mais estáveis que as vendas de equipamentos e fornecem um sólido fundamento para a empresa.

Assinam este trabalho milhares de colaboradores no mundo, que atuaram e atuam ao longo de sua história, e merecem ser lembrados e reconhecidos pelos resultados.

Apresentaremos a seguir:

- Destaque resultados FEIMEC:

Reutilização display painel de bolhas (por sua performance na apresentação do produto), em outra feira do setor (Expo Usipa - Ipatinga - Minas Gerais);

Reaproveitamento do mobiliário da sala de cursos na fábrica Atlas Copco de Barueri.

RESULTADOS FEIMEC:

Segundo seus dirigentes, mais de 2.500 clientes visitaram o estande.

O valor de oportunidades de negócios gerados, foi em torno de 03 vezes o valor de investimento na feira.

UNID. COMPRESSORES – DEPOIMENTOS DOS COLABORADORES QUE ATUARAM NO ESTANDE ATLAS COPCO:

“...Estávamos trabalhando em um projeto com uma das maiores indústrias de bebidas do mundo, para a venda de um compressor centrifugo de mancal magnético. Esta máquina é a mais eficiente no mundo, para as mesmas características de vazão e pressão. Convidamos o cliente para conhecer o equipamento na feira. O cliente ficou muito impressionado com a máquina e depois de algumas semanas confirmou a aquisição do equipamento.”

CAMPANHA A PARTIR DA FEIMEC:
Foi criada uma campanha a partir dos contatos realizados na FEIMEC.

Abaixo números que resumem os resultados da área de COMPRESSORES, a partir desta campanha.

Foram criadas 69 leads (dicas de negócio), das quais já conseguimos fechar R$ 68.000,00 em negócios e temos outros R$ 318.500,00 em oportunidades em andamento.

UNID. FERRAMENTAS – DEPOIMENTOS DOS COLABORADORES QUE ATUARAM NO ESTANDE ATLAS COPCO:

“... O que temos são LEADS que foram gerados na Feira e que agora estamos dando seguimento com atividades. Todos são potenciais e podem, ao longo do tempo, CONCRETIZAR VENDAS.”

Estação SQS (Single Quality Station):
- AGCO Valtra (Mogi das Cruzes) com lead de R$ 4.000.000,00

Estação SW ToolsNet:
- AGCO Valtra (Mogi das Cruzes) upgrade de versão para TN8 com lead de R$ 350.000,00
- Honda (Sumaré) com lead de R$ 800.000,00

PST – Prensa (apenas conjuntos, sem levar em conta a solução engenheirada):
- AGCO Valtra (Mogi das Cruzes) com lead de duas PSTs, R$245.000
- Mercedes Benz do Brasil (SBC) com lead de duas PSTs, R$290.000
- SCANIA (SBC) com lead de uma PST, R$100.000
- Benteler (Campinas) com lead de uma PST, R$100.000

- Magna Cosma: gerou lead mas ainda não avaliamos o tamanho da oportunidade

Power Focus:
- Magna Seating, 10 conjuntos de sistemas de aperto com lead de R$750.000,00

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

Os depoimentos e dados acima destacados, foram informados pelos colaboradores ATLAS COPCO, que trabalharam no estande na FEIMEC, responderam gentilmente ao meu pedido de informação de dados para inserir no PRÊMIO CAIO 2016.

São eles:

Fernanda Curcio – Gerente de Comunicação
Mauren Gallardo – Gerente de Comunicação
Ricardo Brandão - Product and Sales Manager - Blowers : Oil Free Air Division
Ive Dourado – Engenharia de Produto

Patricia Namba – Gerente de Comunicação
Carlos Longarço – Gerente de Marketing

Galeria de imagens
Panorâmica
Panorâmica
Apresentação produto
recepcionista Atlas Copco
Cursos
Colaboradores Atlas Copco
Colaborador Atlas Copco
Colaboradoras Atlas Copco
Comunicação Visual
Panorâmica
Brinde Sacolas TNT
Recepção Atlas Copco Barueri
Feira Expo Usipa - Painel Bolhas
Colaboradores Atlas Copco
 

 

 

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