Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DO EVENTO DIAMANTES AFRICANOS EM CAPE TOWN
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Serviços
Estado: Exterior
Troféu Projesom
Categoria: Comunicação Visual
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.
Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência boutique se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do planeta. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Goiás. E também em destinos internacionais como Lisboa, Miami, Cape Town e Cancun.

O Evento
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Cape Town, na África do Sul, criando desde o seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e de cenografia.

Vídeo


Explicaremos a comunicação visual a seguir, mas antes algumas informações sobre o que era o evento:

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

A viagem teve as características abaixo:
Título: XV Encontro de Corretores Diamante
Tema: Diamantes Africanos
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio e os Corretores, valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio e quem é Diamante
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras, 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 169
Local: The Table Bay Hotel
Data: 10 a 16 de abril de 2016

a) Conceito
Para dar início ao projeto, começamos pela criação do tema. Para este evento buscamos um nome com peso, sofisticação e que ao mesmo tempo está ligado diretamente à África do Sul e aos corretores Diamante. Para isso procuramos um termo para vender as duas ideias e dentro desse pensamento chegamos em “Diamantes Africanos”.

Desenvolvemos uma composição que buscava dizer que durante os dias do encontro, os participantes se sentiriam parte do continente, viveriam uma experiência única, que não se poderia comprar. Testemunhariam a África de verdade, no que de melhor ela tinha a oferecer.

Com o nome e o conceito quisemos demonstrar que a África do Sul possui os maiores e mais valiosos diamantes do mundo. Então, o corretor, que é tão importante e inestimável para a Tokio Marine, não poderia ficar de fora dessa viagem. Afinal, é um grande diamante que merece ser reconhecido como tal.

b) A Prancha Conceito
Após a criação da linha inspiracional, precisávamos de uma comunicação visual forte que nortearia todo o evento. Por isso, seguimos dois objetivos principais: demonstrar a África e Cape Town em suas essências e também toda a sofisticação de uma viagem Diamante. A África e Cape Town estavam no ícone desenvolvido para a logo. Juntamos dois elementos conhecidos como símbolos nacionais. Os diamantes, pelos quais o país é muito conhecido, afinal é um dos maiores produtores do mundo, e o ponto turístico mais famoso de Cape Town: a Table Mountain.

Com os dois, desenvolvemos uma fusão criativa que resultou em uma marca bastante forte e expressiva que passa a ideia de riqueza, exclusividade e preciosidade. É também baseada nas sofisticadas marcas dos clubes de polo de Cape Town, nos rótulos de vinho da região e nas marcas inglesas tão presentes na cidade.

A fonte do logo, com base manuscrita, busca também demonstrar a ideia de que esse encontro foi feito com todo cuidado para eles, a quatro mãos, que cada detalhe foi pensando para que ele possa aproveitar ao máximo. A fonte escolhida, fina e estilizada, remete a algo superior.

As cores marrom, verde e dourado foram definidas para amarrar todo esse conceito visual e para nos passar a sensação Diamante.

c) A amarração do conceito
Depois de desenvolvido o tema e a base da identidade, era o momento de criar a amarração necessária para o evento, seus dias e para que todo o material gráfico fosse criado dentro de uma ideia central. E para isso partimos do fato de que entre os maiores e mais preciosos diamantes já encontrados na história, a maior parte deles teve origem no continente africano, mais precisamente em países como a África do Sul, Quênia, Congo e Tanzânia. Por isso, durante a viagem, quisemos contar, aos poucos, as curiosas e ricas histórias dos principais deles, fazendo uma comparação e uma relação com a história de sucesso dos nossos convidados e, ao final, demonstrar que a mais valiosa de todas as pedras preciosas, para nós, esteve presente durante todo o nosso encontro: cada um dos corretores. A cada dia focamos também nas características que diferenciam os diamantes de todas as outras pedras preciosas como: o brilho, a preciosidade, a raridade e seu grande valor.

Abaixo como dividimos os principais momentos do evento:

Dia 1: Tanzanite - O Brilho de Cape Town
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Cor base: Azul
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.

Dia 2: Golden Jubilee - A Preciosidade da Savana
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Cor base: Azul
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.

Dia 3: Earth Star - Os Raros Sabores da Terra
O Earth Star Diamond foi encontrado na Mina de Jagersfontein (África do Sul), em 1967. Depois de polido foi descoberto que esse diamante estava entre os mais incríveis marrons já encontrados. O nome foi dado, pois a terra revelou uma raridade que estava guardada abaixo de 2.500 pés de profundidade. A “Estrela da Terra” no evento Diamante foi representada pelo raro sabor do vinho em uma manhã incrível saída diretamente de um filme.
Cor base: Vinho/Bordô
Programação: Criamos um evento de polo em uma vinícola frequentada pela família real britânica, degustação de vinhos e chocolates em uma das mais famosas vinícolas da região e jantar gastronômico no restaurante Pigalle.

Dia 4: Cullinan - O Valor do Maior de Todos os Diamantes
O diamante escolhido como base para o tema desta noite foi o Cullinan. Pense no diamante mais famoso e desejado do mundo. Algo único, raro, perfeito e com um valor que não se pode medir. Esse é o Cullinan e também o significado para a Tokio Marine de cada um dos corretores que fizeram parte do encontro. Então para este dia final, quisemos fazer uma homenagem e um reconhecimento a todos partindo desse conceito.
Cor base: Prata
Programação: Proporcionamos um tour de helicóptero pela cidade e cerimônia de premiação em uma vinícola renomada da região.



d) As peças
Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acamento. Abaixo, exemplificaremos algumas delas:

- Prancha Conceito
- Identidade Visual
- Aplicativo

- E-mails e Convites Online
Com recortes especiais que representavam um Diamante, além de efeito “instagram” nas fotos apresentadas.

- Kit Véspera
Caixa especial com impressão dourada, folheto com faca especial e laminação envernizada, tags de bagagem em couro e nominais, além de uma cinta que envolvia um cobertor de mangas que foi dado de brindes.

- Carta de Boas-Vindas
Carta com faca especial baseada na bandeira da África do Sul para preenchimento dos diretores com os convidados como destinatários.

- Bilhete de Boas-Vindas
Bilhete de boas-vindas com adesivos especiais. Ao retirá-los os convidados descobriam os diamantes de cada dia respectivamente.

- Bilhetes de Noites
Cada um com uma diferente faca especial no formato do diamante do dia e aplicação de verniz de reserva.

- Bilhete Mandela
Bilhete especial Nelson Mandela. Ao abrir encontrava resposta à frase que tinha início na capa. Estava ligado ao passeio do dia.

- Bilhete Leão
Bilhete Safari com técnica de barras paralelas intercaladas por fendas transparentes, formando movimento do leão.

- Bilhete de Despedida
Faca especial e dobras que revelam informações de check-out e mensagem de agradecimento.

- Jogos Americanos
Com informações sobre a história do diamante de cada dia.

- Totens
Com formatos especiais do mapa da África e dos Diamantes de cada dia.

- Cardápios
A3, dobrado, com fotos do que seria degustado e traduzidos em Portugal.

- Cenografia da Noite Tanzanite
- Cenografia da Noite Golden Jubilee
- Cenografia do dia e da Noite Earth Star
- Cenografia da Premiação com tema Cullinan
- Apresentações em Power Point
- Entre várias outras

Foram mais de 35 layouts de peças gráficas, 45 layouts cenográficos entre painéis e totens e 7 diferentes tipos de apresentações de power point.

Dois designers trabalharam por 60 dias no desenvolvimento desta comunicação visual.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
Caixa Kit Véspera
Kit Véspera
Kit Véspera
Kit Véspera
Bilhete Chegada
Bilhete Chegada
Bilhete Despedida
Bilhete Despedida
Bilhete Temático História
Bilhete Temático História
Bilhete Temático Safári
Bilhete Temático Safári
Teaser Eletrônico
Bilhete Presente
Cardápio
Cinta
Carta Diretores
Carta Diretores
Convite Noite
Convite Noite
Convite Noite
Convite Noite
Convite Noite
Convite Noite
Totem
Totem
Totem
Totem
Prancha Tokio Classic
3D Noite Tanzanite
3D Noite de Premiação Cullinam
         

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1-Como alcançar nossos participantes por meio da comunicação visual? Tivemos o cuidado de desenvolver uma linha completamente sofisticada que remetesse diretamente ao tema escolhido "Diamantes Africanos". E isso se deu por meio da escolha das cores, das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na escolha de materiais a serem utilizados. Quando pensamos na comunicação visual, também tentamos trazer um layout que pudesse funcionar em pequenos e grandes formatos, tanto para pequenos bilhetes, como para um palco de mais de 12m de comprimento.

2–Como deixar os participantes informados antes, durante e depois da viagem, sem a necessidade de um plantão e utilização de papel? Para isso foi desenvolvido o aplicativo. Por meio do celular o participante poderia acessar agenda, o itinerário, a programação, dicas, conhecer em detalhes os locais que seriam visitados e tirar dúvidas com a Tokio Marine em real time, 24 horas por dia.

3-Como encontrar empresas locais para tornar reais os nossos layouts e ideias? Estivemos na África por mais de 2 vezes, realizando reuniões, visitando gráficas de pequeno e grande formato, escolhendo formatos de impressão e papeis e imprimindo diversas amostras. Utilizamos três empresas diferentes para dar a melhor solução ao evento, todas empresas situadas na África do Sul. Essas empresas imprimiram: todo o material gráfico do evento como bilhetes, placas, folders, crachás e todos os painéis e totens cenográficos.

4 – Como fazer um projeto cenográfico tão complexo na África do Sul?
Como o evento necessitava de uma cenografia muito temática/artesanal, pesquisamos muitos fornecedores e elegemos um que nos atendia. Todo o conceito, projeto 3d e memorial descritivo foi concebido pela Alternativa F e executado pelo fornecedor local.

Como resultado geral, a comunicação visual do evento “Diamantes Africanos” de Cape Town foram um sucesso e pudemos enxergar isso tanto pelos leads gerados na viagem quanto pelos
resultados medidos pela própria seguradora.

Logo após o evento, foi feita uma pesquisa de satisfação com os mais de 200 participantes e o resultado não poderia ser melhor: 99% de satisfação geral do público presente e o item comunicação visual também foi avaliado como 99%.
Resultado maior do que as viagens realizadas nos anos anteriores.

A receita da parte de produção de materiais gráficos/cenografia foi de mais de R$ 200 mil.

Abaixo, estão os números gerais da comunicação visual:

Equipe de Layout: 2 profissionais, trabalhando 8 horas por dia, durante 2 meses.

Equipe de Gráficas: 10 profissionais entre finalizadores e produção.

Equipe de Cenografia: 3 profissionais de coordenação e 7 montadores.

Mais de 500m² de lona impressa.
Mais de 4.500 páginas de papel impressas.

O comércio local foi movimentado, pois todos as impressões e materiais cenográficos foram comprados diretamente com fornecedores locais, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com o nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

 

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