Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: EVENTO: QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA - SEGURADORA LÍDER DPVAT
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alterativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.
Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência boutique se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do planeta. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Goiás. E também em destinos internacionais como Lisboa, Miami, Cape Town e Cancun.
Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Conteúdo:
A Seguradora Líder é a responsável por administrar o seguro obrigatório DPVAT no Brasil, um seguro com a finalidade de reembolsar os cidadãos pelos danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Todos os anos, para celebrar os resultados e o trabalho de todos os colaboradores que estão envolvidos na administração deste seguro, a empresa promove uma confraternização de final de ano em local próximo a sua sede, no Rio de Janeiro.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2015, a Seguradora gostaria de trazer a tona o conceito de “Comunicação” e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir esta festa de confraternização.

A festa aconteceu no dia 11 de dezembro no Sofitel Copacabana para 450 colaboradores.

Galeria de imagens
         

 

A Seguradora Líder é a responsável por administrar o seguro obrigatório DPVAT no Brasil, um seguro com a finalidade de reembolsar os cidadãos pelos danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Todos os anos, para celebrar os resultados e o trabalho de todos os colaboradores que estão envolvidos na administração deste seguro, a empresa promove uma confraternização de final de ano em local próximo a sua sede, no Rio de Janeiro.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2015, a Seguradora gostaria de trazer a tona o conceito de “Comunicação” e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir esta festa de confraternização.

A festa aconteceu no dia 11 de dezembro no Sofitel Copacabana para 450 colaboradores.

Os principais objetivos desta festa foram:
• Reconhecer o trabalho dos colaboradores;
• Celebrar os resultados do ano que passou;
• Proporcionar maior contato da diretoria da Seguradora Líder com os funcionários, a fim de estreitar o relacionamento;
• Trabalhar a comunicação interpessoal, através de um tema lúdico, acessível e passar a mensagem de forma divertida.

Briefing e inspiração para a criação do conceito:
Dentro do briefing do cliente tínhamos que englobar o conceito de “Comunicação” trazendo para o tema aspectos da comunicação interna e externa, mostrar a importância da comunicação para a sociedade e para a empresa como estratégia de negócio e possibilitar a reflexão sobre a importância da comunicação adequada para compartilhar experiências e interagir. Com este desafio em mãos, criamos um conceito que permearia toda a noite e que foi baseado na inspiração abaixo:

Durante toda a história, grandes personalidades sempre souberam da importância da comunicação
”As palavras são os suspiros da alma.” Pitágoras
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Goethe
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito” Peter Drucker
“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele.
Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Nelson Mandela

Mas existe uma frase e um homem que são sinônimos de diversão e comunicação.
Que foram o tema e a alma da nossa festa.

“Quem não se comunica, se trumbica!” ABELARDO BARBOSA

Característica da Identidade Visual:
Essa linha foi baseada na famosa frase “Quem Se Não Comunica, Se Trumbica” de uma das mais famosas e queridas personalidades da televisão brasileira: Chacrinha. Nesta linha quisemos falar da comunicação de uma forma ainda mais lúdica e brincalhona. Para isso recriamos uma edição do Programa do Chacrinha com tudo o que o tornava em um grande sucesso de público e crítica. Tudo com muito brilho, cores e diversão. Quisemos que o convidado se sentisse realmente em um estúdio de televisão revivendo um momento único e exclusivo.

O Pré-Evento:
Para marcamos o tema do evento, criamos um cronograma que continha o envio das seguintes peças criativas:

30 dias antes do evento: Envio de teaser de reserva de data.
25 dias antes do evento: Envio de convite com mais informações sobre a festa.
5 dias antes do evento: Envio de reminder com as últimas informações atualizadas.

A Confraternização:

Chegada do evento:
Na chegada ao evento, os convidados encontraram o nosso credenciamento e automaticamente já entraram no clima. Neste espaço montamos um painel com o tema e o balcão repleto de brilho. Um totem de bem-vindos trouxe as mais famosas frases do Velho Guerreiro. A equipe de recepção estava trajada a caráter: as mulheres com enfeites de cabelo e os homens de cartola e gravata.

Sets fotográficos:
Logo na entrada do salão da festa, criamos um set fotográfico que trouxe a icônica frase do apresentador: “alô, alô, Terezinha”. E nele o participante pôde colocar o seu rosto para tirar fotos criativas.
O outro set que montamos foi inspirado em uma das mais famosas atrações do Programa do Chacrinha. No show de calouros, o candidato que não se saísse bem recebia um abacaxi e o que se destacasse ia para o trono. Um trono, cartolas e abacaxis cenográficos foram distribuídos para que as fotos ficassem bem divertidas.

Palco:
O palco para o show teve cores fortes e brilho nas suas colunas divisórias e no aplique gigante de chapéu que saiu na parte do alto do palco. Tudo para criar uma sensação de encantamento e magia. Na decoração, dispusemos lounges nas cores do cliente, pufes de abacaxis e decoração de mesa seguindo a mesma temática.

Atrações e Ativações:
Durante a festa, para deixarmos toda a celebração e brincadeira completas e reais, tivemos a participação do Sósia do Chacrinha. Elio é considerado uma das mais perfeitas imitações, já ganhou diversos prêmios e na Rede Globo de Televisão foi ator, no seriado "Por Toda Minha Vida", onde interpretou o personagem. Na festa, ele interagiu com o público, fez brincadeiras, apresentou a banda e participou dos sets saindo em fotos com os nossos convidados.

Como ativação focada no tema comunicação, tivemos uma cabine de fotos que era acionada através do grito com o objetivo de compartilhar a felicidade. Ao sair da cabine, os convidados receberam sua foto impressa com 4 poses já inseridas na moldura digital personalizada para o evento. Antigamente, o show do chacrinha era famoso por receber os mais famosos artistas, contratamos a Banda Poetas do Rock que tem em sua formação os sósias do Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza e a animação foi garantida. Após a banda, um famoso DJ carioca comandou a noite.

Algumas outras preocupações que tivemos foram:
1) Criar uma chapelaria para que o participante pudesse curtir a noite de forma confortável.
2) Ter uma estrutura de ônibus e vans para os metrôs, para que pudéssemos frisar a segurança no trânsito.
3) Ter uma estrutura médica para possíveis atendimentos.

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Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar a festa em um evento único, exclusivo e diferenciada aos convidados. Algo que ele não tivesse visto nos eventos anteriores.

1 – Como ter uma melhor avaliação referente ao ano anterior?
Foram feitas algumas reuniões de alinhamento com o cliente para melhorar os pontos dos anos anteriores que foram: falta de bebida ou bebida quente, circulação ruim do buffet, limpeza do salão e sistema de credenciamento lento. Solucionamos os problemas do ano anterior da seguinte forma:
Falta de bebida ou bebida quente: Aumentamos o número de garçons e colocamos um bar fixo no meio do salão para que o participante pudesse ter acesso as bebidas de forma mais livre.
Circulação do buffet: Montamos os buffets próximos as saídas de serviço do hotel e duplicamos a quantidade de estacões do ano anterior.
Limpeza do salão: Contratamos um profissional de limpeza externo e exclusivo para o evento.
Credenciamento Lento: Aumentamos o balcão para termos mais agilidade nas listas.

2 – Como fazer falar de comunicação corporativa dentro de uma festa de Final de Ano?
Utilizamos uma linha lúdica, mas ao mesmo tempo conseguimos dar a mensagem através de falas dos diretores, falas das bandas, ativações e sets fotográficos.

3 – Como transformar a sala de um hotel em um espaço para a festa?
Tentamos cobrir as paredes do hotel ao máximo e usar muitos movings lights para que pudéssemos transformar o salão. Além disso criamos um palco bem grandioso e distribuímos sets fotográficos pelas paredes. Nenhum mobiliário do hotel foi utilizado, tudo foi locado com empresa externa.

4 – Como fazer todos se divertirem sabendo que teríamos perfis muito diferentes: áreas de backoffice e presidência?
Trouxemos uma banda que é uninamidade nos eventos, os Poetas do Rock, com os covers do Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas.
Além disso contratamos o DJ João Rodrigo, famoso por tocar nas mais badaladas festas do Rio de Janeiro, como: Modinha, a Favorita, prêmio Multishow, etc.

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A receita da parte de produção do evento ficou em aproximadamente R$ 165.000,00 para o total de 450 participantes, sendo que nestes valores não estavam incluídas despesas com hotel e alimentação.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 03 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 40 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

- Refeições
Foram servidas 800 refeições entre coquetéis e jantares.

- Transportes
Nº ônibus, micro-ônibus: 3 veículos

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades do evento, mas também não é possível mensurar.

Como resultado geral a confraternização da Seguradora Líder foi um sucesso e pudemos enxergar isso nos leads gerados em uma pesquisa de satisfação feita com os colaboradores: 99% de satisfação geral do público presente, incluindo itens como comunicação visual, espaço, alimentação e show.

É importante informar que esta festa tinha presença opcional, porém tivemos 95% de participação dos convidados.

 

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