Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CBLOL SÃO PAULO
Candidato: Lets Produções
Cliente: Riot Games
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Esportivo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Riot Games, fundada em 2006, lançou seu primeiro jogo em meados de 2009: o “League of Legends”.

Conhecido pelos jogadores como LOL (League of Legends), rapidamente tornou-se o jogo mais jogado do mundo tendo 68 milhões de jogadores e mais de 1 bilhão de horas jogadas.

LOL faz parte da categoria MOBA que significa Multiplayer Online Battle Arena. A principal característica dos MOBAs é ter dois times opostos que lutam entre si, cujo objetivo é destruir a base inimiga. No caso de LOL, cada time conta com 5 participantes e cada jogo é uma melhor de 5 partidas, e acaba assim que 3 partidas forem ganhas pelo mesmo time.

E-Sports (Esporte Eletrônico) é o termo utilizado para os campeonatos de jogos eletrônicos entre profissionais. Os campeonatos em geral sào divididos em etapas, como campeonatos de futebol, e o jogo final, tem se tornado um evento, onde o público também pode assistir a partida ao vivo, tendo assim a possibilidade de torcer e ver seus jogadores de perto .

Os campeonatos profissionais tem em geral premiações em dinheiro que chegam a 2MM de doáres para o campeão mundial de LOL 2015 , por exemplo.

Os e-sports. Alcançam cada vez mais popularidade, chegando em 2016 a ter jogos transmitidos ao vivo pela TV a cabo (Sportv) e com negociações em andamento para transmissões em TV aberta, alcançando assim, cada vez mais expectadores.

Em 2016, a Lets Produções agência especializada em live marketing, foi a agência escolhida como responsável pelo planejamento e produção da primeira etapa do CBLOL, chamado de 1o Split, que aconteceu dia 02 de abril nos estúdios Quanta em São Paulo


Vídeo


A estrutura do evento foi divida em: Bilheteria, Area de convivência, Alimentação, WCs, Área de Imprensa, Game Room, Salas de Produção e Camarins dos jogadores .

O evento foi montado em formato ARENA nos Estúdios da Quanta em São Paulo com a presença de mais de 1.000 jogadores prestigiando a eliminatória entre 2 equipes renomadas: INTZ e KEYD STARS.

A INTZ consagrou-se vencedora recebendo um prêmio de 15 mil reais e a garantia da vaga na etapa do campeonato no México.

Na entrada do evento os jogadores eram recepcionados com uma sacola de brindes composta por 1 par de batecos, 1 skin (caracterização especial dos personagens no jogo), uma cartela de adesivos e uma pulseira de borracha .

Ainda na área externa, o espaço de convivência era composto por um grande painel para fotos, área de alimentação com food trucks e monitores para acompanhar a transmissão do evento em qualquer ponto do evento.

Entrando no Game Room, os 1000 convidados se acomodavam em 2 arquibancadas com lugares marcados de onde era possível ter excelente visibilidade do palco central onde os jogadores se desafiaram frente a frente.

No topo das arquibancadas foram montados dois pequenos estúdios de transmissão.
De um lado , os narradores e do jogo, do outro comentaristas e convidados.


MONTAGEM 26/03 à 30/03
ENSAIO TÉNICO 31/03
ENSAIO ARTÍSTICO 01/04
EVENTO 02/04
DESMONTAGEM 02/04 à 04/04

Galeria de imagens

 


A Lets produções foi a agência responsável por toda a criação e planejamento do 1o split e em apenas 2 meses de planejamento, fez parte do nosso escopo:

• A criação de um projeto cenográfico que otimizasse o espaço e ao mesmo tempo demonstrasse tecnologia e impacto.
• A escolha de todos os fornecedores de técnica, estruturas e serviços dentro de um altíssimo padrão de qualidade exigido pela Riot internacional
• A criação, produção e distribuição do kit de brindes personalizados.
• gerenciamento do budget geral do evento.
• A coordenação de produção e contratação de equipe.

Um dos maiores diferenciais da Lets Produções é ser uma agência on demand, o que significa que a equipe escolhida para cada job trabalha de maneira dedicada ao projeto.
No caso do 1o Split do CBLOL envolvemos cerca 15 profissionais dedicados ao evento.

Enquanto uma arquiteta fazia estudos para que conseguíssemos o melhor uso de um espaço que era restrito, um artista plástico criava a ideia de um palco central em formato de arena e um diretor técnico incluía tecnologia já no processo criativo.

Em outra frente, um profissional de A&B fez pesquisas de food trucks pequenos que coubessem na pouca área que tínhamos, além de selecionar produtos com variedade, alinhados ao perfil do nosso publico e ainda que não produzissem muita fumaça.
Pesquisamos ainda formas de vendas de alimentos e bebidas direto nas arquibancadas, levando assim mais conforto ao público.

Dois profissionais ficaram responsáveis em acompanhar toda a montagem da cenografia ainda no galpão do fornecedor, acompanhando todo o processo de detalhamentos técnicos e construção.

Outros dois profissionais ficaram alocados dentro da Riot games dando assim maior agilidade ao processo de atendimento junto ao cliente.

A Lets Produções tem como um de seus principais objetivos proporcionar a melhor experiência para o publico, e para alcança-lo não medimos esforços. Pensamos em planejamos cada etapa como se fossemos parte do publico e nos questionamos o tempo todo se estamos de fato encontrando as melhores soluções.

No caso da execução desta etapa do campeonato de LOL, ficamos bastante satisfeitos com nossa entrega. Uma pesquisa de avaliação feita online com todos os presentes teve avaliação 5 em uma escala de 1 a 5 e junto ao cliente entregamos um evento com excelência, sem estouros de budget.

Galeria de imagens
       

 


2016 tem sido um ano decisivo na consolidação dos eventos de e-sports no Brasil e a Riot games é precursora nesta área, assim como a Lets Produções, agência brasileira com o maior currículo de eventos de e-sports realizados 6 de 2013 até hoje.

A cada ano, o números de público e investimentos só aumentam.

Em 2012 e 2013 os campeonatos eram ainda amadores e em 2014, primeiro ano de contrato da Riot com a Lets Produções para a execução de um campeonato completo o evento ganhou características de um evento profissional.

Em 2016, alcançamos centenas de milhares de pessoas acompanhando ao campeonato através do streaming (o numero é confidencial).

Os 1.000 ingressos disponíveis para assistir a final presencialmente foram esgotados em apenas 4 minutos e para os que não conseguiram comprar ingressos, o jogo pode ser assistido também em 53 salas de cinema pelo país.

A Riot games não tem como perfil ou ideologia divulgar números de investimento e receita, isso porque o objetivo destes eventos não é gerar receita e sim garantir a consolidação dos e-sports no mercado brasileiro.

Consideramos que esta meta foi alcançada, na medida que o evento foi notícia em todas as mídias voltadas a área. Matérias de relevâncias repercutiram na ESPN, Tecmundo, jogos uol, globo.com entre outras.


 

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