Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: AÇÕES DE MARKETING DO ESTANDE OXITENO NA ABRAFATI
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Oxiteno
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência boutique se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do planeta. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Goiás. E também em destinos internacionais como Lisboa, Miami, Cape Town e Cancun.

Sobre o cliente:
Antes de contar o evento em detalhes, precisamos explicar um pouco sobre quem é a Oxiteno:
A Oxiteno é uma empresa química de origem brasileira com atuação global, líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Presente em nove países, nas Américas, Europa e Ásia, sua estrutura conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela.

Sobre o Evento:
Mais importante evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2015 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reuniu empresas e profissionais que fazem a diferença na cadeia produtiva. Soluções para as demandas futuras do setor de tintas foram destacadas nas apresentações e nas discussões sobre as tendências e caminhos relacionados a matérias-primas, produtos, processos, tecnologias, aplicações, impacto ambiental, entre outros temas. Impulsionado pelo forte interesse internacional pelo Brasil e por seu imenso potencial, o evento foi uma ótima oportunidade para ter contato com as inovações, conhecer as tendências, prospectar novos clientes, fechar negócios, fazer networking e interagir com os mais importantes técnicos e executivos da indústria de tintas. Como a Oxiteno tem esse ramo de atuação, convidou a Alternativa F para fazer as ações de marketing e todas as outras atividades do estande.

Ficha Técnica:
Data do evento: 13 a 15 de outubro de 2015
Local do evento: Transamérica Expo Center - SP
Metragem do estande em ilha: 81m²

Galeria de imagens
         

 

O briefing do cliente:
No briefing enviado pelo cliente, o principal desafio era criar um ambiente para relacionamento com os clientes que permitisse mostrar que a Oxiteno oferece soluções químicas para o setor de tintas, além de superar as expectativas da diretoria fazendo um projeto melhor do que o ano anterior.

Algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:
Dividir o estande em quadrantes: decorativa (tintas para casa), industrial (vernizes – principalmente para deck), automotiva (tintas para carros) e embalagens (tintas para embalagens de leite, molho, etc)
Incluir uma sala de reunião para 6 pessoas
Chamar a atenção dos visitantes no estante, criando diferentes ativações de marketing
Distribuir um brinde institucional e que seja útil para o escritório ou vida pessoal
Considerar espaço para depósito e copa

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características desse evento incluindo uma pesquisa do que mais se adequava a este mercado, sempre lembrando o perfil do público e a imagem que a Oxiteno gostaria de passar.

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto fora do comum, sofisticado e com ativações de marketing estratégico que agradasse um comitê de aprovação de, aproximadamente, 4 pessoas.

Após algumas reuniões de brainstorms, chegamos à conclusão de que o estande deveria seguir o seguinte caminho:

- Ter uma paleta de cores relacionadas ao mercado, já que para cada mercado esse cliente usava uma cor diferente.

- Separar o estande em 4 áreas, onde cada uma delas demonstraria um segmento diferente de tintas.

- Posicionar o bar de maneira que ficasse de fácil acesso para todos.

- Dar bastante destaque a marca Oxiteno para que todos vissem quando passassem.

- Criar uma sala de reuniões aconchegante e moderna ao mesmo tempo.

- Incluir um espaço para ativação com voz e violão.

- Desenvolver uma ativação de marketing que convidasse o público ao estande.

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua segunda versão.
Abaixo, detalharemos cada ação de marketing e como elas foram executadas.

COMIDA CRIATIVA
Além do cardápio padrão do estande e do coquetel servido todas as noites, criamos algumas ativações culinárias criativas:

Para adoçar os negócios e deixar os convidados com água na boca, servimos no stand cupcakes em paletas de cores lindas e vibrantes. Seguindo a mesma linha, também fizemos um serviço de sodas italianas e drinks coloridos, que fizeram muito sucesso no estande.

BAR
Localizado em nossa “oficina”, um ambiente descontraído e informal, tornou-se um ambiente convidativo e propício para levar os clientes e conversar sobre o negócio em meio ao serviço bom serviço de alimentos e bebidas oferecido.
ATIVAÇÃO/ENTRETENIMENTO
Para entreter os clientes em um período determinado do evento, tivermos duas ativações:

A primeira foram os mágicos Paul & Jack, que fizeram números de mágica focados no mercado de tinta, além de levarem alguns personagens para uma linha mais cômica e de trazer números de ilusionismo.

A segunda foi uma atração musical voz e violão para atrair a atenção dos clientes passantes.

Abaixo também colocaremos algumas explicações sobre outras áreas do estande que complementavam as ações de marketing detalhadas acima:

ÁREA DE LOUNGES DOS SEGMENTOS
De uma maneira “lúdica” e criativa, desenvolvemos ambientes que demonstravam na prática os aproveitamentos dos produtos apresentados pela Oxiteno na feira.

Para demonstrar as tintas automotivas, fizemos do espaço do bar uma oficina mecânica, onde tínhamos diversos elementos que demonstravam a aplicação do produto Oxiteno, por exemplo: bar com metal e lanternas automotivas pintadas, prateleiras com produtos de pintura para oficinas mecânicas, pneus expostos, etc.

Para demonstrar a área decorativa, usamos um recurso com latas de tintas fazendo as vezes de vasos de plantas e compondo toda a decoração do estande. Além disso, também trouxemos painéis impressos que traziam essa aplicação.

Em outra lateral externa do estande, criamos uma prateleira com embalagens coloridas para demonstrar a parte de impressão em embalagens.

E para evidenciar o segmento de vernizes, parte do piso do estande tinha um deck envernizado, que também serviu como palco para a nossa atração voz e violão.

Além das áreas temáticas, dispusemos mobiliários e grandes logos no estande.

SALA DE REUNIÃO
Para que o nosso cliente pudesse receber os seus clientes com privacidade, construímos uma sala de reunião com capacidade para atender confortavelmente 6 pessoas sentadas e disponibilizamos ferramentas como tomadas, TV, armário para apoio de materiais.

DEPÓSITO
Bastante estruturado, disponibilizamos para o nosso cliente um espaço para guardar, folders, brindes e materiais pessoais dos colaboradores da empresa que trabalharam durante todo o período da feira.

COPA
Com fácil acesso para garantir um excelente serviço, estruturamos um espaço de apoio completo, de onde saia um perfeito serviço de alimentos e bebidas para nossos convidados.

BRINDE
Para receber os clientes e diferenciar o atendimento, toda a equipe comercial recebeu camisas personalizadas especialmente para este evento.
Sob análise da equipe comercial os clientes mais importantes eram presenteados com uma caixa de som portátil bluetooth.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado segurador do Brasil. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.

1 – Como criar um estande em que a marca seria exposta e precisava superar o ano anterior?
Quando pensamos na execução de um projeto, geralmente fazemos a “quatro mãos”. O nosso cliente contribuiu muito para que o projeto fosse assertivo. Também tentamos deixar o estande de acordo com o mercado, além de dar grande destaque ao logo como forma de atrair mais clientes para a Oxiteno.

2 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?
Criando ativações e que chamassem a atenção do passante, como: mágicos, atração voz e violão e comidinhas criativas. Essas ativações fizeram grande diferença e aumentaram a visitação do estande no que comparado ao ano anterior.

3 – Como divulgar o evento?
A equipe de assessoria da Oxiteno estava presente para garantir que todas as informações seriam passadas/divulgadas de forma ágil, pois além do estande um produto diferenciado foi lançado na feira.

- Comparação com o ano anterior
Segundo informado pelo cliente, o lead gerado no evento foi maior que o ano anterior, um resultado muito positivo. Sabemos que o sucesso foi garantido, pois a Oxiteno participará de outra feira importante do setor no próximo ano e repetirá a sua participação nesta mesma feira.

O estande foi montado com metragem total de 81m², em estrutura construída (metal, bagum e mdf).

A formalização da Oxiteno com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de 1 mês até a data da montagem.

Foram mais de 15 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento e 1 produtor da Alternativa F.

Dentro do Expo Transamérica, a construção do estande levou 4 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e Macctub foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação (painéis), montagem do teto, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamento/iluminação, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.

A equipe completa foi formada por mais de 35 profissionais, entre montadores, eletricistas, garçons, etc.

Para compor o evento foi contratada 1 recepcionista monolíngue, uniformizada com roupas com a cor do mercado.

A equipe de Comunicação da Oxiteno estava composta por 1 pessoa. Além desta equipe, tiveram os seus Gerentes Comerciais presentes, aproximadamente, 12 pessoas por dia.

A equipe da Alternativa F estava composta por 2 pessoas, sendo 1 atendimento e 1 produtor.

Passaram pelo estande mais de 1.000 pessoas, a maioria clientes da região sudeste/nordeste.

 

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