Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: APSEN RN16
Candidato: Aloha Studios
Cliente: Apsen Farmacêutica
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CONVENÇÃO NACIONAL • APSEN 2016

• ALOHA STUDIOS •

Acreditamos no novo, nas experiências que proporcionamos, na imersão que causamos e no lúdico que despertamos. Gostamos de mergulhar fundo nos anseios de nossos clientes para compreender suas reais necessidades e assim, usarmos toda nossa criatividade para entregar sempre o melhor e superar todas as expectativas.

Produzimos eventos que tocam o coração das pessoas. Concebemos momentos singulares e inesquecíveis em sintonia perfeita com a mensagem que nosso cliente precisa passar aos seus colaboradores.

Somos apaixonados pelo que fazemos, somos alma, somos arte, luz, sombra, imagem e som. Temos orgulho de sermos a Aloha Studios.

Acreditamos que esses são os motivos que nos ajudaram a construir uma sólida parceria com a APSEN FARMACÊUTICA ao longo dos últimos cinco anos.

Em 2016 tivemos o prazer de dar vida ao universo que criamos para sua Convenção Nacional de Vendas. A responsabilidade de cuidar do evento em 360º nos permitiu alinhar perfeitamente a comunicação visual, cênica e
audiovisual desde a abertura do evento até as apresentações dos speakers, o que trouxe mais solidez ao processo de imersão proposto.
Os colaboradores foram transportados para o mundo dos super agentes secretos e durante 5 dias receberam treinamentos especiais para alcançar com maestria os objetivos de nosso cliente.


• APSEN FARMACÊUTICA •

O imigrante italiano Mario Spallicci e sua esposa D. Irene Spallicci abriram as portas do laboratório em 3 de junho de 1969 no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP), produzindo inicialmente insumos derivados de fontes animais para a indústria farmacêutica.

Nestas mais de quatro décadas, a Apsen lançou produtos, expandiu seu parque fabril, aumentou o seu quadro de colaboradores, ganhou diversos prêmios, conquistou o mercado farmacêutico e cresceu, com solidez e constância, ao longo dos anos.

A Apsen é hoje uma empresa 100% nacional e atua em áreas como urologia, reumatologia, otorrinolaringologia, neurologia, geriatria, psiquiatria, gastroenterologia, ginecologia, ortopedia e clínica geral.

Com a missão de pesquisar, desenvolver e disponibilizar medicamentos de excelência, a Apsen tem o compromisso constante de melhoria de qualidade de vida das pessoas e investe em ações sociais, culturais e esportivas.

Vídeo


• Ficha Técnica •

Convenção Nacional de Vendas APSEN FARMACÊUTICA • 2016

PROJETO A.P.S.E.N. RN16
Hotel Tauá - Atibaia - SP
22 a 26 de Fevereiro de 2016.
500 colaboradores


• Briefing •

O desafio era o alinhamento estratégico, treinamento, desenvolvimento do time e engajamento da equipe em busca dos propósitos e metas traçadas em um planejamento para os 5 anos seguintes.
A quantidade de informações e treinamentos seria intensa e a nossa tarefa foi fazer isso de uma forma leve e dinâmica, respeitando as raízes e pilares da empresa.


• Conceito | Tema •

Após algumas reuniões e propostas, o cliente apontou que queria algo relacionado aos super heróis.
Nossa proposta foi flertar com esse universo aplicado ao mundo real. Afinal, seria impossível entregar super poderes mágicos aos colaboradores.

Para isso, nasceu a A.P.S.E.N. – Agência Protetora da Saúde e Evolução Natural. Uma agência secreta com a missão de melhorar a qualidade de vida dos consumidores dos medicamentos APSEN e garantir a evolução natural de humanidade.

O propósito da A.P.S.E.N. foi o de transformar os colaboradores em Agentes Especiais com conhecimento e treinamento de ponta. Teríamos 5 dias para capacitar 500 colaboradores em agentes 100% capazes de cumprir os propósitos e metas da empresa.



• CRONOLOGIA •

Concebemos uma imersão ao tema, administrada em doses, que pouco a pouco aproximou os colaboradores ao o universo proposto.

FASE 01 – TEASER

Um envelope foi enviado via correio para cada um dos colaboradores. Nele, havia uma ficha customizada desenvolvida para cada um dos colaboradores trazendo informações pessoais, fotos e qualificações específicas que foram preenchidas pelos seus superiores responsáveis, mas sem nenhuma explicação do motivo do envio.
Esse primeiro teaser gerou uma curiosidade que fez com que os colaboradores começassem a se comunicar a respeito.

Nas semanas seguintes, vários e-mails foram enviados progressivamente com coordenadas de longitude e latitude e outras pequenas pistas até a revelação e uma convocação oficial para participarem da Reunião Nacional 2016.

A expectativa havia sido criada.

FASE 02 – RECEPTIVO

Os 500 colaboradores chegaram de todas as partes do Brasil ao longo do domingo (21/02). Ao fazer o check-in no hotel, receberam credenciais e seu novo iPad Air 2 com instruções para executar um aplicativo específico pré-instalado em seu dispositivo.

Ao ser executado, o aplicativo de inteligência artificial simulava um escaneamento do portador do iPad através da câmera e confirmava sua participação no evento, fornecendo suas primeiras tarefas, que incluíam encontrar sua maleta secreta com seu kit de agente especial que trazia seus uniformes, materiais impressos e um exemplar do livro As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis” e uma carta pessoal da Diretora de Assuntos Corporativos informando o local e horário da primeira reunião dos agentes.

FASE 03 – ABERTURA OFICIAL

Devidamente trajando seus uniformes, todos os agentes ingressaram na plenária principal que foi transformada em uma futurística Central de Treinamentos. Os mais de 700 metros quadrados foram 100% modificados por elementos cenográficos que cobriram completamente o pé direito de 6 metros de altura do salão. A cenografia contava ainda com portas automáticas, passarela central, monitores de LED, sistema de áudio e iluminação de ponta e 6 telas gigantes com projeção em FullHD.


FASE 04 – SHOWTIME

As luzes se apagaram e os colaboradores já haviam sido transportados para uma realidade alternativa.

Um espetáculo audiovisual iniciou oficialmente o evento com uma abertura inspirada nos famosos temas de filmes de super-heróis que inseria em seu contexto todos os presentes como sendo os agentes em treinamento da A.P.S.E.N. descrevendo a missão que teriam ao longo da semana.

Em seguida entrou em cena nosso mestre de cerimônias virtual, uma inteligência artificial chamada APSENTECH que coordenaria todos os próximos passos do evento.

APSETECH iniciou uma busca em seus bancos de dados até localizar a Diretora de Assuntos Corporativos da Apsen Farmacêutica.
As portas automáticas do palco se abriram e Renata Spallicci entrou com figurino especialmente desenvolvido que trazia a marca do evento em um cinto retro-iluminado por LEDs.

Seu discurso pontuou todas as expectativas da empresa e estratégias que seriam apresentadas durante o evento. A interação da speaker com o APSENTECH trazia dados e informações para ilustrar cada palavra de seu texto. A apresentação culminou em um encerramento com uma explosão motivacional que fez despertar o herói interior de cada um.

Em seguida, APSENTECH exibiu chamadas em vídeo que traziam imagens pré-produzidas de cada um dos speakers vestindo figurino especial e simulando sua entrada em ambiente futurista até a leitura de suas digitais para validação da abertura das portas automáticas. A cada nova entrada uma energia vibrante tomava conta da Central de Treinamentos, e assim foi durante todas as apresentações.

FASE 05 – DIVISÃO DE TREINAMENTO AVANÇADO

Cada uma das principais divisões da empresa, ganhou sua própria insígnia e stand de treinamento específico. Montados no foyer, os stands traziam informações vitais para o perfeito funcionamento de toda a estratégia de treinamento, os colaboradores precisavam cumprir tarefas em todos os stands validando sua participação com sua credencial de agente.


FASE 06 – CONTEÚDOS ESPECÍFICOS.

Além da Central de Treinamentos, outras 9 salas simultâneas com cenografia no mesmo padrão da plenária principal foram utilizadas pela divisão treinamentos, gerentes regionais, gerentes de produtos e aulas específicas com os melhores médicos especialistas de nosso País, que fortaleceram conceitos e aniquilaram dúvidas cruciais ao dia-a-dia dos propagandistas.


FASE 07 – A FESTA

Na quinta-feira (25/02) uma grande festa celebrou todo o empenho e dedicação dos colaboradores ao longo da semana. Todos entraram no clima e vieram fantasiados como seus Super-Heróis favoritos, a cenografia e decoração da festa deram vida ao universo dos quadrinhos e a diversão foi garantida por DJ’s e muita música ao vivo.

FASE 08 – ENCERRAMENTO

A semana havia sido realmente intensa, mas o melhor foi poder apresentar a todos que cada momento de dedicação nos treinamentos valeu a pena. O Diretor Comercial da empresa encerrou o evento com apresentação reforçando as metas e principalmente a viabilidade de serem alcançadas. Os melhores momentos do evento foram exibidos em um vídeo editado ao longo da semana conscientizando a força de vendas da importância de seu trabalho ao promover produtos de altíssima qualidade para a classe médica, provendo assim, uma melhor qualidade de vida aos consumidores finais.

Galeria de imagens
Logo Oficial da Convenção
Central de Treinamentos
Cenografia FullRoom
Cenografia FullRoom
Treinamento Intensivo
Integração
Animação
Avaliação de Desempenho
Envolvimento
Decoração festa
Decoração Festa
Festa Super Heróis
Festa Super Heróis
MISSÃO CUMPRIDA
 

 

Pela primeira vez em mais de 45 anos a empresa apostou em proporcionar uma convenção nacional com tanta tecnologia.

Destaque para o mestre de cerimônias virtual que interagiu com os speakers e colaboradores ao longo da semana de treinamento e também para todo o conteúdo audiovisual original criado. Uma grande preocupação era a de não deixar o tema soar infantil, por isso tratamos os colaboradores como “agentes especiais” e eles entraram no clima.

Nossa estratégia foi apostar intensamente no planejamento da mecânica do evento, cada passo foi previamente calculado e devidamente cumprido.

Sem dúvidas o principal desafio foi o tempo, por conta do atraso da desmontagem do evento anterior, tivemos apenas 26 horas para montar toda a mega-estrutura de som, luz, projeções e cenografia em 10 salas antes de apertar o play.

A solução foi montar com uma equipe de especialistas dispostos a se entregar ao projeto de corpo e alma em busca do melhor resultado com o padrão de entrega da Aloha Studios.

Galeria de imagens
Montagem Plenária
Layout Plenária com perspectivas de ilusão de ótica
Plenária FullRoom
Logística de entrega de Kits
Ensaio Geral Abertura do Evento
Inteligência Artificial • ApsenTech
       

 

Os colaboradores se envolveram e deram o melhor de si.
Uma pesquisa de satisfação apontou que para 56,5% dos colaboradores as expectativas foram alcançadas e para 41,5% o evento superou todas as expectativas, ou seja tivemos uma APROVAÇÃO de 98%.

A satisfação do cliente foi de 100%, os objetivos foram cumpridos e impactaram nas metas, que vem sendo superadas.

O Gerente Corporativo comercial, Romulo Valinoti, afirmou: “ analisando nosso faturamento bruto do primeiro semestre deste ano, atingimos o melhor resultado dos últimos 08 anos. Além disso, temos como base comparativa as informações do IMS Health, órgão que audita e informa as análises do mercado farmacêutico, onde o mercado total cresceu 13,7% no mesmo período, ou seja, estamos crescendo bem acima do mercado!
Temos ainda um objetivo maior à perseguir, que é de crescer 24,5% até Dezembro. Esse crescimento certamente nos manterá com essa estatística acima, fazendo com que ganhemos posições em Market share frente aos outros laboratórios, posicionando a Apsen ainda melhor no ranking dos laboratórios.”

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube