Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: AÇÕES DE MARKETING PARA A VIAGEM DE INCENTIVO TOKIO MARINE NA ÁFRICA DO SUL
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Serviços
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência boutique se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do planeta. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Goiás. E também em destinos internacionais como Lisboa, Miami, Cape Town e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expetativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Evento:
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Cape Town, na África do Sul. Porém, antes disso, ao lado da empresa, a agência foi convidada a criar estratégias de marketing e ações para ajudar a divulgar a viagem e como consequência aumentar as vendas dos produtos e serviços Tokio Marine.

Galeria de imagens
         

 

Vídeo


Para estimular as vendas e produtos Tokio Marine e principalmente para vender o Destino Diamante e fazer os corretores se interessarem em divulgar a empresa, foram criadas uma série de ações de marketing.

Ação 1: Estande Temático e Exposição de Marca em Foz do Iguaçu
A maior delas foi transformar a presença da Tokio Marine no Conec, na venda do destino África do Sul, criando um espaço temático que deveria atrair os corretores e trazer o destino para o evento, deixando uma água na boca e um gostinho de quero mais.

Pórtico de Entrada: Estrategicamente posicionado na entrada da feira, criamos um pórtico que a primeira vista, já pudesse demonstrar o objetivo do estande, por isso, montamos duas grandes colunas com texturas africanas que seguraram o logo da Tokio Marine. Na frente das colunas posicionamos duas esculturas de girafas com altura de 1,6m cada.

Decoração cheia de detalhes: A parte de decoração fez com que o estande ficasse ainda mais tematizado. Para compor o ambiente usamos: esculturas de bonecas africanas nos bistrôs, velas com animal print nas mesas, um elefante grande e letras em madeira com a palavra “África” no bar, 2 grandes girafas de madeira, 2 tapetes sintéticos com estampas de zebras e grandes velas em madeira para complementar as laterais do estande.

Área de Relacionamento: Logo atrás da entrada, distribuímos duas tvs com os logos das corretoras presentes. Próximo as tvs e de forma centralizada tínhamos o palco que era todo de bambu e que continha um painel com a comunicação da campanha de incentivo “Nosso Corretor”. Nesta área também tínhamos 48 lugares para os corretores sentarem que foram montados de duas formas: bistrôs altos com banquetas e mesas baixas adesivadas com animal print e cadeiras estilizadas.
Para deixar os corretores ainda mais animados, durante as manhãs tínhamos sonorização ambiente com música Africana e as tardes/noites tínhamos música ao vivo tocada pelo artista Ito Moreno.

Bar e Copa: Como pensamos em todos os detalhes, desenvolvemos junto com o hotel um cardápio temático que misturava o Brasil e a África. O cardápio, que mudava dia a dia, foi demonstrado através de um quadro de madeira idêntico a um dos restaurantes mais tradicionais da África do Sul.
Veja alguns exemplos do que servimos:
Sosatie com Sotaque Brasileiro: Espetinho de carne com vegetais
Abrazô com Camarão: Pérolas de milho com camarão
Bolinho Zulu: Croquetinho de feijoada
Bewtong Escondidinho: Escondidinho de carne seca
O favorito de Nelson Mandela: Mini sanduíche de boerewors (linguiça apimentada)
Torta da Colonização Inglesa: Mini quiche de alho poro com brie

Um diferencial da parte de alimentos e bebidas é que vestimos todos os garçons com batas africanas para que o convidado se sentisse verdadeiramente na África.

Ativações: A ativação do estande deveria ser institucional e ao mesmo tempo temática, por isso, montamos um fundo kroma-key onde o convidado podia tirar fotos em diferentes cenários da África do Sul: com um elefante, com um leão ou no famoso hotel 6 estrelas de Sun City. Acompanhando a ativação criamos um colete, um binóculo e um chapéu personalizado de safari para que todos pudessem se caracterizar. A foto era feita na hora e ia para um calendário do próximo ano (2016) que continha informações sobre os produtos e serviços da Tokio Marine. A ativação foi um sucesso e rendeu as mais diferentes e divertidas fotos como você pode conferir abaixo.
Outra ativação secundária que tivemos foi um totem em que o participante podia fazer check in no estande pelo Facebook, postar uma hashtag e subir a imagem para as redes sociais.

Exposição da marca: Como ação especial de exposição de marca no Congresso, a Seguradora exibiu um painel durante todo o mês de outubro no saguão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Além disso, a Companhia teve o logo plotado no vidro traseiro de uma frota de 60 táxis da cidade, por um período de 15 dias.

Ação 2: Criação de uma página do Facebook e aplicativo do evento
A equipe de marketing e de TI da Tokio Marine Seguradora, desenvolveram um aplicativo de celular onde os participantes do incentivo poderiam se informar da agenda da viagem, ver fotos dos locais, sanar dúvidas sobre vestimentas e clima e colher informações importantes sobre documentação. Uma curiosidade muito interessante desse aplicativo, foi que os participantes podiam usá-lo para tirar dúvidas com a organização. Eles entravam, faziam perguntas e nós respondíamos em “real time”.

Além disso, uma página no Facebook foi desenvolvida para fazer a manutenção da viagem. O conteúdo desta página continha curiosidades e dicas sobre o local.

Ação 3: Kits pré-evento
Com cerca de um mês de antecedência para o embarque, os nossos Convidados Diamante receberam um kit véspera exclusivo e customizado com alguns itens essenciais. Dentro desta caixa encontraram um guia informativo com tudo o que precisavam saber sobre o destino, o hotel, as noites e os seus trajes respectivos, além de dicas sobre a moeda local, clima, fuso horário, tributos, bagagens, passaporte e vacina obrigatória. Além do guia, receberam tags de bagagem personalizados e cobertores de manga para utilizarem durante o voo.

No dia do embarque, para uma viagem ainda mais confortável, os convidados ganharam um kit viagem com uma pequena bolsa térmica que continha um lanche, chocolates personalizados do evento e revistas para passatempo.

A seguir, de forma resumida, apresentaremos como foi a viagem internacional como forma complementar as ações citadas acima:

A viagem teve as características abaixo:
Título: XV Encontro de Corretores Diamante
Tema: Diamantes Africanos
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio e os Corretores, valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio e quem é Diamante
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras, 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 169
Local: The Table Bay Hotel
Data: 10 a 16 de abril de 2016

Para dar início ao projeto, começamos pela criação do tema. Para este evento buscamos um nome com peso, sofisticação e que ao mesmo tempo está ligado diretamente à África do Sul e aos corretores Diamante. Para isso procuramos um termo para vender as duas ideias e dentro desse pensamento chegamos em “Diamantes Africanos”.

Desenvolvemos uma composição que buscava dizer que durante os dias do encontro, os participantes se sentiriam parte do continente, viveriam uma experiência única, que não se poderia comprar. Testemunhariam a África de verdade, no que de melhor ela tinha a oferecer.

Com o nome e o conceito quisemos demonstrar que a África do Sul possui os maiores e mais valiosos diamantes do mundo. Então, o corretor, que é tão importante e inestimável para a Tokio Marine, não poderia ficar de fora dessa viagem. Afinal, é um grande diamante que merece ser reconhecido como tal.

Depois de desenvolvido o tema, era o momento de criar a amarração necessária para o evento, seus dias e para que todo o material gráfico fosse criado dentro de uma ideia central. E para isso partimos do fato de que entre os maiores e mais preciosos diamantes já encontrados na história, a maior parte deles teve origem no continente africano, mais precisamente em países como a África do Sul, Quênia, Congo e Tanzânia. Por isso, durante a viagem, quisemos contar, aos poucos, as curiosas e ricas histórias dos principais deles, fazendo uma comparação e uma relação com a história de sucesso dos nossos convidados e, ao final, demonstrar que a mais valiosa de todas as pedras preciosas, para nós, esteve presente durante todo o nosso encontro: cada um dos corretores. A cada dia focamos também nas características que diferenciam os diamantes de todas as outras pedras preciosas como: o brilho, a preciosidade, a raridade e seu grande valor.

Abaixo como dividimos os principais momentos do evento:

Dia 1: Tanzanite - O Brilho de Cape Town
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.

Dia 2: Golden Jubilee - A Preciosidade da Savana
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.

Dia 3: Earth Star - Os Raros Sabores da Terra
O Earth Star Diamond foi encontrado na Mina de Jagersfontein (África do Sul), em 1967. Depois de polido foi descoberto que esse diamante estava entre os mais incríveis marrons já encontrados. O nome foi dado, pois a terra revelou uma raridade que estava guardada abaixo de 2.500 pés de profundidade. A “Estrela da Terra” no evento Diamante foi representada pelo raro sabor do vinho em uma manhã incrível saída diretamente de um filme.
Programação: Criamos um evento de polo em uma vinícola frequentada pela família real britânica, degustação de vinhos e chocolates em uma das mais famosas vinícolas da região e jantar gastronômico no restaurante Pigalle.

Dia 4: Cullinan - O Valor do Maior de Todos os Diamantes
O diamante escolhido como base para o tema desta noite foi o Cullinan. Pense no diamante mais famoso e desejado do mundo. Algo único, raro, perfeito e com um valor que não se pode medir. Esse é o Cullinan e também o significado para a Tokio Marine de cada um dos corretores que fizeram parte do encontro. Então para este dia final, quisemos fazer uma homenagem e um reconhecimento a todos partindo desse conceito.
Cor base: Prata
Programação: Proporcionamos um tour de helicóptero pela cidade e cerimônia de premiação em uma vinícola renomada da região.







Galeria de imagens
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Estande Temático de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Kit Véspera de Divulgação
Aplicativo Celular
Aplicativo Celular
 

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1 – Como deixar os concorrentes a viagem estimulados a participar, sentindo um gostinho da África do Sul?
Criamos um evento temático na maior feira do setor segurador. O estande foi composto de ativações, conforme explicado acima, que fizeram com que grande parte do público produzisse mais resultados para poder concorrer a essa inesquecível viagem.

2 – E como fazer a manutenção destas ativações de forma online?
Foram desenvolvidos aplicativo e a página de Facebook explicados anteriormente. Por meio do celular o participante poderia acessar agenda, o itinerário, a programação, dicas, conhecer em detalhes os locais que seriam visitados e tirar dúvidas com a Tokio Marine em real time, 24 horas por dia.

3 - Como encantar a todos com um kit véspera e como fazer com que ele tivesse mais vontade de viajar? Tentamos criar um kit com tudo o que precisavam saber sobre o destino, o hotel, as noites e os seus trajes respectivos, além de dicas sobre a moeda local, clima, fuso horário, tributos, bagagens, passaporte e vacina obrigatória. Além do guia, receberam tags de bagagem personalizados e cobertores de manga para utilizarem durante o voo.

4 – Como deixar o convidado confortável antes de viagem e fazer com que ele divulgasse o evento para outros corretores?
No momento do embarque, os convidados ganharam um kit viagem com uma pequena bolsa térmica que continha um lanche, chocolates personalizados do evento e revistas para passatempo.

Durante o evento, a área comercial da Tokio Marine expôs seu portfólio de produtos e serviços, que atendem tanto o Varejo quanto o segmento Corporate. Cerca de 50 profissionais, entre eles o presidente da Companhia, diretores, superintendentes e gerentes estiveram no estande da Seguradora para receber os corretores.

Segundo Valmir Rodrigues, Diretor Executivo Comercial da Tokio Marine, o estande e seu tema em África do Sul vendendo o PNC, o destino da viagem Diamante para os corretores que atingissem um ótimo rendimento e ações de marketing desenvolvidas, foram fundamentais para que 2016 fosse um ótimo ano, com grandes resultados.

“Preparamos um estande bonito e aconchegante para receber os visitantes e expor os benefícios da participação no PNC, principal programa de relacionamento que oferecemos aos nossos Corretores”, explica Valmir Rodrigues.
Em entrevista no primeiro trimestre deste ano, o presidente José Adalberto Ferrara, falou sobre os bons resultados que colocaram a Tokio Marine no sétimo lugar no ranking nacional e evidenciou o crescimento do volume de prêmios e a evolução do índice combinado. O dirigente também revelou projeções de dados do volume de prêmios em 2016 (cerca de R$ R$ 4,3 bilhões) e 2017 (R$ 5,03 bilhões). Ou seja, um excelente resultado final, onde mais e mais corretores participaram e venderam produtos Tokio Marine.
O estande foi um sucesso de público durante o evento. Ficou repleto de visitantes durante todo o dia e se transformou em um verdadeiro ponto de encontro dos corretores.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube