Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ESTA FLOR VERNISSAGE
Candidato: Arandas Marketing Boutique
Cliente: Natura Cosméticos
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU GRUPO ACCESS-MKT
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Arandas Marketing Boutique é uma agência de eventos, marketing e publicidade, especializada na criação de conteúdos e desenvolvimento de estratégias para ativações de marcas. Temos uma ligação natural com o mundo das artes, o que nos inspira a realizar cada projeto de forma original.

A Natura é uma empresa de cosméticos que até pouco tempo operava exclusivamente no sistema de venda direta. A Natura é, também, uma das marcas mais valiosas do Brasil e foi, por muitos anos, líder isolada na categoria de perfumaria no país, além de uma das dez maiores marcas mundiais em vendas de perfumes.

Lançamento de Esta Flor: é nesse cenário de acirrada competição que a Natura inova mais uma vez e lança ESTA FLOR, marca premium, inspirada em coleções monotema de perfumes, que apresenta essências elaboradas com as flores mais famosas e exclusivas da perfumaria mundial.

ESTA FLOR é uma coleção de perfumes da NATURA composta por 4 fragrâncias de 4 flores distintas, mas a marca inicialmente foi lançada com apenas duas fragrâncias: Rosa e Íris.

Considerando a imagem da marca Natura, havia a preocupação de não perder os códigos sofisticados da sua perfumaria, sendo imprescindível que o público se identificasse com o “jeito de fazer” inconfundível e próprio da empresa, apresentando a junção da arte com a alquimia da perfumaria elegante. Era preciso criar um evento de lançamento que comunicasse o lançamento de ESTA FLOR de forma marcante.

Agência de Criação e Produção: Arandas Marketing Boutique
Cliente: Natura Cosméticos
Título da ação: Esta Flor Vernissage
Tema: Exposição Expedição Bulgária
Número de participantes no Vernissage (abertura da exposição): 100 pessoas
Visitantes da exposição (20 dias): 3.000 pessoas
Local: Galeria Sérgio Caribé, São Paulo-SP
Data do Vernissage: 10 de novembro de 2015
Período da Exposição: 11 a 30 de novembro de 2015

Galeria de imagens
Banner Roll-up
Exposição de Produto
Exposição de Produto
Ambientação
Exposição Fotográfica
Exposição Fotográfica
Ambientação
Ambientação
Ambientação
Ambientação
Exposição Fotográfica
Exposição Fotográfica
Backdrop Entrada
Exposição de Produto
Sinalização Banheiro
         

 

Vídeo


O primeiro desafio para a agência era ser criativa o suficiente para desenvolver um evento dentro de uma verba limitada, que comunicasse a imagem elegante do produto, porém causando impacto.

Mas, qual seria a melhor maneira de lançar uma nova marca de perfumes que fala de exclusividade e sofisticação para o público da imprensa e formadores de opinião super acostumados a eventos glamourosos? Essa foi a pergunta feita pela agência ao receber o briefing em mãos.

A resposta foi contundente: vamos criar um evento realmente artístico e sofisticado.

Para começar, não estamos falando em um simples evento de lançamento e sim um VERNISSAGE. Propositalmente nos apropriamos da gramática utilizada em artes visuais para qualificar o evento e diferenciá-lo desde o seu convite. Assim surgiu a Exposição Expedição Bulgária para apresentar ESTA FLOR de maneira pertinente. A exposição de fotos realizadas por Willy Biondani aconteceu na Galeria de Arte Sergio Caribé no bairro Vila Nova Conceição na capital paulista.

A Natura convidou 100 jornalistas, influenciadores e celebridades para apresentar, em um evento exclusivo, a linha que elevaria o patamar da perfumaria da empresa, a marca ESTA FLOR, a primeira coleção monotema de perfumes do Brasil que entrega o que há de mais premium na categoria de perfumes do país.

O Vernissage ofereceu um ambiente imersivo para uma experiência de marca sofisticada e premium, com atmosfera artística e inspirada nos grandes campos da flor mais preciosa da perfumaria mundial – a rosa damascena. Apresentar o produto ao consumidor em um Vernissage tangibilizou o conceito de exclusividade artística, inédito e nunca antes realizado por uma marca de cosméticos.

Na chegada ao evento, o público era recepcionado por promotores elegantemente uniformizados e maquiados e por uma performance de boas vindas de um violinista vestido com smoking entoando músicas contemporâneas com toques clássicos.

O ambiente sofisticado reforçava a proposta de valor de ESTA FLOR com requinte e delicadeza. O cuidado com os mínimos detalhes passava pela cenografia, menu harmonizado inspirado nas fragrâncias das flores até a criação do kit exclusivo.

A decoração desenvolvida para todos os ambientes tinha como ponto de partida uma cenografia sofisticada, objetos cênicos minimalistas e programação visual elegante. Um detalhe importante na comunicação era a presença da flor em todos os momentos do evento e em suas diversas formas, como no formato de raio-X - arte produzida pelo artista e fotógrafo britânico Hugh Turvey - e na presença da flor física dentro de uma cúpula de vidro com base de acrílico, ambos transparentes. A ideia era apresentar aquela flor como única, singular e ingrediente principal para a composição do produto final.

No momento oficial, diretores da Natura explicaram de maneira objetiva o lançamento de ESTA FLOR com apoio de um vídeo com lindas cenas, pura poesia! O fotógrafo Willy Biondani também contou um pouco da sua experiência na expedição.

No decorrer da noite e após a apresentação, os convidados puderam deleitar-se com as fotos da exposição, mergulhando no universo das flores mais preciosas da perfumaria prestige mundial. Tudo isso com o acompanhamento de buffet e trilha sonora especial com a presença da socialite e DJ Marina Diniz.

Ao final do evento, os convidados foram surpreendidos com um charmoso kit composto por uma unidade do perfume ESTA FLOR Rosa, um lenço de seda da marca Scarf me personalizado com o grafismo da marca ESTA FLOR e um livro de arte capa dura com as fotos da expedição, tudo isto dentro de uma sofisticada caixa branca com marca do produto em hot stamping.

Galeria de imagens
Entrada do Evento
Promotores Uniformizados
Entrada do Evento
Experimentação de Produto
Experimentação de Produto
Experimentação de Produto
Experimentação de Produto
Digital Influencers
Apresentação do Produto
Willy Biondani
Buffet Temático
Entrega do presskit
     

 

A escolha do lugar foi estratégica: uma galeria de arte, localizada na Vila Nova Conceição, um dos bairros mais nobres da capital paulista. A Galeria Sérgio Caribé tem um pavilhão expositivo clean e de tamanho médio, perfeito para o evento planejado.

Para ambientação do vernissage, utilizamos elementos autoportantes e que pudessem ser reutilizados também em outros eventos, tais como totens de madeira e acrílico, banners roll ups, redomas de vidro pequenas, flores em origami desenvolvidas por uma artista plástica e almofadas de tecidos impressos com o raio-X que estampavam o cartucho.

A flor apresentada como um raio-X, obra do artista e fotógrafo britânico Hugh Turvey, estava estampada em um grande totem de acrílico e também nos espelhos dos banheiros – para os registros de “selfies” tão comuns em eventos de formadores de opinião.

A presença de UMA única flor física dentro de uma grande cúpula de vidro transparente, reforçava o conceito monotema de única flor. A cúpula de vidro foi feita por um artista exclusivamente para o evento.

A iluminação do espaço obedecia aos Pantones da marca ESTA FLOR. O objetivo era criar uma atmosfera elegante e adequada para os novos produtos, trazendo os convidados para dentro da marca.

O buffet harmonizado foi criado com notas olfativas dos perfumes para aguçar o paladar dos convidados. Além de vários petiscos deliciosos, finger food e comidinhas em mini-empratados, criamos uma receita exclusiva de macaron (doce típico francês) com essência de rosa. Essas receitas foram replicadas nos seis eventos regionais menores que a agência realizou para o lançamento da marca em outras capitais do Brasil.

O desenvolvimento de um livro de arte exclusivo, com capa dura, edição limitada, contendo as fotos registradas pelo fotógrafo Willy Biondani, foi essencial para estreitar o relacionamento e reforçar o conceito da marca, além de tangibilizar a proposta de ESTA FLOR. O livro fazia parte de um kit entregue aos convidados que era composto também por um perfume da marca, além de um lenço de seda da marca Scarf me.

A marca ESTA FLOR necessitava conversar de perto com seu público e criar proximidade, buscar endosso e ter fiéis seguidores. Uma forte atividade de relações públicas reforçada por ações em redes sociais endossou a estratégia promovendo maior visibilidade para a marca. Blogueiros e influenciadores digitais estiveram presentes e repercutiram o evento em suas redes. A assessoria de imprensa também foi reforçada e o prolongamento da exposição por 20 dias fez com que o evento fosse divulgado de forma gratuita nas editorias de artes e entretenimento de diversos veículos do país.

A agência foi além da equipe de produção padrão para realizar o evento e desenvolver conteúdos. Além de contar com sua equipe fixa, contratou diversos freelancers. Foi preciso contratar, também, mão de obra especializada em livros e artes visuais. Contamos com a contratação dos seguintes fornecedores:

Técnicos: diretor de palco, produtores executivos, produtores de escritório, produtor financeiro, produtor de montagem, produtor técnico, light designer, produtor de A&B, e assistentes de produção.

Serviços contratados: sonorização, iluminação, projeção, geradores, seguros, buffet, manobrista, gráficas, estúdio fotográfico, fotografia, filmagem, segurança, limpeza, brigada de incêndio, jurídico, dentre outros.

Artísticos: redator, revisor, jornalista, fotógrafo, curador, DJ, maquiadores, promotores padrão A, especialistas em montagens de exposições.

Galeria de imagens

 

A verba originalmente destinada para uma coletiva de imprensa de apenas um dia, foi potencializada pela agência que realizou um evento de 21 dias, pois a exposição permaneceu aberta ao público por mais 20 dias após a noite de inauguração.

O evento foi amplamente divulgado em diversos meios de comunicação através de assessoria de imprensa e de ações de relações públicas, aumentando consideravelmente a visibilidade de ESTA FLOR. O lançamento também fortaleceu o relacionamento com o público formador de opinião de classe A e estimulou o endosso da marca, gerando buzz em redes sociais.

O evento foi a base para a criação de mais seis eventos regionais menores realizados em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba com o reuso de diversos materiais e conteúdos criados para o evento de São Paulo, e assim, mais uma vez, otimizando a verba do cliente.

O resultado em mídia espontânea foi expressivo, atraindo um público interessado não apenas em arte, mas também em conhecer a novidade da Natura, que estava sendo apresentada de forma inusitada e inovadora, impulsionando os resultados em vendas.

Galeria de imagens
Clipping
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Equipe Natura
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Imprensa
         

 

 

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